Uma das mais famosas capitais da América Latina, Montevideo é uma das cidades mais procuradas pelos turistas. Não é por acaso: Montevideo é uma cidade linda, cheia de pontos turísticos, museus e de praças, e reúne quase tudo o que os turistas geralmente procuram.
E um grande diferencial: Montevidéu, apesar de ter mais de um milhão de habitantes, permanece sendo uma cidade tranquila, que conserva um ar de interior, de cidade pequena.
Outras coisas que agradam os visitantes é o clima frio da cidade, bem como sua inegável semelhança com cidades da Europa. Organização e limpeza são pontos fortes da cidade.
E para fazer com que você seja organizado em sua viagem, fizemos a lista dos principais pontos turísticos de Montevidéu, para que você saiba o que precisa visitar quando estiver por lá.
Ei, viajantes destemidos! Sou Daniel Gualberto, e acredite, já colecionei alguns “perrengues chiques” pelo mundo afora. E quer saber? Aprendi com cada um deles!
Primeira lição? Nunca subestime o poder de uma boa conexão. Lá estava eu, no meio de Berlim, tentando usar o Google Maps… e puff! Sem internet. Não cometam meu erro! Descobri o Airalo, a primeira loja de eSIMs do mundo, e nunca mais tive que fazer mímicas tentando pedir informações.
Segunda lição? Uma vez, na agitada Bangkok, minha mala decidiu tirar férias. Nunca a vi novamente. E isso me ensinou o valor inestimável de um excelente seguro viagem. Agora, viajo tranquilo com a Real Seguro, porque mala perdida é só uma história engraçada quando você está protegido.
E por último, mas não menos importante: Aquela sensação de ter sido enganado ao trocar dinheiro no aeroporto? Já passei por isso na Cidade do México! Agora faço minhas transferências pelo WISE e aproveito as melhores condições para o dólar.
Então, antes de embarcar em sua próxima aventura, que tal se equipar com as melhores ferramentas? Conecte-se com Airalo, proteja-se com Real Seguro e economize com WISE. Afinal, quem não quer viajar com paz de espírito e alguns dólares a mais no bolso?
Vamos nessa?
Free Walking Tour
Que melhor forma de iniciar sua visita pelos pontos turísticos de Montevideo do que realizando uma visita com um guia local?
O free walking tour da lhe dará a oportunidade de conhecer as lendas e histórias dos lugares mais simbólicos de Montevideo. E tudo isso GRÁTIS!
Apesar do free walking tour não possuirem um valor, ao final do tour, é sugerido que dê uma gorjeta ao guia de acordo com o seu grau de contentamento.
1. Praça Independência

A forma mais prática de começar nosso passeio é pela Cidade Velha e pelo Centro, pois nessa região fica grande parte dos pontos turísticos de Montevideo que eu vou te apresentar aqui.
E, nessa região da cidade, o ponto de partida geralmente é a famosa Praça Independência, a mais conhecida e movimentada da cidade. Essa praça, que foi construída ainda na primeira metade do século XIX, foi desde o início um grande centro cultural e político.
Foi inspirada nas praças e avenidas de Paris, motivo pelo qual ela até hoje possui um ar europeu. A praça é um amplo espaço retangular, com quatro espaços gramados separados por um amplo calçamento de pedra. Ao centro, possui uma estátua em homenagem a José Artigas, o herói da independência uruguaia.
A praça é cercada por belíssimos edifícios de diferentes épocas e diferentes estilos arquitetônicos. No lado oeste da praça fica a Porta da Cidadela, um dos monumentos mais conhecidos de Montevidéu, que marca o início da Cidade Velha, a parte mais antiga da cidade.
Reserve seu >Free tour por Punta Carretas. Grátis!
2. Museu Casa do Governo

Uma das construções que mais se destaca na Praça Independência é o Museu Casa do Governo. O elegante edifício, que já serviu de palácio presidencial, hoje abriga esse museu, um dos mais importantes da cidade.
O acervo do museu tem a proposta de contar toda a história dos presidentes do Uruguai, desde a época da independência do país até os dias de hoje.
Sem dúvida, uma das visitas mais interessantes para se fazer na cidade, principalmente se você gosta de história e de política.
3. Palácio Salvo

Também na Praça Independência fica o prédio mais famoso da cidade, considerado um dos mais característicos pontos turísticos de Montevideo: o Palácio Salvo. Esse prédio, com estilo único e inconfundível, foi construído na década de 20 do século passado. Foi considerado na época o mais alto da América Latina, com aproximadamente 100 metros de altura.
O Palácio Salvo ocupa o lugar onde anteriormente ficava La Giralda, um famoso café, reduto boêmio da cidade, frequentado por diversos músicos e artistas. Nesse café haviam apresentações musicais, e foi numa dessas apresentações, em 1917, que estreou-se La Cumparsita, o tango mais famoso do país, considerado um símbolo da cultura uruguaia.
No térreo do Palácio Salvo, no mesmo lugar onde antes existia o La Giralda, fica o Museu do Tango. Esse museu é uma verdadeira viagem ao tempo do La Giralda, de La Cumparsita e dessa época de ouro do tango, e vai fazer com que você se sinta mais íntimo da cidade e de sua cultura.
A visita guiada ao Palácio Salvo custa 250 pesos uruguaios, e o ingresso para o Museu do Tango custa 150. Há desconto se comprar o ingresso para as duas atrações.
4. Teatro Solís

Bem pertinho da Praça Independência fica o Teatro Solís, a mais importante casa de espetáculos da cidade. Por ser um dos símbolos do Uruguai, é presença obrigatória entre os mais importantes pontos turísticos de Montevideo. Foi inaugurado em 1856, e sua construção foi inspirada nos teatros da Europa.
Sua fachada com belas colunas e frontão se parece com a dos templos gregos. O interior do auditório possui características do estilo art nouveau, e possui notória influência de casas de ópera italianas, como a Alla Scala, de Milão.
A visita guiada custa 90 pesos.
5. Museu Torres Garcia

A Sarandi é uma via de pedestres, considerada uma das ruas mais importantes da cidade, reunindo um grande número dos pontos turísticos de Montevideo. A extensa rua começa na Praça Independência e atravessa toda a Cidade Velha, até chegar à orla. Logo no início da rua, bem perto da Praça Independência, fica o Museu Torres García.
Joaquín Torres García foi um importante pintor modernista uruguaio, com reconhecimento internacional. Estudou e trabalhou na Europa e nos Estados Unidos, tornando-se um dos artistas latinoamericanos mais conhecidos no resto do mundo.
Esse museu foi criado em 1949, mesmo ano da morte do artista, para preservar a memória da vida e a obra do grande pintor. Se você gosta de arte, essa visita é fundamental.
A entrada custa 170 pesos.
6. Praça da Constituição

Andando um pouco mais pela Rua Sarandi, você vai chegar na Praça da Constituição, também conhecida como Praça da Matriz, a mais antiga e uma das mais importantes da Cidade Velha.
Representa um importante papel na história da cidade e do país, tendo sido um importante centro da vida social e política da cidade. O nome vem do fato de ter sido apresentada aqui a primeira Constituição do país.
Essa praça é um ambiente muito arborizado e calmo, cercado por construções históricas. Apesar da cidade ter crescido e dessa região ser muito procurada por turistas, a praça ainda conserva um pouco do clima de interior e dá a sensação de estar de volta no passado.
É um ótimo lugar para sentar um pouco e relaxar, tomando um chimarrão, para aproveitar esse clima provinciano, de cidade pequena, que a capital uruguaia conserva tão bem.
Não é difícil de entender porque a Praça da Constituição é considerada um dos mais agradáveis pontos turísticos de Montevideo. Ao redor, estão diversos monumentos importantes. Um dos mais importantes deles, sem dúvida, é o Cabildo de Montevideo, a sede do governo colonial, construído no princípio do século XIX.
Hoje, o majestoso edifício do Cabildo funciona como museu da cidade. No museu, está exposta toda a história da cidade por meio de um acervo variado, que inclui obras de arte, documentos e objetos antigos.
Outro importante monumento da Praça da Constituição é a Catedral Metropolitana de Montevidéu, que veremos a seguir. Além disso, nos arredores da praça existem vários pontos que merecem uma visita.
Há três museus a poucos metros da praça: o Museu Andes 1972, em homenagem às vítimas de um acidente aéreo, e o Museu Pedro Figari e Museu Gurvich, em homenagem a esses artistas.
A visita ao Cabildo de Montevideo é gratuita.
7. Catedral Metropolitana

Também conhecida como Matriz de Montevidéu, seu nome oficial é Catedral da Imaculada Conceição, e é a principal igreja católica e um dos mais célebres pontos turísticos de Montevideo. A imponente catedral foi construída no fim do século XVIII, seguindo os moldes da arquitetura sacra espanhola.
Sua fachada extensa, com suas duas altas torres, se destacam na paisagem da Praça da Constituição, sendo certamente a mais bela construção do local.
Entrada gratuita.
8. Palácio Taranco

Uma das mais belas construções de Montevidéu, esse palácio serviu de residência à família Taranco, tendo sido construído em 1910. De arquitetura art nouveau, o Palácio Taranco chama atenção pelo luxo e pela riqueza de seus detalhes.
Atualmente sedia o Museu de Artes Decorativas, composto pelos móveis, objetos de decoração e obras de arte que pertenceram à família Taranco. Aqui é possível ver com perfeição como vivia uma família da alta sociedade uruguaia de princípios do século XX, e também se tem um panorama da arte decorativa do período, principalmente de inspiração art nouveau.
O Palácio Taranco fica na Praça Zambala, a alguns minutos da Rua Sarandi e da Praça da Constituição. Quando você estiver aqui, além do Palácio Taranco, poderá visitar outros museus bem próximos, como o Museu Romântico e a Casa de Fructuoso Rivera.
Dar uma volta à toa e sem pressa pelas ruas dos arredores também é uma excelente ideia, pois essa região da cidade é muito agradável.
9. Museu de Arte Pré-Colombiana e Indígena

Montevideo é uma cidade com muita influência europeia, mas nem por isso deixa de possuir enormes riquezas autóctones. O Museu de Arte Pré-Colombiana é um dos maiores exemplos disso.
O Museu, que fica perto da Praça Zabala e do Palácio Taranco, reúne uma grande quantidade de artefatos construídos pelos ameríndios que habitavam e habitam tanto a região que hoje é o Uruguai, quanto outros locais da América Latina.
O acervo conta com obras de arte, armas, instrumentos musicais, adereços e diversos outros ítens, de diversos períodos, que expressam a cultura dos povos originários, sua cosmogonia, seus rituais, seus modos de vida.
Não faltam motivos para que esse seja um dos principais museus da cidade, e uma lista dos pontos turísticos de Montevideo só fica completa com ele.
O ingresso custa 130 pesos.
10. Museu do Carnaval

Não é só no Brasil que o carnaval é famoso. O Uruguai também possui essa tradição de forma muito intensa, tendo, aliás, o carnaval mais extenso do mundo, com aproximadamente 40 dias de festa.
E para festejar o carnaval o ano todo, foi fundado, em 2006, o Museu do Carnaval, que reúne e expõe um acervo que conta toda a tradição carnavalesca do país.
Aqui você conhecerá um pouco mais sobre as particularidades do carnaval uruguaio, como sua influência africana, os ritmos próprios, como o candombe, e as tradições populares, como as máscaras, as roupas e os cabezudos.
A entrada custa 150 pesos.
11. Mercado do Porto

Bem do lado do Museu do Carnaval fica um dos mais tradicionais mercados da cidade. O Mercado do Porto é sem dúvida o local ideal para descobrir mais sobre os costumes e o modo de vida dos montevideanos.
Aqui você poderá comprar de tudo um pouco. Mas o forte do Mercado do Porto é a culinária: alguns dos melhores e mais famosos restaurantes da cidade estão aqui.
Ao visitar o Mercado você poderá experimentar os mais típicos pratos da culinária uruguaia. Uma verdadeira viagem gastronômica, que torna o Mercado do Porto um dos mais inconfundíveis pontos turísticos de Montevideo.
12. Fonte dos Cadeados

Agora indo para o leste, a partir da Praça Independência, você vai passar pelas famosas Praça Fabini e Praça Cagancha, elegantes e com ares europeus, e em poucos minutos chegará ao lugar mais romântico de Montevidéu: a Fonte dos Cadeados.
Como em diversas outras cidades do mundo, na capital uruguaia os cadeados representam o amor eterno, e aqui também há um local para colocá-los. Não se sabe ao certo como nasceu essa tradição por aqui, mas o fato é que a fonte está repleta de cadeados.
Os casais que colocarem um cadeado com suas iniciais aqui viverão um amor eterno e voltarão à fonte um dia. Certamente, a Fonte dos Cadeados merece uma visita. Se sua viagem for a dois, então, é uma visita obrigatória.
13. Museu de História da Arte

Um pouco mais à frente fica o Museu de História da Arte, que possui um dos acervos mais importantes da América Latina.
Esse museu, como o nome indica, possui um acervo que recria o panorama da arte, dos mais diferentes períodos e de todas as regiões do mundo. Famosas são suas coleções de arte grega e egípcia, na qual há, inclusive uma múmia.
Outro destaque do museu é a coleção de arte pré-colombiana e dos nativos da região do Uruguai, que conta com objetos arqueológicos e peças têxteis, dentre outros ítens.
Quando você for lá, vai entender porque é um dos mais importantes pontos turísticos de Montevideo.
A entrada é gratuita.
14. Feira de Tristán Narvaja

Se você quiser se sentir um legítimo montevideano, eu te indico a Feira de Tristán Narvaja. Esse é sem dúvida um dos mais característicos pontos turísticos de Montevidéu, e não pode ficar de fora de sua visita se você quiser se sentir íntimo da cidade.
A feira acontece aos domingos, na região de Cordón, mais precisamente na rua Tristán Narvaja e arredores. De frutas, legumes e verduras a objetos antigos e objetos para coleção, é possível encontrar de tudo um pouco nessa feira.
Se estiver com fome, há uma grande disponibilidade de lanches típicos do Uruguai, que ficam ainda melhores se acompanhados de um chimarrão. Bancas de livros usados, de objetos de decoração, de discos antigos, de artesanatos, enfim, tudo o que você puder e não puder imaginar, você com certeza vai encontrar lá.
E, o principal: gente, muita gente. Moradores de toda a cidade se reúnem aqui para fazer suas compras. E já que você está lá, porque não aproveita e compra umas lembrancinhas? Opção é o que não falta.
15. Parque Rodó

O Parque José Enrique Rodó é um dos mais tradicionais e visitados pontos de lazer dos moradores da cidade, bem como um dos locais mais procurados pelos turistas.
É um grande espaço na região sul da cidade, com diversas opções: parquinho para as crianças, um lago onde é possível andar de pedalinho, quadras esportivas e até um campo de golfe.
Além disso, anexo ao parque fica o Museu Nacional de Artes Visuais, onde é possível ver pinturas de diversos artistas, principalmente uruguaios. Cultura e diversão juntas num mesmo lugar faz o parque ser um dos mais simbólicos pontos turísticos de Montevideo.
E se você pensa que as opções para se divertir no Parque Rodó param por aí, está muito enganado. Se você quiser tomar um banho de mar, na frente do parque fica a Praia Ramírez.
É uma praia não muito grande, mas que fica repleta de moradores nos fins de semana. E daqui se tem um lindo panorama da orla da cidade e, é claro, do parque ao fundo.
Você pode chegar ao Parque Rodó de ônibus – linhas 104, 117 e 116.
16. Farol de Punta Brava

Alguns metros mais ao sul, bem pertinho do Parque Rodó, fica o Farol de Punta Carretas ou de Punta Brava. Possui 20 metros de altura e foi construído no século XIX. É um dos principais monumentos da orla da cidade, e daqui se tem uma vista magnífica tanto do mar quanto da cidade.
A melhor hora para visitá-lo é ao entardecer, para apreciar o pôr do sol, o mais famoso de Montevideo.
17. Praia de Pocitos

Essa é possivelmente a praia mais famosa da cidade. É uma praia bem grande, muito badalada nos fins de semana. É perfeita para um banho ou, se você preferir, para apenas se estender na areia e ficar curtindo o clima ameno da cidade.
A orla é extremamente charmosa, com o tradicional bairro Pocitos margeando o mar. Na região há inúmeros bares e restaurantes. Vale a pena, sem dúvida, dar uma volta pelas tranquilas ruas do bairro.
É na praia de Pocitos que fica o letreiro de Montevideo. Essa é uma parada obrigatória para tirar algumas fotos. Nas proximidades da praia, fica o Museu Naval, que reúne um acervo de barcos, canhões e demais objetos relacionados ao mar.
Ônibus – linha 116.
18. Porto de Buceo

Um pouco mais acima fica a Praia Buceo, outra das famosas praias da cidade. Também possui uma orla muito bonita, com as belas construções do bairro Buceo ao fundo.
Essa região é uma parte mais jovem da cidade, com uma vida noturna intensa. Se você tiver tempo, pode dar uma volta por lá, parar em um dos muitos bares da região. Nas proximidades do Porto de Buceo há o Museu Oceanográfico.
Se você curte praias, saiba que a cidade possui diversas outras. Mais pra frente da Buceo, há várias outras: praias Malvin, Brava, dos Ingleses e Honda, para citar apenas algumas, e também a bela Ilha das Gaivotas. Basta ter interesse e animação, porque Montevideo é uma caixinha de surpresas.
Ônibus – linhas 104 e 538.
19. Palácio Legislativo

Um dos maiores pontos turísticos de Montevideo e um dos mais imponentes edifícios da cidade, o Palácio Legislativo é outra parada obrigatória. No meio de uma esplanada, ergue-se majestoso esse gigantesco palácio, com uma incrível arquitetura inspirada nos templos gregos.
O enorme pórtico com colunas, ao meio, bem como os frontões em ambas as extremidades, conferem uma elegância e harmonia típicas da arte grega. O edifício foi concluído em 1925, como uma homenagem aos cem anos da Independência do país.
O ingresso custa 70 pesos. Ônibus – linhas 169 e 147. É possível agendar a visita por esse site.
20. Parque Prado

Finalmente chegamos ao maior e mais importante parque da cidade, considerado um dos mais belos pontos turísticos de Montevideo e um lugares de parada obrigatória.
Você vai se surpreender com a beleza desse parque, que além de ser perfeito para uma caminhada ou um piquenique, ainda conta com diversas atrações.
O parque possui diversas quadras para esportes, alguns edifícios interessantes e um riacho, o lindo riacho Miguelete, que corta o parque com suas águas tranquilas.
No Parque Prado fica o Jardim Botânico da cidade, com diversas espécies de plantas, algumas raríssimas. É aqui também que fica o famoso Rosedal, um enorme jardim com mais de 300 espécies de rosas.
O rosedal é certamente um dos pontos turísticos de Montevideo mais belos e mais românticos, com seus caramanchões, seus canteiros de formas geométricas, seus bancos entre as flores.
Dentre os edifícios que devem ser vistos no parque, vamos destacar alguns. Primeiramente, a Residência de Suárez, a morada oficial do presidente, um elegante palacete do início do século XX.
Bem perto da Residência de Suárez, fica o Castelo Soneira, um edifício em estilo gótico construído no século XIX, e considerado uma das construções mais belas da cidade.
Também dentro parque, fica o Hotel do Prado, um sofisticado espaço para festas do início do século XX, em magnífico estilo art nouveau.
Você pode chegar aqui de ônibus – linhas 538, 148 e 147.
21. Museu Juan Manuel Blanes

O bairro do Prado era conhecido como o reduto da elite montevideana. As famílias mais ricas da cidade construíram por aqui mansões e quintas imponentes, e assim foi surgindo o bairro, com grandes jardins e ruas calmas e arborizadas.
Ainda hoje, o bairro conserva um pouco do charme de antigamente, e suas ruas ainda são calmas, dando a sensação de se estar caminhando em uma cidade do interior.
Numa dessas mansões, fica o Museu Juan Manuel Blanes. A construção foi construída por Juan Bautista Raffo, um cônsul italiano. Sua arquitetura foi inspirada nas construções renascentistas da Itália, repleta de escadarias, balaustradas e colunas.
Em seu acervo, há milhares de pinturas e esculturas de artistas europeus e uruguaios. De imensa importância são as obras do importante pintor uruguaio Juan Manuel Blanes, de onde vem o nome do museu.
Ao redor do museu, fica o Jardim Japonês, um lindo espaço verde, onde é possível desfrutar de muita tranquilidade e paz. Deixe a pressa de lado, esqueça o tempo e relaxe nesse revigorante jardim.
A entrada é gratuita.
22. Fortaleza General Artigas

Afastado do centro da cidade, está um dos mais importantes pontos turísticos de Montevideo. Trata-se da Fortaleza General Artigas, construída sobre uma colina às margens do Rio da Prata.
Foi erguida no início do século XIX, e é uma das últimas fortalezas construídas pelo governo colonial na cidade. De lá, há uma bela vista do Rio da Prata e da cidade. Há um museu sobre o período colonial no local.
Visitar essa fortaleza é fazer uma viagem no tempo. Indispensável para quem quer conhecer a história de Montevidéu, saber as origens da cidade e como tudo começou.
A entrada custa 60 pesos. Ônibus – linhas 127, 505 e outras chegam perto da fortaleza. Talvez a forma mais adequada de ir até lá seja de taxi.
23. Bodega Bouza

Para encerrar um passeio pelos pontos turísticos de Montevidéu, não poderia faltar uma vinícola. O país, famoso pela produção de bons vinhos, tem uma grande quantidade delas, dentre as quais algumas oferecem visitas para turistas.
A mais famosa delas é a Bodega Bouza. Na Bodega Bouza você fará um passeio pelas belíssimas paisagens da vinícola, e irá conhecer todo o processo de produção do vinho, desde os vinhedos até a finalização do produto.
Além disso, há degustação de diversos vinhos da casa, acompanhados de explicações de especialistas. É uma ótima opção para casais: existe algo mais romântico que vinho?
Além disso, a visita é indicada para qualquer um que gosta de vinhos e de paisagens campestres.
Onde ficar em Montevideo
Booking.comDicas para os viajantes de Montevideo
Os pontos turísticos que listei ficam na Cidade Velha da cidade. Essa é uma das vantagens dos pontos turísticos de Montevidéu: eles são próximos uns dos outros, e por isso dispensam transporte para visitá-los. Os outros ficam em outras regiões da cidade, mas mesmo entre esses, alguns podem ser visitados a pé.
Quando são mais afastados, listamos as linhas de ônibus que param perto. O que não é um problema, pois o sistema de transporte público da cidade é muito eficiente.
Muitos museus e pontos turísticos de Montevideo são gratuitos. Os que são pagos, estão com o valor especificado em peso uruguaio. Com tanta vantagem assim, já deu para ver que a cidade é realmente incrível.
Não perca mais tempo, que a cidade, com tudo isso que vimos acima, está de braços abertos para te receber. Arrume logo as malas, pegue sua câmera fotográfica, seu chimarrão e venha logo desbravar Montevidéu, uma das cidades mais românticas e mais charmosas da América Latina.
Descubra o melhor da América do Sul sem sair daqui!
A majestade dos Andes, as belezas escondidas da Patagônia, o encanto das praias de Cartagena… A América do Sul é um continente de maravilhas. E para que você mergulhe profundamente em suas riquezas sem preocupações, compilei os recursos essenciais para otimizar sua jornada.
⛪ Hotel: Para noites tranquilas e confortáveis, faça sua reserva no Booking e garanta as melhores ofertas.
❤ Seguro Viagem: Viaje pela América do Sul com a segurança de que a Real Seguro Viagem estará lá para você em qualquer situação.
♟️ Passeios Incríveis: A Civitatis te leva a experiências genuínas e seguras nos recantos sul-americanos!
⛽ Aluguel de Carro: Quer explorar no seu ritmo? Alugue seu carro com a RentCars e compare as melhores opções.
✈ Passagens aéreas: Buscando voos? O Skyscanner tem descontos de até 35% para te levar aos cantos mais deslumbrantes da América do Sul.
☎️ Conexão Sem Fronteiras: Com o Airalo mantenha-se conectado em qualquer lugar da América do Sul. Adquira eSIMs e garanta acesso à internet de qualidade no Mundo.
⌛ Viajando pela América do Sul? Não seja pego desprevenido! Evite o tumulto do Dólar Blue na Argentina e as oscilações de moedas no Peru, Equador e Colômbia. Faça sua conta no WISE agora e garanta a melhor conversão para sua viagem