Hoje eu vou te apresentar os principais pontos turísticos de Toronto, uma cidade imperdível do Canadá. Toronto, a maior e mais importante cidade do país, é uma cidade marcada pelo multiculturalismo. De fato, Toronto é uma cidade muito cosmopolita, recebendo pessoas do mundo inteiro.
Ao caminhar pela cidade é possível perceber isso. Há bairros de imigrantes, onde as características dos países de origem de seus moradores são perfeitamente visíveis. Outra marca da cidade é a harmonia entre moderno e antigo: Toronto é uma cidade que soube crescer e se desenvolver mantendo firme a sua história.
No centro da cidade isso é bastante perceptível: prédios modernos ficam lado a lado com construções centenárias, formando uma paisagem completamente única.
Além disso, a cidade é repleta de parques, ruas arborizadas e ambientes verdes, o que só melhora a qualidade de vida de seus moradores e a experiência de seus turistas. Cidade muito limpa e organizada, Toronto é apaixonante.
Além de falar de Toronto, vou falar também de um dos pontos mais visitados do país, que fica pertinho da cidade.
As Cataratas do Niagara, uma das maiores quedas d’água do mundo, é um destino apaixonante, com horizontes fascinantes, de deixar o coração palpitando. E, como fica bem pertinho da capital Toronto, é viável planejar as duas visitas juntas.
STOPOVER EM TORONTO: Vá para Niagara Falls com liberdade total! Faça uma cotação com a maior empresa de comparação de aluguel de carro, e você poder pagar em 12x sem juros.
Então continue lendo o texto, porque hoje vou te apresentar os 10 principais pontos turísticos de Toronto que com certeza vão deixar você de boca aberta. Vamos nessa?
Pontos Turísticos de Toronto
1. Torre CN
Às margens do lago Ontário, fica o mais famoso dentre todos os pontos turísticos de Toronto: a imponente Torre CN. Com mais de 500 metros de altura, chegou a ser, durante muitos anos, a torre mais alta do mundo.
Por ser tão alta, ela se destaca dos demais prédios da cidade, e é o principal ponto do skyline de Toronto. Mas, se a torre se destaca tanto por fora, espere até conhecê-la por dentro.
A 342 metros de altura fica o mais visitado dos dois mirantes da torre. Chama-se Observation Deck, e é aqui que fica aquele famoso mirante com o chão de vidro. Uma das experiências mais interessantes ao visitar a CN Tower é andar sobre esse chão de vidro, vendo a cidade lá embaixo, a centenas de metros.
Além disso, uma outra atração dessa parte da torre é um restaurante giratório com vista de 360º. A cada pouco mais de uma hora o restaurante faz um giro completo sobre a cidade. Apesar de caro, almoçar ou jantar aqui é uma experiência indescritível.
A 100 metros acima, fica o Skypod, um outro mirante, mais alto, que oferece uma visão ainda mais impressionante da cidade.
Do Skypod, é possível ver uma vista vastíssima da região, num raio de dezenas de quilômetros. Se possível, não deixe de visitá-lo também.
Os ingressos variam, e custam a partir de 39 dólares canadenses.
2. Distillery District
Não muito distante da CN Tower, ainda na orla da cidade, fica o Distillery District, um dos bairros históricos mais conhecidos, e um dos mais legais pontos turísticos de Toronto.
Originalmente uma fábrica de whisky, hoje o Distillery District é uma das regiões mais movimentadas da cidade, sendo um importante reduto artístico, cultural e boêmio.
Ainda conserva os antigos galpões industriais do século XIX, que não deixam de ser um charme a mais. O bairro possui um visual bem despojado, rústico, repleto de construções de tijolos avermelhados, mas tudo esplendidamente bem conservado.
Passear pelas ruas do Distillery District é um dos programas imperdíveis que a cidade oferece. Além de passear, você também pode aproveitar o bairro ao entrar nas inumeráveis lojas, que vendem tudo quanto é tipo de coisa.
Há também diversas galerias e centros culturais, e incontáveis bares e restaurantes.
3. Nathan Philips Square
Essa é com certeza uma das praças mais famosas da cidade. É cercada por vários edifícios de grande importância, dentre os quais o antigo e o novo prédios da prefeitura.
A praça possui uma paisagem incrível, repleta daqueles prédios hiper modernos que fazem a fama de Toronto. Um dos principais símbolos e pontos turísticos de Toronto, o letreiro com o nome da cidade, fica aqui.
Não se esqueça de parar um pouquinho, nem que seja só para tirar umas fotos na frente do letreiro. A praça é super acessível, ficando bem no centro da cidade, mais ou menos na metade do trajeto entre a CN Tower e o Queen’s Park.
Fica no lado direito da University Avenue, perto do entrecruzamento desta com a Queen Street.
4. Queen’s Park
Saindo da CN Tower, é só seguir pela University Avenue para logo chegar no Queen’s Park, uma das praças mais bonitas da cidade, e também um dos principais pontos turísticos de Toronto.
A praça é linda, repleta de árvores de clima temperado, que criam um ambiente perfeito para alguns momentos de tranquilidade. Além desse aspecto natural da praça, ela é de visitação obrigatória por outro motivo: dentro da praça fica o incrível prédio da Assembleia Legislativa.
Esse prédio foi construído no fim do século XIX, pouco tempo depois da criação da praça, e possui um inconfundível estilo inglês. De estrutura maciça e paredes escuras, esse prédio possui uma gravidade e uma imponência incríveis.
A Universidade de Toronto fica no Queen’s Park, e uma de suas dependências mais famosas é a Hart House.
Hart House é um centro estudantil, um espaço de convivência dos alunos, mas que também atrai turistas por sua beleza. É um palácio em estilo gótico que possui a mesma imponência e gravidade do prédio da Assembleia Legislativa.
A influência da arquitetura inglesa é indiscutível.
5. Museu Real de Ontário
O Museu Real de Ontário é um símbolo de Toronto, não apenas por ser o maior museu da cidade, do país e um dos maiores do mundo, mas também porque sua arquitetura une o novo ao antigo de uma forma única.
E também porque seu acervo reúne culturas do mundo todo em um só lugar. O museu, que é um dos mais importantes pontos turísticos de Toronto, foi construído no início do século XX. Ao longo de sua história passou por diversas transformações e expansões.
A principal mudança foi feita em 2007, quando foi anexada uma nova fachada, construída num estilo futurista, parecendo com um cristal. E o mais interessante: essa nova fachada, toda de vidro e com formas extremamente inusitadas, foi construída a partir da fachada antiga, parecendo brotar do antigo prédio.
Mas agora vamos passar para o acervo. Como eu já disse, é um dos maiores museus do mundo, e em seu acervo tem de tudo um pouco. Ou melhor, muito de tudo. De fósseis à arte contemporânea, o museu possui coleções de arqueologia, de história natural, arte e muito mais.
Do Egito à China, dos ameríndios aos aborígenes da Oceania, o mundo inteiro está aqui representado nas coleções de itens arqueológicos e de história natural. Ao visitar o Museu Real de Ontário, você vai fazer uma verdadeira viagem no tempo e no espaço.
E, para fazer isso, reserve bastante tempo, para visitar o museu com calma e com a atenção que ele merece. Fica bem pertinho do Queen’s Park.
A entrada custa a partir de 23 dólares canadenses.
6. Casa Loma
A Casa Loma é um dos principais monumentos e um dos mais visitados pontos turísticos de Toronto. Mas chamá-la de “casa” é uma grande modéstia: Loma é um verdadeiro castelo, construído em 1917, seguindo os moldes dos antigos castelos da Europa.
Foi construída para servir de residência a um importante empresário da cidade, que queria ostentar toda a sua riqueza.
A casa possui centenas de cômodos, que ainda abrigam o mobiliário original. Hoje, funciona como um museu, em que você poderá se sentir na intimidade de uma família rica de Toronto do início do século XX.
Além da fachada incrível e de seu interior super luxuoso, você ainda poderá aproveitar os belos jardins da casa, com canteiros, árvores e chafarizes. Poderá também tirar fotos incríveis do centro da cidade, do qual tem-se uma linda vista daqui.
O ingresso custa 32,50 dólares canadenses. Metrô: linha 1, estação Dupont.
7. Dundas Square
Pertinho da praça Nathan Philips, fica outra importante praça da cidade, a Dundas Square. Essa praça fica no cruzamento de duas ruas muito importantes: a Dundas Street e a Yonge Street.
A Yonge Street é uma das ruas mais importantes e mais movimentadas de Toronto, sendo considerada a rua mais extensa do mundo.
A Dundas Square é a equivalente canadense da Times Square, de Nova York. De fato, há algumas semelhanças. Não é tão monumental quanto a Times Square. Nem possui os arranha-céus da sua irmã novaiorquina.
Mas possui inúmeros letreiros, anúncios luminosos e placas coloridas, bem ao estilo da Times Square, naquele caos urbano tão peculiar e tão apaixonante. E movimento, muito movimento.
De carros, de moradores e de turistas, turistas aos montes. Não poderia ser diferente: a Dundas Square é sem dúvida um dos principais pontos turísticos de Toronto.
Não deixe de dar uma passadinha por aqui, e reserve também um tempo para caminhar, nem que seja só por um trechinho, pela Yonge Street.
8. Queen Street West
A Queen Street não é tão longa quanto a Yonge Street, mas mesmo assim é uma rua muito extensa. Com aproximadamente 10 quilômetros, essa rua corta quase toda a cidade no sentido leste-oeste.
E, como era de se esperar, a rua apresenta diversos estilos ao longo de todo esse trajeto. A parte leste é a parte central, com aqueles prédios muito modernos, com escritórios e sedes de grandes empresas.
Uma Queen Street mais executiva. Mas, na parte oeste, a rua ganha um aspecto e uma alma completamente peculiares.
E é sobre essa parte, que é um dos mais interessantes pontos turísticos de Toronto, que eu quero te contar.
Um dos cantinhos mais especiais da cidade, é na Queen Street West que fica a Toronto despojada, underground, espontânea. O encanto dessa parte da rua começa nas construções.
Nada de arranha-céus espelhados: inúmeras casinhas, simples, antigas, com todo aspecto meio decadente, embora perfeitamente bem conservado.
E o encanto aumenta quando você descobre o que tem nessas casinhas. São inúmeras lojinhas que vendem coisas bastante incomuns, se comparado com o centro da cidade.
São brechós, lojas de objetos artísticos e para coleções, antiguidades e muito mais. Não resista e aproveite para comprar algumas coisinhas. Bares também tem aos montes, todos nesse estilo underground.
Não é para menos: a Queen Street West é um dos redutos da arte urbana e da contracultura de Toronto. E, por falar em arte urbana, aqui há muitos grafites, espalhados pelos muros, pelas paredes, por todo lado.
9. High Park
No fim da Queen Street West fica o High Park, um dos principais pontos turísticos de Toronto. E, é claro, você não pode deixar de visitar o maior e mais importante parque da cidade.
Ideal para aproveitar uma tarde ensolarada, o High Park possui lagos, inúmeros jardins, trilhas para caminhada e diversos atrativos especiais.
O principal é o Hillside Gardens, onde fica o canteiro no formato da folha da bandeira do Canadá.
Metrô: linha 2, estação High Park.
10. Toronto Islands
No lago Ontário, bem pertinho da orla de Toronto, há um arquipélago. As ilhas do lago Ontário são incríveis, verdadeiros parques cercados pelo lago. Imensamente arborizadas, tranquilas, essas ilhas são um dos mais incríveis refúgios para fugir da movimentação da cidade.
Depois de rodar tanto pela pulsante Toronto, nada melhor que um descanso num lugar paradisíaco, não? Pois então, você não pode terminar sua viagem sem um passeio pelas ilhas de Toronto.
São muitas as atrações que as ilhas oferecem. Você poderá fazer exercícios físicos, descansar, fazer um piquenique ou simplesmente sentar e curtir um pouco a natureza. Uma dica imperdível é dar uma volta pelas ilhas de bicicleta (que pode ser alugada lá mesmo). Ou dar uma volta de caiaque.
Não deixe também de curtir as praias. São muitas e de vários estilos. Resumindo: é um lugar incrível, que vai agradar a todos da família. Mas o mais incrível das ilhas, sem dúvida, é a vista.
É daqui que você verá aquele famoso skyline da orla de Toronto, com os modernos prédios do centro e a CN Tower se destacando entre eles.
Para chegar nas ilhas, é muito simples. Da orla de Toronto, bem perto da CN Tower, saem frequentemente barcos com destino às ilhas.
11. Niagara Falls
Você absolutamente tem que visitar Niagara Falls uma vez em sua vida! Existem várias maneiras de ver as quedas de aguas: tanto do lado de Nova York quanto do lado de Ontário.
Faça uma passeio de barco para senti a água em movimento de muito perto, curta o Niagara SkyWheel para ter uma boa dose de adrenalina ao lado de uma vista inesquecível e ande no Whirlpool Aero Car para ter uma bela vista de cima.
Quando terminar de apreciar as cataratas, não volte para casa. A região que abrange as Cataratas do Niágara é um destino bem conhecido para casais e famílias, oferecendo diversas atividades excelentes e atrações incrivelmente populares: a renomados jardins, animais fascinantes e as belas compras.
Onde ficar em Toronto
Booking.comDicas para conhencer os Pontos Turísticos de Toronto
Agora que já vimos os principais pontos turísticos de Toronto, você já está pronto para fazer sua viagem.
Arrume roupas e calçados bem confortáveis porque eu tenho certeza que, além de visitar esses pontos que eu listei acima, você vai querer explorar muito mais.
E sinta-se livre, pois é uma cidade muito segura e muito organizada. Se você se perder, rapidamente vai se achar de novo. E não se esqueça da câmera, para tirar inúmeras fotos. Então, não perca mais tempo e boa viagem!