Pontos Turísticos de Valparaíso e Viña del Mar: 16 principais lugares para visitar

América do Sul Chile Pontos Turísticos de Valparaíso e Viña del Mar: 16 principais lugares para...


Hoje vou falar sobre duas cidades litorâneas e o que você não pode deixar de conhecer durante sua viagem pelo Chile: os principais pontos turísticos de Valparaíso e os os principais pontos turísticos de Viña del Mar.

Essas duas cidades, que ficam a pouco mais de 100km de Santiago, são conurbadas, formando uma única área urbana, o que faz com que seja fácil conhecer as duas de uma só vez.

Como você deve imaginar, são incontáveis os pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar. Mas não se engane, pois apesar de estarem uma ao lado da outra, essas duas cidades são muito diferentes.

Valparaíso nasceu no século XVI, durante o período colonial. Desde seu surgimento, foi uma cidade portuária de grande importância. A cidade teve uma história conturbada, cheia de batalhas navais, pirataria e terremotos.

Considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a cidade se destaca, no turismo, por suas casas coloridas construídas sobre colinas, que os moradores chamam de Cerros.

São mais de quarenta cerros, cheios de ruas íngremes e sinuosas, funiculares (que os moradores chamam de ascensores) e vistas incríveis. Os cerros mais turísticos, como veremos abaixo, são verdadeiras galerias de arte urbana.

O charme de Valpo, como é chamada carinhosamente, reside justamente nesse caos urbano, sendo uma cidade simples e rústica, mas de uma beleza despretensiosa, espontânea e inesquecível.

Viña del Mar, por outro lado, é uma cidade mais recente, e possui um traçado urbano mais regular. Considerada a “cidade jardim”, por sua grande quantidade de parques e áreas arborizadas, possui diversos edifícios luxuosos e atrações mais sofisticadas.

As mansões construídas na época de seu crescimento econômico são verdadeiras jóias arquitetônicas. Seus parques são imperdíveis e suas praias, incríveis.

Por mais diferentes que sejam, as duas cidades se integram e se completam, fazendo com que um passeio por essa região não deixe nada a desejar.

 Free Walking Tour 

Que melhor forma de iniciar sua visita pelos pontos turísticos de de Valparaíso e Viña del Mar do que realizando uma visita com um guia local?

O free walking tour da lhe dará a oportunidade de conhecer as lendas e histórias dos lugares mais simbólicos de de Valparaíso e Viña del Mar. E tudo isso GRÁTIS!

Apesar do free walking tour não possuirem um valor, ao final do tour, é sugerido que dê uma gorjeta ao guia de acordo com o seu grau de contentamento.

Em de Valparaíso e Viña del Mar existem 3 Free Walking Tour, reserve já a sua vaga:

  1. Free tour por Viña del Mar
  2. Free tour por Valparaíso
  3. Free tour pelo Barrio Puerto e Cerro Cordillera

 Valparaíso 

 1. Plaza Sotomayor

Eu na Plaza Sotomayor | Pontos turísticos de Valparaíso
Plaza Sotomayor

Um dos pontos imperdíveis de Valparaíso é a Plaza Sotomayor, a principal e mais movimentada praça da cidade.

A praça é mais conhecida pelo Monumento aos Heróis de Iquique. Esse monumento foi construído em homenagem aos soldados chilenos que combateram frotas peruanas nas batalhas de Iquique e de Puenta Gruesa, durante a Guerra do Pacífico, no século XIX.

Sob o monumento, estão os restos mortais do capitão Arturo Prat e de outros combatentes. Mas, além do monumento, são dignos de nota os edifícios históricos que cercam a praça, testemunhas de diferentes períodos da história de Valparaíso.

O mais famoso deles é a Armada Chilena, construído em 1910, à maneira dos palácios neoclássicos da França.

Quando você estiver na Plaza Sotomayor, não deixe de visitar o porto, o mais importante do país e um dos mais simbólicos pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.

CLIQUE AQUI e agende os melhores passeios em Valparaíso »

 2. Palácio Baburizza e Cerro Alegre

Palácio Baburizza | Pontos turísticos de Valparaíso
Palácio Baburizza | Pontos turísticos de Valparaíso

Ao lado da Armada Chilena fica o funicular El Peral, que sobe até o Paseo Yugoslavo, onde fica o Palácio Baburizza.

O palácio, considerado um dos mais interessantes pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar, foi construído no início do século XX, e serviu de residência a um empresário croata que morava em Valparaíso.

A construção é de estilo um tanto incomum e chama a atenção de qualquer um que passa pelo Paseo Yugoslavo.

Atualmente, sedia o Museu de Belas Artes, cujo acervo contém pinturas de artistas europeus e chilenos.

O Palácio Baburizza fica no Cerro Alegre, um dos bairros mais turísticos de Valparaíso. Depois de visitar o palácio, convém dar uma voltinha pelas ruas íngremes e estreitas, cercadas de casas coloridas, que são o maior charme de Valparaíso.

Esteja atento também para os grafites e pinturas nas paredes, pois o bairro é um dos redutos da arte urbana na cidade.

 3. Cerro Concepción

O Cerro Concepción fica ao lado do Cerro Alegre, e possui as mesmas características do anterior. Por aqui, muita arte de rua, muitas subidas e descidas, muitos becos cheios de grafitis e escadarias decoradas.

No Cerro Concepción ficam dois exemplos famosos da arte urbana na cidade: a Escalera Piano, uma escadinha cujos degraus foram pintados como se fossem as teclas de um piano, e um muro com a frase “We are not hippies, we are happies” pintada com cores vibrantes. Aproveite esses lugares e capriche nas fotos.

Além da arquitetura pitoresca e da arte de rua, o Cerro Concepción é rico em mirantes. Por ficar numa colina, o bairro é cheio de ruas que oferecem belas paisagens.

Desses mirantes, eu aconselho que você conheça o Paseo Atkinson, uma movimentada e alegre rua de pedestres, cheia de turistas e artistas de rua. Essa rua possui simpáticas casinhas coloridas, naquele típico estilo de Valparaíso.



Daqui é possível ver uma paisagem linda da cidade. Outro mirante imperdível é o Paseo Dimalow, outro dos movimentados redutos turísticos do Cerro Concepción.

O Paseo Dimalow fica perto do ascensor Reina Victoria, por onde você pode descer para a parte baixa da cidade e continuar seu passeio por Valparaíso.

 4. Cerro Bellavista e seu Museu a Céu Aberto

Uma das inúmeras artes de ruas encontradas em Valparaíso
Uma das inúmeras artes de ruas encontradas em Valparaíso

Ao descer do ascensor Reina Victoria, basta seguir a Rua Condell que em pouco você vai chegar no Museu de História Natural. Bem pertinho dali, fica o ascensor Espíritu Santo, que vai te conduzir até o Cerro Bellavista.

Uma das regiões mais pitorescas da cidade, esse cerro é merecidamente conhecido como um dos principais pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.

Possui algumas das características dos cerros que vimos anteriormente, como as ruas íngremes e irregulares e as casas coloridas e simples. Mas a principal atração do Cerro Bellavista é o Museu a Céu Aberto.

Esse museu consiste em uma série de pinturas em muros e paredes, que se localizam num conjunto de ruas do bairro.

São pinturas murais de diferentes estilos e de diferentes artistas, alguns mundialmente reconhecidos, como o expressionista Roberto Matta.

O Museu a Céu Aberto fica logo no início do bairro. Ao terminar a subida do funicular, você estará bem perto das ruas Pasteur e Rudolph, onde estão os primeiros murais.

Para descobrir os outros, basta percorrer as agradáveis ruas do Cerro Bellavista, onde as pinturas urbanas se misturam com as charmosas casinhas e com mirantes belíssimos.

Aproveite os bares e cafés da região para descansar e comer alguma coisa, porque para chegar no próximo ponto você vai ter que subir bastante.

 5. La Sebastiana

Basta subir a Rua Ricardo de Ferrari, que começa bem pertinho do Museu a Céu Aberto, que em pouco tempo você vai chegar na casa La Sebastiana, que é um dos maiores pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.

La Sebastiana é uma das três casas que pertenceram ao poeta Pablo Neruda. Como as outras duas, La Chascona, em Santiago, e Isla Negra, em El Quisco, La Sebastiana foi transformada em um museu.

A casa foi comprada pelo poeta em 1959, e recebeu o nome do seu proprietário e primeiro dono, Sebastián Collado. A casa foi construída num estilo exótico, que tanto agradou o gosto excêntrico de Neruda, que a decorou de forma ainda mais inusitada.

A intenção era decorar a casa como uma criança o faria. Mas a coisa mais especial de La Sebastiana é a vista maravilhosa que se tem.

Como se localiza no topo do cerro, de lá é possível ver grande parte da região litorânea de Valparaíso e, ao fundo, o mar. Aqui é fácil ser poeta.

A entrada custa 7.000 pesos chilenos. Ônibus: linha 612.

 6. Paseo 21 de Mayo e Museu Naval e Marítimo

Um dos principais pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar, o Museu Naval e Marítimo se localiza no Cerro Artilleria, no lado oeste da baía de Valparaíso.

Para chegar, basta pegar o ascensor Artilleria, que fica bem perto da Plaza Sotomayor. Esse museu ocupa o edifício onde funcionava a Escola Naval, inaugurado em 1893. O museu reúne objetos e documentos que contam a história naval do Chile.

Lembra do Monumento aos Heróis de Iquique? Pois então, mais informações sobre as batalhas de Iquique e Puenta Gruesa, dentre outras, você vai obter aqui.

O Museu Naval fica no Paseo 21 de Mayo, um dos mais famosos mirantes da cidade. Daqui você verá parte do centro de Valparaíso e de sua zona portuária, além, é claro, do mar.

Um dos mais agradáveis pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar, o Paseo 21 de Mayo é o lugar perfeito para curtir um fim de tarde e ver o pôr do sol.

O ingresso para o museu custa 3.000 pesos chilenos.

 7. Forte Esmeralda

O Forte Esmeralda é sem dúvida um dos principais pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar, tanto por sua importância histórica quanto por sua beleza. Foi construído na década de 80 do século XIX, durante a Guerra do Pacífico.

Projetado para auxiliar na defesa de Valparaíso contra as tropas do Peru e da Bolívia, o forte é hoje testemunha do passado conturbado da cidade, bem como de sua relação intrínseca com o mar.

Foi considerado Monumento Nacional do Chile em 1938, e permanece ainda hoje como um dos lugares mais interessantes da cidade.

Além da construção em si e dos canhões, é impressionante aqui a vista do mar. O Forte Esmeralda fica bem perto do Paseo 21 de Mayo, e logo ao lado da Praia San Mateo.

 8. Farol Punta Angeles e Praia Las Torpederas

O Farol Punta Angeles foi o primeiro farol do Chile, construído por volta de 1837. Localiza-se num elevado promontório, e possui 18 metros de altura.

No farol, há uma sala de exibição que conta com documentos e demais itens sobre a tradição portuária e marítima de Valparaíso.

Mas o mais interessante desse farol é sua localização: a paisagem do seu entorno é maravilhosa, e é um dos lugares mais privilegiados para ver o entardecer e o pôr do sol. Se você chegar cedo demais para o crepúsculo, não tem problema: pode esperar o entardecer na Praia Las Torpederas.

Essa praia é bem pequena, mas sua beleza faz com que mereça estar entre os pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.

Por ser uma das mais famosas e movimentadas da cidade, está quase sempre cheia, mas mesmo assim vale a pena passar um tempo por lá.

A entrada no farol é gratuita. Ônibus: linhas 507 e 512.

 Viña Del Mar 

 9. Castelo Wulff

Castelo Wulff | Os Pontos Turísticos de Vinã del Mar
Castelo Wulff | Os Pontos Turísticos de Vinã del Mar

Um dos principais pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar, esse castelo fica na orla da cidade e é uma de suas paisagens mais bonitas.

Foi construído ao longo das primeiras décadas do século XX por um empresário alemão, e localiza-se bem no centro de Viña del Mar.

Atualmente, o castelo pertence à prefeitura e é usado como um centro cultural, abrigando exposições de arte, dentre outros eventos.



Ao visitá-lo, você verá parte do mobiliário e dos objetos de decoração originais. E o principal: poderá visitar as torres, de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade e do mar.

A entrada é gratuita.

CLIQUE AQUI e agende os melhores passeios em Viña Del Mar »

 10. Casino Municipal

Ao lado do Castelo Wulff, na Avenida Peru, fica o Casino Municipal, outro dos elegantes edifícios de Viña del Mar.

Foi construído em estilo neoclássico, inspirado na arquitetura greco-romana, e é considerado uma das mais belas construções da cidade.

O Casino é um dos lugares mais adequados para curtir a noite em Viña del Mar, e possui, além da sala de jogos, uma discoteca e alguns bares e restaurantes.

Caso não esteja procurando tanta animação, você pode visitá-lo durante o dia apenas para apreciar sua arquitetura. Fica na orla de Viña del Mar, e é cercado por lindos jardins.

A entrada é gratuita.

 11. Relógio de Flores

Bem perto do Castelo Wulff fica outro dos principais pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar: o famoso Relógio de Flores.

Construído para a Copa do Mundo de 1962, o Relógio de Flores é o símbolo máximo de Viña del Mar, conhecida como “cidade jardim”.

O melhor horário para visitar o relógio é de manhã bem cedo, antes que o lugar fique lotado de turistas. Aproveite para tirar belas fotos.

Bem na frente do relógio fica a Praia Caleta Abarca, uma das mais badaladas da região. Vale a pena aproveitar uns minutos na praia depois de visitar o relógio.

 12. Quinta Vergara

Quando você estiver no Relógio das Flores, basta seguir alguns minutos pela Avenida Alvarez e você já estará na Quinta Vergara. Viña del Mar é conhecida por seus parques e áreas arborizadas.

Sendo assim, ao visitar a cidade, você não pode deixar de conhecer o seu principal parque, a famosa Quinta Vergara.

Essa enorme área pertencia antigamente a famílias poderosas da região, tendo sido posteriormente adquirida pela prefeitura e transformada em parque público.

A Quinta possui lindos jardins com plantas exóticas, trazidas de diversas partes do mundo.

Além de um belo cenário para passeios, a Quinta possui algumas atrações muito especiais.

Uma delas é o Palácio Vergara, antiga residência da família fundadora da cidade. Esse palácio foi construído no início do século XX, e foi inspirado nas construções medievais da Itália.

Visite também o anfiteatro, construído na mais moderna arquitetura, e que gera um belo contraste com a paisagem do parque. Esse anfiteatro é usado para apresentações musicais.

 13. Museu Fonck

Na frente da Quinta Vergara fica a Avenida Libertad. Siga por ela alguns quarteirões para chegar na próxima parada: o Museu Fonck, um dos mais prestigiados e interessantes da cidade.

Esse é um museu de arqueologia, onde você conhecerá um pouco sobre as civilizações tradicionais do Chile. Já do lado de fora, no jardim do museu, há um moai, uma daquelas típicas cabeças de pedra, trazido da Ilha de Páscoa.

No interior, o acervo conta com mais objetos e informações relacionados aos rapanui, os povos originários da Ilha de Páscoa, e também sobre outros povos de outras regiões do país.

Você vai se sentir fascinado pelas culturas nativas do país ao visitar esse museu que é sem sombra de dúvida um dos mais característicos pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.

A entrada custa 3.000 pesos chilenos.

 14. Palácio Rioja

A alguns quarteirões do Museu Fonck, seguindo a Rua 4 Norte, fica o Palacio Rioja, sede do Museu de Artes Decorativas, considerado um dos mais emblemáticos pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.

Esse palácio foi construído também no início do século XX, por um empresário espanhol que morava na região. É uma linda construção em estilo neoclássico, cercada por árvores e por jardins maravilhosos.

No museu, há uma coleção de objetos decorativos que pertenceram às famílias ricas do país.

Dentre esses objetos, há muitos exemplares decorativos e do mobiliário de origem francesa, tão amados pelas famílias aristocráticas do Chile no século XIX.

 15. Praias

Os Pontos Turísticos de Vinã del Mar: As Praias
Os Pontos Turísticos de Vinã del Mar: As Praias

Valparaíso não tem muitas praias, sendo que a maior parte de sua orla serve mais para a contemplação. Mas, para compensar, Viña del Mar tem um grande número de praias lindas e perfeitas para um mergulho.

Entre as mais famosas está a Acapulco, que é de fácil acesso, pois fica bem na região central. Nos fins de semana e dias ensolarados, a Playa Acapulco fica repleta de pessoas, tanto turistas quanto moradores.

Um pouco distante, mas igualmente imperdível, é a Playa Reñaca, uma das mais extensas da região. O diferencial dessa praia são os prédios modernos que ficam sobre um planalto que margeia a faixa de areia.

Essa junção da paisagem urbana com o mar forma uma das mais tradicionais vistas da cidade.

Além dessas duas, que são provavelmente as mais famosas, há diversas outras.

Perto da Acapulco ficam a Playa Blanca, a Playa de los Cañones (com uma exposição ao ar livre com canhões usados durante a Guerra do Pacífico), a Playa del Desporte (uma das mais badaladas) e a Playa Las Salinas (perfeita para quem quer um pouco mais de privacidade e tranquilidade).

Com tantas praias, prepare a roupa de banho porque a diversão em dias de sol está garantida.



Para chegar na Praia Reñaca, você pode pegar os ônibus das linhas 302 e 601, que param na Plaza Vergara, em frente à Quinta Vergara.

 16. Dunas de Concon

Outro local imperdível na região, essas dunas não ficam propriamente em Viña del Mar, e sim na cidade vizinha, Concon.

No entanto, Concon também fica na região metropolitana de Valparaíso, sendo portanto muito próxima. As dunas de Concon, especificamente, ficam bem pertinho da Praia de Reñaca.

Trata-se de um conjunto de dunas, algumas com muitos metros de altura, que ficam nas margens do mar e cercadas por alguns modernos edifícios de Concon.

Fazer um passeio por essas dunas é uma experiência muito diferente e muito agradável, e de lá você verá uma bela vista panorâmica de Viña del Mar e de Valparaíso.

Também é um dos melhores lugares para ver o pôr do sol, e o local perfeito para encerrar um passeio pelos pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar.

Para chegar aqui, você pode pegar os ônibus das linhas 402, 608 e 609, que também saem da Plaza Vergara.

 Onde  ficar em Valparaíso

Booking.com

 Onde  ficar em Viña del Mar

Booking.com

 Dicas  para os viajantes de Valparaíso e Viña del Mar

Como vimos acima, a região de Valparaíso está repleta de lugares interessantes para você visitar. E para se locomover entre um ponto e outro, a melhor forma é andar a pé. Valparaíso é uma cidade onde quase tudo é ponto turístico.

A cidade é linda, e por todos os lados tem belezas que só são devidamente vistas se você caminhar a pé. Vale a pena realmente se perder pelo labirinto de suas ruas.

O único meio de transporte do qual você deve abusar são os ascensores, que fazem parte da identidade e da história da cidade.

Quando os pontos são mais distantes, especifiquei as linhas de ônibus. Todos os ônibus especificados saem da Plaza Sotomayor ou arredores. 

Em Viña del Mar, vale a mesma recomendação, mas por motivos contrários: as ruas são mais planas e menos tortuosas, sendo sempre muito fácil se orientar e achar os lugares interessantes. Difícil se perder pelas ruas da Cidade Jardim.

Com essas informações, você já sabe quais são os pontos turísticos de Valparaíso e Viña del Mar que você precisa conhecer e também como conhecê-los.

Tenho certeza que você vai curtir cada minuto de sua viagem, e voltará cheio de fotos e de lembranças inesquecíveis.

 Planeje  sua viagem para Valparaíso e Viña del Mar

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom VERAO. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 18 locadoras ao redor do Chile.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.