16 Pontos Turísticos em Dubrovnik

Europa Leste Europeu 16 Pontos Turísticos em Dubrovnik

Dubrovnik, a “pérola do Adriático”, é uma das cidades mais famosas da Croácia e um dos principais destinos de verão da Europa. Eu fiz uma lista dos 16 principais pontos turísticos de Dubrovnik para te ajudar quando você for organizar sua viagem por essa cidade maravilhosa.

E não é para menos, pois a cidade é realmente belíssima, com sua mistura de arquitetura histórica e mar extremamente cristalino. Como era de se esperar, a cidade tem muitos lugares interessantes para visitar.

Diz a lenda que Dubrovnik foi fundada no século VII, como uma colônia de expatriados de países próximos. Foi dominada por diversos povos, inclusive pelo Império Bizantino, antes de tornar-se livre.

De fato, a partir do século XIV, Dubrovnik transformou-se na República de Ragusa, que durou mais de quatro séculos, até ser conquistada por Napoleão. Depois disso, passou por diversas reviravoltas políticas, como os demais países europeus, e hoje é faz parte da Croácia.

Mas a parque que mais nos interessa é a da República de Ragusa. Esse foi o auge da cidade, sua época de ouro, durante a qual foram construídos os mais belos pontos turísticos de Dubrovnik, que veremos daqui a pouco.

Ragusa foi um estado de grande importância, rivalizando em alguns momentos com a República de Veneza. Além das rivalidades, é claro, ambos os estados se influenciaram mutuamente. É possível, por exemplo, ver em Dubrovnik grande influência arquitetônica e artística de Veneza.

Hoje, apesar dos estragos causados por terremotos e guerras, Dubrovnik é uma cidade única, com paisagens belíssimas e história muito rica, como veremos a partir de agora.

 1.  Muralhas

Muralhas
Muralhas

A parte antiga de Dubrovnik é cercada por muralhas, que foram erguidas para proteger a cidade. A princípio, as muralhas eram de madeira, sendo substituídas pelas de pedra no início da Baixa Idade Média.

Com aproximadamente dois quilômetros de extensão e, em alguns pontos, chegando a 25 metros de altura e seis metros de largura, a muralha é o principal dentre os pontos turísticos de Dubrovnik, além de ser uma das muralhas mais bem preservadas do mundo.

As muralhas de Dubrovnik possuem três portas (Pile, Buza e Ploce) e diversas fortalezas, como Minceta, Santa Margarida, São Pedro e Bokar. Essas fortalezas foram erguidas como torres de vigilância, onde soldados ficavam postados observando o mar e atentos aos possíveis perigos vindos dele.

Na fortaleza de Bokar, talvez a mais importante, há inclusive alguns canhões expostos. 

Um dos programas mais interessantes que você pode fazer em Dubrovnik é passear pelas muralhas.

Como mais da metade da extensão da muralha é sobre o mar, de lá você terá uma vista inesquecível: de um lado, a bela cidade antiga, com suas casas medievais, e do outro, o belo Mar Adriático, com a ilha de Lokrum ao fundo.

O cenário parece ter saído de um filme, e não se espante se você sentir que já viu essa paisagem em algum lugar: cenas da famosa série Game of Thrones foram filmadas aqui.

As muralhas de Porto Real, na série, são essas. Com certeza, as muralhas são o melhor local para começar um passeio por Dubrovnik, pois, além de construção principal da cidade, daqui você já terá uma vista panorâmica de tudo o que veremos mais para a frente.

A entrada custa 200 HRK.

 2.  Portão Pile

Portão Pile
Portão Pile

Das três entradas para a cidade murada, a principal é essa. Foi construída no século XV, a princípio com uma ponte levadiça de madeira que atravessava um fosso.

A ponte levadiça foi substituída por um ponte fixa de pedra, e o fosso não existe mais, mas a sensação de ter feito uma viagem no tempo é a mesma. O portão Pile fica numa protuberância da muralha, uma espécie de torre arredondada.

Em cima da porta, há um nicho com a estátua de São Brás, o santo padroeiro da República de Ragusa. Não se esqueça de tirar umas fotos aqui, pois o portão Pile é um dos mais fotogênicos pontos turísticos de Dubrovnik.

A Omio é um site de comparação de preço de Ônibus, Trem e Avião de toda a Europa.

Clique aqui para cadastrar e com meu cupom danieg1r6i2v ganhe 10 Euros de desconto na primeira compra.

 3.  Fonte de Onofrio

Fonte de Onofrio
Fonte de Onofrio

Assim que você atravessar o portão de entrada para a cidade murada, você vai se deparar com um amplo espaço aberto, rodeado de belíssimas construções. Esse lugar é conhecido como o Largo da Fonte de Onofrio.

A fonte, que fica no centro do largo, foi construída no século XV, e possui esse nome em homenagem ao arquiteto que a projetou, Onofrio Della Cava. A fonte, de estrutura redonda, possui diversas bicas, que abasteciam a água da antiga cidade, e é encimada por uma espécie de cúpula.

Sua beleza e sua aparência pouco usual fazem da fonte de Onofrio um dos mais característicos pontos turísticos de Dubrovnik e um de seus cartões-postais mais visitados.

 4.  Igreja de São Salvador

Igreja de São Salvador
Igreja de São Salvador

Assim que você passar pelo portão Pile, você verá, ao centro, a fonte de Onofrio e, do lado esquerdo, a encantadora igreja de São Salvador. Foi construída no século XVI, como forma de agradecer a Deus pelo fato de um forte terremoto não ter destruído a cidade.

A igreja possui um traçado simples mas muito harmonioso, e revela características marcantes da arquitetura renascentista. No interior, a decoração é agradável e apresenta resquícios do estilo gótico.

A entrada é gratuita.

 5.  Mosteiro Franciscano

Mosteiro Franciscano
Mosteiro Franciscano

Ao lado da Igreja de São Salvador, fica o Mosteiro Franciscano. A princípio, esse mosteiro ficava do lado de fora das muralhas. Após uma ameaça de guerra começaram a construção do novo mosteiro dentro dos muros.

A construção durou séculos, tendo sido interrompida por um tempo durante o terremoto de 1667. O mosteiro mescla características do gótico, renascentista e barroco.

O que há de mais bonito nele, certamente, é o claustro, com belos corredores com colunas barrocas rodeando um bonito jardim.

Dentro do mosteiro há um museu, que reúne um acervo de pinturas e obras de arte em geral, bem como objetos sacros.

Anexo ao mosteiro, havia uma imponente Igreja Franciscana.

Essa igreja foi quase completamente destruída no terremoto de 1667, só restando de pé a fachada renascentista, com belos ornamentos e relevos de grande importância artística.

A fachada da antiga igreja foi incorporada ao restante da construção do monastério.

O ingresso para o mosteiro custa 30 HRK.

 6.  Rua Stradun

Rua Stradun
Rua Stradun

A principal rua da cidade velha não poderia ficar de fora dos principais pontos turísticos de Dubrovnik.

Fica bem em frente ao portão Pile, e segue em linha reta por mais de 300 metros, saindo do Largo da Fonte e indo até a Praça Luza, onde fica a Igreja de São Brás e o Palácio Sponza.

Concentra em sua extensão uma grande quantidade de construções antigas, o que faz com que essa seja, talvez, a rua mais bonita do centro histórico.

Essas construções centenárias abrigam, hoje, uma grande quantidade de lojas de souvenirs, cafés e restaurantes.

A Stradun sem dúvida merece um bom tempo para ser devidamente apreciada, e uma ótima ideia é sentar em algum café e pedir alguma bebida, para apreciar com calma a sua arquitetura e o seu movimento.

 7.  Igreja de São Brás

Igreja de São Brás
Igreja de São Brás

Seguindo a rua Stradun até o fim, chega-se na Praça Luza, com a Igreja de São Brás do lado direito, o Palácio Sponza do lado esquerdo e a Coluna de Orlando ao centro.

A Igreja de São Brás possui uma fachada muito parecida com a da igreja de São Salvador, que vimos lá no início, mas é mais trabalhada.

Foi construída mais tarde, no início do século XVIII, seguindo o estilo barroco em voga na época. Possui uma grande quantidade de enfeites e relevos, bem como colunas e balaustradas.

Na frente da igreja, no centro da Praça Luza, fica a Coluna de Orlando, uma estátua em homenagem a um dos heróis da República de Ragusa, construída no fim da Idade Média.

O enquadramento da Coluna de Orlando com a Igreja de São Brás ao fundo rende belas fotos.

No local, há cafés com mesas ao ar livre. Uma ótima ideia é parar um pouco para contemplar sem pressa um dos mais belos pontos turísticos de Dubrovnik, enquanto toma um outro café.

A entrada é gratuita.

 8.  Palácio Sponza

Palácio Sponza
Palácio Sponza

Do outro lado da praça, fica um edifício com uma fachada extravagante, com janelas pontiagudas e fincos no alto. Trata-se do Palácio Sponza, construído no século XVI, considerado uma das construções mais importantes da cidade.

A arquitetura diferente, mas extremamente bela, mistura o estilo gótico típico de Veneza com uma certa influência oriental.

No primeiro andar, há um pórtico com colunas; no segundo, há janelas em estilo mourisco; no terceiro, as janelas são quadradas e simples, mas no topo da construção eriçam-se pequenas estátuas que arrematam o palácio.

Ao lado do Palácio Sponza, fica a famosa Torre do Relógio, com 30 metros de altura, que pode ser vista de longe. Foi construída um século antes do Palácio Sponza, e com certeza é um dos maiores destaques da Praça Luza.

 9.  Palácio do Reitor

Palácio do Reitor
Palácio do Reitor

Atrás da Igreja de São Brás fica o Palácio do Reitor, outro dos mais importantes palácios da cidade. Serviu de residência aos governantes de Ragusa (que eram conhecidos como reitores) por séculos, desde sua construção, no século XIV, até o fim desse república, no início do século XIX.

O Palácio apresenta características góticas e barrocas, e é considerado um dos mais representativos pontos turísticos de Dubrovnik.

Sua fachada é inteiramente ocupada por um pórtico com belas colunas.

Atualmente, sedia o museu da cidade.

A entrada custa 120 HRK.

Não consigo viajar despreocupado sem um Seguro Viagem! E Você?

Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, seguro é algo que compramos pensando em não usar, né? Mas, se precisar, ele vai te ajudar: com despesas médicas, extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto.

Utilize o Seguros Promo para fazer a cotação, ela compara os melhores planos das principais seguradoras aos menores preços! Você estará economizando seu tempo e dinheiro, é um investimento barato com tudo que te ajudará em caso de grandes problemas. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12 parcelas.

#FicaAtivoNaDica: Utilize o cupom FICAATIVOEVIAJA5 para ganhar 5% de desconto.

Fazer Cotação

 10.  Catedral

Catedral
Catedral

Ricardo Coração de Leão ordenou a construção de uma catedral em Dubrovnik, por ter sobrevivido a um naufrágio nas proximidades da cidade.

A catedral foi construída, portanto, ainda na Idade Média, mas o terremoto de 1667 deixou-a quase completamente destruída.

Posteriormente, um grupo de arquitetos italianos foi contratado para erguer no lugar uma nova catedral.

Assim surgiu, por volta de 1713, a catedral que hoje vemos, um dos pontos turísticos de Dubrovnik e um dos mais belos exemplos da arquitetura barroca no leste europeu.

A Catedral tem uma fachada dividida em três partes, com a parte central mais elevada, semelhante a uma torre. É abundante em detalhes, como colunas, balaustradas, volutas e relevos, e por cima se assenta uma imponente cúpula.

A decoração interna também segue os padrões do estilo barroco, mas contém obras que datam da primeira igreja, a construída pelo Rei Ricardo. Um dos itens mais importantes dentre esses é uma obra de Ticiano.

A entrada é gratuita.

 11.  Mosteiro Dominicano

Mosteiro Dominicano
Mosteiro Dominicano

Voltemos a Praça Luza. Entre o Palácio Sponza e a Torre do Relógio há uma porta. Entremos por essa porta, que na verdade é uma passagem coberta de uma rua. Sigamos por essa rua, seguindo pela lateral do Palácio Sponza e ladeando a muralha.

Em pouco tempo chegaremos ao Mosteiro Dominicano, um dos mais famosos pontos turísticos de Dubrovnik.

O Mosteiro Dominicano foi construído em meados do século XIII, bem perto das muralhas, em alguns pontos quase se confundindo com elas. O mosteiro segue o padrão típico dos mosteiros góticos, e possui ao centro um claustro muito bonito.

A igreja do mosteiro também foi construída em estilo gótico, com notável influência italiana. O mosteiro sedia também um museu, que guarda inúmeras obras de arte de grande relevância artística e histórica.

A entrada custa 15 HRK.

 12.  Baía Kolorina

Baía Kolorina
Baía Kolorina

Depois de desbravar a cidade murada, é hora de conhecer a cidade de fora dos muros. Um dos locais mais imperdíveis da parte de fora, sem dúvida, é essa pequena baía, conhecida como Kolorina, que fica bem pertinho do Portão Pile.

Esse lugar, que sem dúvida é um dos mais incríveis pontos turísticos de Dubrovnik, possui uma vista indescritível: o mar cercado por duas fortalezas, do lado esquerdo a Bokar, do lado direito a Lovrijenac.

Na baía de Kolorina foram filmadas algumas cenas famosas de Game of Thrones. Não se esqueça da câmera, porque lugar tão fotogênico como esse é difícil de encontrar.

As formas de aproveitar esse lugar são variadas: você pode pedir alguma coisa num dos bares do local, nadar, alugar um barco ou mergulhar.

Independente do que você escolher fazer, é certo que você desfrutará de momentos inesquecíveis nesse local.

Procurando hospedagem em Dubrovnik pelo melhor preço?

Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

Reserve Agora

 13.  Fortaleza Lovrijenac

Fortaleza Lovrijenac
Fortaleza Lovrijenac

Como dito acima, bem perto da Fortaleza Bokar e da baía Kolorina, fica um dos mais fascinantes pontos turísticos de Dubrovnik: a Fortaleza Lovrijenac.

Trata-se de um enorme forte construído sobre uma grande rocha. A época de sua construção é incerta, tendo várias versões.

A versão mais antiga diz que a fortelaeza Lovrijenac foi construída no século XI, para proteger Dubrovnik de um ataque dos venezianos.

Essa fortaleza é um lugares mais lindos que você vai conhecer em Dubrovnik. A vista é indescritível. Do alto da fortaleza, é possível ver grande parte das muralhas da cidade e o mar.

Não é exagero dizer que parece ser um outro mundo, já que a fortaleza foi um dos muitos dos lugares da cidade usados para filmagens de Game of Thrones. Lovrijenac, na série, foi usada para representar Porto Real.

O ingresso para as muralhas dá acesso a Fortaleza Lovrijenac.

 14.  Parque Gradac

Parque Gradac
Parque Gradac

Já pensou ver tudo isso que foi listado acima sentado num banco na sombra de uma árvore? Para isso, basta ir ao Parque Gradac, o mais conhecido da cidade.

É uma ótima oportunidade para relaxar um pouco, aproveitar o contato com a natureza e apreciar a flora típica da região. Mas o que mais atrai no parque é, sem dúvida, a vista de tirar o fôlego que se tem daqui.

O mar, é claro, fica em primeiro plano. Mas também a vista que se tem das fortalezas Lovrijenac e Bokar, bem como das muralhas e da cidade também são muito privilegiadas.

Tudo isso faz do Parque Gradac um dos lugares mais aprazíveis da cidade, e certamente não poderia ficar de fora dos principais pontos turísticos de Dubrovnik.

 15.  Praias

Praia Banje
Praia Banje

E, quase terminando nosso passeio, não podemos nos esquecer das praias, que sem dúvida então entre os principais pontos turísticos de Dubrovnik.

A cidade é conhecida por ser uma cidade litorânea, e sendo assim, não poderia faltar um grande número de praias, para todos os gostos.

Se você gosta de movimento, a praia Banje é a ideal para você.

Um dos principais pontos turísticos de Dubrovnik, essa é a praia mais famosa e agitada da cidade, perfeita para quem quer curtir um ambiente mais badalado.

Se, ao contrário, você quer sossego, então vá para a praia Sveti Jakov, um paraíso cercado de árvores, calmo, tranquilo, ideal para relaxar.

A praia Betina também é ótima para quem procura tranquilidade. Essa praia, que é uma das mais bonitas da Croácia, fica localizada numa espécie de gruta escavada numa encosta, só sendo possível chegar até ela de barco.

Você pode alugar um caiaque na baía Kolorina e ir até essa praia.

Além dessas, há diversas outras. A praia Dance fica no Parque Gradac, e é conhecida por suas águas frescas e cristalinas.

Um pouco mais distante, fica a praia Bellevue, que como o nome diz possui uma vista extraordinária.

E, para os nacionalistas, há até mesmo uma chamada Copacabana. Enfim, as opções são muitas. É só escolher uma, ou todas, e aproveitar um belo dia de sol nas águas do mar Adriático.

 16.  Ilha Lokrum

Ilha Lokrum
Ilha Lokrum

Bem na frente da cidade velha, fica a Ilha Lokrum. Ela é vista de grande parte da orla da cidade, e fica a menos de 1 quilômetro de distância. Uma das coisas mais interessantes para fazer em Dubrovnik é tirar uma tarde, ou uma manhã, ou um dia inteiro para conhecer essa ilha.

Há muito o que ver por lá: muitas praias, lagos, florestas…

Tem um jardim botânico, repleto de plantas e de animais, arquitetura histórica e diversos bares e restaurantes.

Sentar num canto, apreciando a paisagem, na sombra das árvores, é um dos programas favoritos dos moradores e dos turistas, e será um dos seus também.

Os barcos para a ilha Lokrum custam a partir de 40 HRK.

 Onde  se hospedar em Dubrovnik

Booking.com

 Dicas  para os Viajantes a Dubrovnik

Agora que vimos os principais pontos turísticos de Dubrovnik, aqui vão algumas informações adicionais. Todos esses lugares acima ficam ou na cidade velha ou em seus arredores.

São muito próximos uns dos outros, e é possível visitar todos a pé.

Os preços estão informados na moeda local, a kuna croata, cuja sigla é HRK.

1 HRK equivale a R$0,75 centavos (abril/2020).

Essa lista não é exaustiva. Além desses locais há diversos outros muito interessantes, que também merecem ser visitados. Com certeza, ao caminhar de um ponto a outro de nossa lista, você verá outros, que não estão na lista.

E com certeza você se sentirá tentado a caminhar pelas lindas ruas da cidade, e assim conhecerá ainda mais monumentos e construções interessantes. Não tenha medo de desbravar a cidade: em Dubrovnik você verá uma surpresa ao virar cada esquina.

Então não perca tempo e venha logo para Dubrovnik.

Com certeza a “pérola do Adriático”, a “Atenas eslava”, a Porto Real da realidade conquistará você, e aqui você viverá momentos inesquecíveis.

Boa viagem!

Planeje aqui sua viagem para Dubrovnik

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

O seguro viagem para Europa é obrigatório para os países do Espaço Schengen. Apesar da obrigatoriedade ele traz diversas vantagens: cobertura em caso de acidentes, doenças, cuidados médicos, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 31/07/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem + 5% OFF para pagamentos via boleto, usando o cupom PROMOMUNDO .

Para agilizar todo o seu roteiro pela Europa a Omio apresenta em ordem todas as possibilidades de horários de trens, ônibus e aviões, com os seus respectivos valores. Foi disponibilizado para os leitores do #FAV um cupom de desconto de 10€ para utilizar na primeira compra. #FicaAtivoNoCupom: danieg1r6i2v

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 12 maiores locadoras ao redor da Croácia.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Resolva sua Viagem

Booking.com

Zarpo

RentCars

Seguro Viagem

Internet

Omio (Europa)

Ingressos

Passeios no Brasil

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Quer aprender a Viajar Barato e com Estilo?

Faça essa escolha e a partir desde momento você receberá dicas de como viajar de maneira barata e com estilo! Aproveitando de toda a experiencia que possa adquirir em uma viagem com menor investimento.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

11FansLike
29FollowersFollow
2FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.