Pratos e Comidas Típicas da Argentina

América do SulArgentinaPratos e Comidas Típicas da Argentina
- Propaganda -

Destino de muitos turistas brasileiros, seja pela proximidade (fácil até para ir de carro), seja pela valorização do Real em relação ao Peso Argentino e pelos pratos e comidas típicas encontradas na Argentina.

A Argentina é um dos primeiros países que muitos brasileiros escolhem para suas viagens internacionais.

Deixando a famosa “rixa futebolística” de lado, a verdade é que nossos hermanos são muito hospitaleiros e nos recebem muito bem em seu país.

O país é rico em cultura e lazer, e isso é facilmente percebido pela quantidade de museus, parques, restaurantes e eventos culturais que ele apresenta.

E ainda possui em seu território, a Patagônia, um paraíso de gelo e águas turquesa na região sul.

Com forte colonização europeia, principalmente de espanhóis e italianos, é considerado o país mais “europeu” da América do Sul, e isso é muito percebido nos pratos e comidas típicas da Argentina, onde massas, carne, queijo e vinho estão muito presentes.

Mas, o país também tem pontos que ainda tentam preservar a cultura indígena dos povos originários andinos e mapuches, e alguns poucos resquícios, infelizmente, da cultura africana vinda com a escravidão de negros africanos.

O Mate

Um hábito de herança indígena e comum em todas as regiões do país é o mate. Falando em mate, não há um argentino no mundo que não seja fascinado pela bebida, e ele cai bem em qualquer hora do dia, principalmente no café da manhã.

O mate feito de erva mate seca e triturada, servida na cuia com água muito quente, muitos argentinos agregam açúcar na água ou na erva, devido seu sabor forte e amargo.

As facturas

Umas das melhores comidas típicas da Argentina para acompanhar o mate, são as facturas, que são massas doces, com ou sem recheio.

Podem ser no estilo pão-doce ou folhadas – como a medialuna – e você encontra facilmente em padarias, supermercados, docerias e nos famosos cafés de Buenos Aires.

Aliás, se você for viajar para a capital argentina, não deixe de conhecer seus cafés tão tradicionais e emblemáticos. 

A Nutritiva Culinária dos Extremos

Tanto os povos indígenas quanto os africanos, foram praticamente exterminados no país, na briga por território e batalhas de guerra.

Se você visitar a região Norte da Argentina e a região da Patagônia, consegue admirar um pouco da cultura indígena, que ainda sobrevive nessas regiões, principalmente na culinária, que tem como base milho, raízes, carne de cordeiro e de lhama! 

Cazuela de Llama

Sim, a carne de lhama é muito comum nas províncias do NOA (Norte de Argentina), devido à facilidade de criar o animal nas altitudes da região, já que a criação de vacas é um pouco mais difícil nessas condições.

Você pode provar a carne de lhama assada (como churrasco mesmo), frita na forma de bife ou à milanesa, e na sua forma mais comum, a cazuela de llama, que é a carne de lhama cozida em uma caçarola, com batata e outros legumes, que a deixam ensopada.

Apesar de parecer muito exótica para nós, a carne de lhama tem um sabor parecido com a carne de vaca, e é um prato típico da Argentina muito comum nessa região. 

O Locro

Seguindo a linha de caldos e ensopados, temos o locro, um prato típico da Argentina, muito parecido com o prato paraguaio, que consiste em carne cozida com milho branco ou canjica branca, legumes e muitos temperos.

As Tortillas de Rua

Por ser uma região muito seca e com noites frias, os ensopados são muito comuns nessas províncias. Mas se você estiver caminhando pelas lindas ruas da região, e bater aquela fome, as tortillas de rua podem ser uma boa saída.

Diferente das tortilhas que encontramos nos vários países vizinhos, essas são feitas com massa de trigo, bem fina, assadas na brasa e recheadas com presunto e queijo. Um lanche rápido, barato e delicioso.

A Humita

Outro lanche muito encontrado pelas ruas e restaurantes é a humita, uma espécie de massa salgada feita de milho ralado, com ou sem queijo, enrolada na própria palha e cozida em água, lembra muito a nossa pamonha. 

O Cordeiro Patagônico

Saindo do NOA e baixando para o extremo sul do país, conhecemos outra comida típica da Argentina: o cordeiro patagônico!

A criação de ovinos é comum na Patagônia, também devido às condições extremas do clima, o que torna esse tipo de carne muito consumida.

A forma mais tradicional é assar a carne na brasa, com espetos fincados no chão, temperada com sal grosso, sendo pincelada com um molho que leva manteiga, limão e vinho, o que a deixa com um sabor único e delicioso.

A Centolla

Os pratos a base de frutos do mar também são muito comuns na Patagônia Argentina, já que a costa do país é extensa com águas muito frias, que trazem animais como a centolla, um tipo de caranguejo gigante, típica em águas geladas e muito consumida no sul da Argentina.

A Influência Europeia nas Comidas Típicas da Argentina

Mas você não precisa viajar aos extremos do país para conhecer os pratos e comidas típicas da Argentina.

Alguns pratos são consumidos e encontrados em todos os cantos do país.

As Empanadas

As empanadas, por exemplo, são de origem espanhola e feita de uma forma bem parecida em vários países sul-americanos, mas na Argentina você encontra as empanadas salteñas, originais da província de Salta, mas hoje são feitas em todo país.

A diferença dessas empanadas está no recheio: a carne não é moída, mas sim picada, e pode estar mesclada com milho e batata.

Geralmente são um pouco menores do que as tradicionais, e podem ser assadas ou fritas, um delicioso lanche.

Quando você estiver no país e quiser comer empanadas, não vá as padarias, pois ela são comercializadas geralmente nas rotiserias.

O Sanduíche de Miga

Outro lanche rápido e super barato encontrado nas rotiserias é o sanduíche de miga.

Nada mais é do que um sanduíche de pão de forma (sem a casca!) com maionese, presunto e queijo. Você pode me dizer que esse tipo de sanduíche é comum em todos os lados e não tem nada de especial, mas acredite, na Argentina é uma comida típica!

Ao contrário da herança cultural africana, que foi quase apagada no país, os hábitos e costumes dos imigrantes italianos perduram até hoje na Argentina.

Começando pelas bebidas, como famoso fernet, encontrado em 9 de cada 10 casas argentinas.

O Fernet

O fernet é uma bebida alcoólica composta de ervas e raízes, que dão um sabor forte e marcante a bebida, e para amenizar o sabor, ou simplesmente para confraternizar com amigos, os argentinos costumam misturá-lo com Coca-Cola e muito gelo.

Outra herança italiana é o vinho, com produção nacional e famoso internacionalmente. Quando for ao país, não deixe de provar o vinho feito na província (estado) de Mendoza, considerado o melhor vinho argentino.

Claro que um bom vinho pede uma boa massa, e nisso nossos hermanos são especialistas.

Os Sorrentinos

Você pode escolher entre a infinidade existente nos restaurantes, mas a minha dica é que prove os sorrentinos, uma massa recheada, parecida com raviólis ou capelettis, mas de tamanho maior, eu diria o dobro.

Há várias versões contando onde e como os sorrentinos surgiram, mas todas são unanimes em dizer que a inspiração foi na cozinha italiana, e hoje ele está entre as comidas típicas da Argentina mais pedidas nos restaurantes.

A Pizza Argentina

Ainda falando das massas, temos a pizza, e a Argentina é terceiro maior consumidor dessa iguaria no mundo.

O recheio da pizza argentina é mais simples do que estamos acostumados no Brasil, sem ingredientes exóticos, como peixes, frutas ou chocolate – aliás pizza doce para eles é um pecado – mas a qualidade dos ingredientes nela usados dão um sabor especial.

Quando você estiver viajando pela região de Buenos Aires (província) e algum argentino te convidar para comer pizza em la parrilla, prepare-se para uma experiência única.

Primeiramente, eles fazem a massa e o recheio em poucos minutos, como o próprio nome sugere, assam a pizza na churrasqueira!

O fato da pizza ser feita assim, agrega um sabor diferente, com um toque da fumaça, no estilo churrasco, uma delícia!

O Bife de Chrorizo

Não posso deixar de fora desse passeio pelos pratos e comidas típicas da Argentina, as maravilhosas carnes.

Reza a lenda que o asado argentino é o melhor do mundo, e essa fama toda começou com o bife de chrorizo.

Feito com um corte de carne nobre, esse bife é mais grosso que um bife comum, e pode ser feito na grelha ou na chapa.

Ele é encontrado em todos os bons restaurantes, e é um dos pratos típicos da Argentina mais vendidos.

Ele vem acompanhado de batatas – fritas ou em purê – saladas e pão.

O Choripán

A porpósito, a paixão argentina pelas massas se estende ao pão, presente em todas as refeições, acompanhando o prato principal, ou apenas acompanhando o bom e velho mate.

Falando em pão, o choripán também é figura carimbada nos restaurantes e churrasco entre amigos.

Assim como no Brasil, o choripán (pão com linguiça) é uma saída rápida e barata para matar a fome, enquanto o bife de chorizo não fica pronto.

A Milanesa Con Papas Fritas

Ainda no campo das carnes dos pratos e comidas típicas da Argentina, acredito que a milanesa con papas fritas seja a comida típica mais popular da Argentina.

Consiste em um bife fino, empanado e frito, servido com batata frita e pão.

Apesar de fino, os argentinos conseguem deixar o bife bem suculento, e como ele pode ser do tamanho de um prato, você tem um farto almoço por poucos pesos argentinos, e encontra o prato praticamente em qualquer restaurante ou rotisería!

Doces Típicos da Argentina

E para encerrar a visita aos nossos hermanos: os postres – pra nós, as sobremesas! E olha que de doce, os argentinos entendem muito.

Já podemos comprovar isso, provando um simples doce de leite, que cá entre nós, é o melhor do mundo!

O Alfajor

Uma sobremesa muito famosa, que leva muito doce de leite no seu recheio é o alfajor.

Claro que você vai encontrar uma infinidade de marcas e receitas, mas te convido a provar o alfajor caseiro de maisena.

É um tipo de alfajor muito fácil de ser encontrado em docerias ou supermercados, mas o melhor e mais saboroso é o alfajor de maisena feito em casa.

A massa é clara, lembrando um biscoito amanteigado, recheado com doce de leite (claro!) e envolto por coco ralado, uma comida típica da Argentina, que vai muito bem com mate.

A Torta Frita

Já em dias chuvosos, os argentinos costumam fazer torta frita para acompanhar o mate.

Ao contrário do que parece, a torta frita não é uma torta, e sim uma massa esticada fina, cortada em pedaços e frita no óleo bem quente, que pode ser envolta com açúcar e canela.

Seria equivalente ao bolinho de chuva para nós brasileiros.

A Chocotorta

Porém, uma sobremesa que é uma torta de verdade é a chocotorta, que consiste em camadas de biscoito de chocolate embebidas em café passado e amargo, intercaladas com camadas de doce de leite misturado com queijo cremoso ou natas, algumas pessoas acrescentam morangos picados ao recheio.

A chocotorta virou febre nacional nos anos 80 e persiste até hoje como uma das sobremesas mais comuns nas casas argentinas, devido seu sabor e praticidade na hora de montá-la.

O Pastel

Outro doce que faz muito sucesso e é uma comida típica da Argentina é o pastel, que apesar de também ser frito, tem aparência e sabor totalmente diferentes do nosso, pois é feito com uma massa folhada, e seu recheio (que está mais pra uma cobertura) leva goiabada ou marmelada, e os argentinos adoram!

Eu provei e achei bem gostoso, apesar de bem doce. 

Vimos que a Argentina tem muitos pratos e comidas típicas, e que cada região tem a sua particularidade.

Recomendo você viajar e conhecer cada parte do país, e provar de suas infinitas delícias!

Minha dica é que você não deixe de provar as massas, pode ser uma simples macarronada, e suas carnes, a qualidade e o sabor são mesmo incríveis!

Planeje sua viagem para a Argentina

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 37 locadoras ao redor da Argentina.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

21FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.