Pratos e Comidas Típicas do Paraguai

América do SulParaguaiPratos e Comidas Típicas do Paraguai
- Propaganda -

Mesmo sendo um país fronteiriço ao nosso e um grande parceiro comercial, o Paraguai segue sendo um território desconhecido para nós brasileiros, principalmente se consideramos os pratos e comidas típicas do Paraguai que são desconhecidos para nós.

Você pode me dizer que já foi a Ciudad del Este ou Saltos del Guairá, famosos paraísos de compras – principalmente de eletrônicos – e que conhece o país.

Porém, eu te conto que, após sair da zona de compras e adentrar suas cidades, você vai conhecer outro Paraguai!

A maioria das cidades é muito tranquila e segura, e o povo paraguaio é muito acolhedor e simpático.

O Paraguai, assim como muitos dos países sul-americanos, foi colônia espanhola, mas suas raízes indígenas são muito presentes.

Tanto é, que seu segundo idioma oficial é o guarani, que mesclado com o espanhol, formam o jopará, dialeto super comum no país, e acredito que praticamente todos os paraguaios falam.

Essa mistura de colonização espanhola com preservação das raízes indígenas resultou numa culinária rica e variada.

A base dos pratos e comidas típicas do Paraguai são legumes – milho, mandioca, batata e abóbora – e carnes no geral.

Obviamente os paraguaios consomem muitos pratos e ingredientes que seus vizinhos (incluindo nós brasileiros) também consomem, como massas, hambúrgueres, empanadas, petiscos em geral, refrigerantes e cerveja.

Mas muitos dos pratos tradicionais do Paraguai têm origem indígena, e vários deles são parecidos com alguns que encontramos pelo interior do Brasil.

A influência Guarani na Culinária Paraguaia

A herança guarani é tão forte, que está presente, principalmente, nos pratos e comidas típicas do Paraguai, nos seus artesanatos, na forma de ser dos paraguaios – eles têm um jeito mais tímido e são mais comedidos – e no famoso tereré – bebida a base de erva mate misturada com água bem gelada, tipicamente guarani.

A Chipa

Acredito que a primeira coisa que vêm à cabeça quando se fala em comidas típicas do Paraguai, é a chipa, e não é à toa.

Por onde você andar vai encontrar supermercados, padarias, barracas de rua e muitas pessoas com seus cestos cheios dessa espécie de bolinho assado, que leva polvilho, ovo, manteiga, leite e queijo.

Muito parecida com nosso pão de queijo, a chipa é mais “massuda” digamos assim, porém o sabor se assemelha muito à iguaria mineira.

Os paraguaios consomem, geralmente, no café da manhã, mas ela vai bem a qualquer hora do dia, acompanhada de um tereré geladinho ou de um mate quente no inverno.

Uma variação da chipa tradicional é a chipa so’o, que tem a mesma massa, porém é recheada com carne moída e ovo cozido.

Os dois tipos de chipa são comidas típicas de rua do Paraguai, e você pode comprá-la até quando for pegar um ônibus, pois seus vendedores estão por todos os lados!

O Mbeju

Falando ainda da influência Guarani das comidas típicas do Paraguai, temos o mbeju, massa crocante à base de mandioca ralada e queijo, semelhante à nossa tapioca.

A palavra guarani mbeju significa algo como “bolo amassado”, e também é muita consumida no café da manhã ou acompanhando o cocido – bebida quente, feita com açúcar e erva mate queimados com carvão, acrescidos de água fervente.

A Chipa Guazú

Outra comida típica do Paraguai que o cocido acompanha bem é a chipa guazú, ela tem a receita muito parecida com a sopa paraguaya, porém assada no forno, e quando eu provei, ela vinha recheada de palmito picado, deliciosa!

Certamente que após a chegada dos europeus ao país, características das culturas espanhola e portuguesa se incorporam a cultura guarani, e isso se refletiu também na culinária.

A Payaguá Mascada

Um prato típico do Paraguai, que leva o nome de uma extinta tribo, mas que sofreu modificações na receita foi a payaguá mascada.

É um tipo de críquete ou bolinho, que leva na sua massa carne vermelha, mandioca, um pouco de farinha e (muitos!) temperos.

Não se sabe mais a receita original indígena, mas o “bolinho” tem hoje sabor e forma diferentes do original, e se tornou uma comida típica do Paraguai, principalmente nas festas juninas.

O Batiburrillo

Já nos tempos mais recentes, mas ainda seguindo os ensinamentos indígenas, um imigrante do País Vasco chamado Sebastián Sasiain, que resolveu cozinhar os “miúdos” de porcos e ovelhas com vinho tinto, cebola, tomate e pimentão, o que resultou nesse ensopado saboroso.

O batiburrillo, como é chamado, é mais facilmente encontrado no estado de Misiones, onde foi criado, mas se tornou um dos pratos e comidas típicas de todo o Paraguai.

Da Abundância Natural a Escassez Pós-Guerra

Há muitos anos o Paraguai era uma potência na América Latina, e Assunção era a cidade sul-americana mais importante.

Mas após duas grandes guerras, a da Tríplice Aliança (1864-1870) e do Chaco (1932-1935), com a população masculina praticamente dizimada e passando por sérias dificuldades econômicas, o país mergulhou numa intensa crise, onde faltava de tudo, inclusive alimentos.

Foi aí que a mistura da culinária hispânica com a guarani se tornou mais evidente, e resultou no que hoje são vários dos pratos e comidas típicas do Paraguai, tentando sempre aproveitar o máximo dos alimentos, como casca de frutas e vísceras de animais.

O Vori Vori

Se tem algo muito presente nos pratos e comidas típicas do Paraguai, mesmo no verão, são os caldos. Um dos mais famoso é o vori vori, um cozido de carne ou frango com bolinhas (vori) de milho, e claro, bastante condimentos, pimentão, tomate e cebola.

O Puchero

Esse prato se assemelha muito a outra comida típica do Paraguai, o puchero, com a diferença que no segundo não são acrescentadas as bolinhas de milho, mas sim a própria espiga em pedaços ou mandioca cozida.

O Locro Criollo

Outro caldo semelhante a esses é o locro criollo, que também leva carne e condimentos, mas no lugar da mandioca ou das bolinhas de milho, acrescenta-se o milho branco, que nós conhecemos como canjica branca.

O Pira Caldo

Ainda no menu de caldos, está o pira caldo, que nada mais é do que um saboroso e substancioso caldo de peixe, surgido logo depois da Guerra da Tríplice Aliança, uma saída para escassez de alimentos da época.

O Guiso Popó

Um prato que também é muito nutritivo e comum no inverno paraguaio, é o guiso popó, quase uma galinhada, feita com arroz, frango, alho poró, muitos condimentos e sem deixar secar o caldo.

Há uma infinidade de caldos e sopas, e todos eles são muito nutritivos e bastante temperados, algo que me encantou na culinária paraguaia.

Muitos deles se popularizaram no pós-guerra, partindo do princípio de que esses tipos de pratos têm um rendimento maior.

A Sopa Paraguaya

Além da chipa, outra comida típica do Paraguai que é um clássico, e que você talvez já tenha ouvido falar é a sopa paraguaya, que na verdade, não é uma sopa, e sim um tipo de bolo de milho salgado, com queijo misturado a massa.

Reza a lenda, que esse prato era na verdade uma sopa de milho, e um dos pratos preferidos do então presidente Solano López.

Num belo dia, sua cozinheira deixou a sopa cozinhando por muito tempo, até que ela endureceu e transformou-se numa espécie de bolo, mas mesmo assim o presidente não deixou de apreciá-la.

Histórias à parte, a verdade é que a sopa paraguaya é uma delícia, e você não pode deixar de prová-la se for viajar e provar todos os pratos e comidas típicas do Paraguai.

O Asado Paraguay

Não posso deixar de fora o asado paraguayo, ou simplesmente churrasco, e sim, ele também é uma comida típica do Paraguai, feito principalmente nos domingos!

Assim como os brasileiros, argentinos e uruguaios, os paraguaios curtem bastante uma carne assada, porém os cortes são um pouco diferentes daqui, geralmente com a carne mais grossa, o que leva a mais tempo de preparo.

A região do Chaco Paraguaio é grande produtora de carne vermelha no país, e dizem que sua carne é mais saborosa e macia, devido ao solo da região ser rico em sal, e assim também, seus pastos.

Os acompanhamentos do asado paraguayo é que diferem em muito dos outros churrascos, pode ser servido com sopa paraguaya, chipa guazú ou mandioca cozida.

A Mandioca Cozida

Aliás, uma comida típica do Paraguai, que é também um dos acompanhamentos preferidos dos paraguaios é a mandioca cozida, além do churrasco, ela é a guarnição principal dos caldos e sopas, e é presença garantida na hora do almoço.

As Tortillas Paraguayas

Outros pratos que, geralmente, são servidos como acompanhamento num almoço ou jantar são as tortillas e o arroz kezú.

As tortillas paraguayas são quase um omelete, que na sua massa agrega-se muito queijo e legumes, para depois serem fritas no óleo ou azeite.

Já o arroz kezú, como o próprio nome diz, é arroz cozido com leite e queijo, que o deixam bem cremoso.As saborosas sobremesas paraguaias

Os Doces Típicos do Paraguai

O Kaguyjy

Começamos com o kaguyjy, feita de milho branco, é muito parecida com a nossa canjica, porém, cozida somente em água, açúcar e um tipo de “alvejante” natural à base de cinzas, mas com sabor suave e delicioso.

O Dulce de Mamón

Outra sobremesa muito comum nas mesas paraguaias é o dulce de mamón, que, como o próprio nome sugere, é feito com mamão em pedaços cozidos com açúcar, porém o mamão deve ser verde!

Essa sobremesa também é comum na Argentina e no Uruguai, e seu preparo é muito semelhante.

A Crema de Leche

Outra sobremesa que lembra a culinária brasileira, é a crema de leche, uma espécie de mingau de leite bem cremoso, com textura de pudim, que leva calda de caramelo.

O Koserevá

Um dos pratos de sobremesa mais típicas do Paraguai, de origem guarani que se transformou em sobremesa é o koserevá.

Seguindo a sabedoria ancestral indígena, segundo a premissa de que nada se desperdiça, o koserevá consiste em uma compota, quase uma geleia, feita com laranjas quase maduras, ou com aquelas que caíram do pé e muitas vezes são jogadas fora.

Muitas vezes é feita somente com a casca, acrescentando melado de cana, cravo, água e se necessário, um pouco de açúcar, pode ser servido com chantilly ou queijo cremoso.

Possui um sabor agridoce e é um belo digestivo, cai muito bem após um prato típico bem carregado.

O Kivevé

Para fechar, uma comida típica do Paraguai, que geralmente é servido como postre (sobremesa), mas que algumas pessoas o preparam salgado, para acompanhar o almoço, o kivevé.

Ele é um purê de abóbora, geralmente a cabotiá, acrescido de farinha de milho, queijo e açúcar, e muitas vezes, é servido com leite. Para acompanhar um churrasco, por exemplo, é só retirar o açúcar e acrescentar um pouco mais de sal.


Viaje pelo interior do Paraguai e conheça a culinária muito nutritiva e rica do país, sempre com bastante legumes e raízes para acompanhar os pratos, resquícios da cultura Guarani, que mesclados com os costume espanhóis, resultaram em sabores únicos, que você vai adorar!

 Planeje  aqui sua viagem para o Paraguai

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem, se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 37 locadoras ao redor da Argentina.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Asuncion Paraguay 4k Travel
Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

21FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.