23 Pontos Turísticos Em Sarajevo

Europa Leste Europeu 23 Pontos Turísticos Em Sarajevo

Descubra os 23 principais pontos turísticos de Sarajevo que listei abaixo foram escolhidos justamente para que você possa conhecer um pouco de cada uma das múltiplas faces da cidade.

Sarajevo, a capital da Bósnia e Herzegovina, é uma cidade apaixonante. Considerada a “Jerusalém da Europa”, por sua grande diversidade cultural e religiosa, a cidade consegue juntar Ocidente e Oriente de uma forma harmônica, ressaltando o que cada cultura tem de mais belo.

Passear por Sarajevo é como visitar muitas cidades numa só, conhecer as muitas culturas que podem existir dentro de um país.

A região é habitada desde tempos imemoriais, mas a cidade como hoje a vemos foi fundada no século XV, pelos otomanos. Passou os primeiros séculos sob o governo otomano, e depois foi anexada ao Império Austro-Húngaro.

Essa segunda fase durou pouco, até a Primeira Guerra Mundial. (O estopim para a Primeira Guerra, como veremos lá embaixo, aconteceu em Sarajevo.)

Após o fim da Primeira Guerra, a região foi anexada à Iugoslávia, permanecendo assim até 1992, quando uma votação popular decidiu pela independência. Assim foi criada a Bósnia e Herzegovina.

Nesse período, no entanto, começou a Guerra da Bósnia, um período sangrento que durou por pelo menos três anos.

A Guerra da Bósnia deixou um rastro de destruição pela cidade, que aos poucos foi sendo restaurada. Testemunhas desse período, por exemplo, são as Rosas de Sarajevo: buracos provocados por armamentos sérvios, que foram posteriormente cobertos com um material vermelho.

As Rosas de Sarajevo estão espalhadas pela cidade, como memoriais de uma história funesta.

Mas não é sobre isso que vamos falar. Sarajevo, hoje, esbanja alegria e animação. Os diferentes grupos étnicos vivem de forma harmônica. É uma cidade segura e barata.

Muitos dos locais que valem a pena visitar são gratuitos. Os pagos estão com os valores especificados em marco conversível (KM). 1 KM = R$2,90.

De todas as maneiras de explorar uma nova cidade durante suas viagens, nada supera o Free Walking Tour.

Visite os pontos turísticos de Sarajevo descobrindo sua rica história, ouvindo os contos autênticos e explorando raridades escondidas que somente os locais conhecem, visite e expanda seu conhecimento de Sarajevo em algumas horas.

Lembre-se apesar do passeio ser grátis, as gorjetas são muito bem vindas!

Reserve o Free Walking Tour em Sarajevo

Com tanta coisa boa nos esperando, não nos demoremos mais. Sem mais delongas, vamos logo ao nosso passeio pelos principais pontos turísticos de Sarajevo. 

 1.  Sebilj

Sebilj | Pontos Turísticos em Sarajevo
Sebilj| Pontos Turísticos em Sarajevo

Vamos começar nosso passeio por Bascarsija, o centro histórico de Sarajevo. Bascarsija era a antiga região comercial da cidade, um grande bazar otomano, criado nos primórdios da cidade, no século XV.

Como é o centro da parte antiga, Bascarsija concentra os principais pontos turísticos de Sarajevo e é, ainda hoje, considerada o coração da cidade.

A sensação que se tem ao passear por Bascarsija é de que o lugar ficou parado no tempo. As casas mantêm suas características originais, em estilo otomano, e sobre elas os minaretes das inúmeras mesquitas parecem dominar o céu.

O caráter comercial da região permanece até hoje, sendo possível encontrar, pelas ruas de Bascarsija, inúmeras lojas de lembrancinhas e diversos cafés.

O ponto central de Bascarsija, a partir do qual vamos explorar a região, é a Praça Bascarsija, ou Praça dos Pombos, como é carinhosamente chamada pelos moradores.

O monumento principal da praça é a Sebilj, uma fonte de água.

O nome deriva-se da palavra “sebil”, que designa uma espécie de quiosque com uma fonte, que abastece a água dos moradores, típica das cidades otomanas. A Sebilj da praça dos Pombos é uma delas. Foi construída em madeira, em 1753, e até hoje jorra água potável.

A sua estrutura poligonal de madeira, cercada pelas construções otomanas da praça, é um dos principais pontos turísticos de Sarajevo, e o local perfeito para começar bem o passeio.

Aproveite para tirar fotos e matar a sede, porque vamos passear muito.

 2.  Mesquita Muslihudin Cekrekcija

Mesquita Muslihudin Cekrekcija
Mesquita Muslihudin Cekrekcija

Bem perto da Sebilj, fica uma das inúmeras mesquitas de Sarajevo. Seu nome é Muslihudin Cekrekcija, e é uma das mesquitas mais antigas da cidade, construída no início do século XVI.

Foi tombada como Patrimônio Nacional da Bósnia e Herzegovina por sua imensa importância histórica e cultural. É uma das mais antigas mesquitas da cidade.

O destaque do lado de fora fica por conta do grande minarete, que pode ser visto de longe. O interior é decorado com delicadas pinturas geométricas e graciosos arabescos.

 3.  Vijecnica

Vijecnica
Vijecnica

Já do período austro-húngaro, o prédio da prefeitura, chamado de Vijecnica pelos bósnios, é um dos principais pontos turísticos de Sarajevo e uma das construções de maior destaque da cidade.

Construído no fim do século XIX, o prédio mistura características do renascimento europeu e da arquitetura mourisca.

Essa bela construção, extremamente original e inclassificável, fica ainda mais imponente por estar localizada às margens do Rio Miljacka.

O prédio da prefeitura foi gravemente danificado durante o Cerco de Sarajevo, durante a Guerra da Bósnia.

Felizmente, o edifício passou por um processo de restauro e foi reinaugurado recentemente.

 4.  Brusa Bezistan

Brusa Bezistan | Pontos Turísticos em Sarajevo
Brusa Bezistan| Pontos Turísticos em Sarajevo

A palavra Brusa Bezistan significa “loja de roupas”. Esse grande prédio foi construído em meados do século XVI, e era, a princípio, um bazar que vendia, dentre outras coisas, a seda produzida em outras regiões do Império Otomano.

Fortemente danificado durante o Cerco de Sarajevo, o Brusa Bezistan precisou passar por restaurações.

Atualmente, funciona como um dos anexos do Museu de Sarajevo.

As coleções expostas aqui incluem objetos de vários períodos do país, começando pela pré-história, passando pelo período otomano e terminando no período austro-húngaro.

É um lugar que você não pode deixar de visitar se você gosta de história. Vale a visita não apenas pelo acervo do museu, mas também pela arquitetura do edifício.

A entrada custa 3 KM.

A Omio é um site de comparação de preço de Ônibus, Trem e Avião de toda a Europa.

Clique aqui para cadastrar e com meu cupom danieg1r6i2v ganhe 10 Euros de desconto na primeira compra.

 5.  Morica Han

Morica Han
Morica Han

Um han (mais conhecido como caravansarai em português) é uma pousada construída às margens das estradas para abrigar vendedores nômades, muito comum nas regiões do Império Otomano.

Dentre os vários que provavelmente existiram na região, o han Morica é o único que permanece até hoje em Sarajevo. Foi construído na metade do século XVI, e possuía capacidade para abrigar centenas de viajantes.

Durante os vários conflitos que tiveram palco na cidade, no século XX, o han foi bastante danificado, mas passou por processos de restauração.

Hoje, no local funciona uma loja de produtos artesanais, com diversos itens típicos da arte oriental. Além disso, há o Caffe Divan, situado no pátio interno do han, com mesas ao ar livre.

Esse é o local perfeito para você sentir melhor o clima oriental da cidade, e também experimentar o famoso café bósnio.

O Han Morica recebe viajantes desde 1551. Se nos primeiros séculos recebia os caixeiros viajantes, que buscavam por hospedagem, hoje recebe turistas do mundo todo, querendo aproveitar o café, as delícias da culinária local e a beleza do lugar, pois esse é também um dos maiores pontos turísticos de Sarajevo.

 6.  Igreja dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel

Igreja dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel
Igreja dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel

Mais conhecida como Antiga Igreja Ortodoxa, essa igreja foi construída também no século XVI.

É considerada uma das construções mais antigas da cidade, tendo passado por sucessivas danificações e reformas ao longo de sua história.

Trata-se de uma das poucas igrejas cristãs construídas nos primeiros séculos após a fundação de Sarajevo, quando ela estava sob o domínio otomano, de religião islâmica.

Sua fachada de pedras escuras e seu desenho linear e pesado nos dão ideia de sua antiguidade, e dão ainda mais beleza às encantadoras ruas de Bascarsija.

Anexo à igreja, há um museu com uma importante coleção de objetos referentes ao cristianismo ortodoxo.

A entrada para o museu custa 2 KM. Para a igreja, é gratuita.

 7.  Mesquita Gazi Husrev-Beg

Mesquita Gazi Husrev-Beg
Mesquita Gazi Husrev-Beg

Bem perto dali, fica um dos mais conhecidos pontos turísticos de Sarajevo: a enorme mesquita Gazi Husrev-Beg.

Está é não apenas a mais importante mesquita da cidade, como a maior do país e uma das mais importantes da Europa, tendo sido construída no século XVI.

A enorme construção é encimada por uma cúpula principal, de 26 metros de altura, ladeada por algumas cúpulas menores. Na entrada, há um belo pórtico com colunas, típico da arquitetura otomana.

O minarete, que atinge quase 50 metros de altura, se destaca do conjunto, e também pode ser visto de várias partes do centro antigo de Sarajevo. Por dentro, a decoração é suave e luminosa.

O teto da cúpula, de onde pende um enorme lustre, possui delicados arabescos azuis. Nas paredes laterais também há belas e discretas pinturas, mosaicos e outros elementos decorativos, todos seguindo o inconfundível estilo islâmico.

Gazi Husrev-Beg foi um governante do Império Otomano, responsável pelo grande desenvolvimento de Sarajevo no século XVI. Grande parte dos edifícios que ainda hoje podemos ver em Bascarsija foi mandado construir por ele.

A mesquita, por exemplo, faz parte de um complexo de construções que incluía um banho público, escolas e um mercado. O prédio de uma das escolas, que fica em frente à mesquita, foi transformado no Museu Gazi Husrev-Beg.

O museu é uma homenagem ao grande governante, e ao visitá-lo você vai conhecer um pouco mais de sua vida e também ficar por dentro da história dos primeiros séculos de Sarajevo.

Ao lado da mesquita, fica a Torre do Relógio, também construída por Gazi Husrev-Beg. A enorme torre possui 30 metros de altura, e pode ser vista de todo o centro histórico da cidade, riscando o céu junto com os minaretes.

O relógio marca a hora lunar, que toma como referência não a meia noite, como estamos acostumados, e sim o pôr do sol.

O horário diferente serve para marcar as horas das orações dos islâmicos.

A entrada para o museu custa 3 KM e para a mesquita 2 KM.

 8.  Museu Judaico

Museu Judaico | Pontos Turísticos em Sarajevo
Museu Judaico| Pontos Turísticos em Sarajevo

Outro dos anexos do Museu de Sarajevo, o Museu Judaico localiza-se numa antiga sinagoga do século XVI, no limite entre Bascarsija e a parte austro-húngara do centro da cidade.

O museu tem a missão de expressar a influência da cultura judaica na região, e a mostrar como os judeus ajudaram a formar a Sarajevo que hoje conhecemos.

O acervo revisita também o antissemitismo da época da Segunda Guerra Mundial. Uma visita imprescindível para quem se interessa por história.

A entrada custa 3 KM.

 9.  Encontro de Culturas

Encontro de Culturas
Encontro de Culturas

Saindo de Bascarsija, na rua Ferhadija, há uma linha, marcada no chão, conhecida como o “Encontro de culturas de Sarajevo”.

De fato, a diferença de culturas nesse local é perceptível até para os mais desavisados.

Do lado oriental da linha fica a região de Bascarsija, com suas muitas mesquitas, prédios muito antigos e arquitetura oriental, representando os séculos de dominação otomana na região.

Do lado ocidental da linha, fica a parte construída durante o período austro-húngaro, com seus casarões típicos da Europa ocidental e igrejas católicas em vez de mesquitas.

O interessante de visitar o Encontro de Culturas é aqui você poderá pular de uma cultura para outra, do século XVI para o fim do XIX, do mundo oriental para o ocidental com apenas um passo. Aproveite a oportunidade para gravar vídeos e tirar fotos criativas.

 10.  Museu da Infância em Guerra

Museu da Infância em Guerra
Museu da Infância em Guerra

Em Bascarsija fica a maior parte dos pontos turísticos de Sarajevo, como vimos acima. Mas nem por isso o resto da cidade não tem pontos interessantes. E não precisa nem ir longe: nos arredores de Bascarsija mesmo há uma grande quantidade de locais interessantes, que veremos a partir de agora.

Uma das visitas mais impactantes e imprescindíveis que você pode fazer em Sarajevo é, sem dúvidas, o Museu da Infância em Guerra.

Aberto em 2017, esse museu surgiu da ideia de resgatar a experiência de crianças que testemunharam os horrores da Guerra da Bósnia, que aconteceu entre 1992 e 1995.

O museu tem como missão apresentar um acervo de lembranças. Para isso, recebeu doações de diversas pessoas que passaram a infância durante os anos da Guerra da Bósnia. Essas doações são de objetos que despertam memórias.

Ao lado dos objetos, você poderá ler os relatos. Além disso, há exibição de vídeos e reportagens com essas pessoas.

Por sua forma de contar a história, partindo do ponto de vista pessoal, e principalmente por focar em histórias infantis, esse museu traz uma nova visão do que é a guerra. É com certeza um dos pontos turísticos de Sarajevo mais interessantes, e não pode ficar de fora da nossa lista.

A visita custa 10 KM.

 11.  Casa de Svrzo

Casa de Svrzo
Casa de Svrzo

Bem pertinho do Museu da Infância em Guerra fica a Casa de Svrzo. É uma casa de madeira, do século XVIII, construída seguindo os moldes das casas residenciais otomanas.

Depois de servir de lar para várias gerações de famílias importantes da cidade, a casa foi transformada numa espécie de museu, e aberta ao público como mais um dos anexos do Museu de Sarajevo.

Na Casa de Svrzo você você pode se sentir em uma casa otomana de séculos atrás: tudo nela está preservado, desde a construção em si, feita de madeira, até os móveis e demais objetos.

É uma verdadeira viagem no tempo, e por isso não poderia ficar de fora de nossa lista dos principais pontos turísticos de Sarajevo.

A entrada custa 3 KM.

 12.  Catedral do Sagrado Coração

Catedral do Sagrado Coração | Pontos Turísticos em Sarajevo
Catedral do Sagrado Coração| Pontos Turísticos em Sarajevo

Único templo católico de nossa lista, a Catedral do Sagrado Coração é a igreja católica mais importante da cidade e do país.

Foi construída no século XIX, com características da arquitetura neogótica. Suas torres pontiagudas possuem mais de 40 metros de altura, podendo ser vistas de longe.

O interior conta com importantes vitrais e afrescos, e também com um imponente órgão. 

Foi um dos muitos monumentos danificados durante o Cerco de Sarajevo.

Mesmo assim, permanece como um dos mais importantes pontos turísticos de Sarajevo, além de ser um dos principais símbolos da grande diversidade cultural e religiosa da cidade.

Não consigo viajar despreocupado sem um Seguro Viagem! E Você?

Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, seguro é algo que compramos pensando em não usar, né? Mas, se precisar, ele vai te ajudar: com despesas médicas, extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto.

Utilize o Seguros Promo para fazer a cotação, ela compara os melhores planos das principais seguradoras aos menores preços! Você estará economizando seu tempo e dinheiro, é um investimento barato com tudo que te ajudará em caso de grandes problemas. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12 parcelas.

#FicaAtivoNaDica: Utilize o cupom FICAATIVOEVIAJA5 para ganhar 5% de desconto.

Fazer Cotação

 13.  Catedral da Natividade de Theotokos

Catedral da Natividade de Theotokos
Catedral da Natividade de Theotokos

Bem perto da Catedral do Sagrado Coração fica essa outra catedral.

A da Natividade de Theotokos, no entanto, é cristã ortodoxa, sendo uma das igrejas ortodoxas mais importantes do leste europeu.

Foi construída também no século XIX, em estilo barroco, com algumas influências orientais, como por exemplo as cúpulas.

A alta cúpula principal se destaca na paisagem da cidade. Suas grandes proporções e sua fachada  majestosa garantem sua presença na lista dos mais belos pontos turísticos de Sarajevo.

 14.  Museu Nacional da Bósnia e Herzegovina

Museu Nacional da Bósnia e Herzegovina
Museu Nacional da Bósnia e Herzegovina

O Museu Nacional fica um pouco afastado dos pontos citados acima, mas você precisa visitá-lo. Fica num grande edifício em estilo renascentista do início do século XX, e seu enorme acervo se divide em algumas categorias, tais como: arte, etnologia, história e história natural, dentre outras.

Além disso, abriga documentos de suma importância para diversas culturas, dentre eles um precioso manuscrito judaico medieval.

Ônibus – linha Bascarsija-Dobrinja. Bonde – todas as linhas, parada Tehnicka skola. A entrada custa 8 KM.

 15.  Casa Despic

Casa Despic
Casa Despic

Voltando para a região de Bascarsija, agora vamos visitar a famosa Casa Despic.

Residência da importante família Despic, a casa foi doada para a prefeitura e, posteriormente, transformada em mais um dos anexos do Museu de Sarajevo. Ao visitar a Casa Despic você vai ver como vivia uma família rica de Sarajevo no século XIX.

A bela residência, bem como todos os artefatos, móveis e decoração estão perfeitamente bem preservados. Considerada um dos mais célebres pontos turísticos de Sarajevo, visitar a Casa Despic é mergulhar na vida privada dos séculos passados.

A entrada custa 3 KM.

 16.  Museu Sarajevo 1878-1918

Museu Sarajevo 1878 -1918
Museu Sarajevo 1878 -1918

Localizado nas margens do rio Miljacka, esse museu pretende contar o período austro-húngaro da cidade, indo até o período da Primeira Guerra Mundial.

A parte mais interessante é a que se refere ao assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, acontecimento marcante que ocorreu na Ponte Latina, que fica em frente ao museu.

No museu, você tem uma aula de história, e na saída você você o cenário onde a história aconteceu. Visita mais que recomendada.

A entrada custa 4 KM.

 17.  Ponte Latina

Ponte Latina | Pontos Turísticos em Sarajevo
Ponte Latina| Pontos Turísticos em Sarajevo

Finalmente, chegamos a um dos pontos máximos da cidade.

A Ponte Latina é um dos mais visitados pontos turísticos de Sarajevo tanto por sua beleza, quanto por sua relevância histórica.

Fica na frente do Museu Sarajevo, e atravessa o Rio Miljacka ligando Bascarsija à outra margem. Uma ponte anterior de madeira foi construída no local no século XVI, sendo substituída por uma outra, de pedra, no fim do século XVIII.

Esta é a Ponte Latina que vemos hoje.

A paisagem que a ponte forma com o tranquilo rio Miljacka e as construções históricas de Bascarsija é digna de nota.

Tão pacífica que nem se imagina que foi aqui que, em junho de 1914, um estudante anarquista assassinou o arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do Império Austro-Húngaro. Esse assassinato é considerado o início da Primeira Guerra Mundial.

Além de conhecer o lugar onde um evento tão importante começou, ao visitar a Ponte Latina você terá uma ótima oportunidade para tirar fotos incríveis.

Esqueça a pressa e fique um pouco contemplando a paisagem, vendo a água do rio fluir. Ao entardecer, a vista da Ponte Latina é linda, e durante a noite o espetáculo é ainda mais belo.

Por tantos motivos, a Ponte Latina é um dos pontos turísticos de Sarajevo que você não pode deixar de visitar.

Procurando hospedagem em Sarajevo pelo melhor preço?

Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

Reserve Agora

 18.  Mesquita do Imperador

Mesquita do Imperador
Mesquita do Imperador

Atravessando a Ponte Latina rumo ao sul, você vai chegar no belo Parque At Mejdan. Vale a pena fazer uma parada para tirar umas fotos do curioso coreto que fica no meio do parque.

Depois, basta andar uns poucos metros e você vai chegar a outro dos mais falados pontos turísticos de Sarajevo: a Mesquita do Imperador.

A Mesquita do Imperador é a mais antiga da cidade, construída no século XV. Antes de 1500 ela já havia sido construída, danificada durante um conflito com exércitos estrangeiros e novamente reconstruída. Possui diversas cúpulas de grandes proporções, e um alto minarete.

A vista da mesquita com as altas montanhas dos Alpes Dináricos ao fundo é belíssima.

 19.  Sinagoga Asquenaze

Sinagoga Asquenaze
Sinagoga Asquenaze

Para que não se tenha dúvidas da grande diversidade cultural e religiosa da cidade, vamos conhecer também a Sinagoga Asquenaze, a única atualmente em funcionamento. Localiza-se não muito longe da Mesquita do Imperador.

O belo edifício da sinagoga, em estilo mourisco, está localizado às margens do Rio Miljacka, o que forma uma bonita paisagem. O interior é riquíssimo em adornos, como as lindas pinturas de arabescos, repletas de símbolos judaicos.

A entrada custa 2 KM.

 20.  Fortaleza Amarela e Fortaleza Branca

Zuta Tabija
Zuta Tabija

Conhecidas como Zuta Tabija e Bijela Tabija, respectivamente, essas duas fortalezas localizam-se em colinas próximas ao centro da cidade, de onde é possível avistar grande parte do centro.

Construídas para uso em guerras, hoje essas fortalezas servem como belos mirantes, de onde se descortina uma idílica e inesquecível vista da cidade e dos montes que as cercam.

Um visita imperdível, principalmente se você gosta de explorar e de descobrir cada canto de uma cidade.

Para chegar na Fortaleza Branca você pode pegar o ônibus linha 51.

 21.  Túnel de Sarajevo

Túnel de Sarajevo | Pontos Turísticos em Sarajevo
Túnel de Sarajevo| Pontos Turísticos em Sarajevo

O Cerco de Sarajevo durou 1.425 dias, período durante o qual a cidade ficou completamente cercada por tropas de exércitos estrangeiros, principalmente sérvias.

Esse estado de sítio impedia, por exemplo, o abastecimento de comida na cidade, e a entrada e saída de pessoas. Além disso, esses exércitos fizeram uma série de ataques a cidade. Estima-se que mais de 10 mil pessoas morreram. 

Essa triste história recente, que ocorreu entre 1992 e 1996, pode ser sentida ao visitar o Túnel de Sarajevo. Esse túnel, também conhecido como Túnel da Esperança, fica perto do aeroporto, numa região mais afastada da cidade.

Foi construído nesse período, justamente para possibilitar a entrada de suprimentos na cidade durante o cerco. Por ele passou, despercebido pelo exército sérvio, alimentos, armas, objetos de uso doméstico e ajuda humanitária.

Túnel de Sarajevo
Túnel de Sarajevo

Possibilitou também a fuga de moradores.

Hoje, no local há um museu que conta essa triste história. No museu, você verá objetos relacionados à Guerra da Bósnia e ao Cerco de Sarajevo, e poderá também caminhar por um trecho do túnel.

Colocamos o Túnel de Sarajevo em nossa lista dos principais pontos turísticos de Sarajevo por sua importância histórica para a região.

Visitá-lo, sem dúvida, é parte indispensável de uma viagem à cidade.

Você pode chegar aqui de ônibus – linha 32a. A entrada custa 10 KM.

 22.  Vrelo Bosne

Vrelo Bosne
Vrelo Bosne

Já terminando nosso passeio pela cidade, não poderíamos nos esquecer de um dos mais belos pontos turísticos de Sarajevo: o Parque Vrelo Bosne.

É bem afastado do centro da cidade, e um pouco distante do Túnel de Sarajevo, mas a visita é imperdível.

O parque, que é uma área de proteção nos arredores da nascente do Rio Bosna, é um lugar de beleza inigualável, onde você vai encontrar um pouco de paz e tranquilidade depois de andar tanto pela cidade.

O parque, exemplo perfeito das encantadas florestas dos Balcãs, vai fazer você se sentir num sonho, e proporcionar fotos maravilhosas.

Você pode chegar aqui de ônibus – linha 28e.

A entrada custa 2 KM.

 23.  Monte Trebevic e Alpes Dináricos

Monte Trebevic | Pontos Turísticos em Sarajevo
Monte Trebevic | Pontos Turísticos em Sarajevo

Sarajevo é cercada por altas montanhas, que fazem parte dos Alpes Dináricos. A mais famosa delas é Trebevic, onde é possível chegar de teleférico, saindo da região central da cidade.

A montanha tem mais de 1.600 metros de altitude, e só por isso você já pode imaginar que a vista que se tem dela é maravilhosa. De fato, do seu cume pode-se avistar toda a cidade, e essa cena certamente será inesquecível.

Além de Trebevic, há outras montanhas nos arredores da cidade. São elas: Jahorina, Bjelasnica, Igman (perto do Vrelo Bosne), Treskavica, Romanija e Ozren. Algumas dessas montanhas ficaram famosas após serem usadas durante as Jogos Olímpicos de Inverno de 1984.

Em Sarajevo, há empresas que oferecem um passeio por essas montanhas. Você não vai se arrepender.

 Bônus Bate-Volta na cidade de Mostar

Bônus - Bate e Volta em Mostar
Bônus – Bate e Volta em Mostar

Mostar é uma cidade medieval, localizada a aproximadamente 70 km ao sul de Sarajevo. Considerada uma das mais visitadas e uma das mais belas cidades da Bósnia.

A cidade é cercada por belíssimas montanhas, e compõe-se de centenárias casas de pedra, construídas durante os séculos de dominação otomana. A parte mais conhecida da cidade, sem dúvida, é a encantadora Ponte Velha, sobre o Rio Neretna.

A ponte, que foi construída no início do século atual, após sua completa destruição durante os conflitos do fim do século XX, foi originalmente erguida no século XVI.

Possui 24 metros de altura e aproximadamente 30 metros de comprimento. O rio Neretna, com águas inacreditavelmente azuis, completa a paisagem.

E não há só a ponte para ver em Mostar. As ruas da cidade são um charme, e perder-se por elas é uma ótima escolha. O que não falta é lojas de artesanato e lembranças: com certeza você vai ficar um bom tempo apreciando as mercadorias.

Há também as diversas mesquitas, que reúnem religiosidade, história e arte de uma forma apaixonante. Enfim, Mostar é uma cidade repleta de atrações e que tem tudo para encantar você.

Contrate aqui a excursão de um dia a Mostar e cidades da Herzegovina

Ofertas de hospedagens em Sarajevo

Booking.com

Agora que você já viu nossa lista com os principais pontos turísticos de Sarajevo, está na hora de ver tudo isso de perto. E é claro que a cidade tem muito mais a oferecer.

São diversas mesquitas, parques e construções dos mais variados estilos.

Os museus também não são poucos, e todos muito interessantes.

Além dos da lista, recomendamos que, se você tiver tempo, visite alguns outros, como o Museu dos Crimes Contra a Humanidade, a Galeria 11/07/95 e o Museu Alija Izetbegovic.

São muitos os restaurantes e cafeterias. Não perca a oportunidade para o famoso café da cidade, sentado numa mesa ao ar livre, nas convidativas ruas da cidade.

Ou seja, opções interessantes não vai faltar durante seu passeio por Sarajevo.

Então, prepare-se para viver momentos inesquecíveis, e boa viagem!

Planeje aqui sua viagem para a Saravejo

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

O seguro viagem para Europa é obrigatório para os países do Espaço Schengen. Apesar da obrigatoriedade ele traz diversas vantagens: cobertura em caso de acidentes, doenças, cuidados médicos, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 31/10/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom HALLOWEEN. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Para agilizar todo o seu roteiro pela Europa a Omio apresenta em ordem todas as possibilidades de horários de trens, ônibus e aviões, com os seus respectivos valores. Foi disponibilizado para os leitores do #FAV um cupom de desconto de 10€ para utilizar na primeira compra. #FicaAtivoNoCupom: danieg1r6i2v

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 7 maiores locadoras ao redor da Bósnia-Herzegóvina.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
39FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.