23 Principais Pontos Turísticos de Sofia

Europa Leste Europeu 23 Principais Pontos Turísticos de Sofia

A famosa capital da Bulgária, é uma cidade extremamente interessante, com uma infinidade de monumentos imperdíveis. É considerada a terceira cidade mais antiga da Europa, e a encruzilhada entre Ocidente e Oriente. Você observará nos diversos pontos turísticos de Sofia como as construções de diversos séculos harmonizam-se lado a lado.

Arquiteturas de diversas partes do mundo mantém-se próximas, e às vezes até mesmo se mesclam, criando novos estilos, únicos, diferentes de tudo. São inúmeros edifícios históricos, museus, parques e templos antigos. Fica até difícil se orientar com tanta coisa para ver.

Mas para você conhecer o que a cidade tem melhor sem correr o risco de se perder, eu fiz uma lista dos 23 principais pontos turísticos de Sofia:

  • Catedral de Alexandre Nevsky
  • Igreja de Santa Sofia
  • Igreja Russa
  • Galeria de Arte Nacional
  • Anfiteatro de Serdica
  • Ópera e Balé Nacional
  • Teatro Nacional Ivan Vazov
  • Museu Arqueológico Nacional
  • Igreja de São Jorge
  • Catedral de Sveta Nedelya
  • Praça Nezavisimost
  • Igreja de Sveta Petka
  • Mesquita Banya Bashi
  • Museu de História
  • Sinagoga de Sofia
  • Mercado Central
  • Igreja de St. Paraskeva
  • Igreja dos Sete Anjos
  • Museu de História Militar
  • Museu de Arte Socialista
  • Igreja de Boiana
  • Monastério de Rila
  • Sete Lagos de Rila

A história da cidade é longa e conturbada. Inicialmente uma cidade dos trácios, foi dominada pelo Império Romano, passando a se chamar Serdica. Foi atacada e destruída por povos estrangeiros, e reconstruída pelo Império Bizantino. Posteriormente, os bizantinos foram dominados pelo Império Otomano, que dominou a cidade até 1879, data da independência da Bulgária.

No século XX, a cidade sofreu várias modificações por conta das guerras, e viveu um período comunista. Por tudo isso, a cidade é um entrecruzamento de diversas culturas, vários estilos artísticos e arquitetônicos, de vários períodos da história. É isso que faz a cidade ser linda, atrativa e, acima de tudo, única.

Sofia é uma cidade muito barata. Muitos dos pontos turísticos podem ser visitados caminhando, pois se localizam no centro da cidade. E muitos deles são de visitação gratuita. Todas as igrejas listadas abaixo, com exceção da Igreja de Boiana, não cobram tarifa para visitação.

Os pontos turísticos pagos estão com o preço especificado, em Lev Búlgaro (BGN), sendo que em março de 2020 aproximadamente 1 BGN vale R$2,79.

 1.  Catedral de Alexandre Nevsky

06 - Catedral de São Alexander Nevsky em Sofia - Bulgária
Catedral de São Alexander Nevsky em Sofia – Bulgária

O melhor ponto de partida é a Catedral de Alexandre Nevsky, possivelmente o mais conhecido entre os pontos turísticos de Sofia. Foi construída em estilo neobizantino, entre 1892 e 1912, para comemorar o fim do domínio otomano sobre a Bulgária.

É uma das maiores catedrais ortodoxas do mundo, capaz de acomodar mais de 5 mil pessoas. A cúpula principal, feita de ouro, com 45 metros de altura, é ladeada de diversas outras cúpulas menores.

O ponto mais alto da catedral é o campanário, que possui doze gigantescos sinos, os quais podem ser ouvidos a uma distância de até 15 quilômetros.

Se o exterior da catedral é imponente, com a arquitetura majestosa e pitoresca típica dos templos cristãos ortodoxos, prepare-se para ver o interior. Entrar na Catedral de Alexandre Nevsky é como adentrar um outro mundo, com sua enorme nave de tirar o fôlego, coberta pelas gigantescas cúpulas.

As paredes são quase completamente pintadas de dourado, e a decoração é feita com ônix do Brasil e mármore e alabastro da Itália. Visitar a Catedral de Alexandre Nevsky é sem dúvida imperdível, e tenha a certeza de que será uma experiência inesquecível.

 2.  Igreja de Santa Sofia

08 - Igreja de Santa Sofia em Sofia - Bulgária
Igreja de Santa Sofia em Sofia – Bulgária

Ao lado da Catedral de Alexandre Nevsky, fica a igreja que deu nome à cidade: a Igreja de Santa Sofia. Foi construída no século VI, e é hoje um dos principais exemplos da arquitetura paleocristã.

Possui uma história conturbada: foi modificada pelos otomanos, que a transformaram em uma mesquita; foi danificada por terremotos; passou por inúmeras devastações e modificações.

No entanto, continua de pé até hoje, e por sua enorme importância arquitetônica e histórica, não poderia ficar de fora de uma lista dos principais pontos turísticos de Sofia.

 3.  Igreja Russa

09 - Igreja Russa em Sofia - Bulgária
Igreja Russa em Sofia – Bulgária

Seu nome oficial é Igreja de São Nicolau, mas é mais conhecida como Igreja Russa. É um templo ortodoxo construído no início do século XX, seguindo a arquitetura típica das igrejas de Moscou.

No lugar, que fica bem perto da Catedral de Alexandre Nevsky, havia antes uma mesquita, que foi demolida para a construção da igreja. De dimensões reduzidas, possui cinco cúpulas cobertas de ouro, que chamam ainda mais atenção em contraste com o telhado verde.

O pórtico na entrada possui uma pintura em tradicional estilo bizantino, e embaixo as colunas apresentam os típicos arabescos da arquitetura oriental. O interior é ricamente adornado, com uma profusão de pinturas alegremente coloridas.

A Igreja Russa é sem dúvida um dos mais belos pontos turísticos de Sofia, mas, como se não bastasse, ao seu redor fica o belo Parque Pushkin. O parque é densamente arborizado, um agradável local para um passeio, e possui uma escultura do famoso escritor russo Alexandre Pushkin.

O parque ainda abriga uma galeria de arte e um centro cultural.

 4.  Galeria de Arte Nacional

Galeria de Arte Nacional
Galeria de Arte Nacional

Perto da Igreja Russa, fica a Galeria de Arte Nacional. É o principal museu de arte do país e um dos mais famosos da Europa. O seu acervo é composto por milhares de obras de arte búlgaras, de todos os estilos e de todos os períodos.

Visitar esse museu é obrigatório para quem está conhecendo os principais pontos turísticos de Sofia, e você vai sair de lá com a sensação de ter assistido a uma aula sobre a arte do país. A Galeria fica numa belíssima construção, que já foi o palácio real da Bulgária.

Atrás do palácio fica o Jardim Real, uma maravilhosa área verde, cheia de árvores e flores, de onde é possível ver o palácio, pintado em suaves tons pastéis, emoldurado pela natureza.

O ingresso para a Galeria de Arte Nacional custa BGN 6.

A Omio é um site de comparação de preço de Ônibus, Trem e Avião de toda a Europa. Clique aqui para cadastrar e com meu cupom danieg1r6i2v ganhe 10 Euros de desconto na primeira compra.

 5.  Anfiteatro de Serdica

Anfiteatro de Serdica em Sofia – Bulgária

O local onde hoje fica a cidade de Sofia, era antigamente ocupado por uma cidade romana chamada Serdica. Essa antiga cidade foi quase completamente destruída, e hoje pouco resta dela. Mas algumas ruínas ainda existem, como o Anfiteatro de Serdica. Descobertas em 2004, as ruínas do anfiteatro passaram por um processo de escavação que terminou em 2006.

O Anfiteatro foi construído no século II ou III d.C, e foi provavelmente um dos maiores e mais importantes do império romano. Ali aconteceram lutas entre gladiadores, e entre humanos e animais.

As ruínas do anfiteatro foram descobertas dentro do hotel Arena di Serdica, que fica atrás da Galeria de Arte Nacional. Posteriormente, descobriram, nas adjacências do hotel, outra parte das ruínas. Uma das coisas que mais chama a atenção é o lugar onde o anfiteatro fica, dentro de um dos salões do hotel. Com certeza, é um local muito interessante, que não pode ficar de fora da nossa lista com os pontos turísticos de Sofia.

A visitação é gratuita.

 6.  Ópera e Balé Nacional

Ópera e Balé Nacional | Credito Apostoloff por Wikimedia
Ópera e Balé Nacional | Credito Apostoloff por Wikimedia

Bem perto do anfiteatro de Serdica fica a Ópera. Essa é a mais importante casa de espetáculos e um dos mais belos edifícios da cidade. O projeto da construção data de 1927, mas ela foi concluída só em 1953. Seu estilo arquitetônico é clássico, com suas dez imponentes colunas, arrematadas por belos capiteis jônicos.

Os espetáculos que são apresentados aqui são, como o nome já diz, de balé e, principalmente, ópera. Possui uma tradição de encenar as grandes obras clássicas do repertório operístico, além de fazer estreias mundiais, principalmente dos compositores búlgaros.

Aqui já foram apresentadas as mais conhecidas óperas, e compositores como Leoncavallo, Verdi e Puccini são frequentemente encenados.

A melhor maneira de conhecer a Ópera é assistindo a uma apresentação no local. Os ingressos custam a partir de BGN 10, e a programação pode ser vista no site.

Visite os melhores bares de Sofia com um cidadão. Deguste das cervejas locais e algumas doses gratuitas, se interaja com outros viajantes e aprenda histórias sobre os lugares que você visita.

 7.  Teatro Nacional Ivan Vazov

Teatro Nacional Ivan Vazov - Pontos Turísticos de Sofia
Teatro Nacional Ivan Vazov – Pontos Turísticos de Sofia

Na frente da Galeria de Arte Nacional fica o Parque da Cidade, o mais antigo parque público de Sofia e um dos mais frequentados pontos de encontro e de lazer dos moradores. Esse parque é um ambiente extremamente agradável, com muitas árvores, muitas flores e uma grande fonte. Ao redor, ficam diversos prédios de grande valor arquitetônico e cultural.

Um deles é o prédio do Teatro Nacional Ivan Vazov, construído em 1906 em estilo neoclássico. É um dos mais emblemáticos pontos turísticos de Sofia. A sua elegante fachada forma um belo conjunto com a vegetação do parque e com a fonte. No interior, o destaque fica por conta de uma cortina inspirada num balé de Stravinsky.

Quando for visitar o Teatro Ivan Vazov, você pode ficar alguns minutos descansando no lindo Parque da Cidade, apreciando de lá a arquitetura do prédio. Ou também sentar-se num dos vários cafés que tem nas proximidades e ficar vendo o movimento passar.

Essa região de Sofia é extremamente agradável e ideal para relaxar um pouco antes de continuarmos o nosso passeio.

 8.  Museu Arqueológico Nacional

Museu Nacional de Arqueologia - Pontos Turísticos de Sofia
Museu Nacional de Arqueologia – Pontos Turísticos de Sofia

Bem perto do Parque da Cidade e do Teatro Nacional Ivan Vazov, há uma antiga construção em estilo oriental. Essa construção, do século XV, já foi uma mesquita. Hoje sedia o Museu Arqueológico Nacional, com um enorme acervo de peças arqueológicas.

O acervo cobre vários períodos da história, começando com os primeiros vestígios humanos no planeta. Uma visita imperdível, pois o museu é sem dúvida um dos principais pontos turísticos de Sofia.

A entrada custa BGN 10.

 9.  Igreja de São Jorge

07 - Igreja de São jorge em Sofia - Bulgaria
Igreja de São jorge em Sofia – Bulgária

Andando um pouquinho, bem perto do Museu Arqueológico, fica a Igreja de São Jorge. Curiosamente localizada no meio de um complexo de prédios do governo e um hotel, numa espécie de pátio interno, essa é a mais antiga construção de Sofia, dentre as que permanecem intactas.

Foi construída no século IV, e é uma das obras remanescentes de Serdica, a antiga cidade romana que existia na região de Sofia.

Além da igreja, que se encontra perfeitamente preservada, há no local uma série de ruínas também pertencentes à antiga Serdica. O conjunto da igreja de São Jorge e das ruínas formam um dos principais pontos turísticos de Sofia.

A igreja, em estilo românico, apresenta um formato retangular, com uma grande cúpula em em forma de círculo. No interior, o que há de mais importante são as várias camadas de afrescos que datam de séculos diversos. Os mais antigos são do século V.

Aproveite a visita para reparar no curioso contraste que a igreja de São Jorge e as ruínas de Serdica formam com os modernos prédios do governo e do hotel ao fundo. Sem dúvida uma localização bastante excêntrica para uma igreja tão antiga.

 10.  Catedral de Sveta Nedelya

Catedral de Sveta Nedelya | Credito MrPanyGoff por Wikimedia
Catedral de Sveta Nedelya | Credito MrPanyGoff por Wikimedia

Essa catedral ortodoxa construída no século X é também uma das construções mais importantes da cidade. Passou por inúmeras devastações e construções até chegar aos nossos dias. Também possui as características típicas das igrejas ortodoxas, como as formas geométricas, as colunas e a cúpula.

O interior também é ricamente adornado, composto de arcos coroados pela cúpula. Um dos mais importantes templos ortodoxos do país, a Catedral de Sveta Nedelya é sem dúvida um dos mais incríveis pontos turísticos de Sofia.

 11.  Praça Nezavisimost

Assembleia Nacional de Sofia
Assembleia Nacional de Sofia

Essa talvez seja a praça principal da cidade, bem pertinho da Catedral de Sveta Nedelya. Além de ser o principal ponto de circulação, a praça reúne três edifícios que são os principais exemplos da arquitetura soviética e as principais testemunhas do regime comunista que imperou no país entre 1944 e 1989.

Os três edifícios são:

  • a Assembleia Nacional,
  • o Conselho dos Ministros,
  • o Gabinete Presidencial.

O prédio da Assembleia Nacional, que é o que mais se destaca na paisagem da praça, já foi a sede do Partido Comunista da Bulgária. Localiza-se no fim da praça, entre uma bifurcação de ruas. Concluído em 1955, é um dos mais importantes exemplos do que se convencionou chamar de “classicismo soviético”.

Sua fachada com seis colunas traz uma leve inspiração greco-romana, mas sua imponência e suas grandes dimensões demonstram se tratar de um edifício da arquitetura soviética.

O Conselho dos Ministros e o Gabinete Presidencial são construídos cada um de um lado da praça. Foram inaugurados em 1957 e 1956, respectivamente. Possui os mesmos elementos arquitetônicos do prédio da Assembleia Nacional, o que claramente demonstra que os três edifícios foram pensados para formar um complexo arquitetônico.

Apesar de menos imponentes, não deixam de ser monumentais. Só para se situar, é atrás do prédio do Gabinete Presidencial que fica a Igreja de São Jorge e as outras ruínas de Serdica, que vimos ali em cima.

A praça Nezavisimost é um dos locais mais interessantes da cidade, e um dos mais badalados pontos turísticos de Sofia. É um importante centro governamental da cidade, dada a quantidade de prédios associados ao governo, além de um grande centro comercial, já que possui muitas lojas.

É o coração da cidade. E parece ter sido desde sempre, pois o centro da antiga Serdica também era nesse local. Por esses e muitos outros motivos, essa praça não pode ficar de fora de seu roteiro por Sofia.

Aproveite os minutos que passar aqui para se encantar com a imponência dos três edifícios do classicismo soviético e tirar inúmeras fotos, pois o local é extremamente fotogênico.

E, se possível, não deixe de dar uma passadinha por aqui a noite, pois a iluminação dos prédios é incrível.

 12.  Igreja de Sveta Petka

Igreja de Sveta Petka - Pontos Turísticos de Sofia
Igreja de Sveta Petka – Pontos Turísticos de Sofia

Anexa à praça Nezavisimost fica a curiosa Igreja de Sveta Petka, uma pequena igreja ortodoxa medieval. Localiza-se numa parte mais baixa da região, numa espécie de escavação.

A explicação para isso é a seguinte: os otomanos (que dominavam a Bulgária no século XIV, quando Sveta Petka foi construída) permitiam os cultos ortodoxos, mas exigiam que as igrejas cristãs fossem mais baixas e menos visíveis que as mesquitas.

Inclusive, como no caso de Sveta Petka, algumas vezes as igrejas cristãs eram edificadas em buracos, para que não fossem vistas.  Apesar disso, o solo onde ela se localiza hoje foi escavado e ela permanece lá, visível e curiosíssima.

O fato de ter sido construída num buraco, para passar despercebida, hoje parece causar o efeito oposto. Mais uma vez, como é comum em Sofia, a igreja cria um contraste muito curioso com os prédios socialistas, que ficam lá perto.

Não perca a oportunidade de tentar fotografar essa paisagem única, pois só em Sofia você verá igrejas medievais dentro de buracos no meio de prédios comunistas.

Não consigo viajar despreocupado sem um Seguro Viagem! E Você?

Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, seguro é algo que compramos pensando em não usar, né? Mas, se precisar, ele vai te ajudar: com despesas médicas, extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto.

Utilize o Seguros Promo para fazer a cotação, ela compara os melhores planos das principais seguradoras aos menores preços! Você estará economizando seu tempo e dinheiro, é um investimento barato com tudo que te ajudará em caso de grandes problemas. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12 parcelas.

#FicaAtivoNaDica: Utilize o cupom FICAATIVOEVIAJA5 para ganhar 5% de desconto.

Fazer Cotação

 13.  Mesquita Banya Bashi

Mesquita Banya Bashi em Sofia - Bulgaria
Mesquita Banya Bashi em Sofia – Bulgaria

Há várias igrejas ortodoxas em Sofia, mas também há mesquitas. Na verdade, existiram 70 mesquitas na cidade, cujos prédios ou foram destruídos, ou atualmente sediam outras coisas, como o Museu Arqueológico Nacional, que está lá no começo de nossa lista.

A única mesquita em funcionamento da cidade é justamente essa que vamos conhecer agora, a Banya Bashi.

Banya Bashi, que fica bem pertinho da Praça Nezavisimost e da Igreja de Sveta Petka, significa “muitos banhos”. A mesquita recebeu esse nome pois foi construída sobre fontes de águas termais, que existem até hoje. Sua conclusão data de 1566, e até hoje ela se destaca na paisagem urbana.

De grandes dimensões, a construção imponente é visível de longe graças à sua grande cúpula e, principalmente, ao seu minarete. No interior, o que se destaca são os belos azulejos e a cúpula, decorada com mosaicos.

Trata-se sem dúvida de um dos principais pontos turísticos de Sofia, e a visita é imperdível para vivenciar um pouco mais da história da cidade e sentir a sua multiculturalidade.

 14.  Museu de História

16 - Museu de Historia Nacional em Sofia | Crédito Ann Wuyts | Fonte Flickr
16 – Museu de Historia Nacional em Sofia | Crédito Ann Wuyts | Fonte Flickr

Atrás da mesquita de Banya Bashi existe um parque chamado Tsentralna Banya, que significa “banhos centrais”. O nome também deriva das águas termais que existem na região. Desse parque você avistará um lindo edifício, que hoje é o Museu de História, mas que até 1986 sediava os Banhos Minerais Centrais, as principais termas da cidade.

O edifício foi construído no começo do século XX, numa mescla de art nouveau com características da arquitetura búlgara e algumas características orientais. Esse edifício e o parque juntos formam uma paisagem idílica e inspiradora, e você com certeza vai querer dedicar alguns minutinhos para apreciar essa paisagem.

Como se não bastasse a história desse edifício, hoje ele ainda sedia o Museu de História. Em seu acervo, há peças que remontam ao neolítico, e documenta todo o desenrolar da história do país desde então, chegando até ao século XX. Se você for a Sofia e não visitar esse lugar, você não conheceu a cidade direito.

É um dos mais emblemáticos cartões-postais e pontos turísticos de Sofia, e você não vai querer ir embora da cidade antes de fazer uma visita aqui.

A entrada custa BGN 6.

 15.  Sinagoga de Sofia

14 - Sinagoga de Sofia | Crédito Pudelek (Marcin Szala) | Fonte Wikimedia Commons
Sinagoga de Sofia | Crédito Pudelek (Marcin Szala) | Fonte Wikimedia Commons

Já vimos várias igrejas ortodoxas e uma mesquita, e agora veremos uma sinagoga. Fica a alguns metros da mesquita de Banya Bashi e do Museu de História, e é considerada uma das maiores e mais importantes sinagogas da Europa.

Foi construída na primeira década do século XX, em um estilo híbrido entre art nouveau e arquitetura mourisca. No interior, chamam a atenção as suaves cores das paredes, o enorme lustre e as colunas de mármore.

Além da beleza, o que faz a sinagoga ser um dos principais pontos turísticos de Sofia é ser mais uma prova da grande variedade cultural da cidade.

Aqui você se sente em diferentes partes do mundo e em diferentes momentos da história sem ter que andar muito, às vezes basta virar uma esquina.

 16.  Mercado Central

Mercado Central de Sofia
Mercado Central de Sofia

Não precisa nem virar uma esquina: é só atravessar a rua e pronto, já chegamos ao Mercado Central. O mais importante centro de compras da cidade é incrível e vende de tudo, de comida até jóias. Vale a pena levar um pouco mais de dinheiro para comprar umas lembrancinhas da cidade.

Mas mais importante que os produtos que lá dentro estão à venda, é o prédio.

O enorme e elegante edifício é um dos prédios mais conhecidos de Sofia, e foi construído aproximadamente na mesma época da Sinagoga. Sua arquitetura segue o neorrenascimento, mas apresenta alguns detalhes bizantinos.

Um ótimo lugar para tirar umas fotos e, caso a fome bater depois de andar tanto, comprar algumas comidinhas típicas.

 17.  Igreja de St. Paraskeva

Igreja de St. Paraskeva - Pontos Turísticos de Sofia
Igreja de St. Paraskeva – Pontos Turísticos de Sofia

Mais uma igreja ortodoxa, St. Paraskeva é uma das maiores da cidade, e sua construção foi concluída em 1930. Apesar de ser do século XX, apresenta características da arquitetura medieval búlgara.

É uma construção muito pitoresca, com algumas características comuns nas igrejas ortodoxas, como a grande quantidade de cúpulas, arcos e formas geométricas sobrepostas. 

Procurando hospedagem em Sofia pelo melhor preço?

Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

Reserve Agora

 18.  Igreja dos Sete Santos

Igreja de Sete Santos em Sofia - Bulgária
Igreja de Sete Santos em Sofia – Bulgária

Essa é outra igreja do cristianismo ortodoxo, mas foi construída a partir de uma mesquita. A mesquita que existia no local foi construída no século XVI, algumas vezes atribuída ao lendário Mimar Sinam, o maior arquiteto do império otomano.

No início do século XX, um projeto para transformar a mesquita em igreja cristã foi posto em prática. Da antiga mesquita, foram aproveitadas apenas a nave e a cúpula. O aspecto atual da igreja, por isso, é essencialmente ortodoxo.

Visita imperdível para ver de perto, mais uma vez, os desdobramentos e reviravoltas da história do país, estampados nessa igreja que é um dos maiores pontos turísticos de Sofia.

 19.  Museu de História Militar

Museu de História Militar - Pontos Turísticos de Sofia
Museu de História Militar – Pontos Turísticos de Sofia

Trata-se de um museu bastante diferente, que tem o intuito de conservar a história militar da Bulgária, mas também de toda a Europa. Em seu acervo há desde insígnias, uniformes e bandeiras, até objetos maiores, como canhões, aviões e mísseis. Um pouco perturbador, talvez, mas que vale a pena ser visitado por sua peculiaridade.

A entrada custa BGN 8. Ônibus: linhas 9, 72, 120 e 313. Trem: linhas 20 e 21.

 20.  Museu de Arte Socialista

Museu de Arte Socialista | Divulgação
Museu de Arte Socialista | Divulgação

Esse museu se dedica a preservar a história do período comunista da Bulgária, que vai de 1944 até 1989. Em seu acervo, encontram-se inúmeras estátuas de líderes comunistas e pinturas do período.

Além disso, há produções audiovisuais que retratam a vida durante a época socialista. Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse período da história, não apenas na Bulgária, como no resto da Europa e no mundo, esse lugar não pode ficar de fora de sua viagem.

O ingresso custa BGN 6. Ônibus: linhas 67 e 413.

Contrate uma excursão sobre o lado Comunista de Sofia, uma caminhada super informativa de aproximadamente 3 horas sobre os pontos turísticos comunista e suas historias.

 21.  Igreja de Boyana

15 - Igreja Boyana Sofia | Crédito xiquinhosilva | Fonte Wikimedia Commons
Igreja Boyana Sofia | Crédito xiquinhosilva | Fonte Wikimedia Commons

Essa igreja fica na parte sul da cidade, bem distante do centro. Mas, apesar da distância, é uma visita imperdível. Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, Boyana é a mais importante igreja medieval da Bulgária, e uma das mais importantes obras medievais do leste europeu.

A igreja é dividida em três partes, construídas em períodos diferentes: uma no século X, uma no século XIII e outra mais recente. O maior destaque da igreja são, sem dúvida, os afrescos em seu interior.

A maior parte é datada do século XIII, e são uma das principais realizações pictóricas de toda a Idade Média. As pinturas são fortemente coloridas, cheias de vitalidade e riqueza de detalhes. As figuras humanas apresentam um realismo incomum para a época.

É um dos mais imperdíveis pontos turísticos de Sofia, portanto reserve uma manhã para uma visita.

Você pode chegar até a Igreja de Boyana de ônibus – linhas 64 ou 107. Além disso, é possível visitá-la em conjunto com o Monastério de Rila, pois geralmente os bate-voltas para Rila passam em Boyana. A entrada custa BGN 10.

Contrate uma excursão para Igreja de Boyana e ao Mosteiro de Rila

 22.  Monastério de Rila

Monastério de Rila - Pontos Turísticos de Sofia
Monastério de Rila – Pontos Turísticos de Sofia

Também tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, Rila é o maior mosteiro da Bulgária. Localiza-se a 120km de Sofia, mas existem várias opções de bate-volta, inclusive algumas que, antes de chegar a Rila, passam pela Igreja de Boiana.

O Mosteiro de Rila foi construído no século X. Foi completamente devastado no século XIX, e posteriormente reconstruído. Foi fundado por Ivan Rilski, um homem que se instalou no local, vivendo sozinho, orando o tempo todo. Com o tempo, ele recebeu fama de santo.

Várias pessoas iam visitá-lo, pedindo milagres, e conseguiam. Muitos resolveram se juntar a ele e viver na região, e com o tempo a quantidade de seus seguidores foi aumentando. Assim foi surgindo o mosteiro.

Hoje, o mosteiro é considerado o mais importante monumento da Bulgária. Sua arquitetura é belíssima, cheia de colunas, pórticos e arabescos. Além do prédio em si e sua linda história, um dos motivos para visitá-lo é sua localização. Fica num lindo vale, rodeado de montanhas e de uma vegetação maravilhosa.

Você não vai querer ir embora de Sofia sem conhecer esse lugar. Reserve um dia para fazer um bate-volta para Rila, e prepare-se para se encantar.

Contrate uma Viagem de um dia ao monastério de Rila saindo de Sofia

 23.  Sete Lagos de Rila

7 Lagos de Rila | Crédito Chris Lontcheva | Fonte Pixabay
7 Lagos de Rila | Crédito Chris Lontcheva | Fonte Pixabay

Enfim, para terminar nossa lista dos principais pontos turísticos de Sofia e região, apresentaremos os Lagos de Rila. Se você gosta de natureza, não pode deixar de visitar esses sete lagos.

Localizados a aproximadamente 90km de Sofia, é possível chegar até lá num bate-volta. Os lagos são formados pelas águas de degelo da neve, e ficam em altitudes que variam entre 2.100 e 2.500 metros.

As paisagens que se tem do alto das montanhas é de tirar o fôlego. É um lugar perfeito para quem ama as paisagens de montanha, o contato com a natureza e, claro, um pouquinho de aventura.

Contrate aqui a excursão autoguiada aos 7 Lagos e Mosteiro de Rila ou se preferi um tour especifico somente para os Sete Lagos de Rila desfrutando de uma caminhada guiada bem estimulante nas montanhas.


Como já disse lá em cima, a maior parte dos pontos turísticos de Sofia podem ser visitados a pé. Mais precisamente os dezoito primeiros. Os demais são mais distantes, mas não se preocupe, porque o transporte público da cidade é muito eficiente.

Uma outra dica é o Free Sofia Tour, um grupo que percorre muitos dos pontos turísticos de Sofia, gratuitamente. Há grupos todos os dias, em vários horários. Os grupos saem do Palácio da Justiça.

Mas enfim, seja de ônibus ou a pé, sozinho ou em grupo, prepare-se para conhecer Sofia e se encantar pela cidade. Afinal, se essa cidade foi, ao longo dos séculos, disputada por tantos povos, invadida por tanta gente, ocupada por diversas religiões, é porque ela é especial.

Tenha certeza que as características únicas da cidade vão conquistar você, e farão a sua viagem ser inesquecível.

Planeje aqui sua viagem para a Sofia na Bulgária

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

O seguro viagem para Europa é obrigatório para os países do Espaço Schengen. Apesar da obrigatoriedade ele traz diversas vantagens: cobertura em caso de acidentes, doenças, cuidados médicos, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 30/09/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem + 5% OFF para pagamentos via boleto, usando o cupom VOUDEPROMO.

Para agilizar todo o seu roteiro pela Europa a Omio apresenta em ordem todas as possibilidades de horários de trens, ônibus e aviões, com os seus respectivos valores. Foi disponibilizado para os leitores do #FAV um cupom de desconto de 10€ para utilizar na primeira compra. #FicaAtivoNoCupom: danieg1r6i2v

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 7 maiores locadoras ao redor da Bulgária.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Resolva sua Viagem

Booking.com

Zarpo

RentCars

Seguro Viagem

Internet

Omio (Europa)

Ingressos

Passeios no Brasil

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Quer aprender a Viajar Barato e com Estilo?

Faça essa escolha e a partir desde momento você receberá dicas de como viajar de maneira barata e com estilo! Aproveitando de toda a experiencia que possa adquirir em uma viagem com menor investimento.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

13FansLike
35FollowersFollow
2FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.