16 principais Pontos Turísticos em Split

Europa Leste Europeu 16 principais Pontos Turísticos em Split

Hoje vamos conhecer Split, a segunda maior cidade da Croácia e uma das mais famosas da Dalmácia. A fama de Split vem sobretudo das belas praias com águas incrivelmente azuis, mas a cidade vai muito além com seus pelos pontos turísticos.

História, cultura, arte, arquitetura e gastronomia se unem para formar uma cidade diferente de tudo o que você já conheceu, e você certamente não vai mais querer ir embora.

E para que você conheça cada uma das facetas dessa cidade, e para que você conheça tudo de melhor que a cidade possui, fiz uma lista com os 16 principais pontos turísticos de Split.

Os principais pontos turísticos de Split se localizam bem no centro da cidade, o que possibilita, na maior parte dos casos, se locomover a pé.

Mesmo nos pontos um pouco mais distantes, você vai querer ir a pé, pois as ruas da cidade são um charme. Como a cidade é realmente um museu a céu aberto, muito do que tem pra ver é gratuito.

No caso dos pontos pagos, os valores estão explicitados em kuna croata (HRK). Importante lembrar que 1 HRK equivale a aproximadamente R$0,75.

Agora, vamos logo para os pontos turísticos de Split, pois há muita coisa para ver e muita história para contar.

 1.  Palácio de Diocleciano

Palácio de Diocleciano | Credito Hadrian por Flickr
Palácio de Diocleciano | Credito Hadrian por Flickr

A melhor forma de começar é pelo Palácio de Diocleciano, que é o mais famoso dentre os muitos pontos turísticos de Split e o ponto inicial da cidade, a partir de onde ela cresceu.

Esse palácio é um dos maiores tesouros da Croácia, e uma das principais construções romanas em bom estado de preservação do mundo.

Diocleciano, o famoso imperador romano, renunciou ao cargo no ano 305, por problemas de saúde. Resolveu voltar à terra natal, a Dalmácia, para passar o resto de seus dias. Para isso, ordenou a construção de um enorme palácio para servir-lhe de residência.

O palácio tinha proporções tão descomunais que era praticamente uma cidade, cercado por uma extensa fortaleza. Ao longo do tempo, seu uso foi se modificando.

Na Idade Média, a cidade de Split se concentrava dentro das fortalezas do palácio, e seus diversos aposentos foram adaptados para abrigar a cidade nascente.

Mas por mais transformações que o Palácio de Diocleciano possa ter passado ao longo de tantos séculos, suas características originais foram em parte conservadas, e seu esplendor, totalmente.

Ao visitar o Palácio de Diocleciano, você vai se encantar com as estreitas ruazinhas da cidade antiga (como, por exemplo, a curiosa rua Let me pass), em que é possível ver marcas de vários períodos históricos.

Excursão a Pé e Palácio de Diocleciano

Muitas vezes, fica-se na dúvida se está num palácio romano, numa rua medieval, ou numa região comercial dos dias de hoje. São inúmeros os cafés, lanchonetes, restaurantes e lojas de lembrancinhas instaladas nas dependências do antigo palácio.

Além disso, você pode se divertir procurando as torres e as portas da antiga fortaleza, bem como as demais partes originais do palácio, e ficar imaginando como seria a vida ali vários séculos atrás.

No entanto, um dos principais pontos turísticos de Split é o Peristilo, a parte mais famosa e mais fotografada do Palácio de Diocleciano.

Originalmente, o palácio tinha duas ruas principais, que o dividia em quatro partes. Na encruzilhada criada por essas duas ruas fica o Peristilo.

É um belíssimo espaço aberto, uma espécie de praça, cercada por colunas em mármore e granito. Apesar de seu ótimo estado de conservação, seu inconfundível estilo greco-romano expressa com perfeição a antiguidade da construção.

A sensação é de estar visitando um lugar mítico, saído direto dos livros de história.

Ou dos livros de fantasia. Se você gosta de Game of Thrones, vai adorar visitar o local onde Daenerys Targarien aprisionou os dragões. A Croácia foi um dos principais cenários de Game of Thrones, e Split foi uma das cidades mais usadas.

O Palácio de Diocleciano, mais precisamente, foi um dos principais sets de filmagem. Já pensou em passear em Porto Real? Você pode: parte das imagens de Porto Real foram gravadas aqui.

Não é exagero, portanto, dizer que o Palácio de Diocleciano e Split possuem paisagens que parecem ter saído de um sonho, de um mundo de fantasia.

Excursão a Pé 1 Hora e Meia com Palácio de Diocleciano

 2.  Catedral de São Dômnio

Catedral de São Dômnio
Catedral de São Dômnio

A Catedral de São Dômnio, uma das igrejas mais antigas do mundo, localiza-se no Palácio de Diocleciano, mais precisamente na praça do Peristilo.

A catedral, considerada um dos principais pontos turísticos de Split, ocupa o prédio que Diocleciano mandou construir para ser seu mausoléu, no século IV, juntamente com o restante do palácio. No século VII, essa construção foi transformada em catedral, e dedicada a São Dômnio.

São Dômnio foi um importante bispo da Dalmácia, em fins do século III. O imperador Diocleciano, como era comum na época, perseguiu diversos líderes cristãos, inclusive São Dômnio.

O santo chegou a ser decapitado a mando de Diocleciano, um pouco antes da renúncia do imperador.

As reviravoltas da história fez com que, três séculos após a morte de Diocleciano, uma igreja dedicada ao santo que ele perseguiu fosse instalada sobre o seu túmulo.

A Omio é um site de comparação de preço de Ônibus, Trem e Avião de toda a Europa.

Clique aqui para cadastrar e com meu cupom danieg1r6i2v ganhe 10 Euros de desconto na primeira compra.

 3.  Templo de Júpiter

Templo de Júpiter
Templo de Júpiter

Também perto do Peristilo fica o Templo de Júpiter, considerada uma das mais belas construções do Império Romano e um dos mais interessantes pontos turísticos de Split.

Construído também por Diocleciano, como parte de seu monumental palácio, o Templo de Júpiter servia de local de culto a esse deus grego.

Possui um belíssimo acabamento e diversos relevos representando cenas da mitologia romana.

Séculos após sua construção, foi dedicado a São João Batista. Há uma estátua representando o santo, de autoria do famoso escultor Ivan Mestrovic.

Excursão a pé para grupos pequenos pela cidade velha de 1,5 horas

 4.  Museu da Cidade

Museu da Cidade | Divulgação
Museu da Cidade | Divulgação

Para compreender melhor tanta riqueza histórica, nada melhor que visitar o museu de Split. Fica também na região do Palácio de Diocleciano, num edifício medieval, que pertenceu a família Papalic.

Possui um acervo que conta toda a história da cidade, desde o seu surgimento até os dias atuais. Além disso, há um grande acervo de obras de arte, como pinturas e esculturas antigas.

A entrada custa 20 HRK.

 5.  Museu Etnográfico

Museu Etnográfico
Museu Etnográfico

O mais interessante do Museu Etnográfico é sua localização.

O museu fica dentro dos limites do Palácio de Diocleciano, mais precisamente nos aposentos privados e no quarto que pertenceram ao imperador.

Só por isso já merece ser considerado um dos principais pontos turísticos de Split.

Mas não é só isso: o acervo do museu também é de grande relevância.

Trata-se de uma grande quantidade de objetos cotidianos, como roupas, ferramentas e objetos de arte, que ilustram os modos de viver dos diversos povos da Dalmácia.

A entrada custa 10 HRK.

 6.  Riva

Riva
Riva

O calçadão que fica na frente do Palácio de Diocleciano, às margens do mar Adriático, é sem dúvida a parte mais conhecida da cidade, e um dos mais encantadores pontos turísticos de Split.

A experiência de caminhar pela Riva é inesquecível.

De um lado, você terá as construções antigas do centro histórico da cidade, mais precisamente do Palácio de Diocleciano; do outro, as águas calmas e extremamente azuis do mar Adriático.

Esse talvez seja o ponto mais movimentado da cidade, e lá você encontra uma grande quantidade de cafés e restaurantes.

Aproveitar alguma refeição num dos estabelecimentos da Riva, enquanto aprecia a linda paisagem e o movimento, principalmente se for num dia ensolarado, é uma das coisas que você não pode perder em Split. 

Excursão a Pé por Split e Monte Marjan

 7.  Praça das Frutas

Praça das Frutas
Praça das Frutas

Bem perto de Riva e ao lado do Palácio de Diocleciano, fica um dos lugares mais bonitos da cidade: a Praça das Frutas.

Recebeu esse nome porque, no local, funcionava, antigamente, uma grande feira de frutas.

O nome permaneceu, juntamente com os antigos edifícios, o que faz com que a Praça das Frutas seja um dos mais badalados pontos turísticos de Split.

A Praça das Frutas também fica no centro histórico. Ao contrário, porém, da região do Palácio de Diocleciano, que apresenta arquitetura romana e medieval, a Praça das Frutas possui construções renascentistas e barrocas.

A praça parece ser o cenário de um conto de fadas, cercada por casas seiscentistas, todas em ótimo estado de preservação.

Duas construções, no entanto, se destacam: a Torre Veneziana, que é o que sobrou de uma fortaleza construída no século XV, e o Palácio Milesi, um luxuoso casarão barroco, inspirado em construções italianas.

É um dos locais mais movimentados e mais agradáveis da cidade, e possui uma grande quantidade de cafés. Experimente passar aqui uma tarde ou uma noite, contemplando o movimento e a arquitetura da região. Sem dúvidas, é um locais mais apropriados para uma pausa para um café.

Excursão culinária de 2,5 horas com Fishmarket e Greenmarket

 8.  Praça do Povo

Bem perto da Praça das Frutas, fica outro dos famosos pontos turísticos de Split: a praça do Povo, outra praça que reúne belas construções renascentistas.

Como a anterior, é movimentada, cheia de vida, e com grande quantidade de estabelecimentos comerciais.

É aqui que fica o famoso edifício da Prefeitura. Foi construído no século XV, num estilo gótico um tanto curioso, que lembra as construções medievais de Veneza.

Já sediou, como diz o nome, a prefeitura da cidade, e posteriormente funcionou ali um museu. Hoje, o espaço é usado para exposições de artistas plásticos.

Vale a pena a visita não apenas pela construção em si, mas para dar uma conferida nos artistas em exposição.

 9.  Museu Game of Thrones

Museu Game of Thrones
Museu Game of Thrones

Para os fãs de Games of Thrones, esse museu é imperdível. Fica bem perto dos principais pontos turísticos de Split, e ao lado de locais onde partes da série foram gravados.

Em seu acervo, há um pouco de tudo: réplicas de personagens e roupas da série, fotos de durante as filmagens e inúmeros outros objetos.

Com a visita guiada, você terá diversas informações tanto sobre a série, quanto sobre os bastidores das filmagens na cidade.

Visitar esse museu é se sentir um pouco mais dentro do mundo fantástico criado por George R.R. Martin.

O ingresso custa aproximadamente 100 HRK.

Excursão às Locações de Game of Thrones

Não consigo viajar despreocupado sem um Seguro Viagem! E Você?

Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, seguro é algo que compramos pensando em não usar, né? Mas, se precisar, ele vai te ajudar: com despesas médicas, extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto.

Utilize o Seguros Promo para fazer a cotação, ela compara os melhores planos das principais seguradoras aos menores preços! Você estará economizando seu tempo e dinheiro, é um investimento barato com tudo que te ajudará em caso de grandes problemas. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12 parcelas.

#FicaAtivoNaDica: Utilize o cupom FICAATIVOEVIAJA5 para ganhar 5% de desconto.

Fazer Cotação

 10.  Museu de Belas Artes

Museu de Belas Artes
Museu de Belas Artes

Atrás do Palácio de Diocleciano fica esse museu, um dos principais pontos turísticos de Split. Fundado em 1931, possui um grande acervo de obras de arte, principalmente pinturas e esculturas, de importantes artistas croatas.

O acervo do Museu de Belas Artes cobre quase todo o desenvolvimento da arte no país, começando com o fim da Idade Média e indo até os dias de hoje.

Lá é possível encontrar obras dos mais renomados nomes da arte nacional, entre eles, o famoso escultor Ivan Mestrovic, sobre o qual veremos mais adiante.

Ingressos a partir de 40 HRK.

 11.  Museu Marítimo da Croácia

Museu Marítimo da Croácia
Museu Marítimo da Croácia

Para uma cidade como Split, que possui tanta história e que é tão ligada ao mar, nada melhor que um Museu Marítimo.

Esse museu fica não muito longe da região do Palácio de Diocleciano, e possui um dos acervos mais interessantes do gênero. Aqui você verá ferramentas, uniformes e demais objetos que pertenceram a navegadores de tempos atrás.

O mais interessante, porém, são as miniaturas de navios e outros tipos de embarcações de todos os tempos. Uma visita imperdível para quem gosta de história e para quem gosta do mar, o que justifica sua presença em nossa lista dos principais pontos turísticos de Split.

O ingresso custa 40 HRK.

 12.  Galeria Ivan Mestrovic

Ivan Mestrovic foi um importante escultor da Croácia. É considerado um dos maiores artistas de seu país, bem como um dos maiores escultores do século XX no mundo.

Suas obras estão espalhadas por diversos museus, mas aqui em Split você pode conhecer um pouco mais desse artista e ver algumas de suas obras de perto.

A Galeria Ivan Mestrovic fica em uma enorme mansão, situada entre o Monte Marjan e o mar. A mansão foi projetada pelo próprio artista, e construída ao longo da década de 30 do século XX.

A construção em si já é uma obra de arte, e revela muito do estilo artístico de Mestrovic, mas além de conhecer seus aposentos e seus jardins, você poderá apreciar centenas de obras do célebre artista. São desenhos, pinturas e, é claro, diversas esculturas.

Os jardins, onde há diversas esculturas ao ar livre, é um espetáculo à parte. Com um paisagismo mediterrâneo, possui os clássicos ciprestes italianos, gramados impecáveis e a vista para o mar, de tirar o fôlego.

Tudo isso, mais o prédio da galeria, com suas belas colunas em estilo grego, formam um cenário inesquecível. Não é à toa que a Galeria Ivan Mestrovic está na lista dos principais pontos turísticos de Split.

O ingresso custa 50 HRK.

Segway Tour por Split

Procurando hospedagem em Split pelo melhor preço?

Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

Reserve Agora

 13.  Parque Marjan

No extremo da península de Split, fica o parque do Monte Marjan, um grande bosque repleto de atrações. Daqui é possível ver o que Split tem de melhor: a vista de grande parte do centro histórico da cidade, rodeado pelo belo mar Adriático. Uma paisagem que parece ter saído dos sonhos.

O Parque Marjan é o local perfeito para aproveitar numa tarde de sol. Há diversas estradinhas no meio das árvores, igrejas antigas e praias paradisíacas.

É o lugar mais adequado para uma caminhada ou para fazer um piquenique. E não se esqueça de esperar o entardecer: o pôr do sol daqui é o mais bonito da cidade.

Degustação de 3 vinhos e degustação tradicional de finger food

 14.  Praias

Praias
Praias

Talvez os mais famosos pontos turísticos de Split sejam as praias. Por isso, deixamos elas para o final. Quisemos primeiro mostrar os outros atrativos da cidade, talvez menos famosos, mas igualmente incríveis.

O que torna Split uma cidade tão bonita não é o centro histórico nem as praias, separadamente: é a junção desses dois elementos que transforma Split numa cidade única.

Já vimos o centro histórico e seus principais monumentos; vamos agora para as praias.

A leste do Palácio de Diocleciano e da Riva, não muito longe, ficam três famosas praias, próximas umas das outras.

São elas: Bacvice, movimentada e cheia de vida, próxima do parque Pomaroca; Ovcive, que possui um espaço bem arborizado; e Firule, menos badalada que as demais. Se você for um amante de praias e estiver animado, pode estender a caminhada até a paradisíaca Znjan, a maior praia da cidade.

A oeste do Palácio de Diocleciano, há outras praias imperdíveis. Bem perto da Galeria Ivan Mestrovic ficam as belas praias de Jezinac e de Obojena, com seu inconfundível formato de península. Um pouco mais adiante, já no parque Marjan, fica Kasjuni, outra das inesquecíveis praias da cidade.

Essas são apenas as mais famosas, mas há outras. Além de poder tomar um banho de mar, você pode apreciar a vista enquanto come ou bebe alguma coisa num dos inúmeros bares, restaurantes e cafés localizados na orla da cidade.

Esse é um dos programas mais imperdíveis que você pode fazer enquanto estiver na cidade.

Cruzeiro ao pôr do sol com música ao vivo

 15.  Fortaleza de Klis

Klis Fortress
Klis Fortress

Agora é a hora de visitar Meereen. A Fortaleza de Klis, que fica nos arredores de Split, foi construída num terreno montanhoso, de onde se tem uma vista belíssima da cidade e do mar ao longe.

A fortaleza, com séculos de história, já serviu de residência para reis, vivenciou batalhas, foi dominada por otomanos, mongóis e venezianos, passou por inúmeras transformações e continua, até hoje, de pé, dominando a paisagem.

Visitar a Fortaleza de Klis é sem dúvida alguma uma viagem no tempo.

E uma viagem por outros mundos também, pois, por sua aparência digna de um mundo de fantasia, a fortaleza foi escolhida para ser um dos mais importantes sets de filmagem de Game of Thrones.

Aqui foram gravadas as principais cenas externas da cidade de Meereen, e o cenário é tão incrível que as cenas quase não precisaram de edição.

Além de ser uma viagem no tempo, visitar a fortaleza é também uma viagem por Meereen, Westeros e pelo mundo fantástico de Game of Thrones.

Você chegar aqui de ônibus – linhas 22 e 34. O ingresso custa 60 HRK.

 16.  Ferry Boat para Hvar

Hvar
Hvar

Já pensou em, juntamente com Split, conhecer uma das mais belas ilhas do mar Adriático? É uma ideia excelente e perfeitamente possível.

De Split saem diversos ferry boats para as principais ilhas da região. Hvar fica a 1h30 de Split, e é a ilha mais famosa da Croácia.

A ilha, que possui um público mais jovem, é movimentada, e possui uma vida noturna bem agitada. Além disso, possui vilas históricas repletas de monumentos de vários períodos. E, é claro: praias.

Famosas e exuberantes, as praias de Hvar são encantadoras, e transformam a ilha num verdadeiro paraíso marítimo. Um passeio que não pode ficar de fora de sua viagem.

Tour Gruta Azul e 5 Ilhas de Hvar saindo de Split

 Onde  se hospedar em Split

Booking.com

 Dicas  para os viajantes de Split

Chegamos ao término de nosso passeio pelos principais pontos turísticos de Split.

Como dissemos no início, a cidade tem de tudo um pouco, e reúne, em um espaço relativamente pequeno, uma grande quantidade de atrações.

É muita coisa interessante em uma cidade não muito grande. Agora que você já viu nossa lista, não tem erro: já sabe como aproveitar a cidade da melhor forma possível.

Escolha uma roupa bem leve e fresca e pegue sua câmera fotográfica. Ah, não se esqueça das roupas de banho para um mergulho no mar!

E prepare-se para dias inesquecíveis, pois Split certamente vai encantar você.

Planeje aqui sua viagem para Split

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

O seguro viagem para Europa é obrigatório para os países do Espaço Schengen. Apesar da obrigatoriedade ele traz diversas vantagens: cobertura em caso de acidentes, doenças, cuidados médicos, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 30/09/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem + 5% OFF para pagamentos via boleto, usando o cupom VOUDEPROMO.

Para agilizar todo o seu roteiro pela Europa a Omio apresenta em ordem todas as possibilidades de horários de trens, ônibus e aviões, com os seus respectivos valores. Foi disponibilizado para os leitores do #FAV um cupom de desconto de 10€ para utilizar na primeira compra. #FicaAtivoNoCupom: danieg1r6i2v

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 12 maiores locadoras ao redor da Croácia.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Resolva sua Viagem

Booking.com

Zarpo

RentCars

Seguro Viagem

Internet

Omio (Europa)

Ingressos

Passeios no Brasil

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Quer aprender a Viajar Barato e com Estilo?

Faça essa escolha e a partir desde momento você receberá dicas de como viajar de maneira barata e com estilo! Aproveitando de toda a experiencia que possa adquirir em uma viagem com menor investimento.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

13FansLike
35FollowersFollow
2FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.