Dentre as cidades turísticas que você deve incluir no seu roteiro de turismo no Amapá, elas se destacam por suas atrações e atividades naturais disponíveis por todo o estado.
O Amapá é o estado que se localiza mais ao norte do Brasil, sendo o único estado do país que é cortado pela Linha do Equador. É conhecido como o local onde a Floresta Amazônica é mais preservada em todo o país, sendo um destino muito procurado de turismo pelos viajantes amantes da natureza.
Um pouco da história do Amapá
Se você está planejando realizar turismo pelo Amapá, o ideal é conhecer um pouco mais sobre o estado antes de promover essa viagem.
O nome do estado foi escolhido devido ao amapazeiro, uma árvore da fauna local. O estado faz divisa com o Pará, Suriname e os países da Guiana Francesa, parte da sua fronteira é banhada pelo Oceano Atlântico e pela Foz do Rio Amazonas.
Nas cidades do Amapá é possível realizar diversas atividades ligadas ao ecoturismo, além disso, todas apresentam uma cultura muito interessante e única, com destaque também para o turismo gastronômico e cultural com o seu folclore.
Turismo pela Cidades Turísticas do Amapá
Se você tem interesse em conhecer o estado, certamente irá gostar de conferir a lista abaixo indicando 5 cidades turísticas para conhecer no Amapá.
Essas não são as únicas cidades turísticas para conhecer no Amapá, já que o estado é interessante por completo, no entanto, nessas cidades os pontos turísticos são mais chamativos e atraem mais o turismo. Confira abaixo:
Macapá
A única capital do Brasil que é dividida pelo Equador, Macapá consta na lista de cidades turísticas para conhecer no Amapá de todos os visitantes do estado. Essa é a única capital do país que não tem conexão com nenhuma outra por meio de rodovia, já que o acesso a ela é feito somente por via marítima ou aérea, algo um tanto de curioso, que torna a visita ainda mais interessante.
Grande parte do turismo do Macapá é ligada a sua cultura, sua história muito rica e também as tradições dos nativos daquela região que foram preservadas até os dias de hoje. A cidade também é famosa pela quantidade de recursos naturais que possui, sendo destaque pela preservação dos mesmos, que faz com que o ecoturismo seja muito comum.
Um dos pontos mais interessantes de uma viagem de turismo pelas cidades no Amapá é que todos eles são destinos fora do comum, mesmo em alta temporada seus pontos turísticos não ficam completamente cheios, além disso, é possível vivenciar por lá experiências em locais completamente isolados, somente em conexão com a natureza e o ambiente ao seu redor.
A própria chegada ao Macapá já pode ser considerada uma atração turística, dependendo da via que você escolher. A chegada mais rápida é por meio de avião, no entanto, o caminho feito de barco ou balsa pelo Rio Amazonas mesmo sendo uma opção mais longa pode ser considerado um bom passeio.
O principal ponto turístico do Macapá é o Monumento do Marco Zero do Equador, que está localizado na Avenida Equatorial, que conta com outras atrações bem legais, como o Estádio Zerão. No Marco Zero é possível apreciar o Equinócio, quando o monumento alinha sua sombra exatamente com a linha do Equador.
Durante os séculos passados o território do Amapá foi invadido por diversas vezes pelos franceses, dessa forma, foi erguida a Fortaleza de São José de Macapá, com a intenção de proteger o território. No local é possível apreciar uma bela vista da região. Junto dela encontra-se o Parque do Forte, que é um ótimo local para curtir um dia tranquilo, caminhar e praticar exercícios.
Certamente Macapá é a cidade do Amapá que conta com mais pontos turísticos culturais. Alguns deles são: a Casa do Artesão, que conta com peças típicas feitas por artistas da região, com fortes características da cultura indígena, o Centro de Cultura Negra, que conta com diversas informações sobre a cultura negra e promove eventos em prol da igualdade racial.
O Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva está localizado na antiga sede administrativa da cidade e conta com um acervo bem amplo para contar mais da história do Amapá, já o Museu Sacaca é focado no futuro, sendo um centro de pesquisa que promove as produções acadêmicas envolvendo a comunidade, sendo possível ter um contato direto com a mesma.
Em relação ao ecoturismo, existem inúmeras opções do que fazer, como: conhecer a população tradicional da APA do Rio Curiáu, local que tem paisagens marcantes e também proporciona contato com um modo de vida única, fazer uma caminhada pela Trilha das Samaúmas, uma floresta dessa árvore típica amazônica, localizada na Ilha Santana.
Outros pontos turísticos indispensáveis na capital do Amapá são: o Bioparque, que proporciona uma experiência única, sendo uma área de floresta amazônica preservada no meio da cidade, a Orla do Araxá, ponto muito animado da cidade e a Igreja de São José de Macapá, o monumento mais antigo de Macapá.
Pedra Branca do Amaparí
Localizada na região centro-oeste, Pedra Branca do Amaparí é mais uma das cidades turísticas para conhecer no Amapá que conta com diverso pontos turísticos, uma história rica e cultura variada.
A região de Pedra Branca do Amaparí começou a ser frequentada por uma tribo pertencente à Guiana Francesa para a exploração de ouro. Logo a região passou a ser habitada e começou a se desenvolver como uma cidade, no entanto, somente foi criada no ano de 1992.
Nos últimos anos, Pedra Branca do Amaparí tem crescido e se desenvolvido em relação à agropecuária, exploração mineral e principalmente em relação ao turismo. Assim como outras das cidades para visitar no Amapá, Pedra Branca do Amaparí possui uma natureza extremamente preservada, com florestas extensas e densas, onde é possível fazer trilhas, cachoeiras e áreas perfeitas para lazer.
A melhor época para visitar Pedra Branca é durante o período de estiagem, onde os balneários atraem inúmeros turistas todos os anos. Apesar de não ser um município extremamente explorado pelos turistas, você não irá se arrepender de incluir Pedra Branca no seu roteiro de turismo do que fazer no Amapá.
As suas principais atrações estão relacionadas ao ecoturismo, que pode ser realizado em diversos pontos das suas áreas florestais preservadas, sendo possível realizar caminhadas, trilhas, trekking, dentre outras aventuras. Em meio a essas florestas é possível encontrar inúmeras cachoeiras, como o Balneário da Água Fria e a Cachoeira do Veado.
Outra atração que chama atenção em Pedra Branca é a Serra de Tumucumaque, um dos pontos mais altos do estado, onde é possível praticar montanhismo, escalada e trilhas. Lá se encontra a área preservada indígena waiãpi, que é totalmente demarcada.
Calçoene
Calçoene está localizada no noroeste do estado, sendo uma das principais cidades turísticas para conhecer no Amapá. Na sua parte norte e leste a cidade é banhada pelo Oceano Atlântica.
Assim como outras das cidades do Amapá, Calçoene possui um território extenso em relação a sua quantidade populacional. É o destino perfeito para quem procura paz e tranquilidade em meio à natureza.
O Parque Arqueológico do Solstício é uma das atrações mais procuradas na cidade, lá é possível apreciar um círculo de pedras que se acredita ser um antigo observatório indígena. Esse ponto é chamado de “Stonehenge do Amapá”, fazendo referência ao da Inglaterra.
A Praia do Goiabal é muito tranquila e conta com uma paisagem incrível, ela fica distante do centro de Calçoene, sendo acessada por meio de uma estrada de terra. É um local deserto e praticamente intocado pelo homem. A praia tem cerca de 70 km de extensão, suas águas são escuras devido à mistura com a água do Rio Amazonas.
Outras atrações que se destacam em Calçoene são: a Praia, a Cachoeira do Firmino e as Águas Cristalinas. Todos são locais de paisagem incrível e bem desertos, recomendados para quem gosta de tranquilidade.
Ferreira Gomes
É a partir de Ferreira Gomes que é possível conhecer um dos fenômenos mais chamativos no estado, portanto é indispensável que coloque a cidade no seu roteiro de turismo por Amapá.
Assim como as demais cidades para visitar no Amapá, Ferreiro Gomes conta com uma população bem pequena e um território extenso, o que a transforma em um destino muito calmo, com isso, a infraestrutura para receber turistas não é tão desenvolvida, porém, não deixa nada a desejar.
Os principais pontos turísticos são naturais, como rios e lagos, que são perfeitos tanto para se banhar como para pescar, uma atividade muito relaxante.
Alguns eventos movimentam Ferreiro Gomes durante o ano, como o Carnaguari, um carnaval fora de época que ocorre no mês de julho, e o Festival do Caju, fruta que existe em abundância na região, sendo vendidas diversas iguarias feitas de caju e outros produtos típicos da região. Outra festa famosa é o aniversário de Ferreiro Gomes, que ocorre em dezembro, e a festa de Nossa Senhora da Conceição.
Ferreiro Gomes é banhado pelo rio Araguari, onde se situa a hidrelétrica Coaracy Nunes, ponto onde acontece o fenômeno da pororoca, que consiste em ondas gigantes no meio do rio, porém, a pororoca do Amapá diminuiu nos últimos anos devido à ação da pecuária e hidrelétrica.
Oiapoque
Localizado no ponto mais extremo do país, Oiapoque é uma cidade extremamente famosa e que determina um dos extremos do Brasil sendo bastante citada na famosa frase “do Oiapoque ao Chuí”, devido a isso, é indispensável incluir ela no seu roteiro de cidades turísticas para conhecer no Amapá. A cidade faz fronteira com a Guiana Francesa.
Seguindo o que vemos nas outras cidades turísticas para conhecer no Amapá, em Oiapoque é possível apreciar diversos atrativos naturais, sendo um local onde é possível se conectar com a natureza.
O Parque Nacional do Cabo Orange é uma das principais atrações de Oiapoque, com mais de 619 hectares, consiste em uma área preservada ao longo da costa do rio Oiapoque, passando também por Calçoene.
Ao longo do Rio Oiapoque é possível apreciar algumas cachoeiras, com destaque para a Grand Roche. Há também o Vale do Rio Uaçá, onde se localizam diversas comunidades indígenas, sendo as maiores a Galibi, Uaçá e a Juminã.
Além das atrações naturais, também é interessante fazer um passeio pela cidade, conhecendo prédios como o da Igreja e o Mercado Central, onde é possível se ter mais contato com a população local. Uma boa dica é aproveitar para assistir o pôr-do-Sol junto ao Rio Oiapoque, uma paisagem única e inesquecível.
Outro ponto legal para conhecer é o Monumento à Pátria. No local há diversos textos comemorando a soberania territorial do Brasil sobre a França, lá também está escrito “O Brasil começa aqui”, uma frase marcante para a história do país.
A Festa do Turé é um evento cultural muito importante, quando ocorre uma reunião entre todas as tribos indígenas. No evento é possível apreciar a diversidade cultural de maneira muito singular. Outro evento é a festa de Nossa Senhora das Graças, a padroeira do Oiapoque.
Essas são apenas algumas das cidades turísticas para conhecer no Amapá, além disso, em uma viagem pelo estado é possível também cruzar a fronteira para conhecer outros estados e até mesmo outros países da América do Sul, sendo uma experiência única na vida de qualquer um.
Olá Daniel. Estou indo para Amapá em Março e estou querendo muito conhecer essas cidades, além da capital. Gostaria de ir principalmente a Oiapoque. O que me diz das estradas? Como você circulou pelas cidades que indicou?
Muitas estradas de terra? Condições razoáveis? Tenho procurado informações sobre as estradas e não tenho conseguido. Pretendo alugar um carro no aeroporto de Macapá e circular pelo estado. Tenho uma página de Instagram sobre Dicas de Viagem também @dicasdacori Me siga por lá! Agradeço suas informações! Paz e bem!
Viajar pelas estradas rumo a Oiapoque pode ser uma verdadeira aventura devido ao seu terreno predominantemente de terra. A BR-156 é, sem dúvida, um percurso desafiador, principalmente pelas condições variáveis da rodovia. Se estiver pensando em encarar essa viagem, recomendo fortemente um veículo adequado para terrenos mais rústicos e fazer verificações prévias do estado da estrada, especialmente em épocas chuvosas. Como varia muito o estado das estradas não posso te informar com exatidão.
Oi Daniel, adorei suas dicas do Amapá! Estou indo para lá daqui uns dias e após minhas pesquisas pessoais descobri seu blog. O único com dicas de lugares além Macapá.
Sou Estradeira e estou a quase 8 anos viajando sola pelo Brasil de carro e o Amapá é o estado que estou mais curiosa por conhecer tanto pela sua localização quanto pelas peculiaridades. A princípio o que me levou a querer visita-lo foi o Tumucumaque mas o estado tem muitos atrativos naturais, bem o q’eu gosto. Gratidão por compartilhar estas informações, foi bem útil.
Olá Jacqueline!
Fico muito feliz em saber que você gostou das dicas sobre o Amapá! É ótimo saber que as informações foram úteis para a sua viagem.
Viajar de forma independente e explorar lugares menos convencionais é uma experiência única. E o Amapá, com sua localização singular e riquezas naturais, certamente oferece muitas surpresas.
O Parque Nacional Montanhas do Tumuc-Humac é realmente uma joia da região, com sua exuberante biodiversidade. Tenho certeza de que você terá uma experiência incrível por lá.
Se precisar de mais dicas ou informações sobre o Amapá, não hesite em perguntar. Estou aqui para ajudar!
Tenha uma viagem maravilhosa!