23 Vinícolas em Gramado e Canela: Tradição e Sabor No Interior Gaúcho

Brasil Rio Grande do Sul 23 Vinícolas em Gramado e Canela: Tradição e Sabor No Interior Gaúcho


Quem percorre a região das vinícolas em Gramado e Canela tem a oportunidade rara de perfazer um tour completo nas mais tradicionais adegas gaúchas, num passeio que envolve muito sabor, história e tradição.

Um pouco da Historia

Quando se fala em locais onde a tradição dos imigrantes italianos floresceu e se perpetua até os dias de hoje, logo vem à mente a cultura cafeeira e industrial de São Paulo, ou as colônias agrícolas em Minas Gerais.

É no Rio Grande do Sul, contudo, que a herança cultural deste povo alcança sua expressão máxima – desde quando o primeiro navio aportou em terras sul-brasileiras no século XIX, mais precisamente em 1875, muitas famílias se estabeleceram no Sul do Brasil.

Essas famílias trouxeram consigo tradições culturais, culinárias e artísticas que, passadas mais de 100 anos, ainda resistem fortemente ao passar do tempo e hoje podem ser apreciadas por quem visita o interior do Rio Grande do Sul, sobretudo em cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves.


Se você aprecia qualquer uma dessas coisas e quer dar um toque inesquecível à sua viagem pelo Sul do Brasil, vamos juntos nessa!

 1.  Angheben Vinhos Finos

Angheben Vinhos Finos
Angheben Vinhos Finos

Esta vinícola se destaca em nosso tour por ser uma adega especializada em produzir vinhos raros e de comercialização especial, produzidos a partir de uvas que não estão presentes na maioria das safras brasileiras, como a Barbera, Teroldego, a exótica uva alemã Gewürztraminer e muitas outras.

De seus barris saem versões exclusivas de vinhos finos, como o Pinnot Noir, o Tannat e o mais conhecido Cabernet Sauvignon.

Se você é apreciador da bebida e não abre mão de degustar o melhor da carta de vinhos, a vinícola Angheben vai satisfazer você em todos os aspectos.

 2.  Casa Valduga

Casa Valduga
Casa Valduga

“É preferível fazer uma garrafa de vinho bem-feita do que duas ruins”.

Assim dizia Luiz Valduga, fundador da Casa Valduga – em nossa próxima parada você poderá conhecer uma vinícola dotada de uma das melhores infraestruturas de toda a região, que carrega não somente a fama de ser uma das melhores adegas de todo o Vale dos Vinhedos mas como também a pioneira do enoturismo na região, com a abertura de suas instalações para os visitantes em 1992.

Além das tradicionais loja e fábrica, a Casa Valduga ainda conta com um suntuoso complexo de pousadas e ainda oferece cursos esporádicos para quem deseja se aprofundar ainda mais na arte de fazer e apreciar um bom vinho.

Não perca a oportunidade e reserve agora a sua visitação a Casa Valduga (e mais 2)!

 3.  Gran Legado

Seguindo nosso roteiro de vinícolas em Gramado, você chegará até a Gran Legado, já na cidade vizinha de Garibaldi. Com origens que remontam à França do século XVIII, a marca chegou ao Brasil em 1970 e já se sagrou como um dos sabores mais marcantes do Vale dos Vinhedos.

Embora seus vinhos tintos e brancos estejam entre as opções de degustação que você encontrará em suas dependências, a Gran Legado é mais conhecida por seus lendários espumantes, sob o nome de Maison Forestier.

 4.  Marco Luigi Vinhos Finos

Marco Luigi Vinhos Finos
Marco Luigi Vinhos Finos

Situada no topo de uma montanha, a Marco Luigi proporcionará a você uma experiência de imersão no mundo dos vinhos como em nenhum outro lugar.

Com um tour didático e dinâmico, você passeará pelas dependências de uma das mais simpáticas vinícolas em Gramado, onde o guia leva os visitantes a conhecerem os processos de fabricação, fermentação e saframento dos vinhos, em meio a parreirais demonstrativos e uma cave que é tida por muitos como a mais bonita de toda a região.

Também é difícil passar pela Marco Luigi e não comprar ao menos quatro boas garrafas de vinho, levando para casa o verdadeiro sabor da tradição italiana!

 5.  Peculiare Vinhos Únicos

Peculiare Vinhos Únicos
Peculiare Vinhos Únicos

Esta vinícola é a porta para quem deseja estar imerso na cultura tradicional da região do Vale dos Vinhedos: com uma produção restrita, artesanal e com métodos passados de geração a geração, a Peculiare faz jus a seu nome e é a escolha perfeita para quem percorre as vinícolas em Gramado e região e quer experimentar vinhos exclusivos e com produção limitada.

Suas instalações contam ainda com uma aconchegante pousada: se hospedar aqui significa acordar com a vista dos parreirais e as montanhas da Serra Gaúcha como paisagem do dia-a-dia.

Fica a dica!

 6.  Terragnolo Vinhos Finos

Terragnolo Vinhos Finos
Terragnolo Vinhos Finos

Tal qual a Peculiare, quem percorre as vinícolas em Gramado e região e deseja incorporar sua hospedagem com a imersão na experiência da tradição italiana no fabrico da bebida pode se dirigir à adega Terragnolo.

Possui produção limitada e exclusiva, com receitas tradicionais dos tempos da imigração.

No tour, você se encantará com o esmero que é dado à produção de cada barril e cada garrafa – possibilitando a você levar para casa uma bebida que, além das notas doces, carrega o sabor de uma tradição que atravessa o tempo.

 7.  Vallontano Vinhos Nobres

Vallontano Vinhos Nobres
Vallontano Vinhos Nobres

Com uma metodologia que remonta ao terroir – a produção de vinho sob a peculiaridade do clima típico da serra gaúcha – a vinícola Valonttano reserva um lugar especial em nossa lista de vinícolas em Gramado e região.

Além do respeito e esmero com a tradição de produzir um produto genuinamente brasileiro com as raízes tradicionais, esta adega se consagrou como detentora das melhores receitas de risotos de todo o Vale dos Vinhedos, com opções exclusivas em seu menu que agradam a todos os gostos e são renomadas em toda a região.

É lá que também fica a loja da fábrica, que oferece a você uma carta completa de opções que dificilmente se consegue deixar de levar para casa.

 8.  Vinhos Larentis

Vinhos Larentis
Vinhos Larentis

Dentre nossas opções de vinícolas em Gramado, a vinícola Larentis se destaca pelas atrações diferenciadas que oferece ao visitante do enoturismo na região da Serra Gaúcha.

Com origens que remontam a Trento, na Itália, esta vinícola obedece métodos tradicionais e centenários e oferece algumas atividades únicas que tornarão seu tour uma experiência requintada e inesquecível:

  • você poderá fazer um piquenique com sua família e amigos em meio à bucólica paisagem dos parreirais,
  • ou ainda participar de uma fabulosa colheita noturna de uvas,
  • com direito a um jantar com pratos da culinária italiana,
  • e ainda levar para casa uma garrafa de vinho.

Imperdível!

 9.  Vinhos Milantino

Vinhos Milantino
Vinhos Milantino

A vinícola Milantino se destaca por ser uma das poucas vinícolas em Gramado que produz vinhos apenas em temporadas onde os frutos da videira estão em sua melhor qualidade – num trabalho refinado de seus enologistas, que levam a você o que há de mais refinado em termos de vinhos em todo o Vale dos Vinhedos.



Você será recepcionado pelo simpático casal de proprietários da adega, responsáveis pelo processo de fabricação de uma carta variada da bebida, cujos sabores únicos possibilitam ao visitante saborear o produto final de uma vinícola que preza pela perfeição.

 10.  Vinhos Titton

Outra vinícola familiar na região de Bento Gonçalves, a Germano Titton & Filhos nasceu a partir de uma fazenda que fornecia uvas para abastecer outros fabricantes de vinho.

Com o aprimoramento dos descendentes do fundador na área da enologia, a família Titton lançou sua própria carta de vinhos artesanais, hoje bastante procurados em toda a região.

Se você deseja levar para casa um genuíno produto tradicional das vinícolas de Gramado, essa é uma das melhores opções!

 11.  Vinícola Barcarola

Vinícola Barcarola
Vinícola Barcarola

Uma das vinícolas em Gramado mais procuradas pelos enoturistas, a Vinícola Barcarola é uma das adegas mais conhecidas de todo o Vale dos Vinhedos, sendo uma das poucas a atingir a marca de quinze mil visitantes anuais.

Nela, você poderá degustar e apreciar vinhos de especialidades italianas menos exploradas pelas vinícolas brasileiras, como a Chardonnay e Teroldego.

O controle de qualidade das uvas é um dos mais minuciosos que você poderá conhecer, com cada parreira não produzindo mais do que dois quilos de uvas, para assegurar a qualidade das variedades de vinhos que são servidas nas degustações – sendo difícil escolher qual deles levar para casa na taberna e loja da fábrica.

A vantagem aqui fica por conta do frete da bebida para outros estados – se você veio de fora do Rio Grande do Sul, você tem a comodidade de encomendar a entrega da bebida em sua casa aos proprietários da vinícola.

Tudo preparado com esmero, carinho e perfeição.

 12.  Vinícola Battistello

Vinícola Batistello
Vinícola Batistello

Dentre as atrações de nosso roteiro de vinícolas em Gramado e região, a Batistello se destaca por ser uma vinícola pequena e conhecida na região por seu atendimento personalizado ao cliente, além de uma vasta variedade de sucos artesanais que permite a imersão do visitante que não é familiarizado com o universo da enologia.

A visita é ainda mais bacana por conta das degustações, que são inteiramente por conta da casa.

Se você nunca experimentou variedades de sucos de uva brancos ou até mesmo rosé, esta é sua chance!

 13.  Vinícola Cavas do Vale

Vinícola Cavas do Vale
Vinícola Cavas do Vale

Esta adega de Bento Gonçalves revela muito do poder da tradição das pequenas vinícolas em Gramado e região: aqui, o fundador e sua família recepcionam você com a cordialidade característica dos descendentes italianos, fazendo com que você se sinta em casa.

De garrafa em garrafa, você conhecerá as melhores variedades de vinhos da casa de uma forma dinâmica e descontraída, possibilitando que tanto visitantes de passagens quando adeptos do turismo enólogo na região tenham uma experiência completa em meio às degustações e uma boa prosa.

 14.  Vinícola Cave de Pedra

Vinícola Cave de Pedra
Vinícola Cave de Pedra

A Cave de Pedra Winery rouba a cena no panorama do Vale dos Vinhedos, sendo uma atração à parte em nosso roteiro de vinícolas em Gramado.

Sua sede, inteiramente construída em pedra como um castelo medieval se destaca na paisagem dos parreirais em seu entorno, num cenário bastante convidativo para fotos.

O melhor, contudo, está dentro: são várias variedades de vinhos disponíveis para degustação a um preço bastante acessível, que, com as dicas e informações dadas pelos experientes enólogos da vinícola, dão a certeza de que você levará o melhor vinho gaúcho para sua casa!

 15.  Vinícola Dom Cândido

Quem busca um passeio diferenciado na região das vinícolas em Gramado não pode deixar de passar pela Dom Cândido: mesmo pequena, a adega é uma das mais procuradas pelos visitantes, com uma das melhores colocações no TripAdvisor.

Além das tradicionais degustações e explicações da área da enologia, a vinícola guarda algumas atrações a mais: possui em suas dependências um suntuoso restaurante onde você poderá experimentar o que há de melhor na culinária típica italiana, além de ainda passear de trator pela propriedade e apreciar a vista local no topo do mirante, com direito a um brinde de espumante da casa.

Uma parada obrigatória em seu roteiro!

Reserve o Tour Vale dos Vinhedos

 16.  Vinícola Don Laurindo

Vinícola Don Laurindo
Vinícola Don Laurindo

Com uma excelente organização de suas safras de vinhos por ano e variedade de uvas, a vinícola Don Laurindo proporciona a você uma experiência agradável e descontraída de turismo enólogo, oferecendo para degustação o melhor das caves e adegas onde a produção é estocada.

O destaque fica por conta do opulento wine bar e a tábua de frios, que é um charme à parte que aguça os sentidos.

Não deixe de conferir também os espumantes desta vinícola – é difícil não se deixar levar pelo sabor e levar ao menos um para casa!

Reserve o Circuito dos Vinhos e Trem

 17.  Vinícola Lídio Carraro

Vinícola Lídio Carraro
Vinícola Lídio Carraro

Aqui, você terá a oportunidade de conhecer uma das poucas vinícolas montadas ainda com a estrutura de uma boutique.

Construída numa aconchegante casinha com vista para os vastos campos de parreiras que se estendem pela paisagem, visitar esta vinícola é estar conectado e imerso na experiência das tradições dos imigrantes italianos.

Com excelentes degustações e toda a atenção de seus proprietários, é impossível não se sentir em casa nesta parada em nosso roteiro.

 18.  Vinícola Michele Carraro – Vinhos Finos

Vinícola Michele Carraro
Vinícola Michele Carraro

Com raízes que remontam aos primeiros imigrantes italianos que vieram para o Brasil em 1875, a Vinícola Michele Carraro representa hoje o legado de mais de 140 anos de tradição de uma das melhores vinícolas em Gramado e região.

Além de uma infraestrutura completa e imponente – a sede se situa no topo de uma colina, em meio aos vinhedos que abastecem a produção – você ainda poderá fazer uma degustação farta de vinhos e sucos produzidos pela casa, sempre em edições limitadas para assegurar que a receita original da família seja mantida de geração a geração.

Ingresso para o Tour Uva e Vinho e Michele Carraro e aproveite sua viagem!

 19.  Vinícola Miolo

Quem quer uma experiência completa no ramo do enoturismo deve considerar a Miolo como primeira opção em suas visitas às vinícolas em Gramado e região.

Desde o primeiro merlot saído da adega até as últimas atrações para os amantes de um bom vinho, a vinícola Miolo se destaca em nosso roteiro por sua infraestrutura que deixa qualquer amante da bebida encantado.

São visitas oferecidas diariamente às caves e adegas da companhia, bem como os vinhedos, os equipamentos de processamento e ainda vários minicursos para quem tem o desejo de se aprofundar em um segmento que cresce cada vez mais no Brasil, como fruto das sementes plantadas há mais de um século.

 20.  Vinícola Salton

Nosso roteiro de visita pelas vinícolas em Gramado e região possibilitará a você a oportunidade rara de visitar o maior complexo de produção de vinhos das Américas.



Desde 1910, a Salton se consolida como um dos principais conglomerados brasileiros de produção de vinhos, contudo sem perder a essência familiar trazida pelo patriarca Antônio Domenico Salton, que veio da região do Vêneto italiano e acabou por fundar uma das marcas mais conceituadas de todo o Vale dos Vinhedos.

Você se encantará com a Ala Histórica, a Galeria dos 100 anos, a Cave do Talento e muitas outras atrações do complexo, assim como a degustação de até cinco produtos na loja da adega.

É irresistível!

Agende a sua visita a vinícola Salton Vinícola Salton, o passeio inclui também a Casa Valdugae ao Complexo Dom Cândido!

 21.  Vinícola Torcello

Vinícola Torcello
Vinícola Torcello

Vinhos, espumantes e suco de uva: estes são apenas alguns dos produtos que você degustará e apreciará na Torcello, outra excelente adega familiar dentre as vinícolas de Gramado e região.

Os anfitriões, bastante receptivos, farão você se sentir em casa em meio à uma exposição didática e intuitiva do processo de fabricação de vinhos, com direito à provar das melhores uvas direto do pé.

Ao passar pelo Vale dos Vinhedos, não deixe a vinícola Torcello de fora de seu roteiro; é difícil resistir a levar ao menos uma de suas garrafas de vinho para casa…

 22.  Vitivinícola Jolimont

Vitivinícola Jolimont
Vitivinícola Jolimont

Uma adição diferenciada a nosso roteiro, a Jolimont partiu da iniciativa de um imigrante francês, que trouxe de sua terra natal em 1948 o melhor da produção vinícola tão típica dos franceses.

Você será agraciado com uma descrição completa da tradição e a história da adega – em dos melhores tours sensoriais de todo o vale, com degustações de várias opções da carta de vinhos da casa.

Situada bem próxima dos arredores da cidade de Canela, a Jolimont é uma opção irresistível para quem quer levar para casa um produto diferenciado e carregado de tradição.

Visitação e Ingresso a Vitivinícola Jolimon e aproveite sua viagem!

 23.  Vinícola Tonet

Apesar de situada um pouco mais distante das demais, na região da cidade de Caxias do Sul, a Vinícola & Cantina Tonet se destaca por sua variada carta de vinhos, produzida em instalações mantidas pela própria família.

São 25 variedades que você poderá degustar e escolher, feitas a partir de uvas selecionadas através de um processo de fermentação e processamento explicado e demonstrado com destreza e experiência pelos anfitriões da adega.

Vale muito a pena!

Contrate o Tour Uva e Vinho e Vinícola Tonet e se surpreenda a cada minuto!

Onde ficar em Gramado e Região?

Booking.com

Hotel mais barato que eu indico

Encantos Portal | Divulgação
Encantos Portal | Divulgação

Quem está na região das vinícolas em Gramado e quer se hospedar em uma alternativa simples e confortável deve considerar como escolha principal o Encantos Portal Hotel.

Como o nome diz, ele fica de frente para o famoso portal de entrada da cidade de Gramado, numa construção bonita, aconchegante e confortável que em nada perde para os outros estabelecimentos hoteleiros com mais estrelas na tabela.

Possui uma vista privilegiada do Vale dos Vinhos, de onde pode se avistar a distância até a cidade de Caxias do Sul.

Possui excelente infraestrutura de limpeza e um café-da-manhã farto e com muita variedade. E um pequeno mimo: durante parte da manhã e á tarde, o hotel ainda oferece transporte gratuito até o centro de Gramado – uma facilidade a mais para quem vai conhecer o centro da cidade.

É uma boa pedida!

Reserve aqui sua hospedagem no Encantos Portal Hotel

Hotel com o melhor custo-benefício

Prodigy Gramado | Divulgação
Prodigy Gramado | Divulgação

Nossa recomendação para quem quer um pouco mais de comodidade na hora de se hospedar em Gramado é o Prodigy Hotel Gramado, situado no centro da cidade.

Com uma infraestrutura que lembra muitos as inns dos Alpes, o hotel está situado no coração da localidade, bem próximo de tudo e com facilidade de acesso a restaurantes e outros pontos de interesse da cidade.

Os quartos, modernos, brindam o hóspede com a vista do casario de Gramado, fazendo com que você se sinta numa vila da Europa. No inverno, a experiência é ainda mais fascinante!

Reserve aqui sua hospedagem no Prodigy Hotel Gramado

Hotel de luxo em Gramado

Hotel Estalagem St Hubertus | Divulgação
Hotel Estalagem St Hubertus | Divulgação

A melhor escolha para quem não abre mão de uma acomodação luxuosa e completa fica por conta do requintado St. Hubertus: com uma das indicações mais procuradas pelo TripAdvisor, este hotel-estalagem oferece a você o que há de melhor na hotelaria gaúcha.

Um suntuoso prédio em estilo enxaimel, em meio à muito verde e um lago, com serviços excepcionais, conforto inigualável e uma localização privilegiada.

O St. Hubertus também carrega o selo da Associação de Hotéis Roteiro do Charme – designação ostentada apenas pelos estabelecimentos hoteleiros conhecidos por, de acordo com seus hóspedes, muitas vezes se constituírem em uma atração á parte que tornará sua viagem ainda mais única e inesquecível.

Reserve aqui sua hospedagem no St. Hubertus

Dicas para os viajantes

Despache seu vinho até a sua casa

Muitas vinícolas oferecem o serviço de despachar a bebida acondicionada pelo correio ou transportadora para sua cidade.

É um serviço útil, pois assegura que você não tenha que ficar carregando as garrafas para todo lado o tempo todo, enquanto faz seu roteiro de vinícolas em Gramado e região.

Muitos produtores tem o esmero de embalar seu vinho em embalagens cuidadosamente elaboradas, não somente para que o vinho possa chegar intacto à sua casa – mas também para atestar da qualidade de um produto que não é comumente encontrado em qualquer prateleira.

Contrate um passeio guiado

O tour oferecido pela TourOn tem a incrível facilidade de você ter liberdade de escolha das vinícolas que deseja visitar, além de restaurantes e inúmeras cervejarias.

São quatro horários de circuito onde o transporte dos visitantes passa por todas as localidades, recolhendo a todos por volta das 16:30.

Antes deste horário, você poderá percorrer o Vale dos Vinhedos e mergulhar em mais de um século de história e tradição, que, trazida na bagagem dos imigrantes, hoje traduz-se em uma experiência cultural inesquecível e uma experiência sensorial cativante que se reinventa a cada vinho e cada especialidade culinária, despertando emoções e lembranças que serão guardadas para toda a vida.



Embarque nessa viagem e encante-se!

Planeje sua viagem para Gramado e Canela

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom VERAO. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira TourOn.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo, comprove você mesmo através desse link.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.