Cidades Turísticas da Paraíba: 11 Cidades que você deve conhecer

Compartilhar

Certamente um dos lugares mais bonitos do Brasil, as cidades turísticas da Paraíba são foco de interesse de muitos turistas, que buscam esse destino principalmente pelas suas praias. No entanto, este lugar tem muito mais a oferecer, tanto em relação a suas paisagens naturais, quanto em relação a sua parte histórica e cultural.

Para começar a falar desse estado, nada melhor do que dar um panorama histórico sobre este lugar.

Habitado inicialmente por diversos povos indígenas, a colonização da Paraíba pelos portugueses se deu quase no fim do século XVI. Durante as décadas seguintes, este território se viu palco de disputas entre franceses, holandeses e portugueses.

Contudo, o evento mais marcante da história da Paraíba se deu no século XX: o assassinato do governador João Pessoa. Este incidente foi uma das principais causas da revolução de 1930, movimento que levou Getúlio Vargas a ser alçado ao cargo de presidente do Brasil.

Voltando para o turismo, a Paraíba tem opções de lazer para todos os tipos de viajantes. Entre parques, museus, igrejas, praias, reservas ambientais, etc; este estado é um destino que você certamente deve conhecer, suas belezas são inesquecíveis, tal como a cultura paraibana que é extremamente fascinante.

Se você for de fato viajar até as cidades turísticas da Paraíba, não esqueça de experimentar tudo que a gastronomia local tem a oferecer, pois os pratos típicos do estado são deliciosos.

Há diferenças consideráveis entre a culinária do litoral e a do interior, enquanto a primeira é mais voltada para os frutos do mar, a segunda apresenta uma série de ingredientes considerados incomuns em outros lugares do Brasil.

Entre minhas dicas de pratos típicos do estado está a buchada, uma iguaria bem atípica e saborosa. Recomendo que os turistas provem também o mungunzá, o rubacão, o baião de dois, a tapioca e o arroz doce.

Há diversas cidades turísticas para visitar na Paraíba que são verdadeiramente deslumbrantes. Se você tiver a oportunidade de ir até qualquer uma delas, não perca esta chance.

Separei 12 dicas de cidades para visitar na Paraíba. Estes destinos reúnem os mais diferentes tipos de atrações. Aproveite minhas recomendações e monte um itinerário turístico com a sua cara.

 1.  João Pessoa

12409 joao pessoa 1
Vista de cima de joão pessoa

Com muitas belezas urbanas e naturais, João Pessoa é o destino ideal para você começar a sua viagem pelas cidades turísticas da Paraíba.

Dentre as cidades turísticas para conhecer na Paraíba, ela é a que tem mais opções para todos os tipos de turistas.

Se você for do tipo mais sossegado, as praias de João Pessoa oferecem passeios incríveis. Se você curtir uma agitação, irá aproveitar bastante a vida noturna da cidade.

Minha primeira dica é justamente a Praia de Tambaú, uma das melhores estruturas do estado. Com águas mansas e um calçadão bem movimentado, esta praia é uma excelente opção para quem gosta de combinar a beleza da natureza com o ambiente urbano.

Outra praia indispensável é a Praia do Bessa, um destino bem mais tranquilo do que a dica anterior. Aqui é possível tomar um calmo banho de mar e aproveitar os belos quiosques à beira mar.

Para finalizar minhas dicas de praias, a Praia de Cabo Branco oferece águas mornas e um ambiente tranquilo, mas ainda assim bem movimentado. O comércio ao redor deixa tudo mais confortável aos turistas que a visitam.

Outro passeio bem interessante para se fazer na capital paraibana são seus parques. Aqui, as opções são belas e variadas. Espalhados por todos os cantos da cidade, esses parques são excelentes atrações para quem gosta de curtir um clima mais tranquilo bem no meio do agito urbano.

O Parque Solon de Lucena possui um lindo lago localizado bem ao seu centro. O ambiente é amplo e arborizado, com tudo isso, o passeio lá é agradável.

Já o Parque Arruda Câmara tem um zoológico no seu interior, além de um jardim botânico bem interessante. Visitá-lo é uma oportunidade única de ver de perto diversas espécies raras, tanto de animais, quanto de plantas.

Agora, se você gosta de um passeio mais cultural, o Centro Histórico é um destino imperdível. A arquitetura local é muito única e conta a interessantíssima história do estado da Paraíba.

Não deixe de ir até a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, um templo histórico tombado bem conhecido pela sua arquitetura neoclássica.

Outra Igreja encantadora, e que você deve visitar, é a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, um monumento católico bem simples, mas com um poder simbólico muito forte.

A cidade é repleta de outros monumentos históricos para você incluir no seu itinerário, indico a Casa da Pólvora, um antigo depósito de pólvora, o Casarão de Azulejos, um sobrado histórico que funciona como centro cultural, e o Hotel Globo, cuja arquitetura irá te encantar.

Minhas outras indicações do que fazer em João Pessoa incluem a Praça da Independência e a Praça Rio Branco, o Palácio da Redenção, o Farol do Cabo Branco e o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima.

 2.  Campina Grande

12409 campina grande 1 1
Campina grande | cidades turísticas da paraíba

Segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande rende excelentes passeios para quem se aventurar por ela.

Começarei indicando os belos açudes que este município possui. O Açude Velho fica localizado bem no centro de Campina Grande. A paisagem aqui é bem bonita e revigorante, com muitos monumentos ao redor, este passeio tem um rico apelo cultural.

Ao visitá-lo não deixe de ver de perto as estátuas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, há também a “Os Pioneiros da Borborema”, um monumento muito importante para a história da cidade.

Além disso, aproveite para ir até o Museu de Arte Popular da Paraíba, um centro cultural situado nas margens do açude, que conta com uma arquitetura belíssima projetada pelo Oscar Niemeyer.

Outro açude que vale uma visita é o Açude Novo, também conhecido como Parque Evaldo Cruz, uma área verde ideal para passar um dia relaxante. Aqui você pode visitar o Obelisco de Campina Grande, um marco do município que possui 45 metros de altura.

Indico também, a todos que estão planejando ir até Campina Grande, que passem no Parque do Povo, uma área conhecida por receber famosos eventos do município, como o São João de Campina Grande.

Campina Grande se destaca nesta lista de cidades turísticas para conhecer na Paraíba pela quantidade, e qualidade, de teatros que possui. Quem gosta de passeios do gênero irá se encantar por este município.

Um dos mais famosos é o Teatro Municipal Severino Cabral, onde ocorrem apresentações de diversos estilos. Sua infraestrutura é bem ampla e bonita, vale a pena uma visita.

Outro teatro bem legal é o Teatro Elba Ramalho, nomeado em homenagem a cantora paraibana, este espaço funciona como uma escola de teatro. Aqui, além das peças, ocorrem outras apresentações, como por exemplo seminários e lançamentos de obras.

A cidade ainda tem o Teatro Raul Prhyston e o Teatro Rosil Cavalcanti.

Museus também não faltam em Campina Grande. Entre eles destaco o Museu de Artes Assis Chateaubriand, o Museu de Luiz Gonzaga e o Museu do Algodão. Todos merecem uma visita.

 3.  Cajazeiras

12409 cajazeiras 1
Cajazeiras

A pequena Cajazeiras se localiza bem ao oeste do estado. Ainda que não seja uma das cidades turísticas para conhecer na Paraíba com mais atrações turísticas, ela oferece passeios bem legais para quem vier visitá-la.

Minha primeira dica é o Cristo Redentor, uma estátua de médio porte, mas que funciona como um belíssimo mirante. De lá é possível avistar a cidade de Cajazeiras, e se fascinar com a linda vista.

As igrejas do município oferecem passeios interessantes pois revelam mais sobre a história local. Visitem a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima e a Igreja de São João Bosco.

 4.  Sousa

12409 sousa 1
Sousa | Cidades Turísticas da Paraíba

Situada a mais de 400 quilômetros da capital, Sousa é um destino bem interessante dentre as cidades turísticas para conhecer na Paraíba.

Uma das atrações que mais achei interessante neste município é o Vale dos Dinossauros, um unidade de conservação natural que abriga um dos mais importantes sítios paleontológicos do Brasil.

A estrutura do lugar é bem organizada, conta com museus, auditórios, quiosques, etc; Tudo o que pode deixar seu passeio ainda mais agradável. Ao visitar o vale, não esqueça de ir com roupas leves e confortáveis, pois o local é bem quente e árido.

Outro passeio interessante para se fazer é ir até a Estátua Frei Damião, um monumento afastado do centro urbano, mas que oferece paisagens belíssimas, além da majestosa estátua em si.

 5.  Caaporã

12409 caapora
Caaporã

Com pouco mais de 20 mil habitantes, Caaporã se localiza a apenas 45 quilômetros de João Pessoa e faz fronteira com o estado de Pernambuco.

Por essa proximidade, você pode aproveitar e visitar o Aparauá Ecoaventura, uma reserva ecológica muito bonita. Suas belezas naturais fascinam seus visitantes, que podem aproveitar para se aventurar por dentro deste espaço muito utilizado por quem gosta do chamado turismo de aventura.

Caaporã não é uma das cidades turísticas para conhecer na Paraíba com mais atrações turísticas, mas ainda assim é um destino bem receptivo e acolhedor.

Pombal

Sendo um dos municípios mais antigos no estado, Pombal é uma das cidades turísticas para conhecer na Paraíba que mais se destacam pelos seus monumentos históricos.

Quem se interessa pela história das cidades que visita, irá certamente se divertir em Pombal. Seu Centro Histórico possui edifícios que ajudam a contar mais sobre o desenvolvimento do município, além de encantar por causa da arquitetura.

A Coluna da Hora por exemplo, é um lugar que recomendo uma visita. Este edifício traz quatro relógios e se destaca pela sua grandiosidade.

As igrejas da cidade também valem uma visita, minhas dicas vão para a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Bom Sucesso e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Outros lugares interessantes para se visitar em Pombal: a Praça Centenária, a Antiga Estação Ferroviária e o Coreto.

 6.  Alagoa Nova

12409 alagoa nova 1
Alagoa Nova| Cidades Turísticas da Paraíba

Com cerca de 20 mil habitantes, Alagoa Nova é uma das cidades turísticas para conhecer na Paraíba com mais potencial de surpreender.

Este município oferece opções de lazer bem bacanas e variadas. Suas belezas naturais são opções tanto para quem quer relaxar, quanto para aqueles que desejam se aventurar. Há várias possibilidades!

Dentre as alternativas de passeios para quem gosta de adrenalina, há a tirolesa e o passeio de caiaque nos belos lagos da cidade.

Também tem como desfrutar de um dia calmo nestes lagos, um banho neles irá certamente renovar suas energias.

 7.  Boqueirão

Localizada mais ao sul do estado, Boqueirão tem uma população de menos de 20 mil habitantes.

Seu principal ponto turístico é o Lajedo do Marinho, um geossítio cuja atividade mais atrativa são suas trilhas ecológicas.

Este parque oferece uma experiência única. As formações rochosas e as paisagens naturais são deslumbrantes. Também dá para acampar no local, algo que indico a todos os turistas que planejam visitar o Lajedo.

Boqueirão, assim como outras cidades turísticas para conhecer na Paraíba, é bastante conhecida pelos eventos que recebe. Se você for do tipo que gosta de festividades, confira o calendário municipal e deixe para visitar o município na melhor época.

 8.  Pitimbu

12409 pitimbu 1
Pitimbu

Situada na zona litorânea do estado, Pitimbu é uma das cidades turísticas para conhecer na Paraíba cuja maior atração são suas praias.

Ao longo do município, há treze praias disponíveis para você aproveitar. Minha principal recomendação vai para a Praia de Pitimbu, a mais conhecida da cidade. Bem urbanizada, esta praia oferece uma estrutura boa para receber turistas.

Outra praia boa para aproveitar o dia é a Praia do Pontal, bem mais deserta, ela é ideal para quem quer fugir da rotina e se refugiar em um ambiente mais pacato.

Recomendo também que você não deixe de visitar a Praia da Guarita, a Praia de Pontinhas e a Praia de Coqueiros.

Além das praias, aproveite para visitar os belos monumentos históricos que a cidade possui. Minhas dicas são: a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, a Igreja de Santa Rita de Cássia e o Casarão do Abiaí.

 9.  Monteiro

Com boas opções tanto na parte rural, quanto na urbana, Monteiro é uma das cidades turísticas para conhecer na Paraíba com um potencial muito alto de agradar os turistas que a visitam.

O Teatro Municipal Jansen Filho é uma excelente opção para quem quer mergulhar na cultura local, aqui, a arquitetura de estilo neoclássico ajuda a contar um pouco a história do lugar.

Já o Museu Histórico de Monteiro é uma alternativa para quem deseja conhecer a história da cidade de modo mais direto. Vale a pena a visita!

Assim como diversas outras cidades para visitar na Paraíba que indiquei ao longo desta lista, Monteiro possui uma estrutura agradável para receber turistas.

Com bons hotéis, restaurantes e bares, este município é o tipo de cidade turística da Paraíba que irá te agradar.

 10.  Mamanguape

12409 mamanguape
Mamanguape | Cidades Turísticas da Paraíba

Este município se encontra mais ao norte do estado e está nesta lista de cidades turísticas para conhecer na Paraíba por todo o valor histórico que possui, pois aqui foi um polo importante de produção de açúcar.

Um dos passeios mais legais que fiz nesta cidade foi visitar o Centro Cultural Fênix, um ambiente que abrange arte dos mais diferentes tipos. Lá você poderá contemplar apresentações, exposições e outros tipos de performances.

Outras dicas do que fazer em Mamanguape: visitar a Casa do Imperador, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Estação Ecológica do Pau Brasil.

 11.  Conde

12409 conde 1
Conde | Cidades Turísticas da Paraíba

Para finalizar esta lista de cidades turísticas para conhecer na Paraíba, irei indicar o município de Conde, localizado no litoral do estado.

Mesmo não sendo uma das maiores cidades turísticas para conhecer na Paraíba, Conde é conhecida por seu potencial turístico e é um destino indispensável na hora de montar seu itinerário.

Minha principal dica do que fazer neste município é visitar as belas praias que ele possui. A Praia de Tabatinga e a Praia de Carapibus são bem mais tranquilas e ideias para relaxar. Já a Praia do Coqueiro é mais movimentada. Todas são deslumbrantes.

Agora, se você quiser se aventurar por uma prática um tanto quanto inusitada, vá até a Praia de Tambaba, a primeira praia do Brasil, onde o nudismo é permitido.

A paisagem do local é conhecida por serem muito bonitas, se você não tiver receio, é um tipo de passeio que certamente ficará marcado na sua memória.

Depois destas dicas, você poderá montar com cuidado seu itinerário turístico pelas cidades turísticas para conhecer na Paraíba. Este estado é certamente um dos mais lindos do Brasil e cada pedacinho dele vale a pena uma visita.

 Planeje  sua viagem pelas Cidades Turísticas da Paraíba

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone da mala Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias