O que fazer em Belém com chuva: 7 Opções Para Salvar Seu Dia

Compartilhar

Viajar é sempre uma experiência muito agradável, afinal, conhecer novas culturas e lugares é algo revigorante, que contribui bastante para a formação de vida dos viajantes. Porém, há sempre um medo que amedronta todos aqueles que planejam uma viagem: o tempo fechado.

Por isso, separei algumas dicas de o que fazer em Belém com chuva, assim, quem for visitar essa bela cidade já estará preparado para se divertir independente do clima.

Um pouco sobre Belém do Pará

Belém do pará
Belém do Pará

Porém, antes de chegar as dicas sobre o que fazer em Belém com chuva, vamos falar um pouquinho sobre este município do qual é impossível não ficar visitado. Afinal, a capital do Pará é um ponto de muita cultura e beleza, tanto pelas suas maravilhas naturais quanto pelos seus pontos históricos e arquitetônicos.

Fundada em 1616, a cidade de Belém sempre desempenhou um papel importante para a economia colonial do Brasil. No entanto, este era um lugar um tanto abandonado e mal cuidado pela coroa, o que fez surgir várias revoltas nesta localidade. Tais momentos históricos estão entre os mais importantes para a história brasileira.

No entanto, com o passar dos séculos, Belém foi se modernizando. Neste contexto, a cidade se tornou um polo muito importante, principalmente para o norte do país. A construção de prédios modernos, ferrovia e até mesmo de uma universidade em 1906 (atualmente o campus principal da Universidade Federal do Pará), marcaram essa época.

Com tanta inovação, a população de Belém foi crescendo bastante, pois além dos nascimentos ocorridos na cidade, também houve a imigração de muitas pessoas a procura de condições melhores de vida. Isso foi fundamental para que o município formasse uma cultura muito rica, construída por pessoas de várias origens.

Atualmente Belém é o lar de aproximadamente 1 milhão e meio de pessoas, sendo a segunda cidade mais populosa do nordeste brasileiro, perdendo apenas para Manaus, a capital do Amazonas.

Na atualidade é considerada uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil, o que chama bastante a atenção dos turistas que visitam o estado paraense, que desejam ver de perto todos os pontos turísticos deste lugar.

Outra característica que torna Belém tão atrativo para os turistas sem dúvidas é sua gastronomia. Os pratos típicos do Pará não podem ser encontrados em vários lugares do Brasil, por isso fascinam tanto quem vem à capital paraense.

Entre as comidas tradicionais desta região podemos dar destaque ao Vatapá, uma espécie de caldo que leva vários ingredientes no seu preparo, como farinha de rosca, pimenta e camarão. Vale muito a pena experimentar.

Um delicioso prato típico da culinária paraense é o Tacacá, um caldo que leva camarão e jambu no seu preparo, misturando ingredientes líquidos e sólidos em uma receita maravilhosa.

Quem for visitar Belém também não pode deixar de experimentar o tradicional bolo de macaxeira servido nesta cidade, que além dos ingredientes clássicos também leva elementos especiais que deixam a receita ainda mais gostosa.

Também recomendo a todos os turistas que forem a Belém experimentarem o Pato no Tucupi, a Maniçoba, o Caruru e os peixes de água doce, além de um açaí que não pode ser encontrado em outro lugar do país.

Sabendo tudo que a capital paraense tem a oferecer aos turistas que a visitam, vamos logo às recomendações de o que fazer em Belém com chuva. Venha conferir:

Igreja de Nossa Senhora dos Mercês

Igreja de nossa senhora dos mercês
Igreja de Nossa Senhora dos Mercês

Para começar esta lista de o que fazer em Belém com chuva, irei recomendar uma das principais construções da cidade, que expressa muito bem a importância dessa cidade.

A Igreja de Nossa Senhora dos Mercês foi inaugurada no século XVIII, sendo um edifício imponente que foi construído com um estilo barroco mais clássico. Além da fachada que chama atenção pela riqueza de detalhes, por dentro a Igreja também é cheia de itens sacros que valem a pena serem vistos de perto.

No entanto, infelizmente a Igreja de Nossa Senhora dos Mercês está um pouco abandonada e mal cuidada, porém ainda é um importante endereço e ponto turístico da capital paraense, por isso deve ser incluído em um guia sobre o que fazer em Belém com chuva.

Theatro da Paz

Theatro da paz
Theatro da paz

Continuando esta lista de o que fazer em Belém com chuva irei indicar uma visita ao Theatro da Paz, um teatro com mais de 150 anos de história. Este espaço é uma construção de estilo neoclássico que é considerado um patrimônio histórico.

Ao contrário da Igreja de Nossa Senhora dos Mercês, o edifício do Theatro da Paz está muito bem conservado, sua fachada conta com uma pintura e detalhes incríveis, além de um interior lindo e muito bem organizado.

Atualmente o teatro faz diversas apresentações, como peças, recitais e musicais. Porém, além de assistir a espetáculos feitos neste teatro, também é possível fazer uma visita guiada e conhecer cada detalhe deste verdadeiro monumento histórico.

Uma dica importante a todos que forem colocar este lugar na lista de o que fazer em Belém com chuva é entrar no site e ficar de olho no cronograma de apresentações para saber o que irá encontrar em cartaz durante a visita ao teatro.

Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

Casa das onze janelas

Também conhecido como o Palacete das Onze Janelas, este espaço cultural é um lugar muito interessante para se colocar em uma lista de o que fazer em Belém com chuva, afinal este local impressiona tanto pela sua construção, que reúne características bem modernas, quanto pelo acervo riquíssimo, com várias artes contemporâneas.

Entre as peças expostas no centro cultural estão diversas obras de artes visuais, além de fotografias, esculturas e muito mais. Sobre o prédio em si, a grandiosidade dele impressiona os visitantes, o seu interior é bem organizado e cheio de ambientes bonitos e organizados.

Museu de Gemas do Pará

Museu de gemas do pará
Museu de Gemas do Pará

Muitas pessoas não sabem que o Pará possui um solo muito rico onde foram encontrados muitos minérios valiosos, como pedras e gemas preciosas. Dessa forma, vale muito a pena colocar o Museu de Gemas do Pará em um roteiro sobre o que fazer em Belém com chuva.

Este espaço contém um amplo acervo com as mais diversas pedras preciosas. Lá os visitantes podem ver de perto peças como diamantes, ametistas e turmalinas. No entanto, o item mais interessante do museu é um quartzo rosa que pesa mais de duas toneladas.

Embora tenha as pedras mais conhecidas, o Museu de Gemas do Pará também possui jóias mais artesanais, como por exemplo os muiraquitãs, artefatos indígenas feitos com pedras e que eram de grande valor aos povos nativos.

Além das exposições, o Museu de Gemas do Pará também conta com oficinas de jóias e um laboratório gemológico, o que deixa o passeio neste lugar muito mais interessante de se fazer.

Museu de Arte Sacra do Pará

Museu de arte sacra
Museu de Arte Sacra do Pará

Outra dica bacana para incluir em uma lista de o que fazer em Belém com chuva é o Museu de Arte Sacra do Pará, que fica localizado na Igreja de São Francisco Xavier e que reúne peças muito importantes da cultura católica.

O acervo deste museu conta com mais de 300 peças, desde pinturas, esculturas e objetos litúrgicos, sendo que a maioria data dos séculos XVII e XIX.

Para conhecer este espaço é possível solicitar uma visita guiada e ver de pertinho peças extremamente bem feitas e importantes para a história cultural e religiosa do Pará, além de receber informações bem detalhadas e contextualizadas sobre os itens expostos lá.

Shopping Bosque Grão Pará

Shopping bosque grão pará
Shopping bosque grão pará

Para aquelas pessoas que gostam de aproveitar o clima chuvoso para ir em um lugar confortável e com muitas opções de lazer, a dica de o que fazer em Belém com chuva é ir até o Shopping Bosque Grão Pará, um shopping muito bonito, moderno e espaçoso, com diversas opções de lojas para fazer compras do que preferir.

Além disso, a praça de alimentação possui diversos restaurantes e lanchonetes para todos os gostos e de todas as faixas de preço, o que o faz um destino interessante para se incluir em uma lista de o que fazer em Belém com chuva.

O Shopping Bosque Grão Pará ainda conta com salas de cinema e áreas de lazer tanto para crianças quanto para adultos.Tudo isso em uma construção lindíssima e extremamente moderna, com paredes de vidro que permitem ver o exterior do shopping.

Restaurante Ver o Açaí

Restaurante ver o açaí
Restaurante Ver o Açaí

Finalizando minhas dicas sobre o que fazer em Belém com chuva, irei recomendar um dos melhores restaurantes da cidade, uma indicação muito especial para aquelas pessoas que gostam de aproveitar o clima mais fechado para experimentar deliciosas receitas.

Este restaurante reúne o que há de melhor na culinária paraense. Dessa forma, aqui é possível encontrar pratos como bolinho de piracuí, casquinha de caranguejo, dadinho de tapioca, pastel de maniçoba e muito mais receitas da culinária regional.

Além disso, o espaço do Ver o Açaí é amplo e confortável, o que deixa os clientes muito à vontade neste local, pois além de muito bonito, também é bem cuidado e possui uma decoração bem interessante. Já no que diz respeito ao atendimento, ele também é muito rápido, eficiente e com profissionais extremamente educados, o que contribui para deixar a experiência mais legal.

  • Localização: Tv. Dom Pedro I, 599 – Umarizal, Belém.
  • Horário: Todos os dias de 11:30 às 16:00. De quarta a sábado também de 18:30 às 23:45.

Gostou dessas dicas de o que fazer em Belém com chuva? Agora é só montar seu roteiro turístico e aproveitar ao máximo essa viagem.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias