O estado do Paraná tem vários destinos incríveis que valem a pena conhecer. Entre cidades grandes e pequenas, este lugar proporciona passeios históricos e culturais, lindas paisagens naturais, construções magníficas, boa gastronomia e muito mais.
Por isso, separei tudo sobre o que fazer em Maringá, para aqueles turistas que forem conhecer um dos destinos mais cobiçados de todo o estado.
Um pouco da historia de maringá
Maringá está localizada no norte do Paraná, a mais de 430 quilômetros de Curitiba, capital do estado. Com aproximadamente 450 mil habitantes, é considerada uma das cidades mais desenvolvidas de toda a região sul do Brasil, oferecendo uma alta qualidade de vida aos seus moradores.
A arquitetura da cidade se destaca, pois faz dela possui um visual lindo e harmônico. Além disso, a natureza também está bastante presente ao longo do perímetro urbano, com bastante verde nas suas paisagens, mesmo dentro do centro.
Isso é por conta do seu ótimo planejamento, que fez o município ser um exemplo de cidade-jardim no Brasil.
Em relação ao turismo, Maringá é bastante procurada por viajantes à procura de eventos, que desejam desfrutar da excelente infraestrutura urbana que o município oferece aos visitantes.
Com muitos hotéis, restaurantes, bares, boates e mais, esta cidade proporciona opções de lazer a todas as horas do dia, independentemente do clima.
Quando visitar Maringá
O clima de Maringá conta com verões quentes e bastante chuvosos, já os invernos na cidade são com temperaturas mais amenas e sem pancadas de chuva.
Por conta disso, a melhor época para visitar este município é no meio termo entre essas estações, ou seja, na primavera e no outono.
Em geral, recomendo aos turistas que gostam de sair para passeios ao ar livre que viagem mais para o fim do ano, mais ou menos em setembro ou outubro.
Já para aqueles que gostam mesmo é de um clima mais frio, mas não há ponto de causar indisposição, os meses de maio e junho são ideais para fazer esta viagem.
Onde ficar em Maringá
Esta cidade possui uma rede de hotéis bem impressionante, o que certamente irá agradar os turistas que gostam de ter bastante opções de hospedagens.
Os preços variam bastante de local para local, assim como os benefícios da hospedagem. Por conta disso, o melhor é pesquisar bem antes, para ver se o lugar atende suas expectativas.
Confira algumas dicas de hospedagem em Maringá:
Hotel Deville Business
Quem está dispostos a desembolsar um pouquinho a mais para ficar em um lugar que oferece tudo para o conforto dos seus hóspedes, o Hotel Deville Business é a melhor opção.
Este lugar oferece quartos amplos e bem equipados, com piscina e academia, além de um vasto buffet com um café da manhã incluso na diária.
Dentro das suas acomodações também há um excelente restaurante para almoço e jantar.
Araucaria Hotel Business
Já para quem deseja economizar, mas não abre mão de um lugar aconchegante, a dica é o Araucaria Hotel Business. Os quartos deste hotel contam com televisão, ar condicionado, frigobar, mesinha de trabalho e até mesmo telefone.
A localização dele também é ótima, uma vez que fica próxima aos principais pontos turísticos da cidade.
O café da manhã também fica incluso na diária, assim, os hóspedes podem se servir à vontade em uma mesa cheia de frutas, pães, bolos, sucos e mais.
Harbor Self Cidade Verde
Outra opção com ótimo preço e boa localização é o Hotel Harbor Self Cidade Verde, um espaço confortável, situado bem no centro da cidade de Maringá.
O lugar é bem decorado, o que proporciona uma sensação de conforto aos hóspedes, já os quartos também são bem equipados, contando com televisão com canais a cabo, telefone, rádio e frigobar.
O buffet de café da manhã é bem variado, com opções para todos os gostos, além de estar incluído na diária.
O que fazer em Maringá
No entanto, mais do que entender quando e como ir, você certamente quer saber mais sobre o que fazer em Maringá.. Por isso, separei algumas dicas sobre os melhores lugares para se divertir nesta cidade. Confira:
Parque do Japão
Este é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e não deve ficar de fora da sua lista sobre o que fazer em Maringá. O Parque do Japão é uma ampla área verde, com um jardim em estilo japonês, além de lagos e construções bem charmosas.
O espaço é bem estruturado, e conta com lojinha, restaurante e estacionamento gratuito. Para entrar nele é necessário comprar ingresso, porém o preço dele é bem em conta, então é um passeio que dá pra fazer com a família inteira.
Bosque das Grevíleas
Outro passeio para quem ama uma área verde com muitas árvores e flores é o Bosque das Grevíleas. Localizado na Zona 05 do município, este é um parque muito utilizado para trilhas e a prática de exercícios físicos, e minha segunda dica sobre o que fazer em Maringá.
Recomendo este lugar aos turistas que gostam de se movimentar um pouco, mas com bastante conforto, além daqueles que querem fugir da barulheira dos centros urbanos, pois o bosque é bem silencioso, ideal para quem gosta de paz.
Solar das Águas Quentes
E que tal aproveitar as férias em Maringá para passar o dia relaxando em um parque aquático? O Solar das Águas Quentes é um espaço muito gostoso, com uma variedade de piscinas e tobogãs, além de quiosques, quadras e lanchonetes.
O espaço também é muito lindo, pois fica rodeado por uma ampla área verde, com palmeiras bem altas e lagos. O estacionamento é grátis e o preço para entrar no parque é bem justo.
Templo Budista Jodoshu Nippakuji
Quem deseja conhecer mais sobre outras culturas precisa ir ao Templo Budista localizado em Maringá. Fundado nos anos 80, este é um lugar que guarda itens que se relacionam com o budismo, além de uma ambientação toda voltada para esta religião.
A arquitetura é fascinante, e é outro motivo pelo qual todos devem visitar este templo. Além de ser lindo por fora, pois se trata de uma construção tipicamente japonesa, também possui detalhes incríveis por dentro, assim como uma bela paisagem ao seu entorno.
Teatro Calil Haddad
Para finalizar minhas dicas sobre o que fazer em Maringá, irei indicar o Teatro Calil Haddad, um centro cultural maravilhoso, onde são realizadas diversas apresentações, entre peças e consertos.
O teatro é bem grande, e sua arquitetura interior e exterior impressiona quem a vê de perto. Se você for visitá-la, recomendo ficar de olho no calendário de eventos do local para escolher o dia com atrações que mais lhe agrade.
Mercadão Municipal de Maringá
O Mercadão Municipal de Maringá é um importante centro de compras e lazer localizado na cidade de Maringá. Inaugurado em outubro de 2009, possui 4,5 mil metros quadrados e oferece 117 boxes com uma ampla variedade de produtos, incluindo hortifrutigranjeiros, queijos, peixaria, condimentos, açougues e restaurantes.
O Mercadão é conhecido por sua atmosfera única, oferecendo uma verdadeira experiência gastronômica, com sabores exclusivos e aromas encantadores em cada corredor. Sem contar que é uma ótima opção para aqueles que procuram fazer compras acessíveis e de qualidade.
O Mercadão Municipal de Maringá fica localizado na Av. Prudente de Morais, 601, na Zona 7, e está aberto de terça a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h. Para obter mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone (44) 3801-9070 ou pelo email [email protected].
Parque do Ingá
O Parque do Ingá é um oásis de diversão, pesquisa e educação ambiental localizado em Maringá, Paraná.
Com 47,3 hectares de área verde, ele oferece uma infinidade de atividades, como passeios de pedalinho no lago artificial, admiração de animais da fauna regional no zoológico, brincadeiras no parque infantil, jogos de bocha e cooper, descanso no quiosque, reflexão na Gruta Nossa Senhora Aparecida, lanches na lanchonete e contemplação no jardim imperial japonês.
Além disso, o parque é frequentemente visitado por estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá e outras instituições da região, que usam o local para ensinar sobre a biodiversidade local e promover a educação ambiental.
Indico que você se conecte com a natureza e aprenda sobre a proteção dos animais no turismo, para que possa ter uma experiência ainda mais enriquecedora e significativa.
Parque Alfredo Werner Nyffeler
O Parque Alfredo Nyffler, apelidado carinhosamente de “Buracão” pelos maringaenses, é um oásis verde localizado na Vila Morangueira. Com seus 104 mil m², ele é um paraíso para aqueles que procuram uma atmosfera alegre e campestre.
Apreciado pelos habitantes locais, o parque foi criado em 1988 com o objetivo de revitalizar uma área degradada e proteger a nascente do Ribeirão Morangueiro.
Aqui, os visitantes encontrarão amplos gramados, um lago cristalino com pedalinhos e uma brisa refrescante, tornando-o perfeito para um piquenique ou soneca ao ar livre.
Além disso, a prefeitura tem promovido eventos culturais no local, valorizando ainda mais esse espaço verde.
Passeios para fazer em Maringá
E você está procurando uma aventura inesquecível em Maringá, prepare-se para se surpreender com as opções incríveis que a cidade tem a oferecer.
Desde a bela Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, que atrai muitos turistas, até o Parque do Japão, recentemente construído para celebrar a imigração japonesa, há algo para todos.
Visite o Mercadão de Maringá, um complexo gastronômico único, e explore o Parque do Ingá, considerado um dos pulmões da cidade. Não perca a chance de reservar um city tour e conhecer todos os principais atrativos que Maringá tem a oferecer.
Onde comer em Maringá
Por ser um centro urbano bem diversificado, Maringá tem excelentes opções de restaurantes, para todos os gostos dos frequentadores. O melhor é que essa variedade não diz respeito somente ao cardápio, mas também aos preços e ambientações.
Saiba agora quais restaurantes você não pode deixar de fora da sua lista de o que fazer em Maringá:
Armazém Restaurante
Para quem está à procura de um ambiente refinado, com um cardápio diferente e delicioso, não pode deixar de ir ao Armazém Restaurante, um espaço aconchegante e com excelente atendimento.
As massas são consideradas o carro chefe da casa, indico o magnífico camarão à carbonara e o talharim à marinara servidos lá, assim como a picanha e o medalhão, muito bem preparados e suculentos.
Em relação aos preços, eles são mais altos que diversos outros restaurantes de Maringá, acredito que valha a pena ir um dia, especialmente por conta do serviço oferecido, mas se economizar na viagem for a prioridade, há outros lugares com uma comida igualmente boa na cidade.
Endereço: R. Demétrio Koteski, 50 – Jardim Alamar, Maringá
Restaurante Monte Líbano
Os amantes de comida árabe tem um lugar certo para ir em Maringá. O Monte Líbano serve as melhores receitas do Oriente Médio, a um preço bem em conta e com um ótimo atendimento, que certamente irá agradar os visitantes.
O quibe servido lá é incrível, e em nenhum outro lugar da cidade é possível encontrar um tão bem feito. Porém, recomendo mais a Kafta e o Charuto de Repolho, uma combinação maravilhosa.
Para beber, a casa possui vinhos, chopps e cerveja bem gelada, além de bebidas não alcoólicas. Já para a sobremesa, o cardápio é vasto, com receitas tipicamente libanesas, mas também com opções bem conhecidas aqui no Brasil.
Endereço: Av. São Paulo, 1374 – Zona 02, Maringá.
Oca Restô Bar
Um lugar que não indique na lista de o que fazer em Maringá, mas que vale a pena conhecer é o Mercadão Municipal. É nele que o Oca Restrô Bar está localizado, um espaço com boa comida e bebida, além de uma ambientação de encher os olhos.
Neste restaurante o cardápio é muito variado, mas recomendo bastante o risoto de quatro queijos com filé mignon, além da parmegiana com batata. Ambas receitas muito bem preparadas, com um tempero bastante especial.
Endereço: Av. Prudente de Morais, 601 – Zona 7, Maringá.
Como chegar na cidade de Maringá
Maringá é uma cidade de fácil acesso, seja lá qual for o meio de transporte escolhido pelos turistas que vão visitá-la. Para começar, há boas estradas que facilitam o acesso ferroviário, além de aeroportos para quem prefere vir de avião.
Quer saber qual é a melhor opção para você, então venha conferir as formas de chegar até Maringá:
Como chegar em Maringá de ônibus
Por conta de Maringá ser um grande centro urbano, diversas cidades, dentro e fora do Paraná, possuem ônibus direto para lá. Portanto, a primeira vantagem de ir de ônibus é a facilidade de deslocamento, além de obviamente, ser bem mais em conta que outros meios.
Contudo, viajar de ônibus pode ser bem cansativo, principalmente se for por longas distâncias. E se a viagem for em um grupo grande de pessoas, muitas vezes o valor total pode ficar bem caro.
Por causa disso, muitas pessoas optam por outros meios de transporte para viajar pelo percurso até Maringá.
Como chegar em Maringá de carro
A principal alternativa aos ônibus é fazer uma viagem de carro. Neste caso, há duas opções principais, a primeira é ir com veículo próprio e a segunda alternativa é viajar com um carro alugado.
Seja lá qual for a opção escolhida, para realizar essa viagem é necessário pegar a BR 369 e a BR 376, rodovias pelas quais é possível acessar a cidade. Antes de colocar o carro na estrada, a dica é fazer uma vistoria antes e sempre verificar se o preço do combustível faz a viagem valer a pena.
Como chegar em Maringá de avião
Maringá é uma cidade superdesenvolvida, e por conta disso possui um aeroporto grande, que recebe uma boa quantidade de voos domésticos todos os dias.
Essa é uma boa notícia para os turistas que vem de distâncias mais longas, pois uma viagem de avião encurta bastante o tempo total de deslocamento.
Para quem deseja economizar nas passagens de avião, o ideal é comprar com alguns meses de antecedência, para assim pegar as melhores promoções.
Outra dica bem legal de viagem é juntar milhas, o que gera um desconto muito grande no total das passagens.
Perguntas Frequentes dos Viajantes
Qual É O Melhor Parque Para Visitar Em Maringá?
O Parque do Ingá é considerado o melhor parque para visitar em Maringá. É o símbolo da cidade e foi inaugurado em 1971, é possível caminhar pelas trilhas pavimentadas com tijolinhos, entrar em contato com animais, especialmente saguis, e descansar no local. O parque também conta com um lago artificial, onde é possível alugar pedalinhos.
Existem Opções De Museus Em Maringá?
Sim, existem opções de museus em Maringá. Há museus como o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI), o Museu da História de Maringá da Unicesumar e o Museu do Computador. Assim como também exposições temporárias disponíveis no Centro de Ação Cultural de Maringá, no Teatro Calil Haddad e na Biblioteca Central da UEM.
O Que É Típico Da Culinária De Maringá?
A culinária de Maringá é variada, combinando tradições brasileiras com influências de imigrantes, incluindo japoneses e também há influência da culinária europeia, como no caso da sopa Borsch.
Dicas para o viajante sobre as principais atrações de Maringá, Paraná
Maringá é uma cidade incrível na América do Sul, localizada no estado do Paraná, considerada a terceira maior cidade do estado e uma das melhores cidades do Brasil, com um índice de desenvolvimento humano alto.
Certamente a cidade possui atrações como a primeira Maria Fumaça de Maringá, a Catedral, o Mercadão projetado pelo arquiteto José Augusto Bellucci e ainda áreas de preservação ambiental.
Não deixe de conhecer o coração da cidade, as casas mais antigas e almoçar em um dos lugares disponíveis. O Teatro Calil Haddad e a irmandade entre Maringá e Kakogawa são outros exemplos de atrações imperdíveis.
Por isso, agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos de Maringá, é hora de deixar um comentário e compartilhar suas expectativas e planos para conhecer a cidade. Não perca mais tempo e venha conhecer Maringá agora!
Planeje sua viagem para Maringá
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
Para evitar os famosos perrengue chique, eu indico que compre todos os ingressos e passeios com antecedência pela Civitatis.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.