O que fazer em Ilhabela: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilSão PauloO que fazer em Ilhabela: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Com uma grande abundância de praias, Ilhabela é um dos destinos litorâneos mais procurados do estado de São Paulo, tanto que é considerado uma Estância Balneária. A cidade é um dos poucos municípios-arquipélago do Brasil, ou seja, é formada por um conjunto de pequenas ilhas. Mas a natureza foi generosa em Ilhabela, e as praias se unem às várias cachoeiras, compondo um destino cheio de maravilhas para explorar. Se você deseja descobrir todos esses encantos, comece a planejar seus passeios e venha saber mais sobre o que fazer em Ilhabela. 

Como chegar em Ilhabela

Ilhabela fica localizada a cerca de 210 quilômetros da capital do estado. Para aqueles que estão partindo de longe, uma opção é voar até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que fica em São Paulo. 

A partir da capital, você deve seguir para São Sebastião, de onde partem as balsas para Ilhabela. De carro, siga pelas rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP-070) até a Rodovia dos Tamoios e, em seguida, à Rio-Santos. Outra opção são os ônibus que saem da capital pela companhia Pássaro Marron. 

A partir de São Sebastião, você terminará o percurso de balsa, seja a pé ou de carro. Se você for a pé, o percurso pode ser feito de graça. Já quem vai de carro paga uma pequena taxa de preservação. Para evitar filas, você pode agendar a travessia, mas, nesse caso, a taxa fica um pouco maior. 

Melhor época para visitar Ilhabela

Decidir quando visitar Ilhabela depende da sua programação e do seu estilo como viajante. O verão é a época de alta temporada. É o período, é claro, mais quente, o que cai bem para aproveitar as praias e as cachoeiras. Por outro lado, é a época das típicas chuvas de verão, além de ser a temporada mais agitada. 

Se você não curte agito, uma ótima opção são os meses de primavera, entre setembro e novembro. São meses mais sossegados e de temperaturas mais amenas, com menor risco de chuva. 

Quantos dias ficar em Ilhabela

Você vai perceber, pela grande quantidade de praias e de cachoeiras, que é possível preencher muitos dias de viagem sem que falte o que fazer em Ilhabela. Se você tiver disponibilidade, recomendo que dedique cerca de 5 ou 6 dias para curtir a cidade. 

O que fazer em Ilhabela: Cachoeiras

Dizem que Ilhabela tem 365 cachoeiras, uma para cada dia do ano. Bom seria ter um ano inteirinho para curtir todas elas. Como isso não é possível, separei algumas dicas para você. 

Cachoeira do Paquetá

Se você sonha com aquelas fotos de piscinas de luxo com borda infinita, pense em incluir a Cachoeira do Paquetá em seu roteiro do que fazer em Ilhabela. Isso porque na Cachoeira essa experiência foi dada naturalmente: a cachoeira forma um poço com borda infinita, e o melhor: com vista para o mar.

Com tudo isso, a Cachoeira do Paquetá é uma das paisagens mais bonitas de Ilhabela. Mas esse não é o único poço, durante o caminho você pode curtir as outras quedas d’água formadas pela cachoeira. 

Fazenda da Toca e da Cachoeira da Toca

A Cachoeira da Toca fica localizada na Fazenda da Toca. A Fazenda em si já vale o passeio por seu interesse histórico, sendo um antigo engenho de cana de açúcar da cidade, o último ainda em funcionamento. 

A Cachoeira da Toca fica na propriedade – por isso, é necessário pagar uma taxa para entrar. Esta cachoeira é uma das mais visitadas de Ilhabela, e não por acaso: possui uma ducha natural de cerca de 3 metros de altura, além do maior tobogã da cidade, com 50 metros. O nome, Cachoeira da Toca, foi dado devido a uma gruta por onde a água passa, formando um pequeno escorregador. 

Cachoeira do Areado

Outra cachoeira que vale a pena incluir em seu roteiro do que fazer em Ilhabela é a Cachoeira do Areado, que fica na trilha do Bonete. Chegar até lá requer uma boa caminhada, de médio nível de dificuldade. Mas no final, como recompensa, a linda queda d’água e um poço natural proporcionam aquele bem-vindo refresco. 

Cachoeira do Veloso

A Cachoeira do Veloso é formada por três quedas d’água. A primeira possui uma trilha de nível fácil, e nela é possível se sentar nos degraus formados naturalmente e curtir a queda d’água. As outras duas possuem trilhas de maior nível de dificuldade, mas culminam em duas lindas quedas d’água com uma bela vista da paisagem ao redor. As três quedas possuem o impressionante tamanho de mais de 50 metros. 

Cachoeira do Gato

Partindo da Praia de Castelhanos, a trilha que vai até a Cachoeira do Gato é uma trilha tranquila e sinalizada. Durante o percurso, você pode ir curtindo a proximidade com a natureza e com as várias espécies de árvores e de aves. Ao chegar à cachoeira, a grande queda d’água te receberá com uma paisagem incrível. 

Cachoeira dos Três Tombos

Já a Cachoeira dos Três Tombos possui acesso pela Praia da Feiticeira. É formada por três quedas d’água, e são uma boa pedida se você não topar uma caminhada mais longa, já que é possível chegar bem perto da primeira das quedas de carro. É um lugar maravilhoso para observação de pássaros devido à diversidade de aves. 

Cachoeira do Couro do Boi e Friagem

Para chegar até as Cachoeiras do Boi e da Friagem, a trilha a ser percorrida exige o acompanhamento de um guia. Ela parte da Praia do Viana e leva cerca de 3 horas de caminhada. A queda d’água da Cachoeira do Boi tem cerca de 45 metros, e é uma delícia aproveitar um relaxante banho em suas águas. 

Mais adiante está a Cachoeira da Friagem, outra bela queda d’água que forma uma ducha natural.

As duas cachoeiras valem a pena para quem está afim de trilhas mais intensas, imersão na natureza e está buscando o que fazer em Ilhabela. 

Cachoeira da Laje

A Cachoeira da Laje também fica na trilha que leva à Praia do Bonete. Embora seja uma trilha bastante extensa, a cachoeira fica bem no início, a cerca de 40 minutos de caminhada. Esta Cachoeira fica dentro da Fazenda da Laje, por isso, é necessário pagar uma pequena taxa para entrar. A melhor parte é o tobogã natural, ao final do qual se forma uma grande e deliciosa piscina, ótima para quem ama nadar. 

Cachoeira do Poço Fundo

A Cachoeira do Poço Fundo é mais uma recompensa para quem encarar a trilha para a Praia do Bonete (veja abaixo). A cachoeira fica a cerca de 10 minutos da Praia, e possui pequenas quedas d’água que culminam em um grande poço natural. A água gelada é uma delícia para se refrescar nos dias mais quentes. 

O que fazer em Ilhabela: Praias

A cidade é formada por uma diversidade de pequenas ilhas e praias para todos os gostos – é até difícil escolher. Por isso, separei algumas delas para você começar a programar o que fazer em Ilhabela. 

Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos possui uma das mais bonitas paisagens de Ilhabela. É uma praia mais selvagem, acessível via mar ou por uma trilha que passa pela mata preservada do Parque Estadual, que só pode ser percorrida com veículos 4×4 ou, para os mais aventureiros, a pé. 

Ao chegar até lá, você se depara com um mar azul e aberto, atrativo para os surfistas. Uma rápida trilha te leva a um mirante, de onde é possível contemplar a famosa vista da baía formando um coração. 

A Praia de Castelhanos é habitada por uma comunidade caiçara, assim, é possível buscar hospedagem nos campings organizados pela população, e fazer atividades turísticas que apresentam a cultura e a história dos moradores da região. 

Vale lembrar que como o acesso por terra é feito por meio do Parque Estadual de Ilhabela, é preciso ficar atento aos horários. O Parque funciona normalmente entre as 7h e as 16h, e tem limite de horário para a ida e para a volta. 

Praia do Curral

A Praia do Curral é a escolha para quem está procurando o que fazer em Ilhabela para encontrar mais badalação. Com restaurantes, serviço de praia, bares com música ao vivo e vários locais para hospedagem, a Praia se torna um ambiente para quem curte movimento. É também um ótimo lugar para apreciar o entardecer e curtir a paisagem. 

Ilha das Cabras

Ilha das Cabras é uma pequena ilha pertencente ao arquipélago de Ilhabela, separada por um canal de 12 metros de profundidade a cerca de 100 metros da Praia das Pedras Miúdas. É possível chegar nesse santuário ecológico por um passeio de barco ou até nadando. Essa região é riquíssima em espécies marinhas e, por isso, é uma das favoritas dos mergulhadores amadores e profissionais.

Em um mergulho acompanhado de instrutores das escolas de mergulho da região ou mesmo em um mergulho raso com óculos especiais, é possível se deparar com tartarugas, arraias, estrelas-do-mar, diversas formações de corais e uma variedade imensa de peixes.

Além disso, há uma estátua de Netuno rodeada por corais a 7 metros de profundidade. A região é de fácil acesso: a 2 quilômetros da balsa, essa é a primeira praia do sentido sul, e o turista pode estacionar seu carro no próprio local.

Praia da Feiticeira

Se você é do time que busca a tranquilidade de um passeio em família, a Praia da Feiticeira é o pedido certo! Essa praia fica a 6 quilômetros da balsa no sentido sul e não conta com restaurantes, quiosques ou serviços de alimentação, por isso, se for visitá-la, prepare seu lanche!

O destino é ideal para uma boa caminhada, um passeio de barco ou um mergulho de flutuação no mar tranquilo e rico em espécies marinhas. Além disso, duas cachoeiras desaguam no mar, formando uma bela paisagem. 

Praia do Oscar

Ainda pensando em você que busca na praia um refúgio para tranquilidade, indico também a Praia do Oscar, que fica logo depois da Ilha das Cabras, a 4 quilômetros da balsa na região Sul.

Com águas claras, mar tranquilo e uma faixa de areia curta, com uma enorme pedra bem no meio, que serve como repouso para os banhistas e apoio para os pescadores, a Praia do Oscar é mais frequentada por moradores da região. Ao lado da pedra forma-se uma piscina natural, ideal para o banho e mergulho da criançada.

Praia da Armação 

Quem curte windsurf e kitesurf tem um destino certo em Ilhabela: a Praia da Armação, já que lá é o ponto ápice da canalização dos ventos. Se você nunca tentou mas quer começar, não se preocupe, porque a Praia conta com uma Escola de Esportes Náuticos. 

A Praia da Armação possui uma boa infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes. 

A Capela Imaculada Conceição atrai os viajantes para fotos e os casais que buscam uma casamento inesquecível. 

Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara já começa a revelar suas belezas antes mesmo de você chegar até lá, isso porque o mirante que fica no caminho proporciona uma vista de tirar o fôlego da praia. O mar possui um tom incrível de azul, cercado por montanhas recobertas de vegetação, formando um cenário paradisíaco.

Além disso, a Praia do Jabaquara possui uma boa estrutura, sendo um lugar propício para quem busca o que fazer em Ilhabela para gastar um dia sem pressa em frente ao mar. É possível acessá-la por estrada de terra ou pelos passeios de barco oferecidos na região. 

Praia da Fome

Areia clarinha e águas cristalinas… Com essa combinação, impossível não ter uma paisagem inesquecível. Além disso, esta Praia também possui um mar tranquilo, que a torna um dos melhores lugares em Ilhabela para mergulhar com snorkel. 

Um casarão histórico na praia serve como apoio aos turistas, além de ser um dos patrimônios de interesse histórico da região.

A Praia da Fome fica na região norte, e pode ser acessada somente por meio dos passeios de barco. 

Praia do Itaquanduba

Na região do centro, temos a praia do Itaquanduba, com uma faixa de areia de cerca de 100 metros. Itaquanduba é a praia ideal para praticar esportes que não necessitam de ventos ou da quebra das ondas, como o remo e a canoagem. Essa praia também é muito procurada para esportes na areia, principalmente ao entardecer, como o futebol de areia e o tênis de areia. A praia de Itaquanduba conta também com uma ciclovia, o que a torna um atrativo para os amantes do pedal. 

Praia da Vila

Se você gosta de praias mais urbanizadas, a Praia da Vila é um excelente lugar para entrar no seu roteiro do que fazer em Ilhabela. É a praia que circunda o Centro Histórico, sendo uma boa dica para quem quiser emendar o passeio pela vila com um mergulho. Possui uma boa infraestrutura, e é palco de uma série de eventos da cidade ao longo do ano. 

Praia do Pequeá

A praia Pequeá, também na região central, é uma praia muito arborizada, o que permite que os turistas possam aproveitar uma bela sombra sem se preocupar em levar um guarda-sol. É uma boa opção para quem está querendo passar o dia em família, pois conta com uma boa infraestrutura de restaurantes e bares.

Os ventos da praia de Pequeá são excelentes para aqueles que desejam aprender a velejar ou que praticam esportes marinhos como o Stand Up Paddle. Além disso, em sua ponta há um píer de onde se pode ter uma bela vista do mar e do pôr do sol e, se tiver sorte, avistar as tartarugas.

Praia do Poço

A Praia do Poço parece ter sido retirada de um cenário de filme. Pouco frequentada, esta praia é cercada por uma mata densa, rodeada por trilhas de alta dificuldade. Possui uma cachoeira que deságua na areia, formando uma piscina natural de água doce.

Para resumir, a paisagem dessa região é realmente digna de belíssimas fotos e uma ótima opção para mergulho, para os amantes do ecoturismo e para aqueles que desejam explorar a natureza. O acesso a essa praia é feito pela Trilha do Poço, e requer a ajuda de um guia especializado, por seu grau de dificuldade. É possível chegar lá também pelo mar, em um passeio de barco. 

Praia do Bonete

A chegada à Praia do Bonete pode não ser a tarefa mais fácil do mundo – o acesso é pelo mar ou então por uma trilha que possui 12 quilômetros no total, de nível médio a avançado. Mas o próprio caminho já é recompensador, permitindo ao viajante corajoso aproveitar as cachoeiras e mirantes. 

A Praia em si é habitada por uma grande comunidade caiçara, possui areia clara e um mar agitado. Justamente por ser mais isolada, é uma ótima praia para relaxar e realmente curtir a natureza. 

O que fazer em Ilhabela – Centro Histórico

Além dos atrativos naturais, que, como você pode ver, são muitos, Ilhabela também possui um belo Centro Histórico na Vila. Apesar de não ser grande, é uma boa dica para quem está buscando o que fazer em Ilhabela para encontrar lojinhas e restaurantes. 

É na Vila também que você encontra algumas das construções históricas mais charmosas de Ilhabela, como a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda e Bom Sucesso, construída entre o fim do século XVII e o início do século XVIII. Próximo à Igreja, está a Antiga Cadeia e Fórum, que atualmente é sede do Parque Estadual de Ilhabela. O prédio em estilo militar data do século XIX, mesclando elementos neo clássicos, barrocos e coloniais. 

Para quem adora programações culturais, a dica é conhecer o Centro Cultural da Vila, que abriga exposições sobre a cultura caiçara, o Museu Náutico e o Museu Waldemar Belisário.

Onde comer em Ilhabela

O momento de fazer uma pausa e saborear uma boa refeição pode ser um dos mais especiais da sua viagem. Por isso, as próximas dicas são para você que procura o que fazer em Ilhabela para comer bem. 

A primeira dica é o Ben ‘s Bar e Comidaria. O restaurante possui um cardápio delicioso com receitas de inspiração escandinava e um toque brasileiro. São sanduíches, petiscos como dadinho de tapioca e outros pratos de dar água na boca. Um dos mais famosos é o ceviche, se você gosta, não deixe de experimentar. Além da comida, o Ben ‘s ganha pontos pelo clima – o restaurante é comandado por um casal de ascendência sueca que preza pelo bom atendimento – e pela linda vista para o mar. 

Já que é para falar da vista, vale a pena mencionar também o Portofino Restaurante. Localizado no jardim do Hotel Porto Pacuíba, o Portofino também tem vista para o mar. A cozinha é assinada pelo chef Arthur Alves, que compõe um menu cheio de pratos criativos e sofisticados. Para quem tem alguma restrição alimentar, o chef dá um show de improvisação, preparando pratos deliciosos com os ingredientes. 

A última dica para quando bater a fome e você estiver na busca do que fazer para comer em Ilhabela é o Bistrô do Fabiô. Com um ambiente intimista, o Bistrô oferece um menu delicioso, cheio de ingredientes frescos, desde o antepasto até a sobremesa, tudo preparado com carinho pelo chef Fábio.

O que fazer nos arredores de Ilhabela

Como você já viu, para chegar ou sair de Ilhabela, é preciso pegar a balsa em São Sebastião. Se você estiver com tempo sobrando, uma boa dica pode ser fazer uma parada para aproveitar a cidade, que também possui belas praias, como Maresias, Camburi e Baleia, mais badaladas, além de praias mais tranquilas como a Praia da Uma e Barra do Sahy. Todas as praias são cercadas pela exuberante vegetação da Mata Atlântica, preservada pelo Parque Estadual da Serra do Mar. 

Anote essas dicas sobre o que fazer em Ilhabela

Apesar dos cenários paradisíacos, em Ilhabela os moradores e os turistas dividem espaço com alguns visitantes indesejados: os borrachudos. Eles são a principal queixa de quem conhece o arquipélago, e estão presentes principalmente nas praias mais afastadas. Não se esqueça do repelente e capriche na hora de se proteger. 

Outra dica é para você que não vê a hora de praticar mergulho em Ilhabela. Existem diversas escolas de mergulho na região, prontas pra proporcionar uma experiência de tirar o fôlego, nadando ao lado das mais variadas espécies de peixes, corais e tartarugas.

Porém, se não quiser ou puder pagar pelo mergulho, uma boa dica são os óculos de mergulho raso, que vão transformar um nado simples em uma experiência incrível. 

Na hora de fazer as malas, não se esqueça de incluir roupas confortáveis para fazer as caminhadas entre as praias, ou quem sabe até um passeio de bicicleta pelas orlas. Não se esqueça do protetor solar!

Gostou dessas dicas do que fazer em Ilhabela?

Boa viagem e aproveite a cidade!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.