O Que Fazer Em Ipatinga, MG: Melhores Pontos Turísticos

Compartilhar

Se você quer sucesso garantido na sua viagem, ir para Minas Gerais é a escolha certa. As cidades mineiras, desde as históricas até as mais modernas, são encantadoras, e proporcionam a melhor das visitas aos seus turistas.

Neste lista de o que fazer em Ipatinga, iremos apresentar uma um tanto desconhecida no quesito turismo, mas que vale a pena por causa das suas belezas naturais e culturais.

Um pouco sobre Ipatinga

A cidade de Ipatinga está localizada no chamado Cinturão do Aço Mineiro, como podemos perceber pelo nome, é uma cidade onde a metalurgia tem forte destaque na economia local.

Com quase 300 mil  habitantes, suas proximidades com as cidades de Caratinga e Coronel Fabriciano fazem do lugar uma espécie de cidade grande bem no meio do interior mineiro. 

Sobre o turismo, ela possui uma boa infraestrutura para recepcionar viajantes, com uma ampla rede de hotéis, restaurantes, bares e qualquer outro estabelecimento extremamente útil para o conforto de um turista.

Em relação aos seus pontos turísticos, sem dúvidas, as belezas naturais da cidade oferecem os melhores passeios. No entanto, ainda há outras atrações, que dão uma maior bagagem artística, histórica e cultural para os turistas, e que certamente merecem ser desbravadas.

E se você quer saber tudo sobre quando ir, como chegar e o que fazer em Ipatinga, você está no lugar certo.

Logo abaixo irei dar as melhores informações para quem você consiga se preparar ao máximo para fazer essa viagem, além de curtir bastante sua estadia em Ipatinga.

Quando visitar Ipatinga

Ipatinga é uma cidade quente na maior parte do ano, embora as temperaturas tendem a baixar no auge do inverno, entre os meses de julho e agosto.

Por conta disso, considero que as férias de começo e final de ano são as melhores épocas para conhecer essa cidade, afinal, os turistas irão poder desfrutar de um clima bastante quente, o que dá mais ânimo para passear pelos pontos turísticos do município.

No entanto, para quem não é amante de dias quentes, e sente bem mais disposição no inverno ou em dias com temperaturas amenas, as férias de meio de ano é a data ideal para realizar essa viagem.

Onde ficar em Ipatinga

Este município tem boas opções de hospedagem, há vários hotéis e pousadas excelentes e que oferecem bastante conforto para que os turistas passem bem tranquilos a estadia nesta cidade. Saiba agora quais são minhas indicações de onde ficar em Ipatinga.

Hotel Oliveira

32904 hotel oliveira
Hotel oliveira
32904 quarto no hotel oliveira
Quarto no hotel oliveira

Para quem está a procura de um lugar mais econômico, mas sem abrir mão do conforto, este hotel é o lugar certo.

O Oliveira possui quartos bem equipados, com televisão e ar condicionado, além de uma ambientação agradável.

A localização é ótima, e de lá para alguns dos principais pontos turísticos da cidade são apenas alguns minutos. Em suma, é um lugar com muitas vantagens, mas que não proporciona maiores luxos.

Hotel Metropolitano

32904 hotel metropolitano
Hotel metropolitano
32904 quarto no hotel metropolitano
Quarto no hotel metropolitano

Os turistas que estão verdadeiramente à procura de um lugar mais luxuoso, devem considerar o hotel Metropolitano como uma opção bem viável.

Este lugar conta com instalações incríveis, dentro dele há piscina, academia e até um restaurante com muitas opções no cardápio.

Os quartos são amplos e podem vir equipados até mesmo com frigobar e mesa de trabalho para quem precisa.

O que fazer em Ipatinga

Já que falamos como e quando fazer essa viagem, agora iremos abordar o que fazer em Ipatinga. O propósito dessa lista é fazer com que o turista monte um guia completo, cheio de possibilidades de lazer para todos os gostos. Confira logo abaixo algumas dicas:

Estação Memória de Ipatinga

32904 estacao memoria de ipatinga
Estação memória de ipatinga

Minha primeira dica de o que fazer em Ipatinga é conhecer a Estação Memória, um museu localizado em uma antiga estação de trem, cujo espaço contará aos turistas tudo que eles precisam saber sobre esta cidade, sua história e seu povo. 

Este museu é pequeno, mas agradável, e cada ambiente possui um acervo único, que conta com diversos documentos, fotos e outros itens que ajudam os turistas a compreender mais a história de Ipatinga.

Para deixar o passeio ainda mais completo, os funcionários do local são bem atenciosos e estão sempre dispostos a sanar dúvidas e explicar certas curiosidades. Além disso, o ambiente também é muito organizado, e dá vontade de passar horas e horas desvendando cada um dos seus detalhes.

Endereço (s): Rua Belo Horizonte, 272, Centro, Ipatinga, MG.
Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira, de 8:00 às 18:00 horas.

Parque Ipanema

Vista do parque ipanema | o que fazer em ipatinga
Vista do parque ipanema | o que fazer em ipatinga

Para quem deseja relaxar, a melhor solução é ir passear em um dos parques da cidade, por isso, minha segunda dica sobre o que fazer em Ipatinga é o Parque Ipanema, um espaço arborizado e bem bonito.

Lá é possível realizar caminhada, andar de bicicleta, fazer um piquenique, praticar esportes ou somente relaxar em meio a uma paisagem linda. A estrutura do parque é ótima para recepcionar viajantes, o que deixa o passeio ainda mais agradável.

Clube Parque das Cachoeiras

32904 clube parque das cachoeiras 2
Clube parque das cachoeiras

Já para quem está a procura de um passeio que proporcione um contato ainda mais intenso com a natureza, a dica é o Parque das Cachoeiras, uma linda área verde que além das quedas d’água também conta com piscinas, quadras, quiosques e mais, ou seja, tudo que os turistas precisam para relaxar.

O melhor é que este passeio irá agradar todos os tipos de turistas. Por isso, se você está querendo um passeio calmo, recomendo ficar nas piscinas, ou comer no restaurante do parque. Já os mais aventureiros irão amar fazer uma trilha e se banhar nessas belas cachoeiras.

Lagoa Silvana

Lagoa silvana | o que fazer em ipatinga
Lagoa silvana | o que fazer em ipatinga

Lagoa Silvana é um local de lazer que oferece opções de recreação e convivência com a natureza. Também, há um restaurante e buffet na Lagoa Silvana que é recomendado para os amantes da culinária.

Shopping Vale do Aço

Shopping vale do aço | o que fazer em ipatinga
Shopping vale do aço | o que fazer em ipatinga

O Shopping Vale do Aço é um centro de compras localizado em Ipatinga, Minas Gerais, que oferece diversas opções de gastronomia, entreterimento e serviços.

Em 2022, o shopping comemorou 24 anos de história e inaugurou a Alameda Gourmet, um novo ambiente com operações no setor alimentício localizado no segundo piso.

Aliás, também possui uma unidade da Delegacia da Polícia Federal no segundo piso, ao lado do Centro Cultural Usiminas, que oferece serviços de emissão de passaporte.

Teatro Usiminas

32904 teatro usiminas 1
Teatro usiminas

Por fim, minha última recomendação sobre o que fazer em Ipatinga é o Teatro do Centro Cultural Usiminas, espaço onde são realizadas várias apresentações bem bacanas. Este teatro não é grandioso, mas é muito bonito e proporciona uma vibe mais intimista.

Recomendo uma ida até lá e também que os viajantes apreciem o que está sendo apresentado no local. Para isso, indico aos turistas ficarem de olho no calendário de eventos no teatro, para ir num dia com atrações que lhe interessam.

Onde comer em Ipatinga

Ipatinga é uma cidade bem diversa no quesito restaurantes, há estabelecimentos para todos os gostos, tanto no sentido gastronômico quanto na ambientação.

Também há uma boa variedade de preços, havendo alternativas para quem pode gastar bastante e também para quem deseja economizar.

Venha conferir algumas dicas sobre onde comer em Ipatinga:

Restaurante Dona Conceição

Este lugar pode parecer simples à primeira vista, mas a comida servida aqui é feita com o maior capricho, o atendimento é excelente, o que o torna uma ótima opção de onde comer em Ipatinga.

Aqui são servidas receitas mais caseiras, típicas da culinária mineira, assim como sobremesas e diversos tipos de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, tudo isso por um preço bem abaixo dos outros restaurantes da cidade.

Restaurante Bistrô Dulu

Já os turistas que desejam passar uma noite em um ambiente mais refinado, experimentando receitas que não são facilmente encontradas por aí, podem ir ao Bistrô Dulu sem medo.

Este restaurante possui um cardápio impecável, com carnes, massas, além de pratos de entrada e uma grande variedade de saladas.

A ambientação é outro motivo pelo qual os turistas devem conhecer este ambiente, pois ela é ricamente decorada, o que cria um clima de extremo conforto aos clientes.

Endereço: Av. Castelo Branco, 837 – Horto, Ipatinga.

Endereço: R. Dom Pedro II, 219 – Cidade Nobre, Ipatinga.

Pizzaria Buoni Amici

Que tal sair durante a noite e ir a uma das melhores pizzarias da cidade? A Buoni Amici é conhecida por servir uma pizza bem recheada, com massa fininha e bem assada.

A variedade de sabores é bem grande, tendo opções tanto tradicionais quanto mais exóticas.

Ainda há opções de pizzas doces para quem gosta, e uma boa diversidade de bebidas para acompanhar. O ambiente também é bem aconchegante, os preços são em contas e o atendimento é muito atencioso.

Endereço: Av. Castelo Branco, 240 – Horto, Ipatinga

Bar Caladinho

Outra opção para quem quer curtir Ipatinga durante a noite é o Bar Caladinho, um ambiente bem gostoso, que possui música ao vivo, cerveja bem gelada, deliciosos drinks, além de petiscos bem gostosos para acompanhar, desde porções de fritas com queijo até diversos tipos de carnes.

O ambiente é também bonito, e deixa qualquer noite mais animada. Além disso, os pedidos são servidos bem rapidamente, sem maiores demoras na cozinha.

Endereço: R. dos Bororós, 65 – Jardim Panorama, Ipatinga.

Como chegar em Ipatinga

Há várias rotas possíveis para chegar em Ipatinga, e a melhor escolha irá depender do tipo, e das preferências de cada turista.

As possibilidades mais óbvias são de carro e ônibus, embora alguns viajantes também possam utilizar um avião para percorrer a maior parte do caminho.

Como chegar em Ipatinga de ônibus

A alternativa mais econômica para chegar até Ipatinga é pegar um ônibus direto para lá. Como é uma cidade relativamente grande, vários municípios têm transportes que vão direto para a rodoviária municipal.

Porém, caso a cidade de origem do turista não possua, a melhor alternativa é ir até Belo Horizonte, ou outra cidade mais próxima, e seguir viagem até Ipatinga.

Porém, enquanto no quesito economia ir de ônibus é a melhor opção, essa pode não ser uma alternativa muito confortável para quem está viajando em família, ou com crianças.

Em ambos os casos, acredito que há formas melhores para chegar em Ipatinga.

Como chegar em Ipatinga de carro

Já uma viagem de carro é mais confortável para quem vai viajar em grupos grandes, embora quando há uma longa distância ela pode se tornar bastante cansativa.

Para chegar de carro até Ipatinga é necessário pegar a rodovia BR-381, saindo do norte, ou a rodovia BR-458 saindo mais do sul do país.

Ao viajar de carro alguns procedimentos são indispensáveis, a começar por uma revisão geral, que verifique que o carro tem como chegar ao destino final sem maiores problemas. Também é recomendado uma boa olhada no GPS, para avaliar se o equipamento está funcionando corretamente.

Como chegar em Ipatinga de avião

Não há como negar que uma viagem de avião proporciona maior conforto e rapidez para todos os passageiros. Sua única desvantagem são os preços, os quais costumam ser mais elevados do que os outros meios de transporte.

Mas se isso não for um grande problema para o seu orçamento, ou se conseguiu passagens abaixo dos preços usuais, não deixe de considerar uma viagem de avião.

Ipatinga possui um aeroporto dentro dos limites da cidade, o chamado Aeroporto regional do Vale do Aço. Outra alternativa para encurtar a viagem é desembarcar nas cidades próximas que também recebem voo, como é o caso de Belo Horizonte e Caratinga, e seguir viagem através de carro ou ônibus.

Dicas para o viajante de Ipatinga

Vista do bairro cariru | o que fazer em ipatinga
Vista do Bairro Cariru | O que fazer em Ipatinga

Escolher um destino para realizar uma viagem inesquecível não é fácil, porém acredito que Ipatinga pode proporcionar isso aos turistas.

Mesmo não sendo um dos destinos mais conhecidos do interior mineiro, essa cidade possui ótimas atrações e uma boa infraestrutura, ou seja, as duas razões principais que fazem o turista ter uma viagem dos sonhos.

Tendo isso em mente, minha última dica para quem está montando seu guia sobre o que fazer em Ipatinga é não deixar de conferir as dicas que os próprios moradores da cidade possuem. Isso porque toda cidade tem aqueles passeios incríveis que somente pessoas que moram lá conhecem.

Por fim, recomendo ainda bastante controle e planejamento financeiro, pois sabemos que viagem é algo muito empolgante e que nos incentiva a gastar.

Por isso, para não voltar das férias no vermelho, separe certinho o que gastar em cada lugar, levando sempre em conta que é preciso separar uma quantia para emergência.

Gostou dessas dicas de o que fazer em Ipatinga? Se você for conhecer em breve essa cidade, não deixe de anotar essas recomendações. E claro, tenha uma boa viagem!

Planeje sua viagem para Ipatinga

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Para evitar os famosos perrengue chique, eu indico que compre todos os ingressos e passeios com antecedência pela Civitatis.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias