O que fazer em São Thomé das Letras

Brasil Minas Gerais O que fazer em São Thomé das Letras

Situada na região sul e sudoeste de Minas Gerais, você descobrirá tudo que possa fazer em São Thomé das Letras, com uma população de aproximadamente 7 mil pessoas, a 310 km da capital Belo Horizonte e a 1400 metros acima do nível do mar, esta cidade de São Thomé das Letras. Rodeada de uma beleza bruta com suas formações rochosas, suas casas e ruas também feitas de pedra e a delicada transição da Mata Atlântica com o Cerrado.

É uma cidade com identidade própria e também conhecida como a cidade mística da Estrada Real, tem uma energia contagiante e certamente esse lugar vai superar suas expectativas. Logo abaixo vou dar dicas preciosas para você que deseja conhecer, e se envolver, com esse lugar único.

Como chegar a São Thomé da Letras?

Se você deseja chegar de avião, terá que seguir para Varginha, que esta a cerca de 80 km de São Thomé da Letras, cidade esta que conta com aeroporto o mais próximo com voos regulares, de segunda a sexta-feira, ocasionalmente recebe voos, com escalas em BH, de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outras capitais. Dos aeroportos principais do País o mais perto é o Galeão no Rio de Janeiro.

Os voos são operados pela Azul Linha Aéreas e chegando a Varginha, você deve escolher outro transporte até São Thomé das Letras , sendo eles ônibus, o expresso Gardenia, taxi ou aplicativos de transporte: na região quem opera é GoCar Brasil e Go – Transporte urbano privado, ambos somente para Android.

Se a sua opção for chegar de carro, a opção mais rápida e a única asfaltada até São Thomé da Letras, é seguir pela BR 381 e entrar no trevo de acesso a Três Corações e seguir na rodovia MG -862 até São Thomé da Letras, a cidade tem dois postos de combustíveis, sendo um deles 24h, o mesmo se encontra ao lado da rodoviária.

A melhor forma de explorar um novo destino: é com a liberdade total! Por isso faça uma cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além disso você tem a vantagem de poder pagar em 12 vezes sem juros. Reserve Agora!!

Agora, se a sua opção for o ônibus, a Expresso Gardênia faz a linha B.H./Três Corações e a Expresso Coutinho a linha Três Corações/São Thomé das Letras para maiores informações de horários e valores, acessem o site da ClickBus.

Uma dica para os motoristas especialmente para motor home e camper vans, os caminhos de terra nos dias de chuva costumam ter atoleiros e nos dias mais secos exigem atenção por conta dos buracos. No caminho para que vem de Cruzília, na chegada a São Thomé da Letras há uma ladeira (da biquinha) que é consideravelmente íngreme, ela foi pavimentada recentemente para facilitar a subida.

O Centro Histórico de São Thomé das Tetras

Centro de São Thomé das Letras | Credito Silvioldcoelho por Wikimedia
Centro de São Thomé das Letras | Credito Silvioldcoelho por Wikimedia

O que não falta em São Thomé das Letras são histórias, e pelo menos duas delas podem ser presenciadas por quem conhecesse essa fabulosa cidade.

A primeira é a Igreja de Pedra, que teve sua construção iniciada no ano de 1833, por escravos que não podiam frequentar as missas e deram o nome a essa igreja de Nossa Senhora do Rosário. Sua construção é feita com blocos de pedra são tomé e sem argamassa.

E outra, é a gruta que fica ao lado da igreja matriz, reza a lenda que nesse local foi encontrado pelo escravo João Antão, uma imagem de São Thomé das Letras. Dessa mesma gruta, vem a origem do nome da cidade, e o “das Letras” se dá pela presença de pinturas rupestre nesse local e em outras partes do município.

Igreja de Pedra | Credito Rafael por Flickr
Igreja de Pedra | Credito Rafael por Flickr

Outro detalhe muito atraente do centro histórico é o artesanato. A cidade é um reduto de artistas, e muito procurada por viajantes do estilo mochileiros, que fazem da arte uma forma de se manter na estrada, por isso, a arte de rua é muito presente na cultura da cidade.

Artigos como pulseiras e colares de pedras semi preciosas, peças em macramê (arte feita com fio encerado), diversas pedras, alpaca, incensos e muito mais, podem ser encontrados facilmente caminhando pelas ruas do centro da cidade.

Mas há também, muita arte feita em madeira e pedra sabão, e várias referências a duendes, bruxas e seres místicos. Tudo feito com muita riqueza de detalhes, complementando esses misterioso charme da cidade.

Aos finais de semana, acontece a feira na praça central, onde os artistas expõem seus trabalhos. Os valores dos artesanatos encontrados, tanto nos postos de rua quanto nas lojas, são acessíveis.

O Parque Municipal Antônio Rosa

A cidade é construída em cima de rochas, e a mais abundante é o quartzito, popularmente conhecida como pedra são tomé, que é muito usada em beirais de piscinas, entre outras aplicações.

Ela está presente por toda a cidade, no chão, paredes e teto das casas. Passear pelas ruas e caminhar pelo parque municipal Antônio Rosa, que está localizado no topo da cidade a poucos metros do centro, são experiências únicas.

O parque é aberto, não há portões ou horário de visitação e contam que trilhas que te levam a vários pontos do parque.

A Pedra da Bruxa

Pedra da Bruxa | Credito Maíra Wick por Wikimedia
Pedra da Bruxa | Credito Maíra Wick por Wikimedia

Esse sem dúvida é o atrativo mais procurado, é aqui que você encontra a famosa Pedra da Bruxa, é preciso fazer uma pequena escalada (nível médio) para chegar ao topo da pedra, esforço que é recompensado pelo visual da parte mais alta do parque e é de tirar o folego, sendo possível enxergar toda a região nos dias de céu limpo.

Procurando hospedagem em São Thomé da Letras no melhor preço nas datas de sua viagem?

Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

RESERVE AGORA

O Morro do Cruzeiro

Outra parte muito procurada é o Morro do Cruzeiro, remanescente da época colonial, nos dias da semana santa é usado como parte da encenação da Paixão de Cristo, mas o real motivo de tanta procura é pelo incrível visual e também fazer um dos rituais mais emblemáticos e tradicionais para quem conhece a cidade, que é empilhar pedras, fazer um pedido e derrubar uma pilha dessas pedras feita por alguém, para que o pedido dessa pessoa seja atendido.

A lenda diz que o mesmo vai acontecer com seu pedido, assim que alguém derrubar a pilha que você fez. E por último, o lugar mais icônico da cidade, a Casa da Pirâmide. Foi construída em 1978 somente com pedras e fica a poucos metros do Morro do Cruzeiro.

Casa da Pirâmide - São Thomé das Letras-MG | Credito Paulo JC Nogueira por Wikimedia
Casa da Pirâmide – São Thomé das Letras-MG | Credito Paulo JC Nogueira por Wikimedia

Esse é o lugar mais procurado para admirar o pôr do sol, nos finais de semana quando a um fluxo maior de turistas, o lugar costuma lotar. Além de admirar o visual de cima da casa (a uma rampa de acesso, para sentar no teto) o visitante pode entrar e se encantar com a construção que tem três pavimentos.

O parque é realmente fascinante, mas é preciso estar atento ao caminhar por suas trilhas e rochas, de preferência, use um calçado confortável e evite chinelos, pois rochas que se quebram com facilidade.

Outro detalhe importante, é proibido fazer fogueiras e acampar na área do parque e seja consciente, respeite a natureza.

Explorando e desfrutando a região

Se você gosta de passar o dia se banhando na cachoeira, sem dúvida o verão é a melhor pedida. Os meses de Novembro e Dezembro são os mais chuvosos e é preciso estar atento as trombas d`água.

São várias opções entre cachoeiras e grutas situadas no entorno da cidade. São Thomé das Letras é um lugar pacato nos dias de semana, quando há poucos turistas, se quer aproveitar as cachoeiras e grutas com mais exclusividade, esses dias são ideais.

As cachoeiras de São Thomé das Letras

Se você gosta de cachoeiras, a região da cidade te encantará ainda mais, veja algumas cachoeiras que você poderá se banhar:

  • Vale das Borboletas
  • Cachoeira Antares
  • Cachoeira do Paraíso
  • Cachoeira Véu da Noiva
  • Cachoeira do Flávio
  • Cachoeira Eubiose
  • Cachoeira Shangri-lá
  • Cachoeira Sobradinho

Vale das Borboletas

Localizada na saída (sentido Três Corações), é muito procurada pela facilidade de acesso e por conta do Poço dos Gnomos e das trilhas de nível fácil. O local tem infraestrutura de bares, artesanato, produtos locais, uma pequena pousada e não é cobrado entrada para acessar a cachoeira ou o poço.

Cachoeira Antares

Cachoeira Antares - São Thomé das Letras-MG | Credito Cesar Gritti Wikimedia
Cachoeira Antares – São Thomé das Letras-MG | Credito Cesar Gritti Wikimedia

a mais imponente de São Thomé das Letras com 30 metros de altura é muito procurada para a prática de rapel além de se banhar nas águas dessa magnífica cachoeira. O caminho até ela exige um pouco mais de esforço físico, mas nada demais. A entrada é gratuita e fica a 15 km do centro.

Cachoeira do Paraíso e Cachoeira Véu da Noiva

Um privilégio para quem visita é poder desfrutar duas lindas cachoeiras uma pertinho da outra, a primeira tem uma queda menor, mas isso não tira o encanto, pois além da queda há uma refrescante piscina e uma faixa de areia, que dá um ar de praia, e a segunda (que fica na continuação da trilha) uma queda d’Água mais imponente e um poço mais profundo. O acesso para as cachoeiras é gratuito e ficam em torno de 8 km do centro.

Cachoeira do Flávio

Cachoeira do Flávio - São Thomé das Letras-MG | Credito João Thiago da Silva por Wikimedia
Cachoeira do Flávio – São Thomé das Letras-MG | Credito João Thiago da Silva por Wikimedia

A cerca de 5 km do centro, um dos pontos altos dessa cachoeira é receber uma massagem embaixo da sua cascata, por não ter árvores cobrindo a queda e a piscina, a água fica muito agradável nos dias de calor. O acesso à cachoeira é gratuito.

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Fazer Cotação

Cachoeira Eubiose

Cachoeira da Eubiose na cidade de São Thomé das Letras - MG | Credito Rodrigo Augusto Machado por Wikimedia
Cachoeira da Eubiose na cidade de São Thomé das Letras – MG | Credito Rodrigo Augusto Machado por Wikimedia

a cachoeira recebe esse nome pois está dentro das terras da Sociedade Brasileira de Eubiose, instituição que estuda os processos ligado a evolução humana como o esoterismo, teosofia e o ocultismo.

A cachoeira é bastante procurada por estar a apenas 3 km do centro (sentido Sobradinho) e sua trilha de aproximadamente 400 metros é de fácil acesso. É cobrada uma taxa de R$ 5 para visitação

Cachoeira Shangri-lá

Estabelecida dentro de uma propriedade privada a 18 km do centro, o local é aberto para visitação e não é cobrado taxa de entrada, a trilha de acesso é de nível fácil. O local se destaca por suas piscinas naturais e rochas com formatos inusitados.

As Grutas de São Thomé das Letras

Essas são algumas Grutas que você tem que visitar no seu passeio:

  • Gruta do Sobradinho
  • Gruta do Labirinto
  • Gruta do Carimbado
  • Gruta São Thomé (ou João Antão)

Cachoeira e Gruta do Sobradinho

Gruta do Sobradinho | Credito Rafael Vianna por Flickr
Gruta do Sobradinho | Credito Rafael Vianna por Flickr

Em torno de 18 km do centro, é possível chegar de carro a entrada gratuita para a cachoeira e taxa de R$ 15 para visitar a gruta. A trilha de acesso é de nível fácil, o lugar é para muitos o mais bonito da cidade.

Gruta do Labirinto

A cerca de km do centro, essa gruta é de fácil acesso o aconselhável é que leve lanternas para se orientar dentro da caverna, no final dela você é contemplado com uma visão da lagoa da Esmeralda, com águas verdes e rodeada por paredões de pedras é um convite ao um refrescante banho.

Gruta do Carimbado

Um dos lugares mais místicos da cidade, é nesse local, que reza a lenda, haver um caminho de 4 mil km que leva até o Machu Picchu no Peru. Hoje o turismo no local está interditado por tempo indeterminado, por conta do risco de desmoronamento ocasionado pelas mineradoras que estão próximas a gruta.

Mas o caminho que leva a gruta é o mesmo que leva a ladeira do amendoim, local que ficou conhecido por um fenômeno raro onde o carro sobe alguns metros da ladeira sozinho.

Fica na saída da cidade em direção a Três Corações. Saindo da estrada, o caminho até a ladeira é de terra e íngreme, mas que vale a pena para admirar esse fenômeno, que tem explicações físicas e também místicas.

Gruta São Thomé (ou João Antão)

Foi nesse lugar, que fica ao lado da igreja matriz, no centro da cidade, que foi encontrado pelo escravo João Antão em meados de 1780, uma estátua de São Thomé. Hoje a cidade tem esse nome, por conta desse achado.

Outro detalhe curioso são as pinturas rupestres que são visíveis em alguns pontos da gruta, é por conta dessas e outras pinturas encontradas na região que a cidade tem o “das Letras” em seu nome.

Você já pensou em se hospedar em um Hotel Fazenda ou Resort em Minas Gerais?

Reserve o melhor Hotel Fazenda no Brasil para a sua viagem com o Zarpo. Compare diversas opções, tendo diariamente até 50% de descontos exclusivos, garantindo as melhores acomodações com experiências inesquecíveis.

RESERVE AGORA

Magias, misticismos e mistérios

A cidade mais mística da histórica Estrada Real, que já foi ponto de descanso para os viajantes e refúgio de grandes fazendeiros na época colonial, tem mistérios que remontam aos tempos da idade da pedra, com suas pinturas rupestres e por estar cercadas do pedras e rochas esse lugar é considerado um dos sete pontos energéticos da Terra.

Suas lendas envolvendo gnomos, bruxas, óvnis entre outros fenômenos sobrenaturais, fazem de São Thomé das Letras é um lugar fabuloso.

Muitas das lendas são cercadas por crenças e algumas parecem que saíram de um “romance de ficção científica”, mas é esse romantismo que faz da cidade um lugar tão especial.

Como uma grande sociedade alternativa, São Thomé das Letras ainda resiste ao turismo de exploração e é o lugar perfeito para quem quer renovar as energias.

Eventos em São Thomé das Letras

Apesar de não fazer parte do circuito dos grandes eventos, a cidade oferece uma boa programação cultural durante o ano.

Mas mesmo se você não conseguir conciliar suas férias com algum dos festivais ou show, vai encontrar na cidade uma vida noturna embalada por rock n’roll e reggae, que são trilha sonora das baladas, influência da cultura hippie, que está presente em vários cantos de São Thomé das Letras.

Os lugares mais procurados são Altas Horas Rock Bar, Alcazar Rock Bar, Caverna e o Corujão. Eles costumam divulgar pelas redes sociais quando vai rolar algum show. Mas voltando a falar dos festivais, já existem alguns eventos programados para esse ano: Festival STL

Festival STL

Ocorrerá no dia 02/05 o festival de música com a presença de artistas nacionais como, Cidade Negra, Marcelo Falcão, Pitty, Racionais MC’S, Djonga, Armandinho e Rael convida Criolo.

Ingressos a partir de R$ 246 a entrada inteira (esse é o valor do segundo lote que está vigente no momento, fev./20). Mais informações no site. O festival será realizado no espaço de eventos STL Valley.

Festival Místico e Esotérico de São Thomé das Letras

Esse festival já está na sua quinta edição e vai acontecernos dias 18 à 26 de Julho. Na página do evento nas redes sociais, está disponível a programação de eventos e shows (os músicos convidados são Madre Terra, que vai se apresentar no dia 18/07 e Marie Gabriella, que se apresenta no dia 25/07). O evento acontecerá no Bar do Jhonny.

Festival WoodGothic

Festival de rock n’roll/metal que, irá rolar nos dias 11, 12 e 13 de Junho, na Pousada das Magas, ao lado da cachoeira da Eubiose. O evento oferece hospedagem no local, com opções de quartos mistos e privados. Mais informações no site do evento ou pelo fone (35)99972-2449

Onde ficar em São Thomé das Letras

Pousada Arco Íris

Booking.com

Pousada Arco-Íris | Divulgação
Pousada Arco-Íris | Divulgação

Esta pousada é em uma casa do século XVIII no centro histórico de São Thomé das Letras, com piscina coberta, sauna e academia. Quartos com frigobar, ar condicionado e Tv a cabo. A Pousada Arco Íris é umas das principais escolhas dos viajantes em São Thomé.

Pousada Além da Lenda

Booking.com

Pousada Além da Lenda | Divulgação
Pousada Além da Lenda | Divulgação

Localizada na área que mais agrada os viajantes. A Pousada Além da Lenda dispõe de estacionamento gratuito, internet, quartos para família e recepção 24 horas. Está a 50 metros de um belo mirante e a próximo da pedra da Bruxa.

Pousada Porthal

Booking.com

Pousada Porthal | Divulgação
Pousada Porthal | Divulgação

A Pousada Porthal tem café da manha continental, possui quartos para família e banheiro privativo. Se localiza a 1,5 km da Toca da pedra Furada.

O místico sabor de São Thomé das Letras

É bem provável que você não encontre nenhum bar vendendo poções mágicas, nem grandes chefes de cozinha ou restaurantes luxuosos. É tudo feito no estilo caseiro, e com certeza, você vai encontrar uma legítima e deliciosa comida mineira.

Os valores na grande maioria dos estabelecimentos são acessíveis. Em torno da Praça da Matriz existem restaurantes, bares, açaí, sushi, tapioca, pastel e pizza na pedra, claro! Esse é um dos pratos mais ofertados nos restaurantes da cidade.

Para as pessoas que seguem uma dieta vegana ou vegetariana, é possível encontrar opções saborosas na cidade.

E para aqueles que gostam de cozinhar sua própria comida ou preferem economizar no quesito alimentação, existe um supermercado no centro, ao lado da Igreja Matriz. Lá você encontra uma boa variedade de produtos, a preços justos.

Existem restaurantes que ficam no caminho de algumas cachoeiras, como a caminho do Vale das Borboletas. Na entrada da cachoeira há um passeio, com restaurante, artesanato e produtos locais.

E no caminho para Arraial do Sobradinho, um distrito da cidade onde também se encontra grutas e cachoeiras, a cerca de 10 km por estrada de terra, há um restaurante famoso dessa região, a Casa da Quitanda.

O Alquimista Típico
Restaurante e pizzaria que está há anos na cidade, e é muito recomendado por turistas, fica em frente a praça da matriz.

Thomé Café
Esse bar, café e lanchonete fica na lateral da praça, e tem opções de lanches baratos, açaí e cervejas, e é um lugar agradável para passar algum tempo admirando a rotina da cidade.

Restaurante vegetariano Sabor Mágico
O destaque fica por conta do almoço vegetariano com sabor de comida caseira. O espaço também serve sucos, lanches e café com preços acessíveis.

Informações úteis aos viajantes a São Thomé das Letras

Passeios em 4×4 e em quadrículos

É possível explorar a belezas da região sem desgastar seu carro ou seu físico. Muitos turistas buscam essa opção, pois o terreno é apropriado para esse tipo de aventura.

Alguns passeios podem durar até quatro horas explorando regiões onde é difícil ou impossível chegar com carros comuns, ou que não tenham tração 4×4, como por exemplo, o Poço de Jade.

Para maiores informações sobre valores e roteiros, a empresa que realiza o passeio é a agência Adventure Tour e o telefone para contato é (35) 99858-3338.

Tirolesa Por do Sol

Inaugurada em 2017, esse é um dos passeios mais radicais da cidade. São 950 metros de extensão, podendo alcançar de 50 a 70 km/h. O percurso total dura em média 1 minuto e você tem uma visão privilegiada de São Thomé das Letras e dos verdes campos mineiros, que rodeiam a cidade.

O valor do ingresso é R$ 50 (fev.2020).

Dúvidas entrar em contato pelo (35)99237-6989

Motorhome ou Camper Van

Para os que desejam ir de motorhome ou camper van, os campings e pousadas são bem abertos para esse tipo de turismo.

Caso necessite somente tomar um banho ou usar a tomada durante a noite, o valor gira em torno de R$5 a R$10, dependendo do lugar, (tanto para o banho quanto para a utilização da tomada), uma opção caso necessite somente de energia elétrica (já que água é abundante na região), é estacionar na lateral da praça, no lado oposto ao supermercado, nesse local a prefeitura disponibiliza tomadas.

Planeje sua viagem a São Thomé das Letras

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 31/07/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem + 5% OFF para pagamentos via boleto, usando o cupom PROMOMUNDO .

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo, comprove você mesmo através desse link.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Resolva sua Viagem

Booking.com

Zarpo

RentCars

Seguro Viagem

Internet

Omio (Europa)

Ingressos

Passeios no Brasil

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Quer aprender a Viajar Barato e com Estilo?

Faça essa escolha e a partir desde momento você receberá dicas de como viajar de maneira barata e com estilo! Aproveitando de toda a experiencia que possa adquirir em uma viagem com menor investimento.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

11FansLike
29FollowersFollow
2FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.