O Que Fazer em Vila Velha: Onde Ficar, Onde Comer e Dicas!

Brasil Espírito Santo O Que Fazer em Vila Velha: Onde Ficar, Onde Comer e Dicas!

Cheia de praias lindas e paradisíacas, Vila Velha atrai capixabas e turistas da vizinha Vitória e de toda a região. São dezenas de praias, algumas mais urbanas com uma boa infraestrutura e outras mais rústicas e tranquilas.

As grandes praias urbanas oferecem agito dia e noite, seja para uma caminhada ou um vôlei na areia, ou seja para ver a lua tomando aquela cervejinha gelada nos vários quiosques e barraquinhas no calçadão.

Já as praias mais rústicas costumam ser menores e com pouca infraestrutura de quiosques, com mar tranquilo e águas clarinhas. Mas nem só de ondas vivem as belezas de Vila Velha, são diversos museus, igrejas e centros culturais espalhados pela cidade, resgatando sua história e cultura.

O Morro do Moreno e o Convento da Penha te convidam a apreciar a cidade de cima, do alto de seus tipos, uma opção também para quem gosta de esportes mais radicais. 

Quando visitar Vila Velha

Quase em solo nordestino, o estado do Espírito Santo como um todo costuma estar sempre ensolarado. No inverno, as temperaturas mínimas na costa variam entre 17° e 23°, o que ainda faz ser possível pegar uma praia. Evite os meses mais chuvosos, que vão de outubro a dezembro.

Não perca tempo e evite filas da rodoviária!
Compre online sua passagem de ônibus para qualquer lugar do Brasil.

Reserve na ClickBus

Como chegar em Vila Velha

O aeroporto mais próximo de Vila Velha fica na capital capixaba: Vitória, há apenas 10 quilômetros da cidade. De lá até Vila Velha o acesso se dá pela terceira ponte, que liga as duas regiões.

Quem vai de carro saindo de Minas Gerais é só seguir a BR 262, já para quem de São Paulo ou Rio de Janeiro o acesso é pela BR 101. Se você vai de ônibus, em São Paulo e em Belo Horizonte quem opera o trajeto é a Viação Kaissara, já no Rio de Janeiro, a Viação Águia Branca.

A melhor forma de explorar um novo destino é com a liberdade total!

Faça um cotação na RentalCars, a maior empresa de comparação de Aluguel de Carro, além disso você tem a vantagem de poder pagar em 12 vezes sem juros, pagando em Reais e sem IOF.

Reserve Agora!!

O que fazer em Vila Velha

Convento de Nossa Senhora da Penha

Convento da Penha e Terceira Ponte | Credito Elcio Alvares por Wikimedia
Convento da Penha e Terceira Ponte | Credito Elcio Alvares por Wikimedia

Vir a Vila Velha e não passar no Convento da Penha é quase um crime! O convento é uma das principais atrações da cidade e não é a toa. Fundado em 1558, é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil e o mais importante em terras capixabas. 

Foi construído pouco a pouco em cima de um morro a 154 metros de altura e é rodeado pela mata Atlântica, o que só aumenta sua beleza. De lá é possível avistar Vitória, a terceira ponte, a orla de Vila Velha e o Morro do Moreno, uma paisagem para tirar muitas fotos! No convento há missas diárias em vários horários e para subir até lá, você pode ir de carro, de van ou a pé.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja de Nossa Senhora do Rosário -  Vila Velha-Espírito Santo | Credito Paul por Wikimedia
Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Vila Velha-Espírito Santo | Credito Paul por Wikimedia

É a igreja mais antiga do estado e uma das mais antigas do Brasil (há quem diga que é a mais). O templo localizado na prainha foi aberto a visitação a pouco tempo, depois de passar por um processo de restauração que resgatou pinturas, reformou o telhado a estrutura do coro.

É uma igreja simples e charmosa, em frente a uma pracinha cercada de palmeiras imperiais e aos pés do Convento da Penha. Faz parte do Sítio História da Prainha.

Procurando hospedagem em Vila Velha no melhor preço nas datas de sua viagem?
Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

RESERVE AGORA

Gruta do Frei Pedro Palácios

Gruta onde viveu o Frei Pedro Palácios | Credito JLPizzol por Wikiemdia
Gruta onde viveu o Frei Pedro Palácios | Credito JLPizzol por Wikiemdia

É uma pequena gruta situada aos pés do Morro da Penitência um dos acessos ao convento da Penha. Alí viveu por seis anos o Frei Pedro Palácios, o primeiro missionário do Espírito Santo. Ele dormia usando apenas uma pedra como travesseiro e todos os dias reunia fiéis para rezar para a imagem de Nossa Senhora.

A gruta é cercada por grade, e não é permitida a entrada mas para quem estiver passando por lá vale a pena fazer uma parada.

Centro Cultural Forte de São Francisco Xavier da Barra

Localizado dentro do Batalhão Tibúrcio, na Prainha de Vila Velha, o Centro Cultural conta a história da cidade e do exército, além da exposições temporárias. O Forte é do século XVIII, foi construído para proteger a parte sul da Bahia de Vitória, uma imponente edificação a beira mar e uma vista linda.

O Centro Cultural fica aberto de terça a domingo e visitas guiadas podem ser agendadas.

Leia também: O que fazer em Vitoria, com opções de restaurantes e hospedagens!

Farol de Santa Luzia

Farol de Santa Luzia
Farol de Santa Luzia

Um dos cartões postais da cidade, com 17 metros de altura, o farol chama atenção de turistas e capixabas. Em funcionamento desde  1871, o local passou recentemente por melhorias para atender o fluxo intenso de visitantes e aumentar a acessibilidade de cadeirantes.

Um deque em madeira nos leva até o mar em um mirante incrível e uma sala de memória preserva a história do farol e da marinha.

O local é muito bem cuidado e não há quem não se encante com a paisagem, um daqueles pontos que você não pode deixar de ir. A visitação é de terça a domingo, das 9:00 às 17:00h.

Casa da Memória de Vila Velha

Uma charmosa casa colonial situada no Sítio Histórico da Prainha guarda recordações e um pouco há história da cidade. A casa não é muito grande e pode ser visitada rapidamente. A principal atração do local é, com certeza, o antigo bondinho em exposição, que rende ótimas fotos. 

Museu da Vale

Museu da Vale - Espirito Santo | Credito jsilvares por Wikimedia
Museu da Vale – Espirito Santo | Credito jsilvares por Wikimedia

O museu funciona no mesmo prédio onde foi a Estação Ferroviária Vitória Minas. Logo na entrada tem a exposição de um vagão de trem que inclusive dá para entrar. O acervo é composto de peças e documentos antigos, que relatam toda a história da ferrovia desde a sua construção.

Ao final da visita, não deixe tomar um café no charmoso Restaurante Vagão.

Fábrica de Chocolates Garoto

O “Chocotour” é um dos mais tradicionais passeios para quem visita Vila Velha, conhecer uma fábrica de chocolate meche com os nossos sonhos da infância!

Lá você entra dentro da fábrica e acompanha todo o processo de produção dos bombons e no fim da visita vem a melhor parte, a degustação.

Para isso, algumas regras de segurança e higiene devem ser seguidas, tipo colocar touca, jalecos e fone de ouvido, visto que  algumas máquinas fazem muito barulho.

A visita é realizada em grupos guiados, dura cerca de duas horas e precisa ser agendada com antecedência pelo site da Garoto, se você deixar para agendar no dia provavelmente não vai conseguir vaga.

O valor é R$30,00 e além da fábrica, tem as opções de visitar só o Museu da Garoto que custas R$10,00 e a loja da fábrica.

Mas não pense que por ser loja da fábrica os preços serão mais acessíveis porque eles não são, a diferença é que a loja conta com uma variedade de produtos maior do que encontramos normalmente nos mercados, e tem a opção de comprar a granel o seu chocolate favorito.

Castelo Barra do Jucu

Na região do Jucu uma casa destona de todas as outras, e é impossível não se impressionar com a sua arquitetura.

Em formato de castelo medieval, a edificação demorou vinte anos para ficar como está hoje e grande parte dos materiais utilizados são lixos reaproveitados.

O lugar é uma propriedade privada e não é aberto a visitação, mas admirar sua fachada já é bem interessante e rende ótimas fotos.

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Fazer Cotação

As melhores praias de Vila Velha

Praia da Costa

Praia da Costa Vila Velha
Praia da Costa Vila Velha

Essa praia é, de longe, a preferida dos capixabas e turistas, eleita por muitos a melhor praia de Vila Velha. O mar de água verde clara, a extensa orla e toda a infraestrutura em volta fazem jus a fama do local.

É uma área bem turística, com diversos hotéis, restaurantes e bares, que garantem o movimento durante o dia e a noite. Na areia, vários quiosques e ambulantes complementam a estrutura do local. A praia tem também calçadão e ciclovia, onde funciona durante a noite uma feirinha de comidas típicas da região.

Praia da Sereia

Praia da Sereia | Credito Gian Cornachini por Flickr
Praia da Sereia | Credito Gian Cornachini por Flickr

Bem no comecinho da Praia da Costa, fica a praia da Sereia. A praia é protegida por uma ilha que fica bem em frente, o que faz seu mar ser bem tranquilo e quase sem ondas, sendo o local preferido de quem vai com crianças ou quem tem medo de mar agitado.

Praia de Itapuã

Praia de Itapuã - Vila Velha | Credito Julianammo por Wikimedia
Praia de Itapuã – Vila Velha | Credito Julianammo por Wikimedia

Essa praia é a continuação da praia da Costa, e conta com a mesma infraestrutura de bares, quiosques e restaurantes. É uma praia de mar aberto, portanto o mar é agitado e com ondas fortes.

A faixa de areia dourada é larga e extensa, muito usada para prática de esportes como vôlei de praia, frescobol, etc, e na orla há também calçadão e ciclovia. 

Praia de Itaparica

Praia de Itaparica | Credito Martins por Wikimedia
Praia de Itaparica | Credito Martins por Wikimedia

Itaparica é a extensão da praia de Itapoã, portanto, possuem características bem parecidas, o mar é agitado, a areia dourada, a orla cheia de bares e restaurantes e a continuação do calçadão.

Por ser mais distante da zona turística, é mais frequentada por capixabas do que turistas, e é um pouco menos movimentada que as vizinhas Itapoã e Praia da Costa.

Praia da Barra do Jacu

Praia da Barra do Jucu | Credito ArthurSchmidt12 por Wikimedia
Praia da Barra do Jucu | Credito ArthurSchmidt12 por Wikimedia

A praia da Barra do Jucu é muito procurada por surfistas devido as suas ondas fortes e inclusive sedia alguns campeonatos de surf. Como ela fica bem perto da foz do Rio Jucu, a cor da água é um pouco mais escura que o normal, e o encontro do rio com o mar é uma atração a parte.

Fica a 11 quilômetros de Vila Velha, em um balneário conhecido por ser uma antiga vila de pescadores.

Praia das Conchas

A Praia da Concha fica na Barra do Jucu, e se separa da Praia do Barrão pelo Morro da Concha. Para chegar lá, é preciso percorrer uma escadaria que contorna o morro e uma pequena trilha.

O mar é bem mais tranquilo do que nas praias vizinhas, quase sem ondas e a faixa de areia tem cerca de 70 metros de extensão. É uma praia não muito procurada por turistas, sendo mais frequentada por moradores locais.

Algumas árvores garantem o espaço de sombra na areia, mas é preciso chegar cedo se quiser uma vaga alí pois aos fins de semana a praia costuma encher ainda pela manhã. Essa praia não tem muita infraestrutura, por lá há apenas um pequeno quiosque sem muita variedade, portanto, leve seu lanche de casa.

Praia do Bananal

A Praia do Bananal é um paraíso escondido em Vila Velha! A praia é pequena, a areia dourada, o mar é calmo e tem a água bem clara em um azul esverdeado. O Lounge das Meninas garante animação e bons drinks para refrescar o seu dia, é o único comércio que tem por lá.

Como a praia é pequena, pode ser difícil encontrar estacionamento e um lugar na areia, portanto, o ideal é ir cedo. Durante a semana costuma ser mais tranquilo também.

Praia Secreta

A Praia Secreta fica aos pés do Morro do Moreno, escondida pelo muro de um condomínio privado, mas a prefeitura garante que a praia está em um espaço público. A praia ficou famosa pelo seu mar de água azul clarinha e quase sem ondas, um visual caribenho!

Por ser pequena, na alta temporada pode ficar lotada, a dica é ir bem cedo ou durante a semana, que pode estar mais vazia.

Praia Ponta da Fruta

Essa praia fica no meio do caminho entre Vila Velha e Guarapari. É uma praia de mar tranquilo, muito frequentada por famílias. Tem uma boa infraestrutura de bares e quiosques e costuma ficar bem cheia no verão.

Praia da Baleia

A Praia da Baleia fica localizada no balneário Ponta da Fruta, um local mais afastado da cidade. O mar lá é fundo e bem agitado, sendo muito procurado por surfistas e não recomendada para crianças ou banhistas inexperientes.

Por conta disso, não é uma praia muito frequentada, e não tem infraestrutura, se for até lá é melhor levar água e lanche.

O que mais fazer em Vila Velha

Morro do Moreno

Morro do Moreno | Credito Ielton por Wikimedia
Morro do Moreno | Credito Ielton por Wikimedia

É um programa para quem gosta de fazer trilhas e esportes radicais, o Morro do Moreno e seus 184 metros de altura é um prato cheio prós aventureiros! Rapel, tirolesa e parapente são algumas da atividades praticadas por lá, mas se você não é tão aventureiro assim, pode fazer a trilha e curtir a vista do alto do morro.

A trilha tem cerca de dois quilômetros e é uma subida bem íngreme, você pode escolher entre subir pela estrada ou pela trilha raíz, que é mais fechada e difícil.

Apesar de ser bem íngreme, e um pouco cansativa para quem não tem preparo físico a trilha pode ser feita por todos, principalmente se for pela estrada, e dura mais ou menos meia hora.

A entrada é gratuita, e lá no topo do morro as vezes se encontram alguns ambulantes vendendo água e picolé, mas por via das dúvidas, leve sua água. Recentemente foi instalada uma tirolesa de 500 metros, o valor da descida é R$50,00 e o pagamento é só em dinheiro.

Para fazer rapel ou voar de parapente é preciso agendar antes com alguma agência ou instrutor credenciado. A entrada do Morro do Moreno fica na Praia da Costa, próximo a Praia da Sereia, na Rua Xavantes.

Passeio de lancha nas Ilhas Itatiaia

Duas ilhas de visual paradisíaco para encantar todos que passam por alí.

  • A primeira, Pituã, fica apenas a 200 metros da praia de Itapoã, e muitos se arriscar a ir até lá nadando ou então de caiaque e stand up.
  • A segunda ilha, Itatiaia, fica a dois quilômetros da costa, e por ser mais distante é um pouco mais vazia que a primeira, uma ótima opção para quem quer fugir do burburinho.

As duas ilhas abrigam várias piscinas naturais, vale a pena levar um snorkel mas mesmo a olho nu é possível observar os peixinhos. Nos dias ensolarados a água fica muito clara e transparente e a observação fica bem nítida, mas isso pode variar caso chova muito no dia ou no dia anterior, ou se o mar estiver muito agitado, tudo isso faz com que a água fique mais turva.

Para chegar até essas ilhas é bem fácil, na beira da praia você encontra vários pescadores oferecendo o serviço de translado, que custa em média R$40,00 por pessoa. O pescador leva e quando você quiser ir embora é só ligar que ele busca.

Saído da Praia da Costa tem a opção de lanchas, que fazem o trajeto de maneira bem mais rápida e segura e de quebra tem uma paradas extras em outros lugares que formam piscinas naturais, mas esse passeio, claro, é bem mais caro que a primeira opção.

Onde ficar em Vila Velha

O hotel com melhor custo-benefício em Vila Velha

Quality Suites Vila Velha

Booking.com

Quality Suites Vila Velha | Divulgação
Quality Suites Vila Velha | Divulgação

Localizada na Praia da Costa, o Quality Suites Vila Velha oferece uma piscina, uma academia e sauna. Todas as suítes do hotel tem varanda, TV, frigobar e mesa de trabalho, e para sua comodidade o serviço de quarto está disponível durante 24 horas;

No Quality Suites Vila Velha você pode desfrutar de um delicioso café da manhã continental.

O hotel mais barato em Vila Velha com a melhor classificação

Hotel da Praia

Booking.com

Hotel da Praia | Divulgação
Hotel da Praia | Divulgação

Uma das principais acomodações em Vila Velha. Está localizado na orla da Praia de Itaparica, o Hotel da Praia dispõe de quartos com ar-condicionado, tv, WiFi, figobar, banheiro privativa e estacionamento gratuitos. Algumas acomodações são decoradas em estilo rústico com diversos móveis em madeira escura. Um buffet de café da manha com uma deliciosa seleção de pães, itens de confeitaria e frutas frescas.

Onde comer em Vila Velha

Ilha do Caranguejo: o restaurante que conquistou fama em Vitória abriu recentemente uma unidade em Vila Velha. O ambiente é aconchegante, tem música ao vivo e a especialidade da casa são pratos a base de frutos do mar.

Ilha do Caranguejo - Moqueca Capixaba | Divulgação
Ilha do Caranguejo – Moqueca Capixaba | Divulgação

Coco Bambu: fica na entrada gourmet do Shopping Praia da Costa, é um restaurante refinado. As estrelas do cardápio aqui são os camarões.

Gol Burguer: o melhor e mais famoso hambúrguer da Praia da Costa! As vezes pode ter que esperar para entrar pois o lugar é concorrido.

Empada da Caixinha: localizado em Itapoã, tem outras opções além de empadas, como hambúrguer gourmet e pão com linguiça.


Isso é Vila Velha, praias paradisíacas, paisagens de tirar o ar e natureza exuberante que fazem desse lugar um tradicional destino turístico procurado por viajantes de todo o Brasil, não há quem não se derreta por tanta beleza! 

Planeje sua viagem para Vila Velha

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 31/10/2020 o site está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom HALLOWEEN. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo, comprove você mesmo através desse link.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

16FansLike
176FollowersFollow
39FollowersFollow
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.