Passeios em Morro de São Paulo: 4 Atrações Imperdíveis!

Compartilhar

Na região conhecida como Costa do Dendê, na Bahia, está localizado um destino de paisagens lindas e paradisíacas, conheça os passeios em Morro de São Paulo e se divirta programando sua viagem.

O Morro de São Paulo é uma ilha, localizada no Arquipélago de Tinharé junto a 26 outras ilhas da região. O Arquipélago de Tinharé constitui o município de Cairu, ao qual Morro de São Paulo é pertencente.

A ilha fica a aproximadamente 63 quilômetros da capital do estado, Salvador, e  teve um grande destaque no período colonial, por estar em uma posição geograficamente privilegiada.

Por isso, Morro de São Paulo até hoje se destaca por seus monumentos históricos e, é claro, pelas praias inesquecíveis.

Garapuá de lancha e 4×4

Garapuá de lancha e 4x4 | passeios em morro de são paulo
Garapuá de lancha e 4×4 | Passeios em Morro de São Paulo

Este é um dos passeios em Morro de São Paulo mais divertidos, e você pode contratá-lo nas agências locais. Em alguns momentos do passeio, o veículo é a lancha, que leva até as piscinas naturais, e em outros, um automóvel 4×4, com o qual você terá a oportunidade de conhecer duas belas praias de Morro de São Paulo: a Praia do Encanto e a Praia Garapuá. 

A Praia do Encanto é também conhecida como Quinta Praia, e é um dos lugares mais tranquilos e isolados de Morro de São Paulo, por isso, é o local para se apreciar a natureza em sua forma quase intocada. 

A próxima parada é a Praia Garapuá, considerada uma das mais bonitas de Morro de São Paulo. Este é o momento de aproveitar as piscinas naturais que se formam na maré baixa e são ótimas para um bom mergulho. Depois de chegar à praia, aproveite a vista, o pé na areia e os restaurantes locais. 

Passeio à Gamboa

Gamboa | passeios em morro de são paulo
Gamboa | Passeios em Morro de São Paulo

Neste passeio, que parte da Terceira Praia e termina com uma visita à linda Praia de Gamboa, você pode conhecer algumas atrações durante o percurso.

A primeira delas é a Ilha de Caitá. Próximo a essa ilha, o mar possui uma diversidade biológica imensa, e você pode até mesmo observar os golfinhos. Além disso, a Ilha é um bom lugar para um banho de argila, que tem propriedades incríveis. 

A próxima parada é o Banco de Areia. Este banco é uma espécie de duna formada no meio do mar, e proporciona uma vista única do Morro de São Paulo a partir de outra perspectiva. 

Por fim, o passeio leva à Praia de Gamboa. Esta praia de águas tranquilas possui uma boa estrutura de restaurantes para passar o dia, se deliciar com uma moqueca baiana e curtir a vista.

Dependendo da programação dos seus passeios em Morro de São Paulo, dá até para assistir ao pôr-do-sol inesquecível, já que nessa praia o sol se põe bem no meio do mar. 

Tour volta às ilhas

Tour volta às ilhas | passeios em morro de são paulo
Tour volta às ilhas | Passeios em Morro de São Paulo

Um dos passeios em Morro de São Paulo mais procurados pelos turistas é o Tour Volta às Ilhas. Neste passeio, você conhece a região e aproveita várias praias de uma só vez.

Assim como o passeio à Gamboa, o Volta às Ilhas também parte da Terceira Praia.

Dali, você partirá para conhecer as piscinas naturais formadas em Garapuá e depois nas piscinas naturais de Moreré, que fica em Boipeba.

Nestes locais, a biodiversidade marinha é riquíssima, e vale a pena ter um snorkel para mergulhar e ver de perto esta beleza em meio às águas cristalinas.

Vale lembrar que a visita nestas piscinas naturais depende da maré baixa, por isso, fique de olho no horário em que seu passeio sai. 

Em seguida, o passeio leva à linda Praia de Cuieira, também localizada em Boipeba.  Desta praia paradisíaca, você pode seguir uma trilha para a Boca da Barra.

A Boca da Barra é onde normalmente os turistas param para almoçar, e onde você pode experimentar vários pratos típicos, com frutos do mar, enquanto aprecia a linda paisagem.

Depois de aproveitar um tempo em Boca da Barra, o passeio segue pelo Rio do Inferno e passa pelo povoado de Canavieiras, onde existe a maior criação de ostras e tilápias.

Se você curte, não deixe de experimentar uma osca bem fresca.  

A partir daí, o passeio segue sua última parada antes de retornar ao Morro de São Paulo: Cairu, no município de Tinharé, que guarda uma rica memória de seu passado colonial.

O passeio em Cairu ainda inclui uma parada no convento de Santo Antônio Casamenteiro antes de retornar.

Mergulho de Cilindro

Batismo em morro de são paulo
Batismo em Morro de São Paulo

Para quem quer se aventurar nas águas salgadas, o mergulho de cilindro será um dos melhores passeios em Morro de São Paulo.

Este passeio acontece na segunda praia, que é a mais movimentada da ilha, e onde se encontram a maior parte dos restaurantes e bares. 

Para o mergulho de cilindro, primeiro você assiste a uma aula teórica, em que os instrutores explicam sobre a segurança na prática e sobre o uso correto dos equipamentos.

Em seguida, você pode passar a uma adaptação na água, para praticar aquilo que aprendeu.

Depois disso é quando de fato começa seu mergulho, sempre com o acompanhamento do instrutor que garante a segurança, com duração de cerca de 30 minutos.

Certamente, a experiência de mergulhar junto aos peixes e em meio a imensidão azul será inesquecível.

Onde ficar em Morro de São Paulo

Booking.com

Se você curtiu as ideias de passeios em Morro de São Paulo, agora resta saber onde se hospedar para conhecer este lugar incrível.

Conheça algumas opções com preços e estilos variados.

Macondo Hostel ($)

Macondo hostel
Macondo Hostel

Localizado a apenas 1 quilômetro do centro do Morro de São Paulo, o Hostel Macondo é uma boa opção que indico para quem procura uma hospedagem barata.

Além do bom preço, outra vantagem do hostel para quem procura economizar na viagem é que o Macondo possui cozinha equipada para que você possa preparar suas refeições em casa e não precise comer fora todos os dias.

Com um ambiente aconchegante e descontraído, o hostel possui quartos compartilhados com wifi disponível, e serve um gosto café da manhã vegetariano caseiro para seus hóspedes.

La Casita Hostel ($)

La casita hostel
La Casita Hostel

Além de ser uma hospedagem barata que eu indico, o Hostel La Casita tem uma proposta diferente e interessante: realizar eventos sobre arte e cultura, que transformam as noites no lugar.

Por esse motivo, La Casita atrai uma série de artistas que chegam a Morro de São Paulo e se interessam por conhecer este hostel cultural.

Em se tratando das acomodações, o hostel oferece café da manhã, wifi e cozinha compartilhada, além de quartos para famílias e quartos compartilhados, bar e lounge para a convivência dos hóspedes.

O La Casita é, portanto, uma boa opção para quem se acomodar em um ambiente descolado e trocar experiências com pessoas diferentes, quem sabe até encontrar novas companhias para fazer os passeios em Morro de São Paulo. 

Pousada Bahia Bacana ($$)

Pousada bahia bacana
Pousada Bahia Bacana

A Pousada Bahia Bacana é uma boa opção para quem procura uma acomodação com um pouco mais de luxo, mas com um bom custo benefício! Esta pousada inclui uma bonita área gourmet, onde é servido o café da manhã.

O café da manhã vale um comentário a parte, porque além das opções mais comuns em cafés da manhã de hotel, a Bahia Bacana ainda se orgulha de oferecer opções com o gostinho típico da Bahia, como a tapioca com queijo coalho e a carne de sol com requeijão.

Mas acredito que um dos grandes diferenciais desta pousada seja a piscina com borda infinita e vista para o mar, que com certeza rende uma experiência imperdível.

Os fundos de um dos prédios que compõem a pousada, ainda fica de frente para a praia, proporcionando uma vista linda. 

Os confortáveis quartos na Pousada Bahia Bacana vão de suítes standard a quartos mais luxuosos, nos quais você pode aproveitar a vista da Primeira Praia ou até mesmo uma bela varanda com jacuzzi.  

Pousada Bahia 10 ($$)

Pousada bahia 10
Pousada Bahia 10

Outra boa escolha para se acomodar enquanto faz os passeios em Morro de São Paulo é a Pousada Bahia 10.

Localizada na Segunda Praia, a mais badalada de Morro de São Paulo, esta pousada possui café da manhã incluso, wi fi gratuito e uma bela piscina ao ar livre. 

Para as acomodações, você pode escolher entre os quartos e os apartamentos.

Os quartos podem incluir ou não uma varandinha, enquanto os apartamentos são equipados com sala e uma mini cozinha, para quem quiser mais liberdade e privacidade em sua estadia na ilha. 

Hotel Vila dos Orixás ($$$)

Vila dos orixás boutique hotel
Vila Dos Orixás Boutique Hotel

O Vila dos Orixás Hotel & SPA é planejado para transformar sua hospedagem em Morro de São Paulo em uma experiência única.

O Hotel está localizado na Praia do Encanto, que é considerada a mais sossegada, e para completar o clima, as acomodações podem ser bangalôs, que são pequenas casas de campo privativas.

Ao escolher um destes charmosos bangalôs, você pode desfrutar de uma série de pequenos luxos como televisão, ar condicionado e até piscina privativa e banheira de hidromassagem. No caso do bangalô luxo, você ainda vai ter a oportunidade de apreciar a vista do mar.

O Hotel conta também com um restaurante, cujo menu envolve os tradicionais frutos do mar, saladas, massas, hambúrgueres artesanais e sobremesas. Destaque para os pratos típicos da culinária baiana, como as moquecas e o bobó de camarão.

Se entre os passeios em Morro de São Paulo, sua escolha é relaxar, o SPA Kairus oferece aulas de yoga, massagens terapêuticas e tratamentos estéticos para você se deliciar. 

Villa dos Corais Pousada ($$$)

Villa dos corais
Villa dos Corais

Outra boa opção para quem procura por conforto e, por que não, um pouco de luxo na hospedagem enquanto faz os passeios em Morro de São Paulo é a Pousada Villa dos Corais.

Você pode escolher entre as acomodações standard e superior, sendo que as primeiras se localizam no térreo e as segundas no andar acima. Independente do andar, os quartos possuem uma decoração aconchegante, varanda com rede, wifi e outros confortos.

Para relaxar e curtir o espaço entre os passeios em Morro de São Paulo, a Villa dos Corais também apresenta área de SPA, uma academia que funciona 24 horas por dia, quadra de tênis e quadra de vôlei para os praticantes de esportes.

Além de tudo isso, a Pousada conta com uma piscina com borda infinita de 360 metros quadrados e salão de jogos. Além do gostoso café da manhã incluso na reserva, a alimentação pode ficar por conta do Corais Restaurante.

A Pousada localiza na Terceira Praia, ainda conta com o Eskina Beach Bar, entre a Terceira e a Quarta Praias, que serve drinks e petiscos para quem quiser curtir um dia a beira mar. 

Dicas para os viajantes

Se você se interessou pelos passeios em Morro de São Paulo e está planejando sua viagem, vale a pena prestar atenção nas características de cada uma das praias para decidir seus passeios e até mesmo onde se hospedar.

A primeira praia, por exemplo, é a mais próxima do centrinho de Morro de São Paulo, e é bastante povoada com lanchas.

Já a segunda praia é a mais badalada, enquanto a terceira praia é mais tranquila para quem realmente quer relaxar.

A quarta praia é a mais afastada dos restaurantes da cidade, mas é cheia de lindas piscinas naturais.

A quinta praia, também conhecida como Praia do Encanto, possui águas cristalinas e também é bem tranquila para curtir um dia a beira mar. 

Falando sobre os restaurantes, se está na Bahia, não deixe de aproveitar a culinária local, que é riquíssima. Muito provavelmente este tempero único vai deixar saudades.

Outra dica importante para aproveitar bem as praias é ficar de olho na tábua das marés quando for visitar o Morro de São Paulo.

Quando as marés estão baixas é que se formam as lindas piscinas naturais, e inclusive o acesso às praias fica facilitado.

Lembre-se de levar algum dinheiro em espécie, pois, logo ao chegar na ilha, é cobrada uma taxa de permanência, devido ao uso do arquipélago. Em janeiro deste ano, essa taxa possuía o valor de R$10,00, mas confira na hora de sua chegada.

Boa viagem e aproveite Morro de São Paulo!

Planeje sua viagem para Morro de São Paulo

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias