Pontos Turísticos de Natal: 23 principais lugares para visitar

Compartilhar

Se você está pensando em viajar para um lugar tranquilo, com belas paisagens e muito conforto, mas não sabe para onde ir, o texto de hoje vai ajudar você. Abaixo, estão 23 pontos turísticos de Natal que farão você se apaixonar pela capital do Rio Grande do Norte.

Você sabia que Natal é o terceiro destino mais procurado pelos turistas brasileiros? E não faltam motivos para isso: um litoral deslumbrante, com algumas das praias mais bonitas do país, uma cidade bem estruturada e aquele clima de cidade pequena.

Uma das vantagens de viajar para Natal é que, dentro da cidade, há praias incríveis. Diferente de muitas outras capitais, por aqui você consegue se refrescar mesmo nas praias mais centrais.

Isso, é claro, não exclui uma segunda vantagem: nos arredores de Natal há inúmeras atrações, uma mais fantástica que a outra, e todas de fácil acesso. Isso significa que, além de reservar uns dias para curtir a cidade em si, não se esqueça de separar um tempo para conhecer as atrações da região metropolitana.

E quando eu digo atrações, não digo apenas praias não. Além do litoral lindo, com mar calmo e águas azuis, a região oferece ainda uma grande variedade de atividades.

Famosas são as lagoas da região, indicadas para todas as idades e para todos os gostos. Ou seja, em Natal você pode escolher onde se refrescar, se em água doce ou salgada – e bota salgada nisso, pois o mar de Natal é o segundo com maior teor de sal do mundo!

Outro tipo de atividade obrigatória na região é o passeio de buggy. Natal é a capital mundial do buggy, e possui quilômetros de dunas incríveis, onde é possível curtir alguns momentos de adrenalina a bordo desses carrinhos.

Isso sem falar em história e cultura. Apesar de não muito falado, uma visita a Natal não é completa se você não conhecer os casarões históricos, os museus e monumentos arquitetônicos da cidade.

Tudo isso e muito mais está no texto abaixo. Então vamos logo conhecer os melhores pontos turísticos de Natal, que eu tenho certeza que você vai adorar!

 1. Praia de Ponta Negra

Praia da ponta negra
Praia da ponta negra

Ponta Negra é um dos maiores pontos turísticos de Natal. E isso se deve tanto pela praia, que é a melhor da cidade, quanto pelo bairro, que possui uma das melhores estruturas turísticas, com muitos hotéis, bares e restaurantes.

Essa é uma daquelas praias para todos os gostos. Ao longo de sua faixa de areia, reúnem-se os mais diversos tipos de pessoas, desde surfistas até famílias com crianças.

É que a parte norte da praia apresenta ondas mais fortes, e ao sul, o mar é mais tranquilo. Nessa parte mais ao sul, há até algumas piscinas naturais, que se formam entre os recifes.

Além disso, a região é movimentada em todas as horas do dia. Se pela manhã e à tarde o movimento é de banhistas, durante a noite o que enche são os bares e baladas da orla, o que faz com que Ponta Negra tenha a melhor vida noturna da cidade.

Dentre os restaurantes e bares do bairro, famosos são o Casa de Taipa, A Família, o Astral Sucos e, na parte sul, La Praia Beach Lounge e Old Five.

Mas a principal atração da Praia de Ponta Negra é a paisagem. O visual da região é deslumbrante, e fica ainda mais incrível por causa do Morro do Careca, na parte sul da praia.

 2. Morro do Careca

Morro do careca
Morro do careca | pontos turísticos de natal

Esse morro é simplesmente considerado o maior de todos os pontos turísticos de Natal. É a principal referência da Praia de Ponta Negra, e é provavelmente a parte mais fotografada da cidade.

O Morro do Careca é, na verdade, uma grande duna de 100 metros de altura. O interessante é que, apesar de ser uma duna, ele é coberto, em algumas partes, por vegetação.

Dizem que essa duna se parece, dependendo do ângulo e da imaginação do observador, com a cabeça de um homem careca. Daí vem o nome pelo qual ele ficou tão famoso.

Antigamente, era permitido ir até lá. Faz muitos anos, porém, que o morro foi interditado, por ser uma área de preservação ambiental.

Ou seja, é um ponto turístico não para ir, mas sim para ver de longe. Mas não fique desanimado: Natal possui outras dunas, para ninguém botar defeito, nas quais é possível entrar e até andar de buggy.

Apesar de não ser possível entrar ou subir no Morro do Careca, é possível chegar bem pertinho. Além disso, uma forma bem legal de conhecer melhor o morro é fazendo um passeio de barco, em que é possível ver o morro de ângulos que não são visíveis da praia.

Um desses passeios é o Jangalancha, no qual, além de contornar o Morro do Careca, é possível conhecer falésias e, dependendo da sorte, ver tartarugas e golfinhos. O custo é de R$ 60.

 3. Feirinha de Artesanato de Ponta Negra

Centro de artesanato de natal
Centro de artesanato de natal

É claro que, se Ponta Negra é o lugar mais turístico de Natal, não poderia faltar na região um lugar para comprar lembrancinhas. Por isso, a Feirinha de Artesanato da região é uma visita bem interessante.

Como a maioria das cidades do Nordeste, Natal é muito conhecida por seu artesanato. São peças de tudo quanto é tipo e para todos os gostos, como bordados, esculturas, tecidos, enfeites, peças de roupa e acessórios.

Das muitas feiras e mercados do tipo, a Feirinha de Ponta Negra se destaca. É lá que a maioria dos turistas vai para adquirir os tão famosos produtos criados pelos artesãos locais.

Então, se você quer comprar presentes para os amigos, ou só para guardar de lembrança de sua viagem, não pense duas vezes. A Feirinha de Ponta Negra é o melhor lugar, além de ser pertinho da praia mais famosa.

Além dos artesanatos, você encontra também no espaço algumas comidas típicas, como doces, bebidas e castanhas. Para completar, a feirinha recebe frequentemente músicos locais, que tocam o legítimo forró pé de serra.

A feira fica na Avenida Praia do Tibau, no bairro de Ponta Negra, pertinho da praia. Essa avenida também conta com inúmeros restaurantes de comida tradicional.

 4. Parque das Dunas

Vista da praia no parque das dunas em natal rn | credito vitoriano jr por wikiemdia
Vista da praia no parque das dunas em natal rn | credito vitoriano jr por wikiemdia

Se o Morro do Careca só pode ser visto de longe, pertinho dali fica o Parque das Dunas, onde é possível caminhar – e muito – sobre montanhas de areia. Esse é o maior parque urbano de dunas do Brasil, e ocupa um grande espaço entre Ponta Negra, ao sul, e o centro da cidade, ao norte.

O parque possui uma enorme importância ambiental, sendo uma área de preservação da Mata Atlântica. E, apesar de não receber tantos turistas quanto era de se esperar, vem se firmando cada dia mais como um dos pontos turísticos de Natal mais importantes.

Lá do alto, é possível contemplar a imensidão das dunas, o mar e a cidade ao redor. Além das ótimas vistas, o parque em si é também um lugar muito bonito, portanto não se esqueça de levar a câmera.

Faça esse passeio, de preferência, nos domingos à tarde. É que, nestes dias, acontece no parque uma apresentação musical, chamada Som da Mata, com músicos regionais.

A entrada do parque fica na Avenida Alexandrino de Alencar, no bairro Tirol. Para chegar, vindo do centro, ônibus linha 740/741 – Nova Parnamirim-Ribeira.

A entrada custa R$ 1.

 5. Praia do Meio

Apesar de não ser a praia mais turística da cidade, essa é talvez a mais frequentada por moradores. Mas, mesmo você sendo turista, vale a pena a visita, principalmente para fugir do burburinho e curtir um lugar mais discreto.

A região da Praia do Meio já teve sua época de ouro. Durante o século passado, essa foi a região mais procurada da cidade, sendo o local com a melhor vida noturna de Natal.

Ainda hoje, no entanto, há vestígios desse passado. Por exemplo, a região da Praia do Meio é um dos melhores lugares para comer na cidade, com ótimos restaurantes e preços melhores que os de Ponta Negra.

O mar da Praia do Meio é tranquilo e adequado para banho. Nos finais de semana enche bastante, então se você prefere mais tranquilidade, opte pelos dias de semana.

A dica por aqui é ir até a Ponta do Morcego, uma formação rochosa na orla da praia que, segundo alguns, lembra o formato das asas de um morcego. Depois de curtir o dia na praia, você precisa ir até a Ponta do Morcego para ver o pôr do sol, um dos mais bonitos da cidade.

E, depois que o sol se põe, a Ponta do Morcego se transforma em um dos principais espaços boêmios de Natal. É ali que fica o famoso Cais 43, um ótimo restaurante com lindas vistas para o mar, além de outros estabelecimentos.

Para ir de Ponta Negra, zona sul da cidade, para a Praia do Meio, que fica na área central, você pode pegar o ônibus Corujão C – Ribeira-Via Costeira-Ponta Negra.

 6. Praia dos Artistas

Localizada na região central da cidade, a Praia dos Artistas é uma versão mais simples de Ponta Negra. Na verdade, essa praia já foi uma das principais áreas turísticas da cidade, mas novos empreendimentos na região de Ponta Negra, como hotéis e restaurantes, fizeram a Praia dos Artistas perder seu posto.

Mas é claro que essa praia continua tendo suas atrações. Além de ser considerada um dos mais bonitos pontos turísticos de Natal, por ficar na região central conta com uma ótima infraestrutura.

Atualmente, como a Praia do Meio, a dos Artistas é mais frequentada por moradores do que por turistas. Isso faz com que ela seja um lugar mais familiar, menos badalado e, principalmente, com preços mais acessíveis.

O nome da praia não diz respeito a celebridades ou artistas famosos. Na verdade, o nome se deve ao fato de, logo ali na orla, ficar o Centro de Artesanato, uma das maiores lojas do estilo em Natal.

Se você pretende comprar lembrancinhas para os amigos, vale a pena, depois de dar um mergulho na praia, comprar algumas peças no Centro de Artesanato. Os produtos são lindos e, o melhor, com preços bem acessíveis.

 7. Praia do Forte

12921 praia do forte
Praia do forte | pontos turísticos de natal

Considerada uma das praias mais bonitas da cidade, a Praia do Forte fica ao norte da Praia dos Artistas. Fica perto de outros pontos turísticos de Natal, por isso uma visita até ela é indispensável.

A Praia do Forte tem poucas ondas e, na maré baixa, surgem piscinas naturais entre os recifes. O mar calmo faz desse lugar um dos melhores para a família inteira.

No quesito visual, essa praia é simplesmente maravilhosa. Diferente de Ponta Negra, por exemplo, a Praia do Forte não fica em uma região muito urbana, sendo uma praia mais afastada.

Isso faz com que a paisagem seja mais selvagem, estilo praia deserta. Apesar de ser muito frequentada por turistas, o fluxo de pessoas por ali é bem menor do que em outras praias da cidade.

O grande destaque dessa praia, sem dúvida, é o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais mais famosos de Natal. Depois de curtir a praia, é indispensável uma visita ao forte.

 8. Forte dos Reis Magos

Forte dos reis magos
Forte dos reis magos

O Forte dos Reis Magos é um dos pontos turísticos de Natal absolutamente imperdíveis. É um verdadeiro símbolo da cidade, e por isso faz parte do roteiro de praticamente todos os turistas que visitam Natal.

Esse forte é a construção mais antiga da cidade. Na verdade, ele é mais antigo que a própria cidade: começou a ser erguido em 1598, quase dois anos antes da fundação de Natal, e foi inaugurado em 1628.

O forte foi construído pelos portugueses, para proteger a costa brasileira de piratas que vinham roubar pau brasil. Posteriormente, no entanto, tanto o forte quanto a cidade de Natal foram ocupados por holandeses.

A principal característica do forte é seu desenho poligonal, em formato de estrela. Sua arquitetura e localização privilegiada fazem deste monumento um dos lugares mais lindos da cidade.

No interior, é possível ver a história do forte e da cidade através de objetos da época. Um desses objetos é o Marco Colonial de Touros, a estátua mais antiga do Brasil, construída em 1501 e posteriormente levada para o Forte.

Infelizmente, no momento o Forte está fechado para reforma. A previsão é de que seja reaberto no fim de 2021.

Mesmo estando fechado, porém, vale a pena conferir esse importante ponto turístico, mesmo do lado de fora. Quando estiver na Praia do Forte, não deixe de ir até o monumento e tirar algumas fotos.

 9. Centro de Turismo

12921 centro de turismo
Centro de turismo

Até agora tenho falado das praias, mas Natal possui outras atrações, como museus, prédios históricos e muito mais. Depois de visitar o Forte, tenho certeza que você vai querer fazer um roteiro histórico pelo centro da cidade.

Nessa região, uma das atrações que você não pode deixar de visitar é o Centro de Turismo. Esse centro fica em uma das construções mais lindas da cidade, tão linda que fica até difícil acreditar que ela já serviu de presídio.

Atualmente, funciona no local uma feira de artesanato, com diversos vendedores. Esse é um dos melhores lugares para conhecer e adquirir peças do artesanato potiguar.

Mas o que mais atrai os turistas mesmo é o Forró com Turista, que acontece nas noites de quinta. O evento reúne diversos músicos da região e os turistas mais animados, e o resultado, é claro, é uma noite de muita diversão!

Não sabe dançar forró? Pois o Forró com Turista é uma ótima oportunidade para aprender. O ingresso para o evento custa a partir de R$ 40, e pode ser comprado aqui.

O Centro de Turismo fica no bairro Petrópolis, não muito longe da Praia dos Artistas. A entrada é gratuita (só durante o Forró com Turista é que é pago).

12921 museu de cultura popular 1
Museu de cultura popular | pontos turísticos de natal

A parte histórica de Natal corresponde aos bairros de Cidade Alta, Ribeira, Rocas e Santos Reis, na parte central da cidade. Apesar de não serem totalmente preservados, esses bairros possuem construções antigas que merecem uma visita.

Não deixe de visitar, por exemplo, o Museu de Cultura Popular, no bairro da Ribeira. Com um acervo amplo e variado, o museu retrata um pouco das tradições culturais de várias partes do Rio Grande do Norte.

Ao visitar esse museu, você vai conhecer mais sobre as músicas e as danças tradicionais, o artesanato, a religiosidade e os costumes do povo potiguar.

A visita vale a pena por ser uma forma de conhecer variadas manifestações artísticas, de todas as partes do estado, sem sair da capital. Além disso, é uma forma de valorizar a cultura potiguar, que encanta por sua riqueza.

O museu é bem simples, mas vale a pena conhecer. Fica na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, uma das regiões mais legais da cidade. A entrada é gratuita.

3 hospedagens com excelente avaliações em Natal
($) Os viajantes que querem economizar o Pousada Mar e Brisa é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turisticos é o Pousada Veraneio Ponta Negra.
($$) Se quiser hospedar com conforto o Pousada America do Sol é uma das hospedagens preferidas.

Aos mochileiros de plantão a Agora Hostel e Pousada é o que eu recomendo. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Natal.

 11. Teatro Alberto Maranhão

12921 teatro alberto maranhao 1
Teatro alberto maranhão

Ali pertinho do Museu de Cultura Popular, também na Praça Augusto Severo, fica o Teatro Alberto Maranhão, outro dos pontos turísticos importantes de Natal. É também considerado um dos monumentos mais bonitos da cidade.

O Teatro foi inaugurado em 1904, e sua arquitetura segue o estilo art nouveau, típico das construções francesas do período. Sua fachada, repleta de detalhes, possui uma leveza e elegância impressionantes.

Desde sua criação, o Teatro Alberto Maranhão é um dos principais espaços culturais da cidade. Por ali, inúmeras peças e óperas foram encenadas.

Além disso, em 1988 o teatro foi tombado como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Norte. Por isso, atrai inúmeros visitantes, tanto por seus espetáculos quanto por sua beleza e importância histórica.

Infelizmente, o teatro está atualmente fechado para reforma. As obras estão em sua fase final, mas não foi divulgada nenhuma previsão de reabertura.

De qualquer forma, quando você estiver por ali, não deixe de conferir o teatro mesmo que de fora. Sua fachada vale a pena é um dos espaços mais fotogênicos de Natal.

 12. Igreja do Galo

12921 igreja do galo 1
Igreja do galo

O Museu de Arte Sacra fica na Igreja do Galo, uma das mais importantes da cidade. Por isso é um lugar imperdível: dois pontos turísticos de Natal em um só.

A Igreja do Galo, ou Igreja de Santo Antônio, seu nome oficial, é a mais bem conservada igreja da cidade. Foi construída em 1766, em estilo barroco, e até hoje encanta por sua beleza.

Apesar de ser uma igreja relativamente simples, principalmente se comparada às igrejas barrocas de outras cidades, ela não deixa de ter sua beleza e sua enorme importância.

Vale a pena visitá-la e conferir sua fachada, com traçado simples mas muito bonito. O interior também possui uma decoração minimalista, mas de grande beleza artística.

Se a igreja está em bom estado de conservação, o Museu de Arte Sacra, que fica ao lado, deixa um pouco a desejar. No entanto, é uma visita que vale a pena, caso você já esteja por ali.

Com esculturas e obras sacras de diversos autores, de diversos períodos e de várias regiões, esse pequeno museu apresenta um panorama da religiosidade e da arte potiguar. É uma visita interessante se você gosta de história ou se é religioso.

A Igreja do Galo fica na Rua Santo Antônio, no bairro Cidade Alta, dentro da região histórica de Natal. A entrada é gratuita.

 13. Museu Câmara Cascudo

12921 museu camara cascudo 1
Museu câmara cascudo | pontos turísticos de natal

Depois de fazer esse pequeno roteiro pela parte histórica da cidade, não esqueça de visitar o Museu Câmara Cascudo. Apesar de ficar fora da região histórica, é um dos principais pontos turísticos de Natal quando se pensa em cultura.

O Museu Câmara Cascudo, que faz parte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é o mais importante da cidade e um dos museus mais importantes do Brasil. O seu nome homenageia Luís da Câmara Cascudo, um importante historiador natalense.

O acervo deste museu se concentra em arqueologia, antropologia e ciências naturais. O espaço conserva milhares de peças encontradas em diversos sítios arqueológicos do Rio Grande do Norte.

São fósseis de animais pré-históricos, rochas e objetos da época do homem das cavernas. Há também obras de artistas regionais, na coleção de antropologia.

Além de ser um importante centro de pesquisa, que atrai pesquisadores do Brasil inteiro, o museu é também uma ótima opção de passeio para todos os públicos, inclusive para as crianças.

Fica na Avenida Hermes da Fonseca, no bairro Tirol. Para chegar, você pode pegar o ônibus 33A (Planalto-Praia do Meio), que passa na Praia dos Artistas e no centro. A entrada é gratuita. 

 14. Ponte Newton Navarro

12921 ponte newton navarro 1
Ponte newton navarro

A Ponte Newton Navarro foi inaugurada em 2007, atravessando o Rio Potengi, para facilitar o trânsito entre a parte norte da cidade e sua parte central. Mas a ponte se transformou em um dos mais belos pontos turísticos de Natal.

Com aproximadamente 2 quilômetros de comprimento, essa gigantesca estrutura pode ser vista de grande parte da região. É um símbolo da cidade, sendo um dos monumentos mais fotografados de Natal.

Além de contemplá-la de longe, não deixe ir até lá para apreciar a vista. A ponte conta com passarelas para pedestres, e de lá é possível apreciar uma paisagem maravilhosa do Rio Potengi, do mar e de várias partes da cidade.

A melhor hora para fazer esse passeio é de tardinha. Há quem diga que o pôr do sol da ponte é um dos mais bonitos da cidade.

 15. Rio Potengi

12921 rio potengi 1
Rio potengi

Se passar por cima do Rio Potengi, pela Ponte Newton Navarro, já é bem legal, então imagina dentro do rio! O passeio pelo Potengi é um passeio imperdível na cidade.

Esse rio possui uma importância muito grande para Natal. Se hoje a capital potiguar tem a orla do mar como sua parte mais movimentada, antigamente era a orla do rio a sua parte principal.

Apesar de ficar bem pertinho do mar, os primeiros bairros da cidade foram construídos voltados para o rio. Assim, a cidade ficava mais protegida de ataques de navios inimigos.

Com toda essa importância, o Potengi não poderia deixar de ser um dos pontos turísticos de Natal mais emblemáticos. E, se é possível contemplá-lo de diversas partes e muitos ângulos, nada como fazer um passeio de barco por suas águas.

Vale lembrar que o pôr do sol do Rio Potengi é simplesmente espetacular. Provavelmente ainda mais bonito que o da Ponte Newton Navarro.

 16. Praia da Redinha

12921 praia da redinha
Praia da redinha | pontos turísticos de natal

Única praia na parte norte da cidade, a Praia da Redinha atrai muitos visitantes. A maior parte dos seus frequentadores são moradores dessa região da cidade, mas cada vez mais turistas procuram esse destino.

A praia é adequada para banhos e o mar é bem tranquilo. Apesar de ser uma região muito procurada, não é tão movimentada quanto Ponta Negra ou a Praia dos Artistas.

Apesar de ser um dos pontos turísticos de Natal mais interessantes, o local é bem simples. A simplicidade, no entanto, não impede de ter bares e restaurantes na orla, e também quiosques na areia.

Mas talvez o principal destaque da Praia da Redinha seja a paisagem incrível. Dali é possível ver toda a grandiosidade da Ponte Newton Navarro.

Não deixe de visitar também o Mercado Público da Redinha, que fica bem perto da praia. Nesse mercado, é possível se deliciar com os mais típicos pratos da culinária potiguar.

 17. Praia de Genipabu

Praia de genipabu - natal
Praia de genipabu – natal

A Praia de Genipabu é um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte. Não fica exatamente em Natal, e sim no município de Extremoz, ao norte da capital.

Genipabu é uma praia linda, mas o que mais atrai os turistas por lá são as dunas. As grandes montanhas de areia clarinha formam paisagens belíssimas!

Para você ter uma ideia, Genipabu é o lugar mais procurado pelos turistas que visitam Natal. A praia e as dunas são um verdadeiro paraíso tropical, e oferecem uma grande variedade de atrações.

Se no Morro do Careca não pode subir, como vimos no início do artigo, em Genipabu é o oposto. Aqui pode caminhar, pode subir a pé e descer deslizando na areia, passear de buggy, enfim, do jeito que você preferir.

O passeio mais procurado é o de buggy. O motorista geralmente pergunta se você quer o passeio com ou sem emoção, ou seja, se você quer um passeio mais calmo, com pouca velocidade, ou com mais adrenalina, descendo as dunas em alta velocidade.

Seja rápido ou devagar, o fato é que a emoção é garantida: com paisagens deslumbrantes, é impossível não se encantar com o passeio.

Além dos passeios de buggy, uma ótima forma de se divertir nesse paraíso de areia é descer as dunas de esquibunda. A atividade é ideal para toda a família, e proporciona boas doses de emoção.

Para chegar a Genipabu, você pode ir de carro ou de táxi. Uma outra opção é contratar uma agência, e sobre isso eu vou falar mais abaixo.

 18. Lagoa de Pitangui

12921 lagoa de pitangui 1
Lagoa de pitangui | pontos turísticos de natal

O Rio Grande do Norte é famoso não só por suas praias, mas também por suas lagoas. Vale a pena incluir pelo menos uma em seu roteiro, e na região de Genipabu há duas que valem a pena conhecer: a de Pitangui e a de Jacumã.

A mais próxima, que fica a poucos minutos das dunas de Genipabu, é a Lagoa de Pitangui. Esse é um dos melhores lugares para se refrescar nas redondezas, e é sem dúvida uma visita obrigatória.

A Lagoa de Pitangui é perfeita para todos os públicos. Apesar de ser bem grande, ela é relativamente rasa, não apresenta ondas e possui água com boa temperatura.

Ou seja, é um lugar para relaxar sem nenhuma preocupação. Caso queira comer ou beber alguma coisa, ali nas margens fica o Bar da Lagoa, muito famoso por seus pratos.

Mas, caso você queira adrenalina, você não precisa andar muito para encontrá-la. A lagoa é cercada por dunas, as dunas de Pitangui, que são o lugar perfeito para passeios de buggy.

Essas dunas são famosas pelo tom dourado que elas adquirem durante o pôr do sol. Do alto, é possível apreciar uma paisagem incrível, que inclui tanto a lagoa, as dunas ao redor e o mar.

 19. Lagoa de Jacumã

Um pouco mais ao norte, já em outro município, chamado Ceará-Mirim, fica a Lagoa de Jacumã, um outro ponto bem procurado no roteiro pelo norte de Natal.

A lagoa, de águas calmas e rasas, é cercada pelas dunas, o que cria uma paisagem muito bonita. Mas não é só por causa da beleza que a lagoa faz sucesso, é também pelas opções de lazer que o espaço oferece.

Além de ser um lugar perfeito para mergulhar e se refrescar, o espaço conta com atividades bem mais radicais. Uma delas é o skibunda, uma modalidade super tradicional por aqui.

Trata-se de descer as dunas deslizando em uma prancha, como uma espécie de surf na areia. Mas não tenha medo de cair, por dois motivos: primeiro, porque você desce sentado na prancha, e não em pé, e segundo porque, lá embaixo, você vai cair, mas é dentro da água!

Se você gosta de adrenalina, pode também descer de tirolesa. A descida começa do alto de uma das dunas e termina dentro da água.

As dunas de Genipabu e de Pitangui, bem como as lagoas de Pitangui e Jacumã estão entre os principais pontos turísticos de Natal e região metropolitana. Um passeio por essa região é praticamente indispensável para todos os turistas que queiram de fato curtir a região.

E, para visitar esses pontos é muito simples. Você pode ir por conta própria, de carro, mas a forma mais prática é contratar uma agência.

 20. Praia do Cotovelo

Agora vamos conhecer um pouquinho do litoral sul. O município de Parnamirim, na região metropolitana, possui três atrações imperdíveis: as praias do Cotovelo e a de Pirangi do Norte, bem como o Cajueiro de Pirangi.

A atração mais próxima de Natal, a apenas 10 quilômetros de Ponta Negra, é a praia do Cotovelo. Ela é uma ótima alternativa para quem quer um ambiente menos badalado.

Apesar de ficar pertinho da cidade, a Praia do Cotovelo possui um baixo fluxo de pessoas. Mas não é só a areia que é calma: o mar por aqui possui poucas ondas, o que faz dessa praia um lugar perfeito para descansar.

Mas não se trata de uma praia selvagem. Apesar da tranquilidade, por aqui você encontra bares e restaurantes, que oferecem o necessário para você curtir o espaço com conforto.

Além de tranquilidade, essa praia oferece paisagens lindíssimas. A região possui formações rochosas e falésias que dão um charme a mais ao lugar.

Para chegar, se você estiver de carro, basta pegar a estrada Rota do Sol, que sai de Ponta Negra. De ônibus também é possível: há ônibus saindo da rodoviária de Natal para a cidade de Parnamirim.

 21. Praia de Pirangi do Norte

12921 praia de pirangi do norte 1
Praia de pirangi do norte

Um pouco mais ao sul, fica a Praia de Pirangi do Norte, ainda no município de Parnamirim. Considerada uma das praias mais badaladas do litoral sul, é um passeio imperdível a apenas 15 quilômetros de Ponta Negra.

A praia de Pirangi do Norte possui mar calmo, com poucas ondas e temperatura agradável. Possui, além disso, ótimos restaurantes na orla, o que faz dela uma das mais bem estruturadas da região.

Um dos pontos fortes de Pirangi do Norte são os passeios de barco. Os passeios saem do píer da praia, e vão até as piscinas naturais, onde é possível mergulhar para ver os peixes.

Para completar, é comum a prática de esportes como surf, kite e windsurf, nas partes mais agitadas do mar. Para completar, ali pertinho fica o Cajueiro de Pirangi, um dos pontos turísticos de Natal e região mais curiosos.

O nome da praia vem do Rio Pirangi, que deságua no mar nessa praia. O rio, aliás, divide a praia de Pirangi do Norte da Pirangi do Sul, que fica em Nísia Floresta, cidade vizinha.

 22. Cajueiro de Pirangi

Cajueiro de pirangi
Cajueiro de pirangi | pontos turísticos de natal

Pertinho da Praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim, fica um dos mais procurados pontos turísticos de Natal e região: o Cajueiro de Pirangi.

Esse cajueiro foi plantado há mais de 100 anos por um pescador da região. O que ele não esperava é que a árvore ia crescer descontroladamente e se tornar o maior cajueiro do mundo!

No entanto, o cajueiro não cresceu para o alto, e sim para os lados. Os galhos tombaram com o próprio peso, e por isso ele foi se estendendo pelos arredores.

Hoje, ele ocupa mais de 8 mil metros quadrados! Olhando de longe, o cajueiro parece mais com uma pequena floresta, mesmo sendo composta por apenas uma árvore.

Para percorrê-lo, foram construídas passarelas entre os galhos e os troncos. Também há um mirante na região, para vê-lo do alto.

A árvore produz aproximadamente 2 toneladas de caju por ano, e quem visita o cajueiro nos meses de dezembro e janeiro pode colher cajus de graça e comer ali mesmo! A atração fica a poucos metros da Praia de Pirangi do Norte. A entrada custa R$ 8.

 23. Pipa

Visite tibau do sul, visite pipa - rn!
Visite tibau do sul, visite pipa – rn

Para quem tem um tempo a mais em Natal, uma boa dica é fazer um bate-volta até Pipa, um dos lugares mais badalados do Rio Grande do Norte. Vale a pena lembrar que para conhecer essa região direito é indicado 2 ou 3 dias, mas se você só dispõe de 1 dia, é possível conhecer muita coisa em um bate-volta.

Pipa é o nome de um distrito do município de Tibau do Sul. Fica a uns 85 km ao sul de Natal, e o acesso é feito através da cinematográfica estrada Rota do Sol, que também dá acesso às praias do litoral sul que estamos vendo até agora.

A praia mais famosa de Pipa é a central. Conhecida como Praia de Pipa, é uma das mais famosas do país, possui um visual belíssimo e é a mais badalada.

Outra praia muito famosa é a Praia do Amor, que fica ali pertinho. Depois de curtir um pouco do mar e relaxar na areia, não deixe de subir no Chapadão, um mirante de onde é possível tirar as fotos mais bonitas de Pipa.

Outra praia bem procurada é a Baía dos Golfinhos, de onde é possível ver esses simpáticos animais nadando. Em todas essas praias, há uma estrutura muito completa, com ótimas barracas de praia.

Nessas barracas, você consegue comprar passeios de buggy pelas falésias da região, ou passeios de barco a praias mais distantes ou piscinas naturais. A oferta de passeios e atrações é enorme, e tudo vai depender do tempo que você dispor.

 Onde  ficar em Natal

Booking.com

 Dicas para os viajantes de Natal

Gostou da cidade e já quer planejar quando ir? Pois a vantagem de Natal é que você pode ir quando quiser: a capital potiguar é conhecida como a “Cidade do Sol” justamente por ter bom tempo o ano todo.

É a cidade com maior número de dias ensolarados por ano. Mesmo nos meses chuvosos (abril, maio e junho) o que prevalece na cidade é o sol.

Dito isso, é claro que há diferenças ao longo do ano. Mas as diferenças são mais nos preços e no movimento do que no clima: no verão, como todos os destinos litorâneos do Brasil, há mais turistas e os preços são mais altos.

Outra ideia bem interessante é fazer os trajetos de buggy. Como a cidade é famosa por esse tipo de veículo, vale a pena consultar o site da Associação dos Proprietários e Condutores de Buggy e se informar mais sobre os passeios disponibilizados.

Com essas informações, você já sabe o indispensável para planejar sua viagem da melhor forma. O que não é muito difícil: viajar para a Cidade do Sol não tem erro.

Com praias lindas, paisagens deslumbrantes e diversão garantida, a capital potiguar tem tudo o que os turistas procuram em um lugar. Então é só fazer as malas e ir, porque os pontos turísticos de Natal estão à sua espera o ano todo!

 Planeje  sua viagem para Natal

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias