As 14 Melhores Praias de Penha

Compartilhar

Em Penha você encontra um dos litorais mais bonitos de Santa Catarina, com um total de mais de 19 praias, passar alguns dias nelas é com certeza uma das melhores opções sobre das melhores praias do litoral.

Confira as melhores praias de Penha:

Praia Alegre 

Localizada a cerca de 2,5 km do centro da cidade, conta com uma boa estrutura com restaurantes, bares e quiosques, além de diversas pousadas e hotéis ao seu redor. 

A praia conta com uma faixa de areia bem extensa, e um mar de águas calmas e transparentes. Em seu redor há mata nativa preservada. 

O mar é propício para a prática de diversos esportes, como winfsurf, caiaque, e na areia é possível se divertir com futebol ou vôlei. 

É uma das praias mais movimentadas de Penha, principalmente durante o Campeonato Brasileiro de Jet-Ski, que é sediado nela. Porém, oferece aos seus visitantes também alguns dias bem tranquilos, fora da alta temporada. 

Praia da Armação do Itapocoroy 

Armação de itapocoroy - as melhores praias de penha
Armação de Itapocoroy | Praias de Penha

Conhecida por ser o ponto inicial da imigração açoriana na região é uma das praias mais tranquilas de Penha. 

Não possui uma estrutura muito luxuosa, já que é um local mais frequentado pelos pescadores da região. No local sempre é possível avistar vários barcos ancorados no mar. No entanto, há restaurantes que servem diversos pratos com peixe fresco. 

No local você encontrará alto contato com a natureza, com um mar calmo e de águas transparente, e areia batida e acinzentada. A praia possui no total 800 metros de extensão. 

Praia de Armação

Essa praia é urbana, e consequentemente, bem mais movimentada que as mais afastadas do centro. 

Possui cerca de 6 km de extensão, sendo a maior de Penha. Ela engloba outras praias: a Praia do Manguinho, Praia da Fortaleza e a Praia do Quilombo. 

Por ser uma das  mais famosas da cidade, possui ótima estrutura para atender os turistas, com lojas, bares, restaurantes, hotéis e pousadas espalhados ao seu redor.  

O mar, em tons de verde azulado, é bem agitado e com muitas ondas, porém, há locais propícios para banho. A areia é grossa e dourada. Próximo a ela também há bastante vegetação, além de muitas casas de veraneio. 

Praia do Manguinho

Dividindo a areia com a Praia da Armação, a Praia do Manguinho é uma região bem mais tranquila, perfeita para quem busca um local para relaxar. 

Essa não é uma praia muito conhecida dos turistas, o que a faz ser mais deserta, já que acaba sendo mais frequentada pelos moradores da região. 

O mar é bem calmo e possui águas cristalinas, formando em determinadas épocas do ano algo semelhante a piscinas naturais. A areia é extensa e dourada. Conta com várias árvores ao seu redor, oferecendo locais para se refrescar junto à sombra. 

Não conta com uma estrutura muito desenvolvida em suas proximidades. 

Encontre hospedagens com excelentes avaliações e pelo melhor custo-benefício!
Quanto antes você reservar maior será sua economia na diária! Confira agora as melhores opções de hoteis e pousadas!

Praia do Quilombo

Praia do quilombo
Praia do Quilombo | Praias de Penha

Se você curte surf e está procurando o que fazer em Penha, uma ótima opção pode ser passar um tempo na Praia do Quilombo. 

Essa praia conta com ondas fortes, inclusive sendo cenário de alguns campeonatos de surf. Sua areia é um pouco escura, característica de praias com areia monazíticas, possuindo cerca de 1 km de extensão. 

Praia da Cancela

Conhecida como uma das praias mais bonitas de Penha oferece um cenário tranquilo e simples para os seus visitantes. 

Seu mar é calmo e as águas cristalinas, a faixa de areia é extensa e dourada. É perfeita tanto para quem deseja tomar um banho de mar, como para quem quer praticar esportes náuticos ou mergulho. 

Nessa praia também há a presença de muitos pescadores. Conta com quiosques e bares em seu entorno assim como outras das diversas praias de Penha. 

Praia da Paciência

Praia da paciência - as melhores praias de penha
Praia da Paciência| Praias de Penha

Se você está procurando uma praia diferente para incluir no seu roteiro sobre o que fazer em Penha, a Praia da Paciência pode ser uma boa ideia. 

Essa praia está logo abaixo da Ponta da Vigia, possuindo uma faixa de areia bem curta, já que é quase toda tomada por formações rochosas. 

O mar aqui é calmo e ideal para tomar banho. Para chegar até ela você irá pegar o caminho que leva para a Ponta da Vigia até chegar a um desvio. 

Praia da Saudade

A Praia da Saudade é uma praia residencial, que fica bem próxima do centro da cidade. Possui alguns bares próximos da orla. 

Ela tem uma pequena faixa de areia, com um mar calmo, perfeito para praticar esportes náuticos. Na mesma faixa de areia encontra-se a Praia da Lola, que tem as mesmas características. 

Praia de São Miguel

Praia de são miguel
Praia de São Miguel | Praias de Penha

Essa praia está mais distante do centro de Penha, a cerca de 10 km. Sua principal característica é a forte presença de pescadores e barcos no local. Ela está mais perto do município de Navegantes, cerca de 8 km. 

O mar conta com águas bem tranquilas, perfeito para banho e pesca. A região é bem tranquila, e algumas pessoas gostam de acampar em sua orla. 

Praia de São Roque

Essa praia também está mais distante do centro, mas compensa pela sua beleza natural, com Mata preservada e diversos costões de pedra. 

O diferencial da Praia de São Roque está nos costões de pedra, que fazem com que não haja faixa de areia para acessar o mar. O local é perfeito para o ecoturismo, e também para capturar siris e mariscos. 

Essa praia é uma opção diferente dentre as demais praias de Penha.

Praia do Lucas

Perfeita para quem busca alto contato com a natureza, a Praia do Lucas é desabitada e possui um cenário bem rústico. 

Ela é normalmente frequentada por sufistas, pois possui ondas bem fortes, apesar disso, há alguns locais onde é possível tomar banho de mar. Possui diversas faixas de areia divididas por costões de pedras. 

Ela não possui estrutura nenhuma para os turistas, sendo o ideal levar um lanche caso decida visitar o local. 

Praia Grande

Praia grande - as melhores praias de penha
Praia Grande | Praias de Penha

Possui cerca de 7 km de extensão, sendo totalmente equipada para atender os turistas, com muitos restaurantes, bares, quiosques e lojas ao redor. 

Apesar de ser uma praia bem movimentada, sendo uma das mais visitadas pelos turistas durante a alta temporada, ela conta com vários pontos tranquilos e de alto contato com a natureza. 

Encontra-se aos pés da Ponta da Vigia, com paisagens incríveis. A sua faixa de areia é extensa e dourada, já o mar é um pouco agitado, com algumas ondas. 

Praia Vermelha

Praia vermelha
Praia Vermelha

Outra praia que fica distante do centro da cidade é a Praia Vermelha, localizada a cerca de 8 km. 

Apesar da distância, visitar essa praia é com certeza um dos primeiros locais citados quando os visitantes perguntando o que fazer em Penha, já que é considerada uma das suas praias mais bonitas. 

A paisagem da praia é incomparável, com forte presença da natureza, areia fofa e dourada, e o mar com águas azuis e cristalinas, com poucas ondas. 

A praia é procurada por quem deseja praticar mergulho, surf, ou simplesmente busca um refúgio em meio à cidade, pois ela possui um acesso dificultado, o que a torna bem preservada. 

Para chegar a ela é necessário pegar uma estrada que passa pela Praia de São Miguel ou uma estrada de terra pela Praia Grande, depois, é necessário ainda caminhar por uma pequena trilha. 

O nome Praia Vermelha se originou devido à água que escorre nos costões de pedra durante as chuvas, de cor avermelhada. 

Mais Praias de Penhas

Onde ficar em Penha

Booking.com

Onde comer em Penha

Além de tudo que já falei sobre as prais de Penha, você não pode deixar de experimentar um pouco da sua culinária, já que a cidade reúne diversos bons restaurantes que com certeza irão te deixar com água na boca. 

Confira algumas opções: 

Restaurantes do Beto Carrero

Se você não quer sair do parque para almoçar, o Beto Carrero oferece várias opções de locais para comer bem:

  • House Burger: Um container que serve diversos tipos de lanches e acompanhamentos. O preço é justo e é tudo muito saboroso. 
  • La Roza Pizzaria: Apesar de não estar dentro do parque, a pizzaria fica muito próxima a ele. Possui um atendimento muito elogiado, com um cardápio bem variado. As pizzas são quadradas e servidas em uma pedra aquecida, para que ela não esfrie. Oferece um ambiente simples, e com preço bem justo. 
  • Porto penha Food Park: Apesar de não ser um restaurante em si, achei legal citar o Porto Penha, que de quarta a domingo se enche com containers com várias opções de comidas diferentes. Ele fica próximo ao parque. 

Restaurantes à beira mar 

Se você está buscando restaurantes que servem frutos do mar frescos combinados a bela paisagem da orla da praia, confira as opções abaixo:

  • Restaurante Pedra da Ilha: Esse é o restaurante da pousada de mesmo nome, possui um cardápio a lá carte com uma grande variação, com opções de lanches, pratos infantis, e claro, frutos do mar. Conta com serviço de praia, onde você poderá ficar na areia sendo servido com petiscos e drinks. Localizado na Rua Abraão João Francisco, 46, na Praia Alegre. 
  • Petisqueira do Alírio: Uma das mais famosas da região possui um ambiente bem gostoso, com mesas ao ar livre que proporcionam uma vista maravilhosa aos seus clientes. Oferece pratos com frutos do mar frescos, bem preparados e muito saborosos. Encontra-se na Praia do Trapiche, na Rua Maria Emília de Costa, 26. 

Pizzarias e Lanchonetes

Caso você esteja procurando um local para comer algo mais simples, como pizza, salgados ou lanches, confira as opções abaixo:

  • Don Léo’s: Possui rodízio de pizzas doces ou salgadas, mesa de frios, massas e sopas, além de opções à la carte, com pizzas de vários sabores. Está localizada na Avenida Eugênio Krause, 2115, durante a alta temporada funciona todos os dias até as 00h. 
  • Rota Burguers: Considerada a melhor lanchonete da região, oferece um cardápio variado de lanches gourmet. Funciona de terça a domingo, das 17h até às 24h, e está localizada na Avenida Eugênio Krause, 1181.
Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias