As cidades turísticas de Roraima tem atrações incríveis para todos os gostos, desde fascinantes belezas naturais até incríveis monumentos históricos, por isso que o turismo em Roraima deve ser olhado com muito interesse.
Situado na região norte do país, fazendo fronteira com a Venezuela e com a Guiana, Roraima é o estado menos populoso do Brasil, possuindo uma população de aproximadamente 600 mil habitantes.
Em relação ao turismo, Roraima é um dos estados menos explorados turisticamente pelos brasileiros, que muitas vezes desconhecem todas as belezas e maravilhas, além da cultura e história, que este lugar tem a oferecer aos seus visitantes.
Certamente a atração mais conhecida deste lugar é o Monte Roraima, um monte situado na cidade de Uiramutã, a cidade mais ao norte do estado. Este ponto é conhecido por demarcar a fronteira do país com seus vizinhos, além de ser uma área de preservação ambiental muito visitada pelos interessados em turismo ecológico e também por pesquisadores.
Mas antes de descobrir tudo sobre o turismo de Roraima, vamos conhecer um pouquinho mais sobre a história deste lugar.
A história de Roraima
Roraima é um dos estados mais novos do Brasil, sendo apenas mais velho que o Tocantins. Apesar disso, a história deste território é bem antiga, bem antes da sua fundação, o lugar já estava povoado, tanto por brancos quanto por indígenas, que formavam um pequeno povoado.
Apenas em 1943, este lugar foi reconhecido como Território Federal de Rio Brranco, e em 1962 foi nomeado Território Federal de Roraima.
O título de estado só veio em 1988, com a nova constituição. Nesta mesma época, o território atraiu muitos imigrantes que vieram garimpar estas terras em busca de ouro. Até hoje Roraima é conhecida por ser uma terra com muitas riquezas minerais.
Atualmente a atividade econômica mais importante do estado é a agricultura, lá há um grande cultivo de soja, milho e arroz. Além disso, a pecuária representa um papel de destaque na economia local.
Em relação a sua cultura, Roraima foi construída a base da miscigenação principalmente entre brancos e nativos. A influência indigena está muito presente no cotidiano roraimense, seja na dança, música e até mesmo na culinária.
Falando em culinária, a gastronomia local é uma maravilha à parte. Com iguarias deliciosas em seu cardápio, os pratos típicos de Roraima devem ser degustados com muito carinho pelos viajantes, afinal, nada melhor do que apreciar todo o tempero que a culinária deste lugar tem a oferecer.
Entre os pratos que experimentei, o que mais me agradou foi a Caldeirada, um cozido que mistura peixe com vários legumes. Não é nada difícil encontrar restaurantes que sirvam a Caldeirada, pois esta delícia está presente no cotidiano do roraimense.
Ao saborear outros pratos típicos pelo meu turismo em Roraima, percebi que a presença do peixe é muito importante na gastronomia local. Outro prato que adorei experimentar foi o Pirarucu desfiado, um modo peculiar, mas delicioso, de preparar este peixe.
Também recomendo a todos os viajantes que não deixem de experimentar um dos pratos mais típicos deste estado: a paçoca com banana, uma delícia que leva carne seca no seu preparo.
O pé de moleque é outro representante da culinária local que não deve ser deixado de lado. Apesar de ser conhecido de norte a sul do Brasil, o exemplar roraimense tem seu diferencial, que o torna bem único.
Ainda sobre a gastronomia de Roraima, indico a Mugica de Peixe, a Galinha Caipira e a Torta de Carne de Sol. Não deixem também de se deliciar com as frutas típicas desta região, entre elas o buriti, o açaí e o cupuaçu.
Depois deste breve resumo sobre Roraima, a sua curiosidade só deve ter aumentado, certo?
Se você tem dúvidas se esta é uma viagem que vale a pena, venha comigo conferir tudo de melhor que o estado tem a oferecer.
Lugares para conhecer em um roteiro de turismo por Roraima
Ainda que pouco explorado turisticamente, este estado tem muito potencial de agradar quem vier visitá-lo. Viajar pelas cidades turísticas de Roraima é uma oportunidade de descobrir, e se maravilhar, um Brasil ainda pouco conhecido pelo restante dos brasileiros.
E tem bastante variedade nesta lista, além de atrações naturais, tem muitas opções de lazer para quem quer um passeio mais cultural ou deseja conhecer a fundo a história e turismo em Roraima.
Vamos confirir!
Boa Vista
Com mais de 400 mil habitantes, Boa Vista é a capital e o maior município do estado. Também é considerada a melhor dentre as cidades para se viver em Roraima, pois possui uma boa infraestrutura urbana, além do IDH mais elevado do estado.
Dentre as cidades turísticas em um roteiro de turismo em Roraima, Boa Vista é uma das que mais tem atrativos históricos e culturais, além de vários estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e boates. A capital roraimense é cheia de monumentos e edifícios que ajudam a contar a história da cidade.
O melhor passeio para se fazer em Boa Vista é dar uma boa caminhada pela Orla Taumanan. Localizado no centro histórico da cidade, está orla está suspensa sobre o rio Branco, um dos mais importantes do estado.
Essa orla é muito movimentada, lá se realizam alguns eventos culturais com muita música e dança. Ela também conta com excelentes estabelecimentos comerciais, o que faz o passeio ficar muito mais agradável. Além disso, o rio Branco certamente irá te encantar pela sua grandiosidade.
Outra opção de lazer bem bacana de Boa Vista é a Praça das Águas, um lugar lindíssimo, com muitas fontes que ornamentam o local. A praça ainda conta com dois monumentos bem legais: um letreiro com o nome da cidade e um portal que homenageia a chegada de um novo século.
Também vale a pena conhecer de perto o Monumento aos Garimpeiros, um escultura que homenageia aqueles que vieram garimpar nestas terras. A construção mede mais de 15 metros de altura e representa um período muito importante da história da cidade.
Outro monumento bem curioso de Boa Vista, e que merece ser visto de pertinho, é o Monumento Tamanduá Bandeira, uma lindíssima escultura que serve de homenagem a este animal tão simpático.
Para quem gosta de ir às compras, Boa Vista é uma das cidades em Roraima com mais opções de comércio, deste modo, uma ida ao Centro de Artesanato, Turismo e Geração de Renda Velia Coutinho é indispensável. Este lugar possui uma variedade enorme de itens, além de ser bem agradável. Além de artesanatos, lá você também irá encontrar restaurantes e lanchonetes.
Contudo, o lugar que eu mais recomendo para degustar as maravilhas da gastronomia local é o Mercado Municipal São Francisco. Aqui você encontra várias opções de comida a um preço bem justo. Vale a pena conhecer!
Se você planeja visitar Boa Vista entre outubro e março, você também poderá aproveitar as praias que se formam quando o nível da água do Rio Branco diminui. A paisagem ao redor é maravilhosa, este passeio definitivamente vale muito a pena.
Recomendo ainda uma ida à lindíssima Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Este passeio vale muito a pena especialmente aos católicos e aos amantes de arquitetura. O estilo da igreja possui forte influência alemã, o que faz da construção um lugar muito único.
Quem gosta de arquitetura também irá adorar visitar a Prelazia, um dos prédios históricos mais bonitos de Roraima. A construção é do estilo neoclássico, além disso, há um lindo jardim em seu entorno, o que faz a paisagem ficar muito mais encantadora.
Infelizmente nem todos os pontos turísticos de Roraima estão disponíveis para visitação, é o caso do Museu Integrado de Roraima, o único museu do estado, está desativado há muitos anos, uma pena, pois ele contava com um riquíssimo acervo, cheio de artefatos de diversas áreas.
Mas se você deseja visitar um espaço mais voltado para a cultura, recomendo o Palácio da Cultura Nenê Macaggi, um centro cultural com um auditório com capacidade para 500 pessoas, além de uma biblioteca com muitos títulos interessantes.
Diferentemente das outras cidades turísticas para conhecer em Roraimense que indico ao longo desta lista, Boa Vista não é muito famosa pelos seus atrativos naturais. No entanto, isso não é motivo dos amantes do ecoturismo ficarem desmotivados para conhecer a capital roraimense, pois ainda que poucas, há excelentes opções deste tipo para quem desejar.
O Bosque do Papagaio, por exemplo, é um reserva ecológica com uma fauna e uma flora bem diversa, lá é possível realizar trilhas que te deixam mais em contato com a natureza. É um lugar excelente para fugir da rotina e passar um dia mais tranquilo.
Outros lugares para conhecer em Boa Vista são: a Praça das Artes, a Catedral Cristo Redentor, o Parque Anauá e o Teatro Municipal de Boa Vista.
Caracaraí
Mesmo possuindo pouco mais de 20 mil habitantes, Caracaí é o segundo maior município do estado e um destino obrigatório no seu guia de turismo em Roraima.
Este lugar possui alguns atrativos turísticos bem bacanas para os turistas que vierem visitá-la. O município é conhecido pelas suas festividades, que costumam atrair muitos turistas.
Dentre os eventos que a cidade realiza, um dos mais conhecidos é o Festival Folclórico de Caracaraí, um cerimônia muito legal para entrar no clima da cidade. Durante esta festividade, há muita música e dança, com apresentações lindíssimas e até mesmo disputas entre agremiações.
Você também não irá se arrepender se vier visitar esta cidade em época de carnaval. Conhecida por ser a melhor do estado, a folia local é cheia de bloquinhos e apresentações que transformam o município todo em um ambiente de festa.
A cidade ainda conta com festividades religiosas, como por exemplo o Festejo de Nossa Senhora do Livramento, realizado em homenagem à padroeira da cidade. Durante o evento, são contadas histórias de milagres que a santa realizou.
Além das festividades, Caracaraí conta com belezas naturais deslumbrantes e que certamente merecem ser visitadas. Um exemplo é a Corredeira do Bem Querer, um ponto turístico que fascina pela sua paisagem. Tomar banho de rio neste local é uma experiência que renova as energias. Além disso, apesar de bem conhecido, este lugar é tranquilo, ideal para quem quer passar um dia mais calmo.
Assim como outras cidades turísticas para conhecer em Roraima, Caracaraí é cheia de diversidade natural, e ainda conta com dois parques de enorme renome: o Parque Nacional da Serra da Mocidade e o Parque Nacional Viruá, ambas são reservas ambientais que abrigam uma imensa diversidade de plantas e animais. Infelizmente ambas são fechadas para a visitação e só podem ser acessadas com autorização.
Mucajaí
Localizado a apenas 58 quilômetros da capital do estado, e contando com uma população de menos de 20 mil habitantes, Mucajaí está neste guia de turismo em Roraima por ser um destino bem agradável de se visitar.
Além do clima da cidade ser bem pacato, ideal para quem quer fugir da rotina dos grandes centros urbanos, este município é muito recomendado aos fãs de turismo de aventura. As atrações mais conhecidas são suas corredeiras, bastante utilizadas para a prática de canoagem.
Sem dúvidas, a mais interessante é a Corredeira Sete Ilhas, um curso d’água lindíssimo que irá te surpreender. Outra corredeira conhecida é a Corredeira do Querosene e a das Latas, muito frequentada pelos amantes de esportes radicais.
Na sua parte urbana, Mucajaí tem excelentes atrações para quem gosta de cultura. Uma dica minha para turismo em Roraima é o Centro Municipal de Convenções, um espaço de lazer onde são realizados ótimos eventos, apresentações e festividades. É o lugar ideal para entrar no clima da cidade e conhecer mais sobre suas culturas e tradições.
Ainda recomendo as praças da cidade para quem quer passar uma tarde agradável, conversando ou praticando esportes. Entre as praças de Mucajaí estão a Praça da Juventude, a Praça Igarapé Samaúma e a Praça Chaguinha Bahia Aguiar.
Cantá
Cantá é mais uma das cidades turísticas para conhecer em Roraima que possuem atrações turísticas envolvendo aventura e natureza.
O município é muito procurado por quem pratica alpinismo, sendo que a Serra Grande é o ponto mais procurado pelos turistas. Mas se você não for adepto de esportes radicais fique tranquilo, uma visita à serra ainda vale muito a pena.
Lá você poderá fazer trilhas e conhecer todas as riquezas naturais que este lugar possui, além de contemplar uma vista maravilhosa. A Serra Grande é também conhecida por abrigar a Cachoeira Véu de Noiva, uma queda d’água que se forma em tempos de chuva.
Outras atrações muito legais de Cantá são suas festividades. A mais famosa é a Festa do Abacaxi, que celebra a época de colheita da fruta. Além disso, o município ainda tem a Festa da Mandioca e a Festa do Milho, todos estes eventos são muito divertidos.
Cantá ainda tem o Balneário Sacolejo, um ambiente bem gostoso e tranquilo, ideal para passar dias quentes. O lugar também é bem aconchegante, com uma estrutura agradável.
São Luiz do Anauá
Situada a poucos quilômetros de Caracaraí, São Luiz não é uma das mais famosas cidades turísticas para conhecer em Roraima, contudo, ainda sim ela vale uma visita, especialmente pelos seus atrativos naturais.
A atração mais conhecida do município são suas serras e o Rio Anauá, assim sendo, este é um destino muito procurado por quem deseja andar de barco, realizar trilhas ou escalar.
São Luiz ainda abriga umas praças bem agradáveis, entre elas a Praça Central, localizada próxima da igreja matriz.
Pacaraima
Localizada bem ao norte do estado, fazendo fronteira com a Venezuela, Pacaraima é a última dica neste roteiro de turismo por Roraima.
A atração turística mais conhecida pelo município é o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, um lugar onde foram encontrados artefatos históricos e pinturas rupestres que existem há aproximadamente 4 mil anos. O sítio fica localizado dentro de uma reserva indigena e para visitá-lo você terá que pedir permissão à FUNAI.
Pacaraima também faz parte do turismo em Roraima que você poderá encontrar muitos eventos. Entre as festas tradicionais do município está a Micaraima, um evento realizado uma semana após o carnaval.
Esta festividade se trata de um carnaval fora de época que costuma atrair muitos visitantes à cidade. Além disso, o evento conta com muitas atrações e cantores conhecidos nacionalmente.
Este estado tem muito a oferecer não é mesmo?
Depois de todas estas dicas de cidades turísticas para conhecer em Roraima, você já está preparado para se aventurar por este lugar.
Confira todas estas recomendações com calma e monte seu próprio itinerário para o seu turismo por Roraima.
Depois é só comprar as passagens e conhecer um dos lugares mais fascinantes que você irá visitar.
Planeje sua viagem para Cidades Turísticas de Roraima
Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que utilizei no meu turismo em Roraima.
Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.
É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.
O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.
Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.
Nunca foi tão barato e simples viajar com malas premium! No GetMalas você aluga malas sem complicações e com muita segurança.
Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.
A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação.