Cidades da Bulgária: As Cidades Turísticas Que Você Deve Conhecer

EuropaLeste EuropeuCidades da Bulgária: As Cidades Turísticas Que Você Deve Conhecer
- Propaganda -

Sendo um país pouco explorado turisticamente, muita gente pode ter dúvidas sobre quais locais visitar, com isso, irei mostrar as principais cidades para conhecer na Bulgária, locais esses que certamente merecem sua atenção. 

Localizada no Leste Europeu, região ainda pouco explorada pelos turistas brasileiros, a Bulgária oferece uma viagem repleta de atrativos, que variam entre construções históricas e paisagens naturais, todas extremamente bem preservadas.

Quando pensamos na Europa logo nos vem à cabeça países como Espanha, Itália, França e Portugal, etc. Mas vale muito a pena dar atenção a outras regiões desse continente, como a região dos Bálcãs, onde estão localizados países como a Turquia, Romênia e a Bulgária. 

Nas cidades turísticas da Bulgária você irá encontrar uma cultura muito rica, baseada em sua história impressionante e extensa, marcada pela presença de diversos povos nessa região, como os otomanos e os bizantinos. 

Há vários motivos para eu indicar visitar esse país: 

  • As cidades para visitar na Bulgária apresentam características únicas e incríveis;
  •  Esse é um destino diferente, com isso, ao longo da viagem você acaba tendo várias surpresas e momentos inesperados, já que seus pontos turísticos não são extremamente conhecidos;
  • Visitar a Bulgária é bem mais barato quando comparado com a maioria dos países europeus, com isso, é possível aproveitar bem mais a viagem podendo gastar até menos do que esperava;
  • Uma das cidades turísticas da Bulgária, Plovdiv, é uma das cidades mais antigas de todo o continente europeu;
  • Apesar dos búlgaros não possuírem uma fama muito simpática, isso é mentira, sendo a maioria da população bem receptiva e gentil;
  • A culinária da Bulgária é impressionante! Os pratos típicos possuem sabor marcante, sendo uma gastronomia semelhante à turca. Já que o país é barato, consequentemente os restaurantes também são sendo possível se esbanjar na comida sem se preocupar muito com o preço;
  • O país foi contemplado com ótimos pontos turísticos naturais, sendo um dos maiores destaques as suas praias, com um litoral incrível banhado pelo Mar Negro;
  • A Bulgária está localizada perto de outros países bem interessantes, como: Bósnia e Herzegovina, Grécia, Romênia e Turquia. Sendo possível conhecer vários países da região.

É importante saber também que não há voos diretos do Brasil para a Bulgária, portanto, se você deseja visitar o país obrigatoriamente irá ter que partir para outro país europeu e de lá até a Bulgária.

O mais comum é viajar até Frankfurt ou Munique na Alemanha e a partir dessas cidades, viajar para Sofía, capital da Bulgária.

A capital Sófia é a primeira das cidades para conhecer na Bulgária que irei citar, sendo ela relevante tanto pelo fato de possuir atrações incríveis como sendo normalmente a porta de entrada para as outras cidades turísticas da Bulgária. 

Sófia 

Capa - Sofia Pontos Turísticos
Capa – Sofia Pontos Turísticos

A porta de entrada para a Bulgária é também a sua capital, sua maior cidade e a terceira capital mais antiga da Europa.

Apesar das características que chamam atenção, muitos turistas não incluem Sófia na sua lista de cidades para conhecer na Bulgária, o que certamente é um erro. 

Sófia apresenta uma arquitetura única e impressionante, ótimos museus, diversas catedrais, dentre elas a mais interessante de todo o país, passeios tranquilos e também noites agitadas, para quem se interessar. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Sofia

As atrações na cidade são bem diversas, agradando todos os tipos de turistas. Confira alguns dos pontos turísticos abaixo:

Catedral de Alexandre Nevsky

06 - Catedral de São Alexander Nevsky em Sofia - Bulgária
06 – Catedral de São Alexander Nevsky em Sofia – Bulgária

Essa Igreja ortodoxa é um dos principais cartões postais de Sófia, e com razão, sua arquitetura no estilo neo-bizantino é de encher os olhos, possuindo uma cúpula central com 45 metros de altura, suas janelas e torres em formato de arco com vitrais em verde.

No seu interior você irá encontrar diversos murais e lustres, tudo muito impressionante!

Montanha Vitosha

Para quem gosta de atrativos naturais, a Montanha Vitosha e toda a região que a rodeia é uma ótima opção. Essa montanha possui 2290 metros de altitude, sendo o local ideal para fazer trilhas, praticar montanhismo e esqui durante o período de inverno. 

Mesquita Banya Bashi

Mesquita Banya Bashi em Sofia - Bulgaria
Mesquita Banya Bashi em Sofia – Bulgaria

A mesquita é outra construção que merece atenção, essa foi construída no ano de 1571, bem acima de fontes de águas termais, havendo dentro dela nascentes de água quente. 

Praça Nezevisimost

Essa é a praça central de Sófia, nela há banquinhos para descansar, além do prédio que era sede do antigo partido comunista. 

Palácio de Vrana

13 - Vrana Palace em Sofia | Crédito Noncho Iliev | Fonte Wikimedia Commons
13 – Vrana Palace em Sofia | Crédito Noncho Iliev | Fonte Wikimedia Commons

A visita a esse palácio, que já serviu como residência da família real da Bulgária, é interessante tanto pela construção que é muito bonita, quanto pelos seus jardins, onde há diversas espécies de plantas.

Museu de Arte Socialista e Museu Nacional da História Militar

Um dos passeios mais interessantes em uma cidade diferente é visitar museus, onde você consegue conhecer um pouco mais da história daquele local.

Em Sófia recomendo o Museu de Arte Socialista, onde é possível conhecer a história da época em que esse regime foi implantado no país, assim como o Museu Nacional da História Militar, que possui um acervo com mais de um milhão de peças que mostram mais do militarismo na Europa. 

Gastronomia de Sofia

Além desses pontos, diria que uma das maiores atrações de Sófia é conhecer mais da sua gastronomia, já que essa é a maior cidade do país, é possível encontrar nela diversos restaurantes, que como eu já citei, possuem preços bem econômicos.

Alguns pratos são indispensáveis, como: Shopska, Mekitsa, Rakia e o iogurte búlgaro. 

Mais locais interessantes, e que caso você tenha tempo, merecem uma visita são: O Teatro Nacional Ivan Vazov, que possui uma arquitetura incrível, o Mercado Central de Sófia, onde você irá encontrar produtos dos mais diversos tipos, a Igreja de Santa Sófia, mais antiga da cidade, construída no século VI e o South Park, espaço perfeito para relaxar e curtir a natureza. 

A Igreja de Boyana também é uma atração muito famosa da Bulgária, sendo um dos Patrimônios Históricos pela UNESCO, do país.

É uma igreja simples pelo lado de fora, no entanto, o seu interior possui pinturas incríveis, datadas dos séculos XI a XIX. 

Além de todas essas atrações, as noites em Sófia também são interessantes, possuindo várias casas noturnas e bares onde é possível se divertir, dançar e conhecer pessoas novas. 

Bansko

Bansko é uma das cidades para visitar na Bulgária perfeita para quem quer curtir aventuras em meio à natureza, tanto no inverno como no verão. 

Famosa principalmente no inverno, onde é um dos destinos mais baratos para quem deseja esquiar na Europa, Bansko é uma cidade pequena, com cerca de 13 mil habitantes, e fica a cerca de 150 km da capital da Bulgária, Sófia. 

A região da cidade é muito bonita, localizada no entorno da montanha Pirin, uma imponente formação geológica com 2914 metros de altitude, é repleta de cascatas, lagos, grutas e florestas, perfeita para quem quer ter contato com a natureza.

A montanha Pirin é Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo considerado o maior atrativo natural do país, sendo com certeza, uma das principais cidades para conhecer na Bulgária para quem gosta de estar em contato com a natureza e ser agraciado com paisagens únicas. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Bansko

Os turistas buscam Bansko principalmente durante o inverno, mas há muitas atrações interessantes também durante o verão. Confira:

  • Atrações durante o inverno: durante o inverno a cidade de Bansko é procurada principalmente para quem deseja praticar esqui ou snowboard. Além de ser possível você encontrar ali os melhores preços para a prática de esportes de inverno, Bansko conta também com a melhor infraestrutura do país para a mesma. Não tem problema se você nunca esquiou, quando você contrata o passeio e aluga os materiais, há professores para ensinar as técnicas dos esportes. Além disso, há bons restaurantes e resorts para aproveitar o clima e as belas paisagens da região. 
  • Atrações durante o verão: O primeiro atrativo quando se pensa em visitar Bansko durante o verão são os preços, já que eles baixam de maneira considerável, sendo possível se acomodar em resorts luxuosos no estilo all inclusive por cerca de 20 euros. Mas durante o verão a muito que fazer no local, é possível promover caminhadas nas montanhas, praticar escaladas, andar de bicicleta em meio à natureza, e aproveitar os spas que existem em vários resorts da região. 

Rila 

A cidade de Rila é bem pequena, contando com cerca de 3 mil habitantes, no entanto é nela que você irá encontrar um dos principais pontos turísticos do país, sendo por isso que ela não pode faltar na sua lista de cidades para conhecer na Bulgária. 

O principal ponto turístico aqui é o Monastério de Rila, também chamado de Mosteiro de São João da Rila, que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Rila

O Monastério foi fundado no ano de 927, sendo ele o maior e mais famoso monastério de toda a Bulgária. Está localizado em meio a um vale, com muita vegetação local ao seu redor. 

O primeiro Monastério passou sua sede para a localização atual no ano de 1335, passou por uma restauração no ano de 1469, após ser saqueado, e a partir de então, passou a reunir importantes relíquias em suas dependências. 

No ano de 1833 um incêndio consumiu grande parte dos edifícios do monastério, com isso, foram arrecadadas doações para que ele fosse restaurado. No ano de 1961 ele se tornou um museu, declarado como Museu Nacional. 

Ele fica a cerca de 120 km de distância da capital Sófia, possuindo estacionamento pago, no entanto, o preço é bem baixo. A entrada tanto no monastério como na sua igreja principal é gratuita. 

A arquitetura desse Monastério é incrível, unida à paisagem que ele se encontra então, se torna realmente um dos pontos mais bonitos da Bulgária. 

A Igreja principal do local chama-se Igreja da Natividade, que é totalmente decorada com detalhes dourados e muitos afrescos. 

Já o seu pátio dá acesso aos museus ali presentes e também as celas dos monges e quartos para quem quer passar a noite no local, que dá o direito aos hóspedes a passear em pátios que não podem ser visitados pelos visitantes comuns. 

Há dois museus nas dependências do monastério, sendo um etnográfico e outro com acervo sacro, a visita é bem interessante e ambos possuem objetos incríveis. 

A Torre Hreliova é a mais antiga de todo o Monastério de Rila, já que foi construída entre os anos de 1334 e 1335, ela possui 23 metros de altura e servia como torre de proteção da construção. 

Plovdiv

17 - Plovdic | Crédito rassputyn | Fonte Pixabay
17 – Plovdic | Crédito rassputyn | Fonte Pixabay

Se você planeja visitar essa região da Europa e não pretende colocar Plovdiv em sua lista de cidades para conhecer na Bulgária é um grande erro, pois Plovdiv é realmente incrível. Está localizada a cerca de 144 km de distância de Sófia. 

Ela é considerada uma das cidades mais antigas da Europa, havendo vestígios de povoados que habitaram a região há 6 mil anos atrás. Além disso, ela é a segunda maior dentre as cidades turísticas da Bulgária. 

Essa cidade já foi dominada pelos povos romanos, otomanos, bizantinos e outros, havendo resquícios de diversas sociedades como seus principais pontos turísticos. 

No ano de 2019, Plovdiv foi a Capital Europeia da Cultura junto da cidade de Matera, na Itália, o que demonstra que o local é realmente muito rico em cultura e história. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Plovdiv

As atrações em Plovdiv são várias, tornando ela uma das cidades para visitar na Bulgária mais interessantes. Confira

Centro Histórico

Em meio a ruas de pedra, você irá encontrar edifícios com arquitetura incrível no Centro Histórico de Plovidiv.

É nele que está localizado o Teatro Antigo, um dos pontos mais incríveis da cidade, sendo um antigo teatro romano, sendo considerado um dos mais bem preservados de todo o mundo.

Além disso, no Centro Histórico há o Nebet Tepe, ruínas de um muro que servia para proteger a antiga cidade. 

Centro Novo

Nessa região mais moderna, há diversas lojas comerciais e restaurantes. A rua principal conta com mais de 2 km onde só podem andar pedestres. No local há muitas opções para comer bem e de maneira barata.

Na rua também há o Estádio Romano, construção do século II, que tinha capacidade para mais de 30 mil pessoas. Atualmente é possível visitar algumas fileiras do Estádio, sendo possível assistir um filme 3D que conta a história do monumento. 

Mesquita Dzhumaya

Essa Mesquita foi construída durante o Império Otomano, por volta do século XIV. Foi restaurada no século XIX e possui uma arquitetura incrível. 

Casas simétricas

Há diversas construções de casas simétricas, datadas do século XIX, que pertenciam a famílias nobres da região. Em uma delas está localizado o Museu Etnográfico, onde é possível conhecer mais da história do Império Otomano no país.

As casas são incríveis, com uma arquitetura que foge do comum, sendo um dos seus melhores exemplos a casa Balabanov

Museus

Plovdiv conta com 20 museus, sendo os mais procurados o Museu Arqueológico, que possui uma coleção com mais de 100 mil itens, contando a história da região, o Centro Cultural e Museu, localizado em uma Vila que já pertenceu ao Império Romano e o Museu Etnográfico. 

Plovdiv era uma cidade de Sete Colinas, assim como Atenas e Roma, sendo muito interessante subir uma das colinas, para contemplar a vista de toda a cidade. No topo das colinas há um monumento para o Soldado Soviético, que foi construído em 1981. 

Além de todas essas atrações interessantes, Plovdiv conta com muitas opções de restaurantes, que oferecem a culinária tradicional da Bulgária, assim como de países da região, como Turquia, Armênia e Grécia.

Nessebar

A cidade de Nessebar com certeza é uma das paradas obrigatórias na lista de cidades para conhecer na Bulgária. Conhecida como a pérola do Mar Negro, é uma cidade litorânea que oferece além de belas praias, ótimas atividades culturais. 

Além de ser importante incluir Nessebar em sua rota por suas praias incríveis, ela também é relevante por ser praticamente um museu a céu aberto, com mais de 3 mil anos de história. 

A cidade possui uma parte antiga, localizada em uma península que foi ligada a costa de maneira artificial, e sua parte nova se estende pela costa. Fica a cerca de 413 km de distância de Sófia. 

No ano de 1983, Nessebar foi incluída na lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao grande número de construções históricas presentes na cidade. 

Na localização da cidade já viveram os povos gregos, romanos, bizantinos e otomanos, possuindo vestígios de todas essas civilizações na parte antiga da cidade. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Nessebar

Dentre as cidades para visitar na Bulgária, Nessebar é a cidade litorânea mais interessante que você encontrará no país. Confira algumas de suas atrações:

Cidade Antiga

É nessa parte que você encontrará a maioria dos pontos turísticos interessantes, sendo uma pequena península que é ligada ao resto da cidade por meio de um istmo artificial.

Logo nessa ligação você encontrará o Moinho de Nessebar, que foi construído pelos trácios. Nessa região há construções incríveis, a maioria feita em madeira e com um estilo renascentista. 

Igreja Hagia Sophia

Essa é uma igreja ortodoxa, com uma arquitetura muito atraente, encontra-se bem no meio da cidade antiga. A construção é do final do século V, no entanto, ela foi modificada no século IX, sendo essa a sua atual aparência. 

Museu Arqueológico de Nessebar

Visitar museus é algo muito interessante, principalmente em cidades que possuem uma história longa. Esse museu conta a história de todos os povos que já viveram na região. 

Igreja de Cristo Pantocrator

Construção do século XIII, essa Igreja possui um estilo bizantino em sua arquitetura, tendo o formato da construção sido baseado em uma cruz latina. 

Praias

No sul de Nessebar há várias praias incríveis, com dunas de areia fina e branca, e águas totalmente cristalinas. Além de paisagens incríveis, nessa região há um grande número de hospedagens com ótimo preço.

Sunny Beach é uma das praias mais frequentadas de Nessebar, sendo perfeito para curtir um dia na praia com a família ou amigos.

Ruse

Continuando a lista de cidades para conhecer na Bulgária temos Ruse, que é interessante tanto para quem quer se aproximar mais da cultura búlgara, como para quem está fazendo uma viagem por vários países da região, já que ela faz fronteira com a Romênia. 

Fica a 300 km de distância da capital Sófia, no nordeste do país. Sua fama principal está em suas construções, datadas dos séculos XIX e XX, com estilo Neobarroco, muitos turistas e moradores comparam a cidade com Viena, devido à arquitetura semelhante. 

Toda a cidade foi construída à margem do rio Danúbio, sendo que nele há a ponte, que liga o país ao seu vizinho, a Romênia. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Ruse

Devido a sua localização a cidade já foi atacada diversas vezes, durante conflito, o que fez com que ela tivesse que passar por reconstruções ao longo dos anos, com isso, conta com vários pontos turísticos interessantes e mais de 200 monumentos no total, confira alguns:

Freedom Square

Essa é a praça central de Ruse, onde há um monumento no centro, o Monumento da Liberdade, além de diversas estátuas de leões. Esse monumento é um dos maiores símbolos de Ruse. Nos arredores da praça há vários bares e restaurantes. 

Dohodno Zdanie

Construído no início do século XX, possui um arquitetura Neoclássica e acomoda alguns teatros municipais. 

Ópera Municipal e Igreja Sveta Troitsa

Essas duas construções estão em uma mesma praça, onde há diversas fontes de água dançante e bancos para descansar. O prédio da ópera é vermelho e muito bonito, já a Igreja, construção do ano de 1632, possui em seu interior detalhes únicos e incríveis. 

Rua Aleksandrovska

A rua principal da cidade conta com diversos edifícios históricos, em vários estilos arquitetônicos diferentes. Ela é fechada somente para pedestres, e conta com várias lojas, bares e restaurante. No final da rua está o Museu de História Regional. 

Casa de Andrea Turio

Considerada uma das construções mais bonitas de toda a cidade, foi finalizada no ano de 1900. 

Rusenski Lom

É uma reserva natural, sendo um dos 10 parques nesse estilo de todo o país. Fica localizada na foz do Danúbio, possuindo 3408 hectares de território, onde é possível apreciar a natureza, praticar trilhas e caminhadas. 

Orlava Chuka

Esse ponto é bem interessante e diferente dos demais que citei em Ruse. Consiste em uma reserva arqueológica localizada em uma caverna, sendo ela a maior do norte da Bulgária. Nessa caverna vivem mais de 10 espécies de morcegos, além de possuir vestígios de povos pré-históricos. É um lugar bem diferente e interessante. 

Sozopol

Quando se pensa nas cidades para visitar na Bulgária, pode até ser que você deixe de lado Sozopol, afinal essa é uma cidade pequena e uma busca rápida por ela no google não traz muitos resultados sobre os seus pontos turísticos. 

Mas novamente, essa é uma das cidades para conhecer na Bulgária que se destaca pelo seu valor histórico, além de possuir atrações diferentes e interessantes. 

A cidade começou a se destacar no cenário turístico do país a partir de 2012, quando foram descobertos nela dois esqueletos que supostamente teriam sido de vampiros, da Idade Média. 

A crença nessa história, mesmo que seja infundada, foi afirmada pelo fato de que ambos os esqueletos tinham o peito perfurado por uma estaca de ferro, o que se assemelha ao que a lenda de vampiros conta que é a forma que essas criaturas deveriam ser mortas. 

A região onde esses esqueletos foram escavados passou a ser visitada por diversos turistas que tem interesse em assuntos “místicos”. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Sozopol

Além desse estilo de turismo mais diferenciado, a Sozopol reserva outros pontos turísticos incríveis:

Centro Histórico

Com construções de pedra e vista para o mar, essa região é incrível, nela você pode encontrar os melhores restaurantes da cidade, assim como aproveitar a paisagem que é realmente de tirar o fôlego. 

Praias

A cidade conta com ótimas praias, todas de areia branca, mar tranquilo e águas cristalinas. A água do mar é “quente”, e assim como os demais pontos turísticos da Bulgária, a região conta com restaurantes e bares com ótimos preços. 

Ravadinovo Castle

Pense em um castelo que você imaginária somente em um conto de fadas: esse é o Ravadinovo. O local é incrível, o castelo possui torres pontiagudas e uma arquitetura extremamente chamativa.

É cercado por jardins incríveis, com flores, árvores, estátuas e fontes. É um ponto indispensável caso você decida visitar a cidade de Sozopol. 

Igreja de São George

Apesar de parecer ser uma igreja simples, ela é muito bonita, tanto por fora quanto em seus detalhes interiores.

Parque Aquático Neptun

Essa é uma atividade diferente, sendo muito interessante, principalmente para quem está viajando em família. 

Veliko Tarnovo

Se você quer visitar as cidades para conhecer na Bulgária que são importantes historicamente para o país, Veliko Turnovo tem que ser incluída no seu roteiro.

Veliko Turnovo possui mais de 6 mil anos de história, com evidências humanas a cerca de 4 mil anos atrás. Essa cidade já foi a capital da Bulgária, e atualmente representa um importante centro da história do país. 

A cidade é perfeita para quem quer apreciar um ambiente tranquilo, e com construções que remetem a Idade Média. Assim como nas demais cidades turísticas da Bulgária, Veliko Turnovo já foi habitada por diversos povos, sendo que no século XII foi dominado pelo Segundo Império Búlgaro, dessa época restaram construções incríveis e bem preservadas no território de Veliko Turnovo. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Veliko Tarnovo

Considerada uma das cidades turísticas da Bulgária, Veliko é bonita por completo, havendo alguns pontos turísticos de maior destaque. Confira abaixo:

Fortress Tsarevets

Provavelmente esse é ponto turístico mais importante de Veliko Turnovo. Assim como outras das cidades para visitar na Bulgária, esse castelo é imponente e ao mesmo tempo, muito importante para a história da região.

Esse castelo era habitado por czares medievais, que eram os governantes da região. Foi construído no alto de uma colina, onde há uma visão completa da cidade.

A fortaleza foi inicialmente construída entre os século V e VII d.C., no entanto, foi destruída em ataques ao longo dos anos, sendo reconstruída pelos comunistas.

Durante algumas noites acontece um show de luzes no castelo, um show espetacular e que merece atenção, onde todo o castelo e sua muralha são iluminados por luzes coloridas. 

Catedral Rozhdestvo Bogorodichno

Essa Igreja também é muito importante historicamente na cidade, possuindo uma arquitetura muito bonita, além de um interior com vários detalhes. Do seu pátio é possível apreciar a paisagem da cidade e o castelo. 

Monumento Asenevtsi

Bem no centro da cidade está esse monumento, que consiste em uma espada gigante, junto de três cavaleiros, que fazem homenagem aos irmãos que governaram a Bulgária quando ela foi libertada do Império Bizantino. 

Igreja de São Demétrio

Essa Igreja ortodoxa se destaca pela sua arquitetura e também pela cor da construção, que possui diversos detalhes em vermelho. 

Gurko Street

Essa rua é muito bonita, assim como diversas outras ruas da cidade, sendo uma ótima dica tirar um tempinho da sua viagem para caminhar pelas suas ruas, sem saber exatamente o que vai encontrar.

A Gurko Street tem vista para a Stambolov Bridge, uma ponte rodeada de muita vegetação. 

Além de visitar os pontos turísticos, é bem interessante conhecer mais de Veliko Tarnovo, como o seu centro mais antigo, chamado de Varusha, com ruas estreitas e de pedra.

As noites nessa região são bem agitadas, e se você tiver sorte pode até mesmo encontrar um show ao vivo em uma das suas ruas. 

Além disso, conhecer a gastronomia é essencial na sua visita por Veliko Tarnovo, já que há vários restaurantes que oferecem pratos búlgaros bem tradicionais, e assim como as demais cidades para conhecer na Bulgária, com preços bem baixos.

Varna

A última das cidades para conhecer na Bulgária que irei falar é Varna, a terceira maior cidade do país. Ela também é banhada pelo Mar Negro. 

Assim como as demais cidades turísticas da Bulgária, tem destaque no quesito história, já que foi fundada no século VI a.C. pelos povos milésimos. Passou pela dominação dos romanos, invasões dos eslavos, unos, foi dominada pelos turcos e russos, e serviu também como base para os anglo-franceses durante a Guerra da Crimeia. 

Além da sua história extremamente interessante, Varna é reconhecida como uma das principais cidades para conhecer na Bulgária devido as suas belas praias. 

Confira aqui as melhores ofertas de Hotéis em Varna

Por ser uma cidade um pouco maior, é mais movimentada e também mais procurada pelos turistas, apesar disso, Varna é bem tranquila e com quase todos os pontos turísticos próximos um do outro. Confira abaixo alguns dos principais pontos:

Parque Sea Garden

Esse parque proporciona uma ótima vista para a orla do mar, sendo um local tranquilo e muito bonito, com jardins, fontes e bancos para descansar. No centro do parque há um monumento sobre a guerra que já assolou a região, além disso, possui áreas para praticar esportes. 

Zoo Park

Esse zoológico fica dentro do Sea Garden, sendo um passeio interessante principalmente para quem está viajando em família. É um zoológico pequeno, com uma estrutura um pouco precária, no entanto, é possível ver que os animais são bem tratados pelos funcionários, além de ser possível chegar bem perto deles.

Aquário e Dolphinarium

Outras opções de passeio para conhecer um pouco mais da vida animal da cidade é o aquário e o “golfinário”.

O primeiro é bem pequeno, mas fica em um edifício muito bonito, e também conta com espécies bem interessantes, em tanques que simulam o seu habitat natural, além disso, há uma espécie de Museu onde é possível conhecer mais da vida marinha.

Já o segundo é um parque aquático, onde é possível ver apresentações dos golfinhos, que nadam sincronizados e dão acrobacias.

Há também palestras ensinando mais sobre esses animais. 

Museu Arqueológico de Varna

Esse é um dos maiores museus do país, e já é impressionante pela arquitetura do prédio em que ele está localizado, com estilo neo-renascentista.

Há objetos de vários períodos da história e pré-história do país, passando pelos períodos Trácio, Grego e Romano, além da Bulgária Medieval e os Impérios Otomanos e Bizantinos.

Dentro das dependências do museu há as Termas Romanas, local onde funcionavam piscinas e banhos a vapor, mas hoje são somente ruínas. 

Floresta Petrificada

Próximo à Varna se encontra esse local chamado de floresta petrificada, que consiste em um campo aberto onde há várias pedras, que quando olhadas juntas se assemelham a árvores secas.

Caso você acredite em energias sobrenaturais, as lendas conta que esse é um ponto onde elas são fortes. 

Catedral da Assunção da Virgem

Essa Igreja construída em arquitetura búlgaro-ortodoxo é incrível, rica em detalhes tanto por dentro como por fora, onde há murais e esculturas de madeira. 

Praias de Varna

Além dos passeios culturais, Varna é uma das cidades turísticas da Bulgária conhecida por suas praias, e com razão, já que a orla da cidade é muito bonita.

A praia de Albena é ideal para quem está viajando com crianças, já que o seu mar é bem calmo.

A praia de Cacao é mais agitada, ideal para caso você queira curtir festas e conhecer pessoas novas, á a Golden Fish é uma praia para os surfistas. 

Planeje sua viagem para a Búlgaria

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

O seguro viagem para Europa é obrigatório para os países do Espaço Schengen. Apesar da obrigatoriedade ele traz diversas vantagens: cobertura em caso de acidentes, doenças, cuidados médicos, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Para agilizar todo o seu roteiro pela Europa a Omio apresenta em ordem todas as possibilidades de horários de trens, ônibus e aviões, com os seus respectivos valores. Foi disponibilizado para os leitores do #FAV um cupom de desconto de 10€ para utilizar na primeira compra. #FicaAtivoNoCupom: danieg1r6i2v

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 37 locadoras ao redor da Búlgaria.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

21FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.