Compras no Paraguai: O Guia Indispensável Para Suas Compras!

América do SulParaguaiCompras no Paraguai: O Guia Indispensável Para Suas Compras!

Há milhares de marcas, nacionais e internacionais com preços muito abaixo do que outros pólos de compra que vão fazer valer a viagem. No entanto, é preciso se atentar a algumas informações antes de começar suas compras no Paraguai.

Eu sei que quando se fala em Paraguai, o que vem em mente com certeza não são coisas muito boas – pelo menos para a maioria das pessoas. Tanto que, quando queremos questionar que alguma coisa e ruim ou falsificada, dizemos que é “isso é do Paraguai”.

No entanto, isso é um estigma que não se consolida por sua totalidade, já que no Paraguai há um comércio muito forte com milhares de produtos muito atrativos. 

Como chegar ao Paraguai

O maior polo de compras no Paraguai é em Ciudad del Este, mas há também outras cidades movimentadas para isso como Salto del Guirá e Pedro Juan Caballero que, inclusive a fronteira com o Brasil e muito simples, pois não há muitos empecilhos como ponte e etc. Há somente uma “linha imaginária” em uma rua extensa entre o Brasil (Ponta Porã no Mato Grosso do Sul) e o Paraguai. 

Fronteira com Paraguai
Fronteira com Paraguai

Mas nesse artigo, trataremos de Ciudad del Este, pois é lá que se encontra a maior quantidade de opções. 

Para chegar até Ciudad del Este, a forma mais simples é estando em Foz do Iguaçu, no Paraná e de lá você tem algumas opções: atravessar a pé, de ônibus, táxi ou carro (que já adianto que não é a melhor das opções).

A Ponte da Amizade é a ponte que divide Foz do Iguaçu até Ciudad del Este e é uma das formas mais simples de chegar até o Paraguai. No entanto, requer paciência, pois a ponte está quase sempre muito movimentada. 

O site da cidade de Foz do Iguaçu permite que você verifique o tráfego da ponte em tempo real

Como atravessar a Ponte da Amizade a pé

Você pode fazer a travessia a pé mesmo – se estiver de dia, a noite não é muito indicado. A ponte é curta e tem em média 500 metros e uma linda visão do Rio Paraná, além disso, há muitas pessoas transitando ao mesmo tempo por lá o que faz o trajeto ser mais seguro.

Em Foz do Iguaçu há várias linhas urbanas que deixam passageiros na entrada da ponte. No entanto, pense na volta, pois se você estiver com uma quantidade grande de compras pode ser um pouco complicado para carregar. 

Como atravessar a Ponte da Amizade de Ônibus para fazer as suas compras no Paraguai

Em Foz há algumas linhas de ônibus internacionais que fazem essa viagem com valores bem atrativos (cerca de R$7,00). Quando estiver indo, o ônibus irá passar pelas aduanas, mas não será preciso sair do ônibus.

Mas na volta, é provável que alguns agentes de fiscalização entre no coletivo para fiscalizar as compras dos passageiros, mais a frente desse artigo vou falar sobre o que você pode comprar e trazer de volta para o Brasil quando atravessar a fronteira. 

Não perca tempo e evite filas da rodoviária!

Compre online sua passagem de ônibus para qualquer lugar do Brasil.

Reserva na ClickBus

Como atravessar a Ponte da Amizade de Moto Táxi

Ponte da Amizade
Ponte da Amizade

Uma opção rápida e relativamente barata são as motos. Bem próximo a ponte há muitos mototaxistas de prontidão. Foi a opção que escolhi! É realmente uma aventura!

Já houve relatos de que pode ser um pouco perigoso, pelo fato de as motos correrem demais e o trânsito do Paraguai ser um tanto quanto agitado. Mas é a opção mais rápida para atravessar a Ponte da Amizade e te deixar perto da loja que você deseja.

Como atravessar a Ponte da Amizade de Táxi

Essa é uma opção bem mais segura, embora um pouco mais cara. O tempo gasto no trajeto dura em torno de 30 minutos, por causa do trânsito intenso. Antes de sair, se a intenção for ir de táxi, faça uma cotação no próprio Google Maps eles devem cobrar por volta de 30% a mais.

Como atravessar a Ponte da Amizade: Um tour de Compras Guida no Paraguai

Existem pousadas, agências de viagens e até hotéis que organizam um tour de compras guiado. O preço é consideravelmente mais caro, mas pode ser um bom investimento, já que o ônibus e particular e há guias para te instruir (onde ir, onde não ir, quais lojas são confiáveis e etc).

Reserve aqui seu Tour de Compras no Paraguai

Como atravessar a Ponte da Amizade com uso de Aplicativos

Infelizmente não é possível atravessar a fronteira de Uber, Cabify e 99Pop.

Porque você não deve ir de carro a suas compras no Paraguai

Ir com seu próprio veículo ou alugado pode parecer uma opção mais confortável, no entanto isso pode causar muitas dores de cabeça no final. Alguns fatores precisam ser considerados em relação a isso: 

  • o trânsito no Paraguai é bastante caótico 
  • estacionar seu carro com segurança pode custar bem caro, a melhor opção é dentro dos Shoppings. Nem considere a possibilidade de estacionar na rua.
  • se você for parado por policiais na estrada, irá gastar muito dinheiro para chegar até lá. Essa é uma triste realidade que precisa ser comentada, a polícia paraguaia é pouco confiável e tem fama de extorquir turistas (arrumando problemas e infrações que não existem para você pagar em troca de não ir para a delegacia). Já existem leis paraguaias para inibir esse comportamento atípico de policiais, no entanto não se pode garantir que isso ainda não aconteça. 

Procurando hospedagem em Foz do Iguaçu no melhor preço nas datas de sua viagem?
Você sabia que quanto mais cedo você reservar, maior será sua economia paga pela diária! Confira agora diversas opções de hospedagem!

RESERVE AGORA

Como pagar suas compras no Paraguai

A melhor opção é em dólar, apesar da moeda americana estar nas alturas, o pagamento em dólar é o que te dará menos dores de cabeça. Mas as lojas aceitam pagamento em real, em cartão de débito ou crédito internacional e na moeda local deles.

Se preferir trocar seu dinheiro, opte por fazer isso ainda no Brasil. No Paraguai você corre o risco de ter problemas com notas falsas e altas taxas. Em Foz do Iguaçu, na Avenida Cataratas, há diversas casas de câmbio confiáveis.

Aos que forem levar real no bolso, que é a minha recomendação, fique atento para saber a cotação do dólar no dia através do site ComprasParaguai, e sempre pergunte antes de compras, porque algumas lojas fazem a sua própria cotação.

Um questão que você precisa se atentar é com o limite de compras e as proibições que o governo do Brasil faz em relação a isso.

Até o ano passado (2019), o limite de compras isenta de impostos para vias terrestres era de U$300 dólares, mas a nova medida entrou em vigor em Janeiro desde ano (2020) altera para o valor de U$ 500 dólares por pessoa.

É bom fazer a soma correta para não ter problemas na alfândega. Se você passar desse valor limite, terá de desembolsar 50% do valor total da compra para pagamento de impostos. 

Além disso você precisa se atentar é com os objetos e as quantidades que você pode trazer. Veja este resumo:

  • produtos com característica de atividade comercial(revenda) são proibidos
  • máximo de 3 itens iguais de cada produto
  • não pode ultrapassar os 30 itens máximos e precisa ter valores diversos. (Para evitar que você faça compras de valores únicos).
  • as únicas mercadorias que tem especificação são bebidas alcoólicas (até 12 litros), cigarros (10 maços/ 25 charutos) e fumos (até 250g).
  • não é permitido trazer itens que foram produzidos no Brasil, nem munições ou armas de fogo, ainda que sejam réplicas ou simulacros, produtos falsificados, muito repetidos ou sem nota (mesmo que tenha sido comprado por ambulantes).

Leia mais: Dicas sobre o que fazer em dia de Chuva em Foz do Iguaçu

Dicas de como realizar suas compras no Paraguai

Se você já esteve no Brás ou na 25 de Março em São Paulo, não vai estranhar nem um pouco o comércio paraguaio, pois a dinâmica – e os cuidados – são os mesmos. Por lá, assim como em São Paulo há shoppings enormes com uma imensa variedade de produtos. No entanto, há também muitas lojas menores e muitos ambulantes que vendem produtos com preços inacreditáveis. 

Antes de iniciar suas compras, fique atento a sua segurança. É que em locais de extrema circulação como é o Paraguai, pode haver muitos furtos. 

  • Se estiver de bolsa ou mochila, certifique-se de esconder bem sua carteira. 
  • Uma dica é separar o dinheiro em várias partes das roupas, para não concentrar em um local só.
  • Evite tirar bolos de dinheiro quando for pagar as mercadorias, principalmente no meio da rua.
  • Não se esqueça da sua identidade ou passaporte com até 10 anos de expedição. Você vai precisar dela tanto para passar na fronteira, quanto para apresentar em algumas lojas. 

Cuidando da sua segurança, sua experiência de compras será fantástica, uma vez que os preços no Paraguai são realmente muito baixos.

Afinal, comprar no Paraguai é realmente tão mais barato

A legislação paraguaia é um pouco mais branda do que é, por exemplo, aqui no Brasil. As taxas de impostos de lá são menores assim como a burocracia. A questão de logística também é mais facilitada.

Eles operam com taxas menores e com fluxo maior de vendas, além de vender somente a vista. Tudo isso faz com que os preços sejam bem abaixo do mercado.

Entretanto o mais importante é pesquisar! Infelizmente com o dólar as alturas não são todos os itens que estão valendo a pena. Uma dica é fazer uma lista do que deseja comprar e comparar os preço online através do site ComprasParaguai que mostra o valor real dos produtos nas lojas que são recomendas para as compras na Ciudad del Este, no Paraguai.

Leia mais: O que fazer em Foz do Iguaçu a noite | A Cidade das noites badaladas

O que tem para comprar no Paraguai

No comércio do Paraguai, você encontra uma infinidade de opções:

  • maquiagens, perfumaria e outros produtos de beleza;
  • roupas, sapatos tanto masculino quanto feminino e infantil;
  • decoração, utilidades do lar, presentes;
  • comidas, iguarias;
  • eletrônicos, eletrodomésticos e outros produtos de tecnologia;
  • colecionáveis;
  • brinquedos infantis;
  • muitas outras coisas.

Te contarei agora as principais razões pelas quais sugiro os passeios com a empresa Viator:

-> Sua experiência será inesquecível e contribuirá para todas as lembranças de sua viagem
-> Diversos passeios para todos os públicos e todas as idades
-> Preços sem cobranças de reserva ou taxas ocultas
-> Compre seu ingresso antecipado e evite as filas nos pontos turísticos

Passeios em Foz do Iguaçu!!

As lojas recomendas para fazer suas compras no Paraguai

Lojas para compras no Paraguai
Lojas para compras no Paraguai

Existem centenas de opções de lojas no Paraguai das mais diversas especialidades além de ter muitos ambulantes e barracas. No entanto, os shoppings e as lojas de departamento ainda são ótimas opções.

Lá você encontra uma enorme variedade de coisas e a experiência de compra pode ser melhor, já que há muito mais conforto, segurança e tranquilidade para escolher.

Shopping Paris

Esse é realmente um sonho em forma de shopping. Luxuoso e enorme, o Shopping Paris tem uma grande variedade de opções distribuídas pelas suas mais de 150 lojas. Dentre as lojas mais famosas, está a Ishop que é uma revendedora autorizada Apple (totalmente originais), que dá todo suporte ao comprador. 

Já no quesito vestuário, o melhor é a âncora do Shopping Paris que é o Shopping China que ocupa todo o terceiro andar. Lá você vai encontrar grifes famosas como Tommy Hilfiger, Michael Kors, Guess, Kipling e até as brazucas Dudalina e Brooksfield. Além de muitas outras marcas e opções divididas nos estandes do shopping.

Lá você também encontra brinquedos, sapatos, perfumaria, cosméticos, maquiagem ,decoração, produtos esportivos e algumas lojas temáticas e especializadas como para snowboarding, bike, scooters e etc.

Já a Praça de Alimentação oferece muitas opções de fast foods famosos como Mc Donalds, Burguer King, KFC e outras marcas locais. No shopping você também encontra atrações para crianças como um trem que anda pelo shopping, museu 3D e um snow park.

Shopping Del Este

Shopping Del Este
Shopping Del Este

Esse shopping tem um imenso atrativo para os brasileiros: está praticamente ao lado da Ponte da Amizade (ponte que divide Foz do Iguaçu e o Paraguai). Com um pouco mais de 45 lojas, o Shopping Del Este traz uma grande variedade de vestuário famosíssimos como Dior, Chanel, Gucci, Nike, Levi’s. 

Lá também tem a VIP que é uma big loja de maquiagens, perfumes e outros produtos de beleza com preços muitíssimo atrativos. Na VIP você encontra muitas marcas chinesas, mas também é possível encontrar Maybelline e Loreal.

Apesar da enorme variedade, o Shopping Del Este também é conhecido por ter alguns problemas com falsificação. Peça sempre a nota fiscal nas suas compras no Paraguai e confira bem os produtos antes de comprar.

SAX Shopping 

Uma loja perfeita para todo tipo de mulher. Lá você encontra uma variedade de produtos mais simples até grifes como Louis Vuitton. E não somente maquiagem, mas também bolsas, sapatos, acessórios, perfumes importados. Além de um departamento inteirinho dedicado às noivas. 

A SAX não é uma loja muito barata, pois eles trabalham com marcas específicas e alta qualidade. No entanto, a qualidade das peças e a comodidade valem o investimento. No último andar, tem um piso inteirinho dedicado à alimentação. Não deixe de conferir.

Monalisa

Monalisa
Monalisa

No mercado de varejo desde 1972, a enorme Monalisa é um dos destinos preferidos das compras. Lá você encontra roupas, sapatos, cosméticos (de marcas famosas também como Lancôme e Dior), perfumaria, relógios, óculos, bolsas, decoração, eletrônicos (de origem comprovada) e um enorme departamento de vinhos, sendo um dos maiores da América Latina. 

Você vai viajar? Você sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional?

Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado! Contrate um Seguro Viagem Nacional para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Fazer Cotação

Casa Nissei 

O paraíso dos eletrônicos! Lá você encontra Apple, Samsung, Sony, Canon, muitas opções em tv’s, tablets, celulares, drones, câmeras, relógios digitais. Além dos queridinhos como Playstation e Xbox.

Na Casa Nissei você também encontra relógios, bolsas, mochilas, perfumes e algumas marcas esportivas. Todos os eletrônicos da loja são originais e de origem comprovada, aliás a Casa Nissei é a loja mais recomendada para quem quer comprar eletrônicos.

Monte Carlo

Essa é a loja das fotografias! Principal representante da Nikon, Cânon, Manfroto, DJI e Gopro. Além de peças novas lá você também encontra alguns usados de boa qualidade. Suas compras de fotografia no Paraguai serão resolvidas nesta loja, outras opções de compra na Monte Carlo são os acessórios para fotografias como ringlight, soft box, painéis de iluminação, tripés, lentes e etc.

Reserve aqui seu Tour de Compras no Paraguai

Shopping Americana 

Um aglomerado de lojas de produtos importados no coração de Ciudad del Este. Além dos importados lá tem um enorme estacionamento e várias lojas de auto peças (apesar disso, alguns acessórios de automóveis são proibidos de trazer do Paraguai, com pneus, por exemplo).

Shopping La Paloma

Paraíso das bolsas e bagagens! Se você estiver procurando por malas de viagem, bolsas para todas as ocasiões e mochilas para crianças, duvido que você encontrará em algum lugar melhor do que o La Paloma.

Se quiser almoçar uma comidinha bem brasileira, não deixe de visitar a Cantina do Joaquim na praça de alimentação.

Atacado Games

Se você é amante dos games não pode deixar de conferir o Atacado Games. Lá você encontra desde PlayStation e Xbox, até jogos originais e acessórios como fones, controles, caixas de som e etc. 

Miami Bikes

No Shopping Jebai Center você encontra a Miami Bikes que tem tudo para você equipar sua bicicleta da melhor maneira possível.

Shopping Vendome e a Pionner 

Referência em som automotivo, a loja oficial da Pionner se encontra no terceiro piso do Vendome. Se você é fã de som automotivo vai pirar com tanta opção.

Nesse mesmo Shopping você encontra a Compubras que é especializada em informática e também é representante Apple original.

Informática:  Shopping Lai Lai, Shopping Internacional e Roma

Shopping Roma
Shopping Roma

Pegando o embalo dos produtos de informática, você encontra a Master 10 no shopping Lai Lai e a Nave Atacado no Piso 1 do Shopping Internacional. Sabemos que comprar informática e eletrônicos no Paraguai pode ser complicado pela quantidade de problemas com falsificação e por isso é preciso ir em lojas autenticadas. A Master 10 e a Nave Atacado são referências em informática no Paraguai.

Bebidas, presentes e iguarias: La Petisqueira, Casa Madri e Casa BO

Se você está atrás de vinhos, champanhes e vodkas legítimas essas são as melhores opções. Você pode ficar tranquilo quanto a autenticidade dos produtos oferecidos por eles, pois essas são referências no Paraguai. Além disso, você também encontra opções de iguarias e outros tipos de comida, além de perfumaria e presentes variados.

20 Dicas essências para os viajantes realizar as compras no Paraguai 

Bem, agora que você já tem as informações mais importantes sobre compra no Paraguai, anote essas dicas infalíveis:

  1. O horário de funcionamento das lojas para compras no Paraguai em Ciudad del Este começa às 7h da manhã e termina às 16h da tarde. O funcionamento é normalmente de segunda a sábado.

  2. Antes de partir para viajar, faça uma lista de necessidades e desejos e visite o site das principais lojas de lá para ter uma noção se você irá encontrar tudo que precisa e se o preço esta compensando.

  3. Independente da estação, use roupas confortáveis, tênis ou sapatos baixos e bastante água para hidratar. Para você conhecer a maior parte do comércio paraguaio será precisa “bater perna”.

  4. O site “Compras Paraguai” faz uma cotação dos preços e dos produtos nas lojas de lá. Por exemplo: imagine que você queria comprar uma mochila da Nike, nesse site você consegue descobrir quais lojas vendem a mochila e também o preço de cada loja. Assim você tem um comparativo dos melhores preços e consegue organizar melhor seu orçamento.

  5. Existe um acordo de cooperação entre os governos brasileiro e paraguaio. No entanto, saiba que você estará entrando em outro país e que é importante se atentar as regras e normas do país.

  6. Nunca se esqueça do limite de U$ 500 dólares por pessoa para comprar no Paraguai. Se você exceder isso, pagará taxas e impostos.

  7. Deixe seus documentos a mão (RG), pois é possível que você terá de mostrá-lo diversas vezes.

  8. Se você achar que ir ao Paraguai por conta própria poderá trazer dores de cabeça, contrate um serviço de compra guiada aqui no Brasil. Eles não são muito caros e você pode viajar com a tranquilidade de ter alguém mais experiente por perto.

  9. Nunca se esqueça de pedir a nota fiscal dos produtos das suas compras no Paraguai para não ter problemas na aduana.

  10. Confira tudo ainda dentro da loja, nas lojas recomendadas tem um espaço para que você teste o produto antes de sair da loja, pois se houver algum problema será mais fácil de resolver.

  11. Compre nas lojas recomendas para evitar problemas com falsificação.

  12. Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado. Por exemplo: se um perfume da Calvin Klein está na média de 180,00 e você encontra em uma loja por 90,00, há uma grande possibilidade de ele ser falsificado ou de origem duvidosa. Apesar de os valores do Paraguai serem menores, eles ainda têm uma base de mercado.

  13. Se você for em grandes lojas, principalmente as de departamento como a Nissei e a SAX eles sempre oferecem brindes. Não se esqueça de pedir o seu!

  14. Confira se seus produtos estão bem embalados e se a sacola suporta o peso para não perder mercadorias.

  15. Sempre que possível ande em grupo quando for as suas compras no Paraguai. Estar sozinho pode chamar atenção de golpistas.

  16. E por falar em golpe: nunca aceite orientação de estranhos sobre lojas, produtos e tal. Embora possa ter pessoas com boas intenções, a maioria tem fama de te induzir ao erro.

  17. Perto da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, há dezenas de guarda volumes para te ajudar com compras ou bagagens.

  18. Tanto no aeroporto quanto na rodoviária de Foz do Iguaçu, você sempre vai encontrar fiscalização e detectores de metal.

  19. Quando estiver voltando para o Brasil, não fuja da aduana. É verdade que nem sempre essa fiscalização acontece da forma como deveria, mas se ela acontecer e você tiver burlado alguma regra, terá grandes problemas.

  20. Nem só de compras vive o Paraguai: se estiver com tempo sobrando aproveite as atrações paraguaias, como os cassinos e boates que são legais por lá.

Planeje sua viagem para Foz do Iguaçu

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Quando minha intenção é descanso e curtir o hotel vou de Zarpo. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde, você pode entender mais sobre o assunto no artigo “Porque contratar um seguro viagem nacional?” ou fazer cotação através do Seguros Promo.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre 146 locadoras ao redor do Brasil.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Viator.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
41FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.