O que fazer em Bonito: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

BrasilMato Grosso do SulO que fazer em Bonito: Dicas gerais, onde visitar e onde ficar

Bonito é um dos destinos mais procurados do Mato Grosso do Sul, e não é para menos. Afinal de contas, seu nome não é nenhuma propaganda enganosa. Com belíssimas cachoeiras, grutas e rios, nos quais a flutuação é programação clássica, Bonito é um viagem ecoturística inesquecível, que simboliza bem algumas das riquezas naturais que temos em abundância em nosso país. Se você quer conhecer estes lindos cenários, continue lendo este artigo e venha descobrir o que fazer em Bonito. 

Como chegar a Bonito

Bonito está a aproximadamente 296 quilômetros de Campo Grande, a capital do estado. A própria cidade conta com um aeroporto, o Aeroporto Regional de Bonito. Como este é um aeroporto de pequeno porte, caso ele não atenda ao que você precisa, você pode voar para o Aeroporto Internacional de Campo Grande. 

Caso você esteja saindo da capital, pode fazer o trajeto até Bonito de carro pela BR 060. Outra opção é pegar um ônibus. Partindo de Campo Grande, você encontra horários pela companhia Cruzeiro do Sul. No entanto, a viagem é bem longa, durando cerca de 4 a 6 horas. As vans compartilhadas que saem do aeroporto costumam fazer o trajeto de forma mais rápida. 

Melhor época para visitar Bonito

A melhor época para programar sua viagem para Bonito depende muito do seu gosto. No inverno, a estação mais seca, as temperaturas são mais frias – o que não favorece tanto para quem curte nadar – por outro lado, é quando as águas estão mais cristalinas. Já o verão é a época mais chuvosa, em que os rios e cachoeiras estão mais cheios e as temperaturas mais quentes. De qualquer forma, você encontra o que fazer em Bonito em qualquer época do ano. 

Quantos dias ficar em Bonito

Em cerca de 4 ou 5 dias, é possível curtir a cidade e encaixar as principais dicas do que fazer em Bonito. 

O que fazer em Bonito

Gruta do Lago Azul

Se tem um lugar que não deve ficar de fora do seu roteiro do que fazer em Bonito é a Gruta do Lago Azul, considerada como um dos principais cartões-postais da cidade. O passeio inclui uma caminhada até a caverna, a descida por uma escada e, finalmente, o lago azul em seu interior, com impressionantes águas cristalinas e com incríveis formações rochosas. Ali se encontram também alguns fósseis raros de animais já extintos, como a preguiça gigante, vale a pena conhecer. O passeio não é muito difícil, mas não é recomendado para pessoas com mobilidade muito reduzida. 

Rio Sucuri

Outra atividade que com certeza você deve incluir em sua programação do que fazer em Bonito é a flutuação. Na flutuação, você nada com snorkel e um colete salva-vidas, observando as águas, mas sem mergulhar no fundo, apenas boiando em sua superfície. Um dos lugares em que você pode fazer isso é o Rio Sucuri, considerado um dos rios de águas mais cristalinas, não só do Brasil, mas do mundo. A flutuação segue por mais ou menos 1800 metros, com acompanhamento de guia e de um barco de apoio. 

Quem não quiser fazer a flutuação pode também passear de barco pelo rio, tendo uma incrível experiência graças às águas extremamente transparentes. 

Rio Olho d’Água e Rio da Prata

Outro lugar muito procurado para a flutuação em Bonito são os rios Olho d’água e Rio da Prata. Nesse caso, o passeio se inicia com uma trilha em meio à mata ciliar, onde é possível avistar diversas espécies da fauna e da flora. Depois disso, os visitantes chegam até a nascente do Rio Olho d’Água e podem praticar a flutuação ao longo do curso do rio, levados por uma correnteza tranquila. Aproveite para contemplar a grande biodiversidade das águas, com suas diversas espécies de peixes. Em determinado ponto, o passeio chega até o encontro entre o Rio Olho d’Água e o Rio da Prata. A partir daí, a flutuação segue pelo Rio da Prata. 

Aquário Natural

Caso você esteja com tempo e queira incluir mais flutuação em sua programação do que fazer em Bonito, faça uma visita também ao Aquário Natural. O passeio acontece no Rio Baía Bonita, e tem início com uma trilha de aproximadamente 500 metros. Ao chegar à nascente, os visitantes iniciam a flutuação, que percorre aproximadamente 800 metros. Nesse momento, há o encontro com os rios Formoso e Formosinho, com direito a uma parada para a tirolesa. O Aquário Natural conta, ainda, com piscina aquecida, restaurante e outros espaços de lazer.

Parque das Cachoeiras

Algo que não falta em Bonito são as lindas Cachoeiras… Procurando o que fazer para encontrar algumas delas? Conheça o Parque das Cachoeiras! São sete cachoeiras formadas pelas águas do Rio Mimoso: a Cachoeira do Mulungu, cheia de deliciosas piscinas naturais, a Cachoeira da Gruta, que além das cavidades rochosas que lhe dão o nome também possui uma piscina natural; a Cachoeira do Sol, onde o sol marca sua presença durante o dia todo, iluminando a paisagem; a Cachoeira do Amor, a mais alta da trilha; a Cachoeira do Sinhozinho, batizada em homenagem a um curandeiro que vivia na região; a Cachoeira da Figueira, a mais rasa do Parque, marcada pelas várias figueiras em seu entorno; e, por fim, a Cachoeira do Salto, para quem está em busca de uma dose de adrenalina: é possível saltar de uma plataforma a 7 metros de altura. Como dá para notar, são cachoeiras para todos os gostos!

Lagoa Misteriosa

Muita gente diz que os rios, mares e lagos são universos misteriosos, pois não conhecemos totalmente o que está por ali. No caso da Lagoa Misteriosa, então… Até hoje ninguém sabe a sua profundidade. Um mergulhador já chegou a 220 metros sem encontrar o fundo dos seus poços. Mas não precisa ir tão longe para conhecer seus encantos: Nesta lagoa, você curte várias das melhores opções do que fazer em Bonito, pois lá também é possível fazer flutuação, curtir a incrível visão da lagoa e seus abismos profundos ou mesmo mergulhar. 

Abismo Anhumas

Você curte aventuras e está procurando o que fazer em Bonito? Inclua um passeio no Abismo Anhumas, uma grande caverna que pode ser acessada apenas por meio de uma descida de rapel. Não é preciso ser profissional, mas o passeio inclui uma preparação anterior para que não haja problemas. A vista da caverna durante a descida é inesquecível! Ao final da descida, uma linda lagoa completa a paisagem. Em suas águas cristalinas, também é possível fazer flutuação, mergulho ou passear de barco. Com certeza será uma experiência única. 

Grutas de São Miguel

Outro atrativo incrível do ecoturismo em Bonito é a Gruta de São Miguel. A primeira parte deste passeio é uma trilha suspensa, com aproximadamente 180 m de comprimento – imagine só a paisagem que é caminhar lado a lado com as árvores. Ao final, a incrível gruta te aguarda. O visual formado pelas formações rochosas é impressionante, e a gruta possui cerca de três mil metros quadrados em seu interior. 

Balneário Municipal

Para quem está procurando o que fazer em Bonito para encontrar uma agradável área de lazer, o Balneário Municipal é outra boa dica. No Balneário você encontra diversas opções de atividades, desde nadar no Rio Formoso até curtir as churrasqueiras do local. É um passeio mais em conta e bastante agradável para quem quiser passar uma tarde em Bonito. 

Buraco das Araras

O Buraco das Araras é uma excelente opção para quem ama a natureza e os animais e busca o que fazer em Bonito. É uma maneira de ver de perto as araras, mas sem atrapalhar sua liberdade em meio à natureza. O chamado “buraco” é uma formação geológica chamada de dolina, formada pela queda do teto de uma caverna. O passeio como um todo inclui um percurso de 900 metros com parada nos mirantes para contemplação. Estima-se que cerca de 50 casais de araras vivem por ali, embora alguns deles só apareçam em certos períodos.  

Onde comer em Bonito

Depois de tanto passear, aposto que vai bater uma fome por aí… Ao pensar nas delícias sul-mato-grossenses, então, vai ser literalmente como diz o ditado: juntar a fome com a vontade de comer! Por isso, veja aqui algumas dicas do que fazer em Bonito para encontrar boa comida.

A primeira dica é um restaurante bem tradicional na Cidade: a Casa do João. Com um ambiente gostoso e agradável, o restaurante tem como um de seus principais pratos a deliciosa Traíra sem Espinha. Além dela, diversos outros peixes estão presentes no cardápio. 

Outra dica do que fazer em Bonito na hora das refeições é o Restaurante Juanita, que possui diversas opções de grelhados, como o pacu na brasa, destaque do menu. O Juanita conta ainda com opções da culinária regional, e, para aqueles que não são fãs dos peixes, carnes bovinas como a costela de angus. Mas se você ama uma experiência exótica, o Juanita tem ainda algumas opções como o filé de cauda de jacaré. 

E se você curtir esse lado mais exótico e quiser saber o que fazer em Bonito para conhecer mais desses sabores, o Pantanal Grill Gourmet tem como principal carro-chefe a carne de jacaré, com opções inusitadas como a linguiça de jacaré. Mas se esse não for o seu forte, o restaurante conta com diversos peixes, carnes e saladas. 

O que fazer nos arredores de Bonito

Se você é amante das águas e quer conhecer mais algumas cachoeiras, outra dica para você são as Cachoeiras do Parque Nacional da  Serra da Bodoquena, localizadas na cidade de Bodoquena, a cerca de 70 quilômetros de Bonito. O passeio inclui trilhas em meio à natureza, que une as vegetações do Pantanal e da Mata Atlântica, passando pelas piscinas naturais e pelas deslumbrantes cachoeiras. 

Anote essas dicas/Informações finais

Muitos passeios, como, por exemplo, a Gruta do Lago Azul, possuem número de visitantes limitado, por isso é necessário agendar com antecedência, principalmente se sua viagem for nos meses de maior movimento.  

Gostou dessas dicas do que fazer em Bonito? 

Boa viagem e aproveite a cidade!

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

10FansLike
176FollowersFollow
42FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.