O Que Fazer Em Lagoa Santa – MG: Roteiro Imperdível Pelo Seus Pontos Turísticos

Compartilhar

O estado de Minas Gerais é o mais charmosos de todo o Brasil, oferecendo uma série de destinos incríveis para os turistas. Neste artigo sobre o que fazer em Lagoa Santa iremos falar mais sobre uma cidade que não é tão conhecida, mas que ainda assim tem um enorme potencial turístico. 

Lagoa Santa é uma cidade de aproximadamente 60 mil habitantes que fica localizada a cerca de 35 quilômetros de Belo Horizonte. Fundada em 1733, este município foi emancipado de Confins em 1938.

Esta cidade se destaca por ter um importante centro arqueológico, sendo que neste local foram encontradas inúmeras descobertas importantes para diversas áreas da ciência, entre elas a geologia e a paleontologia.

A mais notória entre elas o crânio de Luzia, possivelmente o esqueleto mais antigo de todo o continente americano.

Com tamanha importância nestas áreas, a cidade de Lagoa Santa – MG, chamou a atenção de diversos turistas que visam principalmente visitar seus sítios arqueológicos.

Por isso, este município se desenvolveu muito bem para recepcionar viajantes e conta com uma infraestrutura confortável para recepcionar turistas. 

Quando visitar Lagoa Santa

Lagoa Santa é um dos municípios que vale a pena visitar durante o ano inteiro. Esta cidade costuma não ter longas temporadas de frio, então quem curte mais o calor irá encontrar aqui o clima perfeito para turistar com o máximo de conforto.

No entanto, se for para escolher as melhores opções de meses para viajar, o meio do ano é o mais indicado. Afinal, Lagoa Santa durante os meses de outono e inverno é menos chuvosa e o céu quase não apresenta nuvens. 

Dessa forma, há possibilidade de realizar passeio tanto em lugares abertos quanto em locais fechados, sem maiores imprevistos.

Onde se hospedar em Lagoa Santa – MG

Uma boa notícia aos turistas é que esta cidade possui boas opções de hospedagem a um preço bem em conta. Então vamos às dicas de onde ficar em Lagoa Santa.

Ramada Hotel & Suites Lagoa Santa By Wyndham

32784 ramada hotel
Ramada hotel & suites
32784 quarto do ramada hotel
Quarto no Ramada Hotel

Este hotel fica localizado em uma distância confortável dos principais pontos turísticos da cidade, além de oferecer instalações muito aconchegantes.

Contando com quartos amplos e bem equipados, o Ramada Hotel ainda possui piscina, parquinho para as crianças e até academia e salão de beleza.

ibis Styles Confins Aeroporto

32784 ibis styles confins aeroporto
Ibis styles
32784 quarto ibis styles confins aeroporto
Quarto no ibis styles confins

Ibis Styles Confins Aeroporto é um hotel localizado em Lagoa Santa, a 2,1 km da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil e a 10 minutos de carro do Museu Arqueológico da Lapinha.

O hotel oferece serviço de traslado gratuito para/do aeroporto 24 horas, academia 24 horas e restaurante Ora pro Nobis que serve pratos da culinária brasileira.

O hotel possui quartos modernos com Wi-Fi e estacionamento privado no local. A localização é em uma área metropolitana de Lagoa Santa, a 2,4 km da Igreja Matriz de Vespasiano e a 25 minutos de carro de Contagem.

O hotel oferece Wi-Fi e transporte gratuito para o aeroporto e um restaurante.

O que fazer em Lagoa Santa: Principais Pontos Turísticos

Agora vamos finalmente às dicas sobre o que fazer em Lagoa Santa. Separei opções de lazer que irão agradar diversos tipos de turistas, desde os mais calmos até aqueles com espírito aventureiro.

O melhor é que estes passeios cabem em todos os gostos, e até as pessoas com orçamento mais modesto conseguem aproveitar ao máximo todas as atrações que esta cidade tem a oferecer aos seus visitantes.

Confira agora algumas dicas de o que fazer em Lagoa Santa que você não pode perder.

Parque Estadual do Sumidouro

32784 parque estadual do sumidouro 1 1
Parque estadual do sumidouro

Este parque é um ponto turístico encantador, por isso está em primeiro lugar nessas dicas de o que fazer em Lagoa Santa.

Para os amantes do ecoturismo, ir até esta imensa área verde vai ser um grande presente que esta viagem pode proporcionar. 

Lá é possível entrar em contato com uma fauna e flora extremamente diversificada, além de realizar trilhas, entrar em cavernas, observar construções históricas e ver de pertinho pinturas rupestres e muito mais.

Indico aos turistas irem em um dia em que o sol não esteja escaldante, afinal, eles terão muito o que andar neste parque. Também recomendo roupas leves e bastante disposição para aproveitar ao máximo.

O parque ainda possui dois pontos de visitação que nenhum turista irá querer perder: a Gruta da Lapinha e o Museu Arqueológico da Lapinha. Vamos falar um pouquinho mais sobre eles logo abaixo.

Gruta da Lapinha

32784 gruta da lapinha 1
Gruta da lapinha

Aproveitando a ida até o Parque Estadual do Sumidouro, é indispensável passar pela Gruta da Lapinha, uma formação geológica impressionante. Ao visitá-la é impossível não se maravilhar e pensar em como a ação do tempo é poderosa.

A gruta é bem funda, e as visitas costumam durar em média 1 hora. Se você estiver acompanhado de criança, não se preocupe, este local possibilita um passeio bem confortável aos pequenos.

Então já sabe, não é? Coloque a Gruta da Lapinha na sua lista de o que fazer em Lagoa Santa.

Museu Arqueológico da Lapinha

32784 museu arqueologico da lapinha 1
Museu arqueológico da lapinha

Também no Parque Estadual do Sumidouro está localizado o Museu Arqueológico da Lapinha, que reúne do seu acervo as mais impressionantes descobertas milenares encontradas na cidade e é uma ótima opção para quem está procurando o que fazer em Lagoa Santa.

Ela é vinculada à Gruta da Lapinha e guarda desde fósseis até objetos utilizados por civilizações antigas e animais empalhados. Tudo isso em um ambiente bem peculiar, com uma construção que lembra um castelo.

Os funcionários do museu estão lá para auxiliar os turistas nas suas dúvidas, no entanto, em geral o passeio é bem livre e os visitantes conseguem explorar sozinhos todas as dependências do local. 

Museu Peter Lund

32784 museu peter lund 1
Museu peter lund

Peter Lund foi um naturalista dinamarques que passou anos em Lagoa Santa estudando arqueologia nesta cidade, inclusive vindo a falecer nela. 

Ele é considerado o pai dos estudos arqueológicos e paleontológicos, e devido a toda essa importância, obviamente existem algumas homenagens para ele no município, como é o caso do Museu Peter Lund, um lugar que você deve incluir na sua lista de o que fazer em Lagoa Santa.

O museu traz no seu acervo memórias de Peter Lund e relembra a sua trajetória de vida, mas além disso, também apresenta peças encontradas em escavações, fósseis antigos e muito mais.

Casa Fernão Dias

32784 casa fernao dias 1 1
Casa fernão dias

Já a Casa Fernão Dias é um local interessante para se colocar em roteiro de o que fazer em Lagoa Santa para quem curte a história do Brasil.

Isso porque neste ambiente está reunido documentos, fotos e itens que se relacionam com a expedição do bandeirante Fernão Dias, que se instalou durante alguns anos neste município.

Este centro cultural está situado em uma construção histórica, o que deixa o passeio ainda mais interessante.

Além disso, lá é possível encontrar algumas peças relacionadas a arqueologia dessa cidade, que foram encontradas na época da exploração dos bandeirantes neste local.

Onde comer em Lagoa Santa

E não tem como ir visitar um lugar sem explorar os aspectos gastronômicos do destino, ainda mais se o passeio for em Minas Gerais, cuja culinária é indescritivelmente maravilhosa.

Por isso, separei alguns restaurantes e bares para você se deliciar com a gastronomia de Lagoa Santa, afinal, nada é melhor do que comer bons pratos para tornar qualquer viagem ainda mais incrível.

Restaurante Cabana da Praia

Irei dar início a estas recomendações indicando um dos restaurantes mais gostosos da cidade, tanto no que diz respeito a comida quanto em relação a ambientação.

A Cabana da Praia fica localizada na orla da principal lagoa da cidade, o que cria um clima praiano indescritível. A decoração do espaço é bem aconchegante, e dá para comer do lado de dentro e do lado de fora, se você estiver no clima recomendo almoçar (ou jantar) olhando a bela paisagem que a lagoa proporciona.

Neste restaurante há um cardápio bem diverso, com opções de pratos para agradar todos os paladares. Além disso, ele também funciona com uma pizzaria, então é uma boa opção de o que fazer durante a noite em Lagoa Santa.

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 68 – Centro, Lagoa Santa

Restaurante Flamboyant

32784 restaurante flamboyant 1
Prato no restaurante flamboyant
32784 2 restaurante flamboyant 1
Prato no restaurante flamboyant

Aqueles turistas que querem um ambiente mais calmo e refinado irão adorar o Flamboyant, um espaço incrível que serve comida brasileira preparada com o máximo de cuidado.

O preço é muito bom levando em conta a qualidade dos serviços oferecidos, mas ainda assim é um pouco acima da média dos demais restaurantes.

Recomendo a quem vai comer do Flamboyant que não deixe de experimentar o tropeiro e a picanha servida no local, vale muito a pena!

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 230, Centro, Lagoa Santa.

Meu Bhar Orla

Outro lugar incrível para ir comer, e beber, em Lagoa Santa é o Meu Bhar Orla, um espaço incrível com uma decoração maravilhosa e cheia de detalhes. 

Lá são servidos diversos tipos de drinks e  uma boa variedade de petiscos para acompanhar. O Meu Bhar Orla é um lugar muito animado, ideal para ir com amigos.

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 58 – Luiz Toledo, Lagoa Santa.

Como chegar em Lagoa Santa

Mas antes de chegar as dicas sobre tudo que você pode fazer em Lagoa Santa, vamos a algumas breves dicas de como chegar nesta cidade.

Lagoa Santa é de muito fácil acesso, principalmente por ser vizinha de um grande centro urbano. Há alternativas para quem quer viajar de carro, ônibus ou avião. Cada turista pode escolher a melhor opção para viajar até lá.

Como chegar em Lagoa Santa de ônibus

Os ônibus são alternativas muito populares, afinal, eles são mais baratos e oferecem uma boa segurança. Em contrapartida, eles podem gerar desconfortos em viagens muito longas, além de deixar de lado a autonomia do passageiro, que pode viajar somente nos horários, e descer nas paradas, pré-estabelecidas pela empresa.

Ainda assim, é uma boa ideia ir até Lagoa Santa de ônibus, isso porque há várias cidades mineiras que têm ônibus direto para este destino.

Além disso, os municípios que não possuem um ônibus direto para Lagoa Santa, certamente possui um veículo que vai até Belo Horizonte. Daí é só pegar outro ônibus até o destino final.

Como chegar em Lagoa Santa de carro

A cidade de Lagoa Dourada pode ser acessada pela avenida Acadêmico Nilo Figueiredo e pela Avenida Cristiano Machado, ao pegar qualquer uma destas estradas fica muito fácil acessar o município. 

Viajar de carro é uma boa dica para quem quer rapidez e uma alternativa confortável para se movimentar dentro da cidade, assim é possível ir com facilidade de um ponto turístico ao outro, sem maiores problemas.

No entanto, não recomendo uma viagem de carro para quem vem de grandes distâncias, isso porque com o preço da gasolina em alta, as viagens tendem a ficar bem mais caras. Além disso, o espaço de um carro pode gerar certo desconforto nos passageiros.

Uma outra possibilidade é ir de táxi, pois diversos motoristas fazem o percurso de Belo Horizonte até Lagoa Santa com preços acessíveis.

Como chegar em Lagoa Santa de avião

Para quem quer chegar até Lagoa Santa o mais rápido possível, a melhor alternativa é ir de avião. O Aeroporto Internacional Tancredo Neves fica, tambem conhecido como Aeroporto de Confins, município localizado a poucos quilômetros da cidade e que recebe voos de todo o país (e de fora também).

Assim, dá para seguir viagem até ele e pegar um táxi ou um ônibus até a sua hospedagem em Lagoa Santa.

Outro aeroporto que fica nas proximidades é o Carlos Drummond de Andrade, localizado na Pampulha. Neste caso, Lagoa Santa fica um pouco mais longe, mas nenhuma distância que faça muita diferença no trajeto final.

Dicas para o viajante de Lagoa Santa

No final, visitar Lagoa Santa é uma experiência única que não pode ser perdida. Com a orla da lagoa, as termas de Lagoa Santa, a Serra do Cipó e a Gruta da Macumba, você pode passar dias incríveis na região.

Além disso, existe uma vasta oferta de pousadas e opções para fazer o circuito da Lapinha, o que torna Lagoa Santa a opção perfeita para quem quer conhecer novos lugares e recarregar as energias.

A região é repleta de cavernas, fontes naturais e animais, com um acervo de mais de 10 mil anos de história. Além disso, o Iate Clube e o Clube Aquático oferecem opções de lazer para toda a família.

Não perca mais tempo e venha descobrir tudo o que Lagoa Santa tem a oferecer. Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua opinião conosco!

Planeje sua viagem para Lagoa Santa

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Para evitar os famosos perrengue chique, eu indico que compre todos os ingressos e passeios com antecedência pela Civitatis.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias