O que fazer em Ubatuba com Chuva: 10 Opções Para Salvar Seu Dia

Compartilhar

Descendo a Serra do Mar, há 224 km da capital São Paulo, cercada pela Mata Atlântica e carinhosamente apelidada de “Ubachuva” pelos mais íntimos (ficando atrás apenas da região norte amazônica no volume de chuvas), esse pedaço do paraíso no litoral norte paulista já está acostumado com as desavenças do tempo, e tem muito a oferecer a quem decide conhecê-la, por isso descubra o que fazer em Ubatuba com chuva.

Os passeios mais procurados principalmente nos dias de chuva em Ubatuba são o projeto Tamar e o Aquário de Ubatuba, esses são considerados os passeios mais clichês (mas que valem a pena) e provavelmente mais lotados nos dias de aguaceiro. 

O visual paradisíaco é um convite para desbravar suas trilhas, conhecer as cachoeiras e fazer passeios de barco pelas ilhas, porém, fuja disso se houver chuva, as trilhas ficam perigosas, a incidência de trombas d’água nas cachoeiras aumenta e estar no mar com essas condições não é seguro.

É muito comum, mesmo em dias de chuvosos, avistar turistas aproveitando uma praia, mas se você não está disposto a isso, listei os programas mais interessantes para desfrutar Ubatuba nos dias em que o Sol não quer aparecer.

Um passeio pela história de Ubatuba 

A história de Ubatuba está ligada diretamente com a história do Brasil, por isso, os dias mais cinzentos e chuvosos são uma boa oportunidade de conhecer seus museus e pontos históricos e se deliciar com a culinária caiçara. Então “bora” descobrir o que fazer em Ubatuba com chuva e o que tem para oferecer:

Museu Washington de Oliveira

Museu histórico washington de oliveira
Museu Histórico Washington de Oliveira

Conhecido também como “Cadeia Velha”, o prédio foi projetado pelo renomado escritor Euclides da Cunha (Os Sertões), enquanto o mesmo foi funcionário do estado de São Paulo, e inaugurado no ano de 1902 sendo a primeira cadeia da cidade. No acervo estão artefatos arqueológicos dos primeiros habitantes da região, os índios Tupinambás, assim como quadros e documentos que contam a história local.

No museu encontram-se também móveis e objetos pessoais daquele que foi o primeiro farmacêutico e médico da cidade e que deu o nome ao museu.

O horário de visitação é de segunda a sexta das 10:00 as 16:00 com entrada gratuita e fica localizado na Praça Nóbrega no centro da cidade.

Sobradão do Porto

Casarão do porto | o que fazer em ubatuba com chuva
Casarão do Porto | O que fazer em Ubatuba com Chuva

É considerado o prédio histórico mais importante da cidade e foi construído no ano de 1846. Ele remete aos tempos áureos do café no Brasil quando Ubatuba contava com o porto mais importante do país, por onde era escoada para o mundo boa parte do café produzido no estado. Hoje o prédio é utilizado como espaço cultural, onde abriga exposições de fotografia e artes, além de oferecer oficinas para locais e visitantes.

O prédio está passando por uma profunda restauração e diferente do museu citado acima, abre somente para eventos especiais, que são divulgados no site, onde também são divulgados todas a promoções culturais da cidade. O prédio fica localizado na charmosa Praça Anchieta próximo à feirinha de artesanato.

Memorial “Ciccillo Matarazzo”

Memorial ciccillo matarazzo
Memorial Ciccillo Matarazzo

O espaço contempla esse que já foi prefeito, industrial e é conceituado internacionalmente como um grande incentivador da arte. Foi a mente por trás da criação da Bienal de São Paulo, que é uma das maiores promotoras de arte contemporânea no mundo na atualidade.

O memorial divide espaço com a biblioteca municipal e oferece aos seus visitantes a oportunidade de ter acesso a obras literárias, acervos pessoais, além de jornais e documentos da época. Tem facil acesso mesmo com a cidade de Ubatuba com chuva. 

Castelo dos Arautos do Evangelho

Capa - castelo dos arautos do evangelho
Castelo dos Arautos do Evangelho

Construída na Praia do Pulso, no caminho da Praia de Caçandoca, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, que também é conhecida pelo nome de Castelo dos Arautos, conta com quase nove mil metros quadrados de área construída. Junto à igreja, há um mosteiro, os dois construídos em arquitetura gótica e medieval.

O mosteiro possui mais de cem luxuosos cômodos, e no seu interior podem ser vistos belíssimos vitrais. O local também conta com um encantador jardim, onde estão treze réplicas dos Profetas, obras do famoso de Aleijadinho.

A igreja abre ao público somente aos domingos, quando acontecem as tradicionais missas, com cantos gregorianos e algumas partes rezadas em Latim.

Os horários de missa são 8h00, 10h30 e 16h30 e logo após você pode passear pelo mosteiro e apreciar suas belezas.

Diversão e entretenimento também combinam com dias em Ubatuba com chuva

Assim como conhecer um pouco da história local pode ser uma boa programação para dias chuvosos, cultura e arte podem encaixar perfeitamente nesse clima. Se você prefere curtir os dias sem sol de uma forma mais tranquila, porém agradável, Ubatuba oferece opções ideais e que agradam a toda a família.

Cine Porto Ubatuba

Infelizmente o cinema encerrou suas atividades.

A estrutura física do cinema era simples, são duas salas e as poltronas não são marcadas, mas ofereciam até opções de filmes em 3D e contavam com uma bomboniére, o que nos dias de chuva em Ubatuba é um alento para quem aprecia a sétima arte. Os filmes em estavam em cartaz são os que estavam em alta no momento e existiam opções para todas as faixas etárias.

O valor dos ingressos custavam R$30 em 3D e R$24 em 2D (fevereiro/2020). De segunda a quarta o valor é de meia entrada, a exceção nesses dias fica para filmes de pré estreia, quando é cobrado o valor inteiro.

O cinema ficava na rua Milton de Holanda Maia, 40, Porto Itaguá.

Livraria Nobel

Livraria nobel | o que fazer em ubatuba com chuva
Livraria Nobel | O que fazer em Ubatuba com Chuva

Essa que é a maior rede de livrarias do país, não poderia deixar de ter uma, de suas mais de duzentas lojas franqueadas, na cidade de Ubatuba. A franquia localizada na Rua Carlos Drummond de Andrade, 20, conta com uma diversidade imensa de títulos, que atendem a todos os públicos e gostos.

Possui um aconchegante espaço para leitura e também uma cafeteria, ideal para quem curte degustar um bom café e um bom livro, combinação perfeita para os dias chuvosos. E para quem viaja com crianças, a livraria também conta com um completo espaço kids, ou seja, um ótimo programa para ser feito em família. 

Experimentando as delícias de “Ubachuva”

Uma das melhores opções para se fazer em dias de chuva, seja em Ubatuba ou qualquer outro lugar que você esteja conhecendo, é saborear parte da gastronomia local, e o que não faltam em Ubatuba são possibilidades. Mas que tal conhecer esses espaços muito tradicionais, e que tiveram sua história iniciada na cidade?! 

Você vai viajar e não sabe se seu plano de saúde tem cobertura nacional? Diversos convênios médicos não oferecem cobertura fora da sua região! Não viaje preocupado!
Contrate um Seguro Viagem Nacional, para que tenha assistência médica e odontológica, seguro de bagagem extraviada, assistência jurídica e mais um tanto de benefícios.

Tachão de Ubatuba

Tachão loja ubatuba
Tachão Loja Ubatuba

Muito tradicional na cidade, e até em outros locais do Brasil, Tachão de Ubatuba é uma fábrica de doces, compotas e cafeteria no melhor estilo caseiro. O peculiar nome “Tachão” vem da palavra tacho, que é um tipo de panela comumente usada para cozinhar doces.

A famosa marca iniciou seu funcionamento num pequeno quintal e hoje possui dois amplos espaços: a fábrica, onde você também pode comprar essas delícias, situada no bairro Jardim Carolina, e a loja e cafeteria, onde além de adquirir os doces, você pode degustar diferentes cafés (geralmente acompanhados da bananinha com canela e açúcar), situada na praia de Itaguá.

Você não pode deixar de provar as tradicionais tortas oferecidas pela casa, como a banoffee, que leva no seu recheio muito doce de leite e banana, e também o exótico sorvete ao forno, um bolo com sorvete, salada de frutas e um delicioso marshmallow gratinado. Perfeito pra dias de chuva em Ubatuba, não?!

Padaria Integrale

Padaria integrale | o que fazer em ubatuba com chuva
Padaria Integrale | O que fazer em Ubatuba com Chuva

A história dessa padaria, que foi a primeira padaria integral do Brasil, iniciou em 2004, quando seu criador João Corbisier, mudou-se para a praia de Itamambuca, em Ubatuba, e fundou a marca Ajissé – Soluções Naturais. João produzia seus próprios pães e os vendia de porta em porta, na sua bicicleta. 

Alguns anos depois, ele e sua companheira Ariana, decidiram reformular seu negócio e a Ajissé se transformou na Padaria Integrale, que é referência na cidade.

O espaço conta com um ambiente muito acolhedor, linda decoração e um vasto e delicioso cardápio, desde seus tradicionais pães integrais, passando por tortas, pães de queijo, molhos e até saladas, além de opções veganas e vegetarianas, acompanhadas claro, de um saboroso café.

Além da padaria na Praia Grande, a Integrale conta com um quiosque na Praia de Itaguá e revenda de seus produtos em diversos pontos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Você não pode deixa de fazer em Ubatuba com chuva

Além de todas essas fantásticas opções já listadas acima, Ubatuba tem duas atrações tão famosas quanto suas praias, e você naturalmente não pode deixar de fora do seu passeio pela cidade:

Aquário de Ubatuba

Aquário de ubatuba | picasa
Aquário de Ubatuba | Picasa

Fundado pelo oceanólogo Hugo Gallo Neto, no ano de 1996, o aquário é um empreendimento privado, porém aberto ao público.

O local conta com 110 espécies de animais marinhos, vinte áreas a serem visitadas, um tanque de contato onde os visitantes podem tocar em alguns exemplares que vivem ali, e até um pinguinário, onde crianças de 2 a 12 anos podem alimentar esses fascinantes bichinhos, com devida supervisão dos monitores claro.

E para chegar ao Aquário de Ubatuba é muito fácil, ele está localizado na Rua Guarani, 859, bem no centro da cidade e próximo à orla da praia. Está aberto ao público de segunda a quinta-feira das 10h às 20h e de sexta a domingo das 10h às 22h (horário que prevalece nos feriados e alta temporada).

Os ingressos podem variar de R$15,00 a R$ 32,00, com desconto para crianças de 4 a 17 anos, estudantes, professores, pessoas com deficiência e idosos, e crianças de até três anos têm entrada livre.

Projeto Tamar

4108 tartaruga no projeto tamar
Tartaruga no projeto tamar

O projeto nasceu em 1980, com intuito de preservação de tartarugas marinhas, que no fim da década de 70, já estavam em sério risco de extinção.

A sede do Projeto Tamar em Ubatuba, que foi inaugurada no ano de 1991, é umas das mais importantes, pois está em área de alimentação das tartarugas e recebe todo ano mais 100 mil visitantes.

A partir das 16h acontece a alimentação dos animais, a qual pode ser acompanhada pelos visitantes nos seus tanques e aquários terrestres.

A sede está aberta a visitação de domingo a quinta-feira das 10h às 18h e sextas, sábados e feridos das 10h às 20h. O valor da entrada inteira é de R$ 21,00, estudantes e menores de 12 anos pagam meia entrada, e pessoas acima de 60 anos e moradores de Ubatuba, devidamente cadastrados entram gratuitamente.

Para mais informações acesse o site do Projeto.

Onde ficar em Ubatuba

Booking.com

3 hospedagens com excelente avaliações em Ubatuba
($) Os viajantes que querem economizar o Pousada Pataxó é um dos hotéis que recomendo mais barato.
($$) Com excelente custo-benefício proximo aos pontos turistico é o Pousada Kaliman.
($$$) Se quiser hospedar com luxo a Pousada do Tenório é uma das hospedagens preferidas.

Aos mochileiros de plantão o Green Haven Hostel é o melhor recomendado. Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Ubatuba.

Planeje sua viagem para Ubatuba em dia de chuva

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

    • São Paulo tem essa vantagem incrível de estar tão próximo a destinos praianos de tirar o fôlego como Ubatuba. E que demais que você conseguiu registrar a Praia da Toninhas em 4k com seu drone Autel Evo Nano! Tenho certeza de que o vídeo ficou espetacular. Vou conferir pelo link que você compartilhou, é sempre uma delícia apreciar a beleza de Ubatuba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias