Oktoberfest Blumenau em 2023: 4 Dicas únicas

Compartilhar

Considerada a terceira maior festa tipicamente alemã do mundo – ficando atrás apenas da Oktoberfest do Canadá e da original Oktoberfest de Munique, na Alemanha – a Oktoberfest Blumenau não perde em nada no quesito diversão, organização e rica gastronomia. 

A festa foi criada no ano de 1984, logo após uma enorme enchente, que assolou a cidade de Blumenau, com grandes prejuízos materiais, psicológicos e emocionais aos seus habitantes.

A ideia de fazer uma grande festa no estilo da original alemã já vinha permeando a mente dos organizadores, e a grande enchente foi o ponto decisivo para torná-la concreta, a fim de reestruturar a cidade economicamente e levantar a moral da população, que estava cabisbaixa depois da tragédia. 

E não é que a ideia deu super certo?!

A Oktoberfest Blumenau faz sucesso até hoje, acontecendo sempre no mês de Outubro (claro!) trazendo turistas de vários estados brasileiros e até de outros países, com um público que pode chegar a 700 mil pessoas a cada ano!

Podemos dizer que a Oktoberfest está para Blumenau como o Carnaval está para o Rio de Janeiro, já que é o principal evento anual da cidade, e até da região.

Além da Oktoberfest Blumenau, o mês de Outubro traz outras festas para Santa Catarina, como Fenarreco em Brusque, a Festa do Imigrante em Timbó, a Marejada em Itajaí, e outras mais.

Sem mais delongas, vem comigo conferir o que a festa mais alemã do Brasil tem a oferecer!

Como ir até Blumenau 

Se você for de ônibus, há algumas empresas que trazem passageiros de vários estados para a cidade de Blumenau, pesquise e compre sua passagem com antecedência, já as passagens no mês de outubro são concorridas para Santa Catarina, afinal, outras festas acontecem pelo estado.

Se você for de avião, o aeroporto mais próximo é da cidade de Navegantes, cerca de 55 km. Algumas empresas aéreas fazem o traslado para Blumenau, e dependendo da empresa, você consegue esse serviço grátis.

Você também pode descer no aeroporto de Joinville, que está a 100 km de Blumenau, mas aí o transporte até a cidade acaba se tornando mais caro.

Outra opção é alugar um carro, aí você também pode conhecer outras cidades próximas a Blumenau, como Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil.

Onde ficar em Blumenau para o Oktoberfest

Booking.com

A Vila Germânica, espaço onde acontece a Oktoberfest Blumenau, fica próximo ao Centro, cerca de 3 km, então seria interessante reservar um hotel no Bairro da Velha (onde acontece a festa) ou no Centro mesmo, já que a locomoção fica mais fácil, e você pode ir a pé até a Vila.

Mas fique atento, pois as vagas nos hotéis esgotam cedo, então reserve com certa antecedência, de meses eu diria.

É muito comum, também, moradores locais abrirem suas casas para locação durante os dias de festa, seja a casa inteira ou apenas um quarto, o que acaba barateando sua estadia na cidade. 

Vale lembrar, que a prefeitura da cidade disponibiliza linhas extras de ônibus, principalmente na madrugada, durante os dias de Oktoberfest. 

Muitos turistas optam por ficar em Balneário Camboriú, para aproveitar alguns dias de praia pela região.

Se você for para a Oktoberfest com um grupo de amigos, se hospedar em Balneário é uma ótima alternativa, já que é possível fretar ônibus ou vans que te buscam na porta do hotel, te levam até a Vila Germânica e te trazem de volta com maior comodidade e segurança.

VIAGEM MARCADA E AINDA NÃO SABE ONDE FICAR EM BLUMENAU?
Não se preocupe! Eu pesquisei para você os melhores hotéis, considerando os meus próprios critérios de avaliação.

Hotel com melhor custo-benefício: Hotel Zandoná | Hotel Glória | Pousada Do Galdino.

Hotel Ibis: ibis budget Blumenau | ibis Blumenau.

Hotel de Luxo: Quality Hotel Blumenau | Slaviero Essential Blumenau | Villa do Vale Boutique Hotel.

Hostel: Hostel Jardim de Lótus | Casa da Maga | Hostel Rota do Vale.

Se você desejar, pode clicar aqui e conferir mais ofertas de hospedagem em Blumenau.

Dicas para curtir o Oktoberfest Blumenau

11592 trem no oktoberfest blumenau
Oktoberfest Blumenau

Como já vimos, a Oktoberfest Blumenau é a terceira maior do mundo, chegando a ter 700 mil pessoas passando pelos seus pavilhões, isso em apenas uma edição!

A festa inicia com o tradicional e esperado desfile na Rua XV de Novembro, com pequenos carros alegóricos, a famosa centopeia, rainhas e princesas da festa, tudo no típico estilo alemão.

O desfile começa na Rua XV de Novembro e termina nos pavilhões da Vila Germânica, famoso local da festa, e acontece em vários outros dias no decorrer da festa.

A Vila Germânica é um espaço enorme, com três pavilhões (que lotam), uma grande área externa aberta para você caminhar, e ainda as construções no estilo germânico, que abrigam as lojas e restaurantes, ao todo são 26 mil m² de área construída.

Ou seja, você tem muito que conhecer e curtir, nos quase 20 dias de festa.

Certamente que um evento desse tamanho e dessa importância requer um tanto de planejamento, para que você possa aproveitá-lo da melhor forma. Confere aí algumas dicas, de acordo com a minha experiência pessoal, claro.

A minha primeira dica é chegue cedo!

Há muitos anos, a entrada para Oktoberfest Blumenau não tinha limite de pessoas, podendo ultrapassar as 100 mil em uma única noite!

Após o incidente na Boate Kiss (2013), a regra para boates festas e eventos mudou, e dentre outras coisas, colocou ou alterou o limite de entrada de pessoas.

Hoje em dia, cerca de 40 mil podem estar dentro da Vila Germânica simultaneamente, as catracas só liberam a entrada de uma pessoa, se outra sair.

Você pode pensar que 40 mil pessoas é gente demais (e é mesmo), porém acredite, esse número é alcançado rapidamente, principalmente nos fins de semana e véspera de feriado.

Então, se você quer garantir sua noite de festa, sem ter que ficar horas do lado de fora dos portões, chegue antes das 20h nos dias de maior lotação.

Outra dica valiosa que posso dar é que você compre seu ingresso com antecedência, via internet, assim você evita mais essa fila. Os valores dos ingressos para cada dia de festa deixo no final do post. 

A segunda dica para poder circular pelos pavilhões mais sossegado: vá em dias alternativos!

A festa dura quase vinte dias, e as atrações acontecem diariamente – claro que no fim de semana é que a programação fica mais “badalada”- mas com uma circulação de pessoas bem menor nas segundas, terças e quartas.

Então se você gosta de curtir, mas também quer um lugarzinho para sentar, esses são os melhores dias. 

A Terceira dica é use roupas e sapatos confortáveis!

11592 danca tipica no oktoberfest blumenau
Oktoberfest Blumenau

A Oktoberfest Blumenau te convida a dançar, pular e caminhar muito, já que cada um dos três pavilhões oferece programações e apresentações diferentes, impossível ficar parado em um só!

Então opte por roupas leves e calçados confortáveis.

Você também pode ir trajado de Fritz ou Frida, apelidos carinhosos dados a quem vai com os trajes tipicamente alemães, o Dirndl (vestido) e Lederhorsen (bermuda com suspensório).

Sem contar que quem vai trajado – mas atenção, até o sapato conta para o traje ser considerado típico e completo – tem 50% de desconto no valor do ingresso ou até a entrada gratuita, dependendo do dia da semana!

A quarta dica é não vá dirigindo até a festa!

Mesmo que você vá até a cidade com seu carro, ou alugue um carro assim eu chegar, minha dica é que você não vá dirigindo para a festa.

Além das vagas de estacionamento serem escassas e caras, a Oktoberfest Blumenau é uma festa para você se divertir, dançar e, principalmente, provar seus variados tipos de chopes.

Já sabe, bebida e direção não combinam! Procure ir de Uber, táxi, ônibus ou van.

Aliás, se você for da região ou se hospedar em alguma cidade próxima, procure se informar sobre excursões organizadas pelos próprios participantes da festa, a fim de ter maior segurança, comodidade e economia.  

Com essas dicas em mãos e muita disposição, suas noites na Oktoberfest Blumenau serão inesquecíveis!

Um barril de chope, é muito pouco pra nós!

11592 panoramico oktoberfest blumenau
Oktoberfest blumenau

A cidade de Blumenau fica no estado de Santa Catarina (região Sul do Brasil), que como já vimos nesse post aqui, tem forte influência da cultura alemã, já que sua colonização foi, em grande parte, vinda da Alemanha e países vizinhos.

Tanto é que a Oktoberfest Blumenau, tem tudo que uma festa tipicamente alemã deve ter: boa e animada música, deliciosa e farta gastronomia e, claro, muito chope gelado!

Por falar em chope, há opções e sabores pra todos os gostos. Desde o mais comum e comercial, como o pilsen, passando por pale ale, dunkel, pale larger e chegando ao polêmico chope de vinho.

Isso mesmo, há um chope feito com vinho, que eu provei e gostei muito.

Além dos diversos tipos de chopes, há várias cervejarias que comercializam a bebida dentro da Vila Germânica, todas com os mesmos valores, pois a um preço fixo sobre as bebidas e comidas.

Assim você só precisa se preocupar com o sabor que vai escolher!

Não se esqueça de alternar o chope com água, para evitar a ressaca no outro dia, e ainda ter disposição para um dia festa. 

Os pavilhões da Vila Germânica abrem ao público diariamente, a partir das 11h, então você já pode começar seu dia na Oktoberfest Blumenau com um belo almoço.

Além da praça de alimentação – Biergarten – são seis restaurantes e diversos outros pontos de vendas e barraquinhas de comida.

No cardápio você encontra os mais variados pratos, sempre inspirados na culinária alemã, e muitos já tem a indicação com qual chope ou cerveja artesanal você pode harmonizar.

Um belo eisbein
Um belo Eisbein | Oktoberfest Blumenau

Não deixe de provar o Eisbein – joelho de porco acompanhado de chucrute e purê de batata – o prato que é a cara da festa.

Outro prato bem tradicional e que faz muito sucesso é o Gefüllte Ente – marreco recheado assado.

Mas além dos pratos mais tradicionais, você encontra no cardápio da festa mais de 150 itens, como o diferente, porém delicioso, hambúrguer de pato, e para matar aquela fome da madrugada, uma batata recheada cai muito bem!

Você encontra também as gostosuras doces, que cá entre nós, depois de vários chopes, vão te dar um gás para dançar mais um pouco ao som das músicas típicas da festa. 

Falando em música, a trilha sonora que embala as noites da Oktoberfest Blumenau é pura animação, e te convida a não ficar parado.

Bandas como Cavalinho, Vox 3, Os Montanari, Banda do Barril e muitas outras, agitam o público, com músicas que se tornaram a cara da festa. Tem até coreografia!

Ah, e fica uma dica minha: aprenda alguns versos das músicas mais tocadas na festa, como as músicas da Marreca, Hallo Blumenau e Barril de Chope, é sério, fica muito mais divertido!

Dicas para os viajantes para o Oktoberfest Blumenau

11592 banda no oktoberfest blumenau
Oktoberfest blumenau

Depois de tanta bebida e comida boa, e muita diversão, você deve estar se perguntando: quanto custa para curtir a Oktoberfest Blumenau?

Vou deixar aqui as informações da festa de 2019, já que a desse ano ainda não aconteceu, e os valores são divulgados mais próximo da data do evento. Confere aí:

Ingressos

  • Terça, quarta, quinta e domingo – R$ 16
  • Sexta e véspera de feriado – R$ 36
  • Sábado e feriado – R$ 46
  • Segunda, primeiro e último dia da festa – free

Bebidas 

  • Chope 400ml – R$ 11 (tradicionais)  e R$ 12 (especiais)
  • Cervejas artesanais  400ml – R$ 13
  • Cerveja sem álcool – R$ 6
  • Água e refrigerante – R$ 5

Comidas

Como são quase 150 itens no cardápio da Oktoberfest Blumenau, ficaria inviável e monótono listar todos aqui, mas os valores ficam entre R$ 5 (uma unidade de linguicinha) e R$ 53 (picanha ao molho de chope). A batata recheada, por exemplo, sai por R$ 25.

E aí, gostou das dicas? Então prepare seu traje típico, seu caneco de chope e ein prosit!

Planeje sua viagem para Oktoberfest Blumenau

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias