Os 3 Melhores Passeios em Búzios

Compartilhar

Considerada atualmente um dos melhores destinos turísticos de verão de todo o estado do Rio de Janeiro, ao lado de cidades consagradas como Arraial do Cabo, Paraty e Angra dos Reis, descubra os melhores passeios para realizar na península de Armação de Búzios, ou em Búzios, como é mais comumente conhecida.

A cidade viu sua fama no cenário nacional e internacional de turismo disparar nos anos 1960, quando a atriz francesa Brigitte Bardot visitou e se encantou tanto com a cidade que chegou a afirmar que Búzios era “a Saint-Tropez brasileira” em referência à bela vila de verão francesa.

Pouco mais de 60 anos depois, a cidade se destaca como um dos destinos mais procurados por estrangeiros em todo o litoral do Brasil, além de ter uma das maiores populações de imigrantes do estado do Rio de Janeiro.

Uma evidência contundente de que, para muitos cidadãos do Brasil e do mundo, a experiência dos passeios em Búzios se tornou tão marcante e inesquecível, que escolheram deixar tudo para trás e adotar a bela vista do mar como cenário de suas vidas cotidianas.

Animado? Prepare suas malas e vamos embarcar!

Tour em Búzios

Passeios em búzios
Passeios em Búzios

Uma das escolhas mais pedidas de passeios em Búzios é o Tour pela região.

Nele, você terá a oportunidade de reunir em um único passeio a chance de conhecer algumas das paisagens mais exuberantes e paradisíacas da Saint-Tropez brasileira, como a famosa Praia da Armação, a Praia da Ferradura e uma parada especial na Praia do Geribá, na qual você poderá se refugiar do calor tropical em suas águas geladas.

Por estar numa região de península, Búzios conta com correntes marítimas quentes e frias, dando ao visitante a opção de escolha entre se refrescar em uma praia de águas frescas ou então relaxar no mar a uma temperatura mais amena.

E não se esqueça de preparar a câmera: ao fazer esses passeios em Búzios, você ainda passará pela icônica estátua de Brigitte Bardot sentada em seu lugar costumeiro na Praia do Canto, além de um tributo à atividade pesqueira local com o Monumento aos Três Pescadores e ainda uma estátua do presidente Juscelino Kubitschek.

Búzios é cultura!

City Tour por Cabo Frio

Passeios em búzios
Passeios em Búzios

Se você quer diversificar suas opções de passeios em Búzios, você poderá ainda se programar para unir o melhor do paraíso atlântico com as surpresas e as riquezas históricas da cidade de Cabo Frio, a maior estância da região dos Lagos, e também bastante procurada pelos visitantes na alta temporada.

Assim como outras escolhas de passeios em Búzios e região, o pacote turístico para Cabo Frio inclui um guia de turismo.

Quem escolher se hospedar nos hotéis da região central de Búzios ainda ganha traslado grátis na porta da hospedagem, o que torna tudo ainda mais fácil!

Você percorrerá as ruas do Centro Histórico de Cabo Frio, a icônica Praia do Forte, uma das mais concorridas por sua paisagem paradisíaca, além de ter a oportunidade de percorrer as galerias do Shopping Park Lagos, tido como um dos shopping centers de maior infraestrutura de todo o litoral dos Lagos.

Com inúmeros restaurantes, quiosques, boutiques e lojas de moda de verão, você poderá ainda trazer para casa excelentes recordações do litoral do Rio de Janeiro.

Vamos ás compras!

Mergulho em Búzios

7562 mergulho em buzios 1
Mergulho em Búzios

Se você está pensando mergulhar, saiba que as áreas de mergulho em Búzios sempre contam com muitos animais marinhos, como cardumes de peixes e lindas tartarugas marinhas, o que deixa o mergulho bem mais legal.

Para mergulhar é preciso contratar uma operadora, que irá oferecer todos os equipamentos necessários, além de um instrutor que irá auxiliar o turista de perto.

E se você está preocupado com a visibilidade, saiba que a chuva não irá atrapalhar sua experiência. 

Tour 12 Praias de Escuna por Búzios

Passeios em búzios
Passeios em Búzios

Um dos passeios em Búzios mais marcantes em nossa lista para você é o concorrido passeio de escuna pelo litoral da Saint-Tropez brasileira.

Aqui, você entenderá a razão de muitos moradores do Rio de Janeiro trocarem as praias do Leblon, Ipanema e Copacabana pelas Praias da Tartaruga, João Fernandes e a paisagem da Ilha Feia, distantes 173 km da capital fluminense.

Em uma embarcação dotada da melhor infraestrutura de alimentação e transporte, você descobrirá as riquezas naturais escondidas a cada curva do litoral:

Ilha do Caboclo

Ilha caboclo
Ilha Caboclo

Situada em frente à Orla Bardot no centro da cidade, a Ilha do Caboclo é um quadro natural que emoldura a paisagem de Armação de Búzios, visto por quem passa ao largo da península de barco.

Sua bela paisagem conta agora com proteção ambiental, com o objetivo de conservar os belos corais coloridos que podem ser vistos nas águas cristalinas do oceano.

A ilhota pode ser acessada tanto a nado quanto por caiaques ou outras embarcações, e é a primeira vista por quem escolhe os passeios em Búzios que partem do cais principal da cidade.

Praia da Armação de Búzios

Praia da armação de búzios
Praia da Armação de Búzios

O nome Armação de Búzios vem do antigo complexo de instalações para processamento das baleias que eram arpoadas na costa, para comercialização de sua carne e sua gordura, usada como material de construção e combustível para iluminação da cidade do Rio de Janeiro.

Com a desativação da indústria baleeira, a atividade deu lugar a um movimentado centro urbano, com uma paisagem incomparável em relação a outros municípios.

É nela que está a estátua de Brigitte Bardot, a célebre atriz francesa que se apaixonou pela cidade e a fez conhecida a todo o mundo.

Na orla da praia da Armação também estão os melhores dos 280 restaurantes que podem ser encontrados em toda a cidade, portanto, assim que você voltar da escuna, não deixe de percorrer a orla da Armação!

Praia dos Ossos

Em tempos longínquos, há mais de um século, quem fosse à Praia dos Ossos encontraria um cenário desolador: dezenas de carcaças de baleias, processadas pelo entreposto da praia vizinha, esperando para serem enterradas na areia.

Mais de um século depois, você encontrará uma baía de águas límpidas pontilhada pelos barcotáxis, pequenas embarcações que levam você a qualquer uma das 23 praias do município.

Assim como a Praia da Armação, também conta com uma sofisticada infraestrutura de restaurantes e pousadas.

Praia da Azeda

Praia da azeda
Praia da azeda

Outro ponto alto dos passeios em Búzios é a Praia da Azeda.

Situada logo em sequência à Praia dos Ossos, é um dos cartões-postais de Armação de Búzios mais conhecidos, onde você poderá ter um pequeno deslumbre de como era a povoação em tempos passados:

  • Um casarão colonial contracena com a paisagem de mata nativa e da praia de águas claras, contemplada por um mar de um azul muito vivo e convidativo, que é cortado pela escuna que desliza pelas águas.

Separada da Praia da Azeda por um rochedo está ainda a Praia da Azedinha, que possui o diferencial de não possuir nenhuma construção em sua orla, protegida permanentemente como Área de Preservação Ambiental, dando a você o privilégio raro de apreciar o litoral revestido pela natureza virgem e intocada pelo ser humano.

Praia de João Fernandes

Esta famosa praia reserva para você uma atração especial de nossos passeios em Búzios:

  • Você poderá descer da escuna e mergulhar em um dos melhores pontos do oceano ao redor da cidade, em um dos lugares com as águas mais limpas e uma grande concentração de peixinhos, que vêm rodear as embarcações como que a dar boas-vindas aos visitantes.

A praia de João Fernandes é ainda mais movimentada em sua faixa de areia, sempre bastante concorrida na alta temporada.

Não se assuste caso você subitamente se sinta cercado por pessoas falando espanhol.

Esta praia é o destino de férias de milhares de turistas argentinos, que também possuem uma das maiores colônias de imigrantes fora de sua terra natal em Búzios.

¡Salud a los hermanos!

Praia de João Fernandinho

Praia de joão fernandinho
Praia de João Fernandinho

O agito e a fama da praia de João Fernandes fazem com que muita gente em terra passe despercebida por sua vizinha próxima, a praia de João Fernandinho.

Seu acesso um pouco mais difícil, cortando pelo paredão rochoso que a separa da praia maior, faz com que esta seja uma praia mais tranquila.

Da escuna, você terá a visão bucólica de uma pequena localidade à beira-mar, com uma pequena facha de areia rodeada de pedras e coroada pela mata logo acima.

Ali por perto também estão pequenos restaurantes e quiosques – alguns dos quais carregam a fama de servirem o melhor peixe frito à moda da casa em toda a região.

Ilha Branca

Visitar a Ilha Branca é um dos pontos de maior excitação nos passeios em Búzios; lá, um paraíso perdido é desenhado na paisagem, que se descortina radiante e bela tanto para quem está em terra quando quem está no mar.

A localidade também é ponto de hospedagens para alguns afortunados, que se hospedam nos resorts de luxo que proporcionam a você a melhor experiência de acordar e se deparar com o paraíso atlântico à sua frente, bem ao nascer do dia!

Ilha Feia

Esta ilha no litoral de Armação de Búzios recebeu este nome por ter sido descoberta a partir de seu lado de trás, que possui apenas pedras e escarpas.

Contudo, assim como seus descobridores, quem curte as férias fazendo passeios em Búzios não demora a descobrir que o nome não condiz com a realidade:

  • O outro lado da ilha revela uma pequena praia – a Praia das Moças – onde você poderá saltar da escuna para nadar em um mar tingido de vários tons cintilantes de verde esmeralda, vivendo a experiência genuína de estar tão perto, e ao mesmo tempo, tão longe das cidades e de seus problemas.

Vale a pena citar que a Ilha Feia é completamente desabitada; e boa parte de sua flora nativa ainda não foi catalogada pela ciência, fazendo dela um pedaço da natureza ainda inexplorado pelo homem.

Praia da Rasa

Praia da rasa
Praia da Rasa

Pegando a RJ-102 a caminho de Cabo Frio, muitos moradores da região tem acesso à Praia da Rasa – uma enseada tranquila, com ondas e vento ideais para a prática do kite surfing.

Você terá o privilégio de conhecer essa praia ao largo, passeando de escuna por um mar movimentado com ondas cristalinas ladeado por uma faixa de areia que não é frequentado por muitas pessoas.

Os habitantes locais dizem que a Praia da Rasa é tranquila e de águas seguras, sendo ideal para o banho e para levar crianças.

Ao voltar para o continente, se você quiser tranquilidade e sossego, a Praia da Rasa é seu lugar nos passeios em Búzios!

Praia da Baía Formosa

Praia da baía formosa
Praia da Baía Formosa

Outra escolha de praia sossegada dentre os muitos passeios em Búzios, a Praia da Baía Formosa é mais uma alternativa para quem deseja tranquilidade e sossego, fugindo da agitação de pontos mais conhecidos e disputados do litoral local, como a praia de João Fernandes.

Também mais frequentada pelos moradores, é um destino que agrada tanto praticantes de esportes aquáticos quanto quem deseja apenas relaxar sob o sol e apreciar o mar e a natureza nativa à sua volta.

Enseada de Manguinhos

A Enseada de Manguinhos nada mais é do que a continuação das praias Rasa e Baía Formosa.

Ao passar por lá em seu passeio de escuna, você verá o mar pontilhado pelas velas dos praticantes de windsurf e kite surf – é lá que ficam os melhores pontos para a prática do esporte, com bons ventos e ondas constantes.

Além disso, a Enseada de Manguinhos abriga a sede do Búzios Vela Clube, um dos mais conhecidos de toda a região.

Praia da Tartaruga

Praia da tartaruga
Praia da Tartaruga

O último dos pontos altos de nosso passeio de escuna é a Praia da Tartaruga. É um spot conhecido por ser uma praia muito limpa e bonita, dotada também de uma grande infraestrutura de alimentação e lazer.

Durante a alta temporada, a areia fica lotada de visitantes; felizmente, quem escolhe a escuna dentre os passeios em Búzios tem o privilégio de poder nadar nos melhores e mais límpidos pontos do mar na enseada da Praia da Tartaruga, escolhidos à dedo para você!

Contudo, quem quiser voltar à praia depois pode almoçar em um dos muitos restaurantes e quiosques que servem pratos à moda da casa, bem como alugar equipamentos para a prática de mergulho com snorkel, caiaque e SUP (prancha na qual pode se ficar de pé e remar em águas calmas).

Com tantas opções, a diversão no passeio é garantida!

Praia das Virgens

Um dos recantos mais intocados de toda a região de Armação dos Búzios, a Praia das Virgens aguarda você como um paraíso a ser explorado.

De difícil acesso, a natureza preservou esta pequena praia da ação humana, sendo frequentada por pouquíssimos visitantes.

Se você quer distância da agitação das praias da região central e viver a experiência de estar em um paraíso perdido, este é o seu lugar!

Praia do Canto

De volta a região central da cidade, a Praia do Canto é a parada final de nossos passeios em Búzios.

Tendo a Orla Bardot ao fundo, é a praia perfeita para quem não deseja sair muito do convencional, tendo ampla infraestrutura de estacionamento e alimentação ao longo de seus 1500 metros de extensão.

De lá também saem muitos barco-táxis, que dão a você a comodidade de voltar para qualquer uma das praias de nosso passeio de escuna para curtir um pouco mais.

Onde ficar em Búzios

Booking.com

Sendo uma das cidades turísticas mais procuradas de todo o litoral do Rio de Janeiro, Búzios desenvolveu com o passar dos anos uma quantidade numerosa de estabelecimentos hoteleiros, que atendem a todos os gostos e tipos.

Depois de um dia todo curtindo os passeios em Búzios, é natural que você queira descansar em um local tranquilo, aconchegante e confortável; logo, confira as melhores opções que temos hoje em nosso passeio!

Você poderá encontrar instalações de hospedagens a preços acessíveis sem abrir mão de uma infraestrutura completa e pronta a atender suas necessidades.

Che Lagarto Hostel Búzios ($)

Che lagarto hostel búzios
Che Lagarto Hostel Búzios

Viajantes que buscam fugir do convencional e conseguir preços bem amigáveis na hospedagem devem procurar o Che Lagarto Hostel Búzios, localizado bem ao lado da rodoviária da cidade, este simpático hostel une as comodidades de estar perto de tudo com uma excelente infraestrutura de quartos e alimentação.

Maresia dos Búzios Guest House ($)

Maresia de búzios guest house
Maresia de búzios guest house

Quem quer se sentir como se estivesse em casa, por sua vez, deve procurar a Maresia dos Búzios Guest House.

Uma das pousadas mais bem-avaliadas pelo TripAdvisor, aqui você poderá somar a beleza e o conforto de sua infraestrutura de alimentação e hospedagem com a hospitalidade e a prontidão dos anfitriões, que por si só dão um toque especial à sua estadia!

Se você deseja mais conforto e opções diversificadas durante sua estadia, Búzios oferece também uma boa cartilha de opções nos quadros de hotéis e pousadas de três e quatro estrelas.

Pérola Búzios Hotel & Convention ($$)

Pérola búzios hotel & convention
Pérola Búzios Hotel & Convention

A primeira escolha que recomendo é o Pérola Búzios Hotel & Convention.

Situado a poucos metros da Praia do Canto e da famosa Rua das Pedras, este hotel não deixa em nada a dever para um estabelecimento de cinco estrelas, com suítes equipadas, piscina, bar e até mesmo uma Jacuzzi aquecida, além das dezenas de obras de arte que ornam os cômodos.

Búzios Centro Hotel ($$)

Búzios centro hotel
Búzios Centro Hotel

Outra opção que não fica atrás é o famoso Búzios Centro Hotel, situado bem próximo à praia João Fernandes.

Este hotel possui sua estrutura de quartos semelhante à de uma pequena vila, dando mais privacidade e conforto aos hóspedes. Você também poderá desfrutar de um lounge bar, chá e café da tarde, piscina com deck e muito mais!

Vila da Santa Hotel Boutique & Spa ($$$)

Vila da santa hotel boutique & spa
Vila da Santa Hotel Boutique & Spa

A cereja do bolo em luxo e glamour dos estabelecimentos hoteleiros à disposição de quem faz passeios em Búzios é o Vila da Santa Hotel Boutique & Spa, premiado como um dos melhores resorts de toda a região dos Lagos.

Possui acesso exclusivo para a Praia dos Ossos, com uma vista privilegiada de toda a enseada.

Ao se hospedar aqui, você poderá vivenciar a experiência de estar em uma singela vila mediterrânea, criada a partir de uma casa original dos anos 1940 que é apenas parte de uma infraestrutura que conta com piscina aquecida, spa, espaço fitness e banheiras Jacuzzi.

O toque especial deste hotel são as obras artísticas que o decoram, adquiridas em mais de 30 anos de viagens pela Europa por seus proprietários.

Casas Brancas Hotel Boutique & Spa ($$$)

Casas brancas boutique hotel & spa
Casas Brancas Boutique Hotel & Spa

Já o Casas Brancas Hotel Boutique & Spa, que também carrega a fama de ser um dos melhores resorts de seu tipo, coroa seus passeios em Búzios com a melhor experiência de hospedagem, com quartos requintados, lounge e saloon para o café da manhã, salão empresarial para eventos e vistas para a enseada como poucas em toda a península.

Se você quer levar as melhores lembranças de uma viagem inesquecível, esse é o lugar!

Dicas para os viajantes em Armação de Búzios

Algumas praias como a Praia Rasa e a Praia das Virgens não possuem infraestrutura de alimentação, como quiosques e restaurantes.

Embora isso possibilite a você uma conexão mais próxima com a natureza, por outro lado pode ser um empecilho para quem está acostumado a comer na praia, portanto, ao frequentar estas localidades, é bom levar algum alimento e muita água.

O passeio de escuna pelas 12 praias inclui apenas água mineral em seu pacote. Para usufruir do bar instalado dentro do barco, é necessário desembolsar um valor à parte.

Caso tenha gostado de alguma praia ou localidade em especial, o barco-táxi é a opção mais rápida de deslocamento entre uma praia e outra, possibilitando a você voltar para alguma região que tenha gostado de ver durante o passeio de escuna.

Com todas essas comodidades, você descobrirá que Armação de Búzios reserva segredos escondidos que, a cada curva do litoral, levarão você a vivenciar algumas das melhores férias de sua vida.

Descubra esse belo paraíso tropical, e boa viagem!

Planeje sua viagem para Búzios

Após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Evite os famosos perrengue chique e compre todos os passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira Civitatis.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Icone do onibus Decidiu não ir pelos ares? Quando eu viajo de ônibus, pesquiso os horários, preços e as linhas de destino pelo ClickBus.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias