Comidas Típicas do Uruguai: Descubra seus pratos

América do SulUruguaiComidas Típicas do Uruguai: Descubra seus pratos

Nem só de belas praias e avenidas tranquilas vive o país, sua culinária é muito saborosa e farta, e para te deixar com mais vontade de conhecê-lo, que tal fazer uma viagem pelos pratos e comidas típicas do Uruguai?!

Um pequeno país localizado ao sul do continente, cercado por apenas dois países vizinhos e o Oceano Atlântico, esse é o encantador Uruguai! Destino certo de muitos turistas brasileiros, principalmente no verão, além de praias e balneários belíssimos, o país é uma “ilha” de tranquilidade e segurança.

E isso se reflete em seus habitantes, pois os uruguaios são igualmente tranquilos e gentis, e recebem muito bem seus visitantes.

O país também foi colônia espanhola, e teve forte influência de imigração de italianos.

Diferente da vizinha Argentina, o Uruguai teve colonização portuguesa durante algum tempo em parte de seu território, e as evidências estão em lugares como de Colônia del Sacramento – cidade que por certo período pertenceu a Coroa Portuguesa.

Porém, os portugueses não deixaram traços tão marcantes nos pratos e comidas típicas do Uruguai, quanto espanhóis, italianos e indígenas. 

A base da culinária uruguaia é carne, laticínios e massas, e apesar de uma extensa costa, a paixão dos uruguaios por pratos com carne é infinitamente maior do que por peixes e frutos do mar.

A Paella Uruguaia

Paella Uruguaia | Comidas Típicas do Uruguai
Paella Uruguaia | Comidas Típicas do Uruguai

Mesmo assim, temos algumas comidas típicas do Uruguai à base de frutos do mar, como a paella uruguaia, que é bem parecida com a paella tradicional, mas trocam-se as carnes de coelho e porco por mais frutos do mar.

Ela é facilmente encontrada em Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Mas vamos conhecer outros pratos e comidas típicas do Uruguai que são a cara do país!

A paixão uruguaia pela carne

Muito antes de espanhóis ou portugueses chegarem ao país, os Charruas já tinham o hábito de laçar o boi para depois consumi-lo, e como não havia geladeira nem outra forma eficaz de conservar a carne, eles assavam e comiam todas as partes do boi, não deixando de lado nem suas vísceras e glândulas.

A Parrillada

Parrillada | Pratos do Uruguai
Parrillada | Pratos do Uruguai

Uma herança culinária forte que permaneceu dos índios Charruas – povo que habitava o país antes do “descobrimento” e hoje estão praticamente extintos – foi a parrillada.

A parrillada não é só um prato ou comida típica do Uruguai, ela é praticamente uma entidade para os uruguaios.

Foi assim que nasceu a parrillada, tão tradicional no país, que hoje é encontrada em todos os cantos, até nos restaurantes mais finos e conceituados.

Mas fique tranquilo, você pode escolher as carnes da sua parrillada, desde cortes nobres e linguiças, até partes mais exóticas como rins e intestinos.

A Molleja

Molleja | Comidas Típicas do Uruguai
Molleja | Comidas Típicas do Uruguai

Falando nisso, um aperitivo muito comum no churrasco uruguaio é a molleja, que nada mais é do que a glândula timo do boi, que faz parte do sistema imunológico e presente em vários animais, inclusive no ser humano.

A molleja geralmente é feita na grelha ou na chapa, e é servida antes da carne principal, com sal e limão ou com chimuchurri, molho feito com cebola, alho, pimenta calabresa, vinagre e azeite, e acompanha muito bem o asado (churrasco) uruguaio.

O Choripán

Choripán | Pratos do Uruguai
Choripán | Pratos do Uruguai

Outra comida típica do Uruguai, que também é muito comum de ser servida no churrasco ou encontrada como lanche de rua, é o choripán.

Ele faz sucesso por todos os lados, inclusive aqui no Brasil, e aposto que você também já provou, o choripán é nosso querido pão com linguiça, e em Montevidéu você encontra uma barraquinha a cada esquina com essa delícia!

Além da tradicional parrillada, existem vários outros pratos e comidas típicas do Uruguai em que o principal ingrediente é a carne.

A Milanesa Con Papas Fritas

Milanesa Con Papas Fritas | Comidas Típicas do Uruguai
Milanesa Con Papas Fritas | Comidas Típicas do Uruguai

Assim como em outros países vizinhos, a milanesa con papas fritas é um prato clássico e que você pode pedir sem medo de errar, pois o bife à milanesa geralmente é bem servido e saboroso, e a batata frita é crocante por fora e macia por dentro, bateu até aquela fome! 

A Buseca

Buseca | Pratos do Uruguai
Buseca | Pratos do Uruguai

Muito comum no inverno, a buseca (você não leu errado, o nome do prato é buseca mesmo!) é feita com as vísceras do boi, feijão branco e legumes, todos cozidos por bastante tempo, resultando num caldo muito saboroso e nutritivo, perfeito para o gelado inverno uruguaio.

O Puchero

Puchero | Comidas Típicas do Uruguai
Puchero | Comidas Típicas do Uruguai

Outro prato que é mais consumido no inverno, mas que mesmo assim ocupa o primeiro lugar, junto da parrillada, no coração (e no estômago) dos uruguaios, é o puchero.

A palavra puchero deriva do espanhol e significa “panela”, ou seja, todos os ingredientes cozidos numa única e grande panela de barro.

O ingrediente principal, obviamente, é a carne de boi, que é cozida com abóbora, batata-doce, cenoura, milho, linguiça e bacon.

A Salsa Criolla

Para temperar tudo isso, os uruguaios usam a salsa criolla, um molho feito com cebola, alho, pimentão verde, tomate, orégano, azeite e vinagre, o que dá um sabor ainda mais marcante ao puchero.

É um dos pratos e comidas típicas do Uruguai tão tradicional, que você encontra facilmente nos diversos restaurantes do país, como o Las Brisas, em Punta del Este.

O Chivito

Chivito | Pratos do Uruguai
Chivito | Pratos do Uruguai

Agora, se você está procurando uma comida típica do Uruguai que seja rápida, barata (lembrando que o país tem a fama de ser o mais caro da América do Sul) e fácil de ser encontrada, te recomendo provar o chivito.

O chivito nada mais é do que um super lanche, quase um X-tudo, e traz nos seus ingredientes as maiores paixões uruguaias: um belo bife de carne bovina, bacon, ovo, presunto, queijo, batata frita e salada.

Em muitos restaurantes é acrescentada a calabresa, ou algum outro ingrediente oferecido pela casa.

Reza a lenda, que o chivito surgiu há quase 80 anos, quando uma viajante argentina entrou no restaurante El Mejillon, em Punta del Este, querendo um lanche rápido e saboroso.

A cozinha já estava fechada, porém o dono nunca deixava seus clientes irem embora do restaurante com fome, então criou o primeiro chivito, com os ingredientes que possuía no momento.

A história conta também, que a viajante queria que o lanche tivesse carne de bode, chivo em espanhol, e como essa carne não é nada comum no país, teve que ser substituída por bife bovino, porém, o dono o batizou de chivito, como forma de lembrar o momento em que ele foi criado.

Em pouco tempo, o lanche se tornou mais que um prato ou comida típica do Uruguai, e sim um símbolo dos costumes e hábitos dos uruguaios. 

As semelhanças com os vizinhos

Há muitas similaridades dos uruguaios com os vizinhos argentinos, afinal durante um tempo Uruguai e Argentina formavam a nação do Rio da Prata, algumas comidas são idênticas nos dois países, como as empanadas, que podem ser fritas ou assadas e com os mais diversos recheios, e o pancho, muito similar ao nosso cachorro-quente de rua, porém leva apenas pão, salsicha e alguns molhos.

Mas os uruguaios não gostam muito da comparação, pois querem manter vivos seus próprios costumes e hábitos.

E podemos perceber isso em alguns pratos e comidas típicas do Uruguai, que apesar de levarem até o mesmo nome que pratos argentinos, têm seu toque uruguaio sempre presente.

O Mate

Cuia Uruguai | Fonte Mate In Box
Cuia Uruguai | Fonte Mate In Box

Você nota isso assim que chega ao país, reparando no mate (sagrado) uruguaio, já que todos eles bebem na rua, fazendo compras, indo ao supermercado ou simplesmente caminhando na costanera (beira-rio), cada um com sua cuia e sua térmica embaixo do braço.

O mate uruguaio é feito da mesma erva mate que a bebida dos países vizinhos – incluindo o Brasil, a diferença está no processamento dela: nem tão processada, com menos pó e em um tom de verde mais suave que a brasileira; e nem tão grossa e amarga, e de preferência sem adoçantes como na Argentina.

Há uma similaridade no consumo do mate em relação à Argentina: os uruguaios gostam de tomar mate e comer doces.

Assim como os hermanos, eles fazem as massas no estilo folhado ou pão-doce, sem recheio ou recheada com delicioso doce de leite uruguaio.

As Medialunas

Medialunas | Comidas Típicas do Uruguai
Medialunas | Comidas Típicas do Uruguai

No café da manhã, quem acompanha o mate são as medialunas, feitas de massa folhada; já no lanche da tarde, são as masitas que o acompanham, geralmente com muito doce de leite, chocolate e frutas cristalizadas.

As Masitas

Masitas | Pratos do Uruguai
Masitas | Pratos do Uruguai

As masitas, além de serem comidas típicas do Uruguai, são deliciosas e enchem os olhos, ao caminhar pelas ruas de Montevidéu, você, com certeza, encontrará lojas de doces com vários tipos expostos na vitrine, que dão água na boca antes mesmo de entrar para prová-los. 

Outra comparação inevitável com a culinária argentina é no campo das massas.

Devido a grande imigração italiana, os uruguaios também são especialistas em pratos a base de farinha de trigo, mas sempre há alguma diferença no modo de preparo ou em algum ingrediente.

A Pizza Uruguaia

Pizza Uruguaia | Comidas Típicas do Uruguai
Pizza Uruguaia | Comidas Típicas do Uruguai

Um bom exemplo é a pizza uruguaia, que ao contrário das tradicionais, não é vendida no formato redondo e sim em metro, isso mesmo, um metro de pizza!

Os recheios são bem tradicionais, porém as pizzas de queijo foram as que mais me encantaram, e não se preocupe, você não precisa comer um metro de pizza, elas são vendidas em porções, geralmente a ponta, perfeito para quem viaja sozinho ou em casal.

A Salsa Caruso

Salsa Caruso | Comidas Típicas do Uruguai
Salsa Caruso | Comidas Típicas do Uruguai

Outro exemplo da herança italiana são as pastas. Você vai provar deliciosos sorrentinos, raviólis e macarronadas, mas quando for visitar o país, peça sua pasta com a salsa caruso e prove uma comida típica do Uruguai.

Essa salsa (molho) foi criada em Montevidéu no ano de 1915, em homenagem ao cantor italiano Enrico Caruso, que estava visitando o país na época.

Esse molho leva manteiga, creme de leite, parmesão ralado, cogumelos, presunto picado e caldo de carne, simplesmente delicioso! Você tem que provar essa comida típica do Uruguai.

A Torta Pascualina

Torta Pascualina |  Pratos do Uruguai
Torta Pascualina | Pratos do Uruguai

As tortas (você também pode conhecê-las como tartas) também são muito comuns nos dois países, mas a torta pascualina se tornou prato típico do Uruguai.

E não é uma torta ou bolo doce como você está pensando, essas tortas (ou tartas) são salgadas, e podem ser encontradas nos mais diferentes sabores, como carne, frango e queijo.

Porém a torta pascualina – que como o próprio nome sugere, era um prato típico da época da Páscoa – é recheada com acelga refogada com queijo ralado, alho e noz moscada, e ainda ovos cozidos.

Uma curiosidade sobre a preparação, é que os ovos são colocados crus em “buracos” feitos no recheio de acelga, que cozinharão durante o processo de forno.

Várias semelhanças na culinária dos dois países não é?! Mas cada um com o seu segredo ou sua particularidade!

Doces Típicos do Uruguai

Claro que eu não podia deixar pra trás esse item tão importante da culinária uruguaia, a sobremesa! E os uruguaios sabem fazer doces maravilhosos, começando pelo doce de leite que tem um sabor incrível!

O Alfajor

Alfajor | Comidas Típicas do Uruguai
Alfajor | Comidas Típicas do Uruguai

O clássico alfajor, também é sucesso garantido entre os uruguaios, e os mais famosos são os tradicionais com massa e cobertura de chocolate e recheio de doce de leite. O alfajor vai bem com mate ou café, ou podem ser uma deliciosa sobremesa.

O Bolo Chajá

Outra receita que não pode faltar no café da tarde, reuniões com amigos ou festas de aniversário é o bolo chajá.

O ele foi criado na região de Paysandú, no norte do país, e rapidamente se tornou uma comida típica do Uruguai. O bolo chajá é feito com camadas de massa de pão de ló, chantilly, pêssego em calda, suspiro e claro, muito doce de leite, deu até água na boca!

É um dos pratos de sobremesa mais típicas do Uruguai

O Bolo Frito

Bolo Frito | Comidas Típicas do Uruguai
Bolo Frito | Comidas Típicas do Uruguai

E um clássico em dias chuvosos, o bolo frito (ou torta frita) consiste em uma massa feita apenas com farinha de trigo, manteiga (ou outro tipo de gordura), água morna e um pouco de sal, esticada cortada em formato redondo, frita no óleo.

Os uruguaios, assim como outros países vizinhos, adoram comer os bolos fritos envoltos no açúcar e canela, acompanhados do bom e velho mate, principalmente nas tardes frias e chuvosas do longo inverno do Uruguai.


E então, gostou dessa nossa viagem gastronômica? Ficou com ainda mais vontade de conhecer esse pequeno e lindo país que o Uruguai?

Planeje aqui sua viagem para o Uruguai

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade prefiro o Booking.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 12 locadoras ao redor do Uruguai.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

0FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.