O Que Fazer Em Andradas, MG: Terra Do Vinho E Os Melhores Pontos Turísticos

Compartilhar

Minas Gerais tem tantos destinos maravilhosos, que é difícil conhecer todos. Porém, para quem ama este estado, como é o meu caso, é necessário continuar tentando desbravar cada cantinho de um dos lugares mais maravilhosos do Brasil (e também do mundo).

Por isso, irei apresentar neste artigo o que fazer em Andradas, para todo mundo descobrir tudo que essa cidade incrível tem a oferecer aos viajantes.

A cidade de Andradas fica localizada no sul de Minas Gerais, a poucos quilômetros do estado de São Paulo e a mais de 450 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.

Com aproximadamente 40 mil habitantes, ela é conhecida por seus festivais, sua forte cultura e suas belezas naturais.

Portanto, os turistas que estão interessados em conhecer Andradas têm todos os motivos para fazer essa viagem, afinal, possibilidades de lazer é o que não falta nesta bela cidade do interior mineiro. Pois seja lá qual for o estilo do viajante, Andradas certamente tem uma opção de lazer perfeita para ele.

Então, vamos agora a tudo que você precisa saber antes de fazer essa viagem. Logo abaixo você irá descobrir quais meios de transporte utilizados, quando visitar, onde ficar, onde comer, e obviamente, o que fazer em Andradas.

Quando visitar Andradas

Como Andradas possui muitas atrações ao ar livre, recomendo aos turistas que desejam conhecê-las que vão durante o verão, ou pelo menos em meses de clima mais ameno.

Isso porque a cidade costuma esfriar bastante durante o inverno, o que pode causar uma certa indisposição nos turistas.

No entanto, Andradas é muito famosa também por conta da sua Festa de Vinho, que acontece em julho, bem no comecinho do inverno.

Por isso, quem deseja aproveitar para fazer esse passeio maravilhoso, experimentando os melhores vinhos da região, deve planejar sua viagem para o meio do ano.

Onde ficar em Andradas: Minhas indicações de Hospedagens

Por fim, vamos às dicas de alguns lugares para se hospedar em Andradas. Venha conferir:

Dela Inn Andradas

32810 hall de entrada dela inn
Hall de entrada do dela inn
32810 quarto no dela inn
Quarto no dela inn

O Dela Inn Andradas é um lugar incrível para se hospedar na cidade de Andradas! Você pode aproveitar as vistas panorâmicas da cidade enquanto se diverte na academia ou relaxa com uma bebida no bar

Aliás você poderá ficar online o tempo todo, graças ao Wi-Fi gratuito que é oferecido em toda a propriedade. E se você quiser se exercitar, pode aproveitar a academia!

O melhor de tudo, você tem estacionamento gratuito, para que não precise se preocupar com onde estacionar seu carro. E como se isso já não bastasse, você ainda tem um jardim e um terraço para curtir os dias de sol!

Porto das Asas Park Hotel

32810 porto das asas park hotel
Porto das asas park hotel
32810 quarto no porto das asas park hotel
Quarto no porto das asas

O Porto das Asas Park Hotel é um lugar incrível! Você vai amar a vista da cidade que ele oferece e o melhor é que você pode usar o Wi-Fi e estacionamento privativo sem pagar nada a mais! As unidades são super confortáveis, com banheiro privativo, ar-condicionado, TV de tela plana e frigobar.

E se você quer sair um pouco da sua unidade, você pode desfrutar do restaurante, do serviço de quarto, do bar e do jardim. Tem uma área de estar e/ou jantar em algumas unidades também!

Os funcionários são super educados e prestativos e as avaliações são excelentes! E a localização é ótima!

O que fazer em Andradas: Melhores Pontos Turísticos

Agora que você sabe como e quando ir nesta cidade, vamos falar mais sobre as opções de lazer que ela proporciona aos turistas. Há atrações para os mais diversos gostos, tanto é que considero um dos lugares mais diversificados para visitar no interior mineiro.

Sem mais delongas, vamos as melhores dicas sobre o que fazer em Andradas:

Festa do Vinho de Andradas

Como citamos anteriormente este festival, vamos começar por ela as indicações sobre o que fazer em Andradas.

Com mais de 50 edições já realizadas, a Festa do Vinho é uma das mais tradicionais da região, e traz uma programação com atrações musicais, concurso para eleger as princesas e rainhas do festival, além de claro, muito vinho.

Normalmente, as barracas com vinhos, comidas e outras bebidas ficam expostas durante o dia inteiro, assim, os turistas podem aproveitar integralmente o clima da cidade em dias de festival.

O passaporte para curtir todos estes dias é bastante em conta, e pode ser adquirido em plataformas digitais.

Vinícola São Geraldo

Vinícola são geraldo | o que fazer em andradas
Vinícola São Geraldo | O que fazer em Andradas

E como o assunto é vinho, não tem como não indicar uma das atrações mais legais da cidade, e um lugar obrigatório para qualquer roteiro sobre o que fazer em Andradas. Esta vinícola está localizada em uma linda casa, com uma arquitetura muito chamativa e cheia de detalhes cativantes.

No interior há tudo que faz o vinho ficar pronto, desde imensos recipientes para a fermentação até os barris onde eles são depositados. Já ao seu redor há um vinhedo belíssimo, no qual é possível caminhar e observar a alta qualidade de uvas que a São Geraldo usa na fabricação de vinhos.

Para os turistas que desejam experimentar as bebidas feitas aqui, há uma degustação onde eles podem experimentar diversos tipos de vinhos. Aliás, há uma loja para que os visitantes possam comprar e levar para casa.

Entre os vinhos vendidos há o rosé, o tinto, o branco, além de outras bebidas, como espumante, licor, destilado e até suco de uva.

Pedra do Elefante

32810 pedra do elefante 2
Pedra do Elefante

Para os turistas que gostam de entrar em contato com a natureza e estão com disposição para desbravar novos lugares, a dica de o que fazer em Andradas é ir até a Pedra do Elefante, que fica localizada em uma serra.

Para chegar até lá é preciso fazer uma longa caminhada, pelo qual os visitantes passaram por belas paisagens. Ao chegar ao fim do trajeto é possível observar uma vista maravilhosa, que certamente vale todo o esforço do percurso valer a pena.

Para os turistas que desejam fazer essa caminhada, a dica é ir com roupas leves e com garrafinhas de água extra, pois no meio do caminho não haverá barracas para vender. Além disso, também recomendo muito fortemente o uso de protetor solar, independentemente de como esteja o sol.

Pico do Gavião

32810 pico do gaviao 1
Pico do Gavião

Já para aquele perfil de turista que além de gostar de natureza também curte aventuras, não tem como não colocar o Pico do Gavião na lista de o que fazer em Andradas. Esta atração se trata de uma montanha concedida a um clube de voo, que oferece diversas atividades aos turistas que subam nela.

Entre as possibilidades de lazer há salto de asa delta, slackline, mountain bike e a contemplação de uma vista de tirar o fôlego. A subida para o pico é muito simples, pois os visitantes contam com toda a estrutura necessária para fazer esse percurso com o máximo de conforto.

Assim como para a Pedra do Elefante, o uso de roupas leves e de protetor solar é indispensável, assim como se manter hidratado durante todo o trajeto.

Cachoeira do Joaquim

Cachoeira do joaquim | o que fazer em andradas
Cachoeira do Joaquim | O que fazer em Andradas

Não tem como deixar as cachoeiras de fora dessa lista de o que fazer em Andradas, e escolhi a Cachoeira do Joaquim como representante delas, afinal, além de ser uma queda d’água lindíssima, o acesso a ela é bem simples.

O visual da cachoeira é impressionante, e forma uma cascata que deságua em um poço com águas bem clarinhas, ideal para o banho. A vegetação ao entorno é igualmente linda, com árvores que criam uma boa sombra para fugir do sol, mas são abertas o suficiente para deixar os raios solares entrarem.

Como se trata de uma propriedade privada, é preciso pagar para chegar até ela, mas os preços são bem baratinhos e os donos do lugar oferecem toda a assistência que os turistas possam precisar durante o trajeto.

Onde comer em Andradas

Depois de conferir as melhores dicas para turistas de o que fazer em Andradas, vamos agora a bons lugares para comer durante a estadia nesta cidade. A boa notícia é que as opções são variadas, tanto no cardápio quanto na ambientação e nos preços. Confira:

Aldeia Fazenda Velha

Para continuar num clima de maior contato com a natureza, minha primeira dica de onde comer em Andradas é um restaurante localizado em uma fazenda. Ele serve comida tipicamente mineira, muito bem preparada pela equipe de cozinheiros do local.

O atendimento é ótimo, muito atencioso e eficiente. Já no que diz respeito aos preços, eles estão dentro da média, e mesmo que não sejam dos mais baratos, ainda vale a pena, ainda mais para comer em um lugar com uma vista tão bonita.

Endereço: Restaurante Aldeia Velha – Andradas.

Restaurante Cantina Baiana

Outra dica de onde comer em Andradas é a Cantina Baiana, que apesar do nome, traz não somente receitas típicas da culinária da Bahia, como de diversos outros pratos no seu cardápio.

O ambiente deste local é muito aconchegante, com uma decoração mais rústica, que cria um clima mais intimista. Recomendo especialmente os caldos e o lombo servido neste restaurante, pois são as receitas mais deliciosas e elogiadas do lugar.

Endereço: R. Cap. Cirílo, 84 – Centro, Andradas.

Pizzaria e Chopperia Luna

Já para quem está mais a fim de comer uma pizza tomando um chopp bem gelado, a dica é ir até a Pizzaria e Chopperia Luna, que serve as melhores pizzas da cidade, além de bebidas como drinks, cervejas, e obviamente, chopps.

O ambiente é bem confortável e não há do que reclamar do atendimento. Em relação aos preços eles são bem em conta, ainda mais considerando a qualidade das pizzas feitas aqui. Indico a todos que peguem a Tropical, considerada uma das melhores da casa. 

Para quem gosta de doces, também indico pegar alguma sobremesa, pois a pizzaria possui várias no seu cardápio.

Endereço: R. Dr. Delfim Moreira, 771 – Andradas.

Soberano Steak House

As comidas servidas no Soberano Steak House são capazes de encher os olhos e os paladares de todos que forem a este lugar, por isso considero um restaurante obrigatório para se ir em Andradas.

Um dos pratos mais elogiados é o chamado “Bandido”, que traz na sua receita filé com risoto de alho poró e batata frita por um preço razoável. Outro prato bem famoso é o de carne com queijo derretido, que é servido bem na hora e é impossível não ficar encantado com a beleza (e o sabor) dele.

Endereço: R. Maj. Bonifácio, 71 – Andradas.

Como chegar em Andradas

Há duas opções para chegar em Andradas: ir de carro ou ir de ônibus. Porém, para os viajantes que vem mais de longe, há a possibilidade de encurtar este percurso indo de avião uma boa parte do trajeto.

Mas isso falaremos mais detalhadamente logo abaixo. Então venha conferir as melhores formas de viajar até Andradas.

Como chegar em Andradas de ônibus

Viajar de ônibus é sempre a alternativa mais cômoda, uma vez que é a mais econômica e a mais simples, já que não é nada difícil encontrar uma rodoviária, tanto na hora do embarque quanto na hora do desembarque.

Apesar de diversos ônibus não chegarem até Andradas, boa parte deles chegam até as cidades da região, como por exemplo em Poços de Caldas, assim, basta pegar outro veículo diretamente para o destino final.

Para quem preferir, a cidade de São Paulo possui ônibus que passam diretamente para este município. Em média, essa viagem custa R$85,00 e pode ser feita em menos de quatro horas. 

Como chegar em Andradas de carro

No entanto, acredito que a melhor opção para viajar até Andradas é ir de carro, mesmo que a viagem saia um pouco mais cara do que o planejado. Isso porque não existem muitos ônibus que vão até essa cidade, então esta é uma opção limitada.

Para viajar de carro saindo mais do sul, o ideal é pegar a Rodovia Anhanguera, acessar o Anel Viário e chegar em Andradas por meio da SP-342; já para quem vem mais do norte em direção ao sul, o melhor é seguir pela Rodovia Fernão Dias até a cidade de Pouso Alegre e de lá pegar a 459 até chegar na rodovia MG-455, onde é possível acessar Andradas. 

Como chegar em Andradas de avião

Não há nenhum aeroporto dentro da cidade de Andradas, e também em nenhuma cidade vizinha. Porém, para quem vem de muito longe, vale a pena incluir um voo no seu percurso, mesmo que ele não te deixe no município, pois isso encurta muitas horas da viagem.

Dessa forma, a dica é ir até a cidade mais próxima que possui aeroporto, nesse caso Guarulhos ou o de Viracopos, em Campinas. Ambos estes aeroportos deixam o passageiro a umas três horas de carro (ou ônibus) de Andradas.

Dicas para o viajante de Andradas

Praça de vinho | o que fazer em andradas
Praça de vinho | o que fazer em andradas

Andradas é uma cidade pequena e bem conservada, localizada na serra do pau d’alho, no estado de Minas Gerais. É conhecida como a “terra do vinho” e oferece uma grande variedade de rótulos finos para degustação.

Além disso, a cidade também é destino para prática de esportes de aventura, como voo livre e rapel, e faz parte do roteiro religioso, com o Caminho da Fé e a Pedra da Cruz.

Não perca a oportunidade de conhecer essa cidade encantadora, com seus 41 mil habitantes e sua beleza natural. O acesso é fácil e o trajeto dura cerca de metade do caminho até as águas da Prata. A Pedra do Pântano, com seus 220 metros de altura, é um atrativo a não ser perdido.

A visitação à Toca das Andorinhas e ao Centro de Andradas também são imperdíveis. Não deixe de passar na loja de Stella Valentino, onde você encontrará os melhores vinhos da região.

Conhecer Andradas é investir em uma viagem cheia de surpresas e experiências inesquecíveis. Deixe um comentário e compartilhe suas impressões conosco!

Planeje sua viagem para Andradas

Finalmente após um turbilhão de informações vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens.

Icone de hotel Começe a planejar a sua viagem reservando a hospedagem pelo Booking, quanto antes você reservar maior será sua economia.

Icone do rentcars O aluguel de carro te garante uma experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. Através da RentCars você consegue comparar preços entre as todas as locadoras da cidade.

Icone do seguro viagem É tão recomendável que chega a ser obrigatório. Com o seguro viagem você esta protegido com os cuidados à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes e bagagem extraviada. Para a cotação eu utilizo e indico sempre o Real Seguro Viagem.

Icone do ingresso Para evitar os famosos perrengue chique, eu indico que compre todos os ingressos e passeios com antecedência pela Civitatis.

Icone do avião Com o Skyscanner você encontra passagens áreas com até 35% de desconto para todos os destinos.

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias