O Que Fazer Em Franca, SP: Conheça Os Melhores Pontos Turísticos

Compartilhar

O interior de São Paulo possui cidades que muitas vezes não são exploradas por turistas de regiões mais distantes. Pensando nisso, vamos falar das várias possibilidades de o que fazer em Franca, para que cada vez mais pessoas se interessem em conhecer este belo município.

Um pouco sobre a História de Franca

Franca fica localizada a 400 quilômetros da capital de São Paulo, bem na divisa com o triângulo mineiro.

Por conta disso, ao visitar essa cidade os turistas irão dar de cara com uma típica cidade do interior paulista, mas que os moradores carregam consigo um delicioso sotaque de Minas Gerais. Inclusive, em certos bairros é possível ver as montanhas mineiras ao fundo da paisagem.

A cidade possui uma economia fortemente voltada para a produção de sapatos, tanto que possui várias indústrias no seu território. Sem contar que também é conhecida por ser um importante pólo de basquete, tanto que é chamada de Capital Nacional do Basquete.

Em relação ao turismo, Franca não é uma das cidades mais visitadas do interior de São Paulo, mas ainda assim oferece uma série de atrações incríveis, e conta com uma infraestrutura muito boa para recepcionar viajantes e deixar a viagem deles muito confortável.

Para quem ainda não sabe se vale a pena conhecer este município, ao longo dessa lista irei apresentar diversas opções de o que fazer em Franca, assim, os turistas que estão em dúvidas terão certeza que esta cidade tem muito a oferecer.

Quando visitar Franca

A cidade de Franca tem um bom clima para viagem durante o ano inteiro. Assim como ocorre quase sempre em locais de clima subtropical, geralmente o inverno é mais seco e o verão mais chuvoso.

No entanto, em nenhuma época do ano o clima é muito extremo, ou seja, raramente faz muito calor ou muito frio.

Por conta disso, é um bom lugar para ir em todas as estações, e minha recomendação final é não se preocupar tanto com o clima e viajar quando você estiver com mais vontade de conhecer Franca.

Onde ficar em Franca: Minhas indicações de Hospedagens

Como citei anteriormente, a infraestrutura de Franca é ótima para recepcionar turistas, e isso envolve claramente sua rede de hospedagem, bem variada e para todos os perfis de turistas.

Então venha conferir onde ficar em Franca:

Dan Inn Franca & Convenções

32807 dan inn
Dan inn franca
32807 quarto no dan inn
Quarto no dan inn franca

Com um ambiente muito refinado, e que oferece uma estrutura mais do que excelente, o Hotel Dan Inn é um espaço lindo e muito aconchegante.

Ele conta com um amplo complexo de lazer para seus hóspedes, que oferece coisas como piscina, academia e quadra esportiva.

A localização também é excelente, visto que fica a poucos minutos do Shopping Center de Franca.

Hotel Imperador Palace

32807 hotel imperador palace
Hotel imperador palace
32807 quarto no hotel imperador palace
Quarto no hotel imperador palace

Já para quem busca conforto e economia, o Hotel Imperador Palace é o que há de melhor na cidade. Ele oferece quartos amplos, equipados com televisão, ar condicionado e frigobar.

Algumas suítes também possuem uma sala, o que aumenta o ambiente e o deixa ainda mais privativo.

Outra vantagem é que o café da manhã do local está incluso na reserva, e para quem quer almoçar ou jantar dentro dele, o hotel ainda oferece um restaurante.

Hotel Comfort Franca

32807 comfort franca
Comfort franca
32807 quarto no comfort franca
Quarto no comfort franca

Por fim, também recomendo o Comfort Franca, um hotel muito confortável por um preço bastante acessível.

Os quartos são bem decorados e espaçosos, e também contam com televisão e ar condicionado.

O hotel ainda possui piscina e uma ampla mesa de café da manhã incluso na diária. Para quem vai de carro, este lugar ainda oferece estacionamento gratuito.

O que fazer em Franca, SP: Os melhores Pontos Turísticos

Mas agora, vamos a o que desperta mais curiosidades: o que fazer em Franca. Como vamos ver mais abaixo, há diversas possibilidades de lazer nesta cidade, para os mais diferentes estilos de turistas.

O melhor é que é possível visitar todas elas em poucos dias, visto que a distância entre um ponto turístico e outro não é muito longa.

Dessa forma, se a sua viagem for curta não se preocupe, dá tempo de conhecer bastante coisa.

Relógio do Sol

32807 relogio do sol
Relógio do Sol

Ao falarmos sobre o que fazer em Franca não podemos deixar de recomendar um dos lugares mais interessantes da cidade, que inclusive se tornou um símbolo da mesma.

O Relógio do Sol localizado em Franca fica na praça principal da cidade, bem no centro dela. 

Ele é um marco importante do município pois é um monumento histórico construído no século XIX, único no Brasil.

É um exemplar tão exclusivo deste modelo de Relógio de Sol, que só existe mais um no mundo, que atualmente está localizado em Annecy, na França.

Recentemente, este monumento foi restaurado, e ele está bem conservado, então os turistas podem ir sem medo de se deparar com uma construção mal cuidada.

Catedral de Nossa Senhora da Conceição

32807 catedral de nossa senhora da conceicao
Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Os turistas que gostam de construções arquitetônicas impressionantes, e também aqueles que adoram se adentrar na cultura e religião da cidade visitada, podem colocar sem medo a Catedral de Nossa Senhora da Conceição na lista de o que fazer em Franca durante a estadia por lá.

Este é um lugar muito lindo, tanto no seu interior quanto no seu exterior. Por fora, o estilo gótico com uma pegada neoclássica entrega um visual belíssimo da cidade.

Já por dentro, os vitrais e as belas esculturas são o que há de mais bonito, juntamente com as pinturas e as belas pilastras que deixam a Catedral mais fascinante ainda.

Fazendinha Zoomix

32807 fazendinha zoomix 1
Fazendinha Zoomix

Já os turistas que desejam entrar mais em contato com a natureza durante sua estadia nesta cidade, podem incluir a Fazendinha Zoomix na lista de o que fazer em Franca.  Esta é uma ampla área verde, mas que fica localizada bem no meio do centro urbano da cidade.

Ela é lotada de animais, tanto os mais conhecidos por viverem em fazenda, quanto alguns bichos mais exóticos. Ao visitá-la, os turistas têm a oportunidade de conviver diretamente com eles. Além disso, ainda conta com uma linda lagoa, plaquinha para crianças e a possibilidade de fazer passeios de charrete.

Para alguns, o melhor é que a Fazendinha Zoomix tem um restaurante excelente, que serve comida caseira feita em panela de barro e fogão a lenha.

O buffet é muito farto, e ao comer por lá é uma oportunidade de almoçar vendo a bela paisagem que a fazendinha oferece.

Museu Interativo de Ciências 

Ir a museus é sempre uma excelente forma de aproveitar o tempo de viagem em uma cidade. Neste sentido, visitar o Museu Interativo de Ciências desta cidade é algo obrigatório para quem está procurando o que fazer em Franca.

Este é um espaço muito interessante, onde os visitantes conseguem ter contato com várias experiências científicas legais, capazes de fascinar tanto crianças quanto adultos.

Os funcionários do lugar são ótimos e explicam cada uma dos itens expostos de forma muito clara, o que deixa o passeio mais interessante.

Onde comer em Franca: Um passeio pela gastronomia

Franca tem alternativas de restaurantes excelentes, que conseguem agradar todos os tipos de paladares. Confira alguns lugares que você não pode deixar de ir:

Restaurante Barão

Quer comer em um lugar que além de boa comida, também possui uma ambientação excelente? Então o Restaurante Barão é o lugar certo!

Com bastante tradição na cidade, este restaurante foi fundado em 1955, e desde então serve pratos muito elogiados pelos clientes.

Com um cardápio maravilhoso, este lugar possui uma ampla variedade de comidas. O carro chefe da casa, sem dúvidas é o famoso filé mignon a milanesa, chamado também de Filé a JK.

Endereço: R. Mal. Deodoro, 1470 – Centro, Franca.

Restaurante Arroz com Feijão

Comida simples mas muito saborosa é o que há de melhor neste restaurante. O Arroz e Feijão serve comida self service, com um buffet cheio de possibilidades, desde saladas, até carnes e massas.

Uma boa notícias aos vegetarianos e veganos, é que o Arroz e Feijão tem boas possibilidades de comida que não levam ingredientes animais no seu preparo.

Além disso, o espaço é super aconchegante, o atendimento muito educado e eficaz e os preços super em conta.

Como chegar em Franca

Viajar até Franca é uma viagem relativamente simples, independente de onde o turista esteja saindo. Isso porque diversas cidades têm transportes diretamente para lá.

E também está localizada ao lado de Ribeirão Preto, uma das maiores e mais desenvolvidas cidades do interior paulista.

Por conta disso, quem não conseguir ir diretamente até esta cidade, pode se locomover até Ribeirão Preto e depois seguir em frente com uma viagem rápida até Franca. Mas vamos saber exatamente como isso pode ser feito?

Como chegar em Franca de ônibus

Para começar, a opção mais econômica para chegar em Franca é viajar de ônibus. Para os turistas que vão embarcar em cidades próximas, vários municípios têm veículos que vão diretamente para Franca.

Já para quem vem de longe, a dica é ir até a cidade de São Paulo e de lá embarcar rumo a esta cidade.

Em geral, este tipo de viagem é bem confortável quando a distância não é muito longa, mas há melhores opções de transporte para quem vem de outras regiões ou lugares longes.

Como chegar em Franca de carro

Para viajar de carro até Franca, é necessário pegar a Rodovia Anhanguera ou a Cândido Portinari. A boa notícia é que ambas são bem cuidadas, o que garante uma viagem mais segura e confortável.

Outra vantagem em viajar de carro é a possibilidade de ter um meio fácil de locomoção para conhecer diversos pontos turísticos de Franca, assim, é possível economizar tempo e dinheiro durante a estadia nesta cidade.

No entanto, as estradas que levam até Franca possuem um trajeto cheio de pedágios, então é bom colocar na ponta do lápis se vale a pena ir com veículo próprio ou não. 

Como chegar em Franca de avião

Franca não possui aeroporto comercial, mas como foi dito anteriormente ela fica bem próxima de Ribeirão Preto, que recebe diversos voos por dia.

Então, para quem quer chegar em Franca de avião a dica é ir até o município vizinho e seguir o resto do trajeto de carro ou ônibus.

A principal vantagem deste tipo de viagem é a economia de tempo, sendo que para quem mora longe muitas vezes é uma das únicas formas possíveis de chegar até esse destino sem passar dias e dias na estrada.

Já uma desvantagem são os preços das passagens, que andam em alta nos últimos tempos. Para tentar driblar esse problema, a dica é comprar as passagens de forma antecipada, pois elas tendem a ficar mais caras conforme a data do voo se aproxima.

Dicas para o viajante de Franca, SP

32807 franca shopping 1
Franca shopping

Em resumo, Franca, SP, é uma cidade cheia de opções para aqueles que procuram aventura e descanso. Se você está procurando os melhores pontos turísticos da cidade, temos certeza de que você encontrará tudo o que precisa aqui.

Desde a visita ao Franca Shopping até o passeio pela Praia de Rifaina, há muito o que fazer em Franca.

Além disso, não deixe de conferir os melhores pontos turísticos da cidade, que vão desde a igreja matriz até o Parque Universitário. Não perca a oportunidade de experimentar a culinária local, que é famosa por suas pizzarias e por sua carne bovina à milanesa.

E por fim, não deixe de compartilhar suas impressões sobre a cidade conosco, nos deixando um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber sua opinião!

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

  1. sempre vou á esse maravilhoso lugar,minha filha mora a pouco tempo, simplesmente amo esse lugar,conheço vários lugares, inclusive Rifaina,,,apaixonante ….super indico …ahhh ,,tbm tem vários e vários barzinhos super tops por lá…. novamente,,,,super recomendo

    • Olá Verônica,

      Fico muito feliz em saber que você tem uma conexão tão especial com Franca, SP! É sempre maravilhoso ter um lugar que nos faz sentir em casa, especialmente quando nossos entes queridos estão por perto.

      Franca, com seu charme singular, realmente tem muito a oferecer. E não posso concordar mais sobre Rifaina, é de fato um lugar apaixonante, com sua beleza natural deslumbrante.

      E quanto aos barzinhos, ah, com certeza! Franca está repleta de opções que agradam a todos os gostos. É incrível como esses lugares têm o poder de nos proporcionar momentos memoráveis.

      Sei que você é uma grande entusiasta de Franca, e tenho certeza de que suas palavras vão inspirar muitos a explorar essa cidade encantadora.

      Continue desfrutando desses momentos especiais em Franca, e quem sabe, talvez você ainda descubra alguns lugares novos para compartilhar conosco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias