Pontos Turísticos de Assunção: 23 principais lugares para visitar

América do SulParaguaiPontos Turísticos de Assunção: 23 principais lugares para visitar
- Propaganda -

Descubra os principais pontos turísticos de Assunção, que vão fazer você ter uma outra ideia da cidade. Você vai descobrir que, como as cidades do Rio da Prata, Assunção também tem muita beleza, cultura e animação para oferecer.

Assunção é a capital, maior e mais importante cidade do Paraguai. Localizada às margens do Rio Paraguai, a cidade possui uma paisagem privilegiada, e é repleta de parques e de belezas naturais.

Destaca-se também na arquitetura, possuindo diversos monumentos e edifícios belíssimos e de grande importância.

É, ainda, uma cidade muito rica historicamente, onde várias culturas se cruzaram, e onde vários acontecimentos históricos tiveram lugar. Por tudo isso, posso dizer sem dúvida nenhuma que é uma cidade muito interessante.

No entanto, é ainda uma cidade subestimada. Assunção não é uma cidade muito lembrada quando se fala de turismo, e mesmo os brasileiros desconhecem esse lado turístico da capital paraguaia, preferindo, em lugar dela, destinos como Buenos Aires e Montevidéu.

A grande maioria dos pontos turísticos de Assunção são gratuitos. A maioria dos pontos listados abaixo são bem próximos, bem na região central.

Então continue lendo, porque os melhores pontos turísticos de Assunção estão listados abaixo.

 1. Palacio de Los López

Free Walking Tour - Palácio de los López
Free Walking Tour – Palácio de los López

A primeira coisa que você deve visitar assim que chegar na cidade é o Palacio de los López, o mais famoso ponto turístico de Assunção. Foi construído em estilo neoclássico, durante o governo de Francisco Solano López, para servir de residência presidencial.

Começou a ser construído em meados do século XIX, o período mais próspero de  Assunção, durante o qual houve uma revitalização da cidade, tendo sido construídos diversos outros monumentos.

Além de sua enorme importância arquitetônica e política, o palácio possui também grande riqueza histórica. Por causa da Guerra do Paraguai, Solano López nem chegou a residir no palácio, tendo sido morto depois de se refugiar no interior do país.

Por ser o símbolo do Paraguai, o palácio foi tomado por soldados brasileiros durante a guerra, tendo sido parcialmente destruído. Em 1892, o palácio foi reformado e reinaugurado, servindo desde então como palácio governamental.

Não é possível visitar o interior do palácio, mas vê-lo, mesmo que só de fora, é um passeio imperdível. Quando você estiver lá, vai se encantar com a imponência do edifício, mas também com a beleza de seus arredores, onde há enormes parques.

Como o palácio fica na orla, dali é possível ver a bela paisagem da Baía de Assunção e da Avenida Costanera. Perto dessa avenida, fica o famoso letreiro de Assunção, uma parada obrigatória que rende belas fotos, com o palácio ao fundo.

Reserve aqui o Free Walking Tour por Assunção

 2. Manzana de la Rivera

Centro Cultural de la Ciudad Manzana de la Rivera
Centro Cultural de la Ciudad Manzana de la Rivera

Bem pertinho do Palácio de los López fica a Manzana de la Rivera, um centro cultural que funciona num conjunto de nove casas históricas, que ocupam um quarteirão. Cada uma dessas casas sedia uma atração cultural diferente.

Na Casa Viola funciona o Museu Memória da Cidade, que reúne uma grande quantidade de documentos que contam a história de Assunção. Na Casa Vertúa fica a importante Biblioteca Augusto Roa Bastos, dedicada ao maior escritor do país.

Em uma outra casa fica o Salón Garcia Lorca, um espaço para eventos musicais e apresentações de dança e, em outra, o imperdível Café Bar Casa Clari, onde é possível fazer suas refeições com uma belíssima vista para o Palacio de los López.

Isso para citar apenas as mais interessantes. Uma das principais referências quando se fala em cultura, a Manzana de la Rivera é um dos mais interessantes pontos turísticos de Assunção, e não pode ficar de fora de seu roteiro.

A entrada é gratuita.

 3. Catedral Metropolitana

Ao sair do Manzana de la Rivera, basta seguir a rua Paraguayo Independiente que logo você chegará na Plaza de Armas, uma das praças mais importantes da cidade, onde ficam dois dos principais pontos turísticos de Assunção: a Catedral Metropolitana e o Centro Cultural da República.

A Catedral Metropolitana é o mais importante templo católico da cidade, e um de seus monumentos mais emblemáticos. Sua construção foi iniciada na década de 1840, e continuou pelas duas décadas seguintes.

Possui um estilo neoclássico, de notável inspiração espanhola, típico das igrejas construídas na região no século XIX. Sua fachada imponente, repleta de colunas, é um dos destaques da Plaza de Armas.

A entrada é gratuita.

 4. Cabildo | Centro Cultural da República

Museu do Cabildo
Museu do Cabildo

Um dos edifícios mais bonitos da Plaza de Armas é o do Centro Cultural da República. Esse edifício, construído no século XIX, em estilo neoclássico, era a princípio onde funcionava o Cabildo, o governo municipal das regiões dominadas pela Espanha.

Atualmente, sedia o Centro Cultural da República, uma espécie de museu, onde está exposto o acervo referente ao período colonial e os documentos pertencentes ao Cabildo.

Para quem se interessa por história, o Centro Cultural da República será uma das visitas mais interessantes da cidade.

A entrada é gratuita.

 5. Museu Casa da Independência

Casa de la Independencia
Casa de la Independencia

A poucos metros da Plaza de Armas, fica um dos pontos turísticos de Assunção de maior destaque: o famoso Museu Casa da Independência. Nessa casa aconteceram reuniões onde alguns líderes planejaram a Independência do Paraguai, que de fato ocorreu em 1811.

Por isso a casa foi transformada em um museu, onde é possível ver o mobiliário e a decoração da época, e também documentos e demais objetos relacionados à conspiração que tornou o Paraguai independente do governo espanhol.

Como no caso do Cabildo, é uma visita incrível, principalmente se você tiver interesse em história.

A entrada é gratuita.

 6. Panteão Nacional dos Heróis

O Panteão dos Heróis é o mais célebre dos pontos turísticos de Assunção, juntamente com o Palacio de los López. Localiza-se bem perto da Plaza de Armas, num belíssimo espaço arborizado, conhecido como Praça dos Heróis.

Começou a ser construído por volta de 1860, pelo presidente Solano López, para ser uma igreja. No entanto, por causa da Guerra do Paraguai, sua construção foi interrompida.

Apenas no século XX as obras foram retomadas, tendo sido inaugurado em 1936, não mais como igreja, e sim como homenagem aos soldados da Guerra do Paraguai e de demais heróis da história do país.

O Panteão abriga restos mortais de alguns importantes personagens do Paraguai, dentre eles, os do próprio Solano López.

O Panteão chama a atenção por ser uma das construções mais bonitas da cidade. Foi inspirado em construções neoclássicas da Europa, mais precisamente o Panteão de Paris, e é um dos tesouros arquitetônicos de Assunção.

Para deixar tudo ainda mais bonito, o Panteão dos Heróis é cercado por um belo parque, repleto de árvores.

Além de ser um dos principais pontos turísticos de Assunção e de ser um dos mais importantes monumentos da capital paraguaia, esse é um lugar perfeito para um descanso e para respirar um pouco de ar puro.

 7. Rua Palma

Pertinho do Panteão, fica a famosa Rua Palma, uma das mais importantes da cidade. Repleta de restaurantes, lojas e construções antigas, essa rua é um dos mais badalados pontos da capital paraguaia, e aqui você sentirá, mais que em qualquer outro lugar, a energia da cidade.

Não perca a oportunidade de dar uma volta e de conferir as lojas. Aqui você vai achar de tudo um pouco para comprar. Nessa mesma rua, bem pertinho do Panteão, fica o Lido Bar, um dos mais tradicionais da cidade.

Trata-se de um bar bem simples, bem informal, mas que é a cara de Assunção. Não deixe de experimentar as chipas e as empanadas, iguarias típicas do país.

A noite, é um lugar muito agradável, com mesinhas ao ar livre e muito movimento. Reserve algumas horas para aproveitar essa região da cidade, você não vai se arrepender!

 8. Praça Uruguaia

Depois de andar tanto, nada melhor que uns minutinhos de descanso na Praça Uruguaia, uma das mais bonitas da cidade.

Saindo do Panteão, basta seguir a rua Mariscal Estigarribia, que logo você chega nessa praça, densamente arborizada, repleta de banquinhos sob as árvores.

Apesar do movimento, típico da região central da cidade, esse é um dos lugares mais propícios para relaxar e descansar um pouquinho antes de continuar o passeio pela cidade.

 9. Estação Central

Ferrocarril Central de Asunción | Credito Felipe Méndez por Wikimedia
Ferrocarril Central de Asunción | Credito Felipe Méndez por Wikimedia

Bem ali, na Praça Uruguaia, fica outro dos importantes pontos turísticos de Assunção. Trata-se da Estação Central de Ferrocarril, um edifício histórico de 1861. Foi construída no mesmo período da introdução das ferrovias no Paraguai.

Hoje, a estação sedia um museu, que reconta a história das ferrovias no país, desde o seu surgimento, seu auge e, mais recentemente, seu declínio.

Nesse museu, a história das ferrovias se confunde com a história da própria cidade e do país. Ao visitá-lo, portanto, você vai conhecer um pouco mais da história de Assunção.

Quando você estiver na praça Uruguaia, não deixe de visitar a Estação Central.

 10. Igreja da Encarnação

Uma das igrejas mais impressionantes da cidade, a Igreja da Encarnação foi construída no fim do século XIX.

Possui uma aparência totalmente distinta das demais igrejas da cidade, tendo sido inspirada em igrejas da Europa, possuindo algumas características dos templos medievais e românicos.

Sua cor escura, bem como as grandes dimensões que ela possui, fazem com que essa igreja seja vista de longe, chamando a atenção no meio da paisagem. Fica perto da Praça Uruguaia, por isso vale a pena andar um pouquinho para conhecê-la.

A entrada é gratuita.

 11. Museu das Memórias

Museo de Las Memorias
Museo de Las Memorias

Um dos museus mais conhecidos e um dos principais pontos turísticos de Assunção, o Museu das Memórias é dedicado a recontar o período de 25 anos da ditadura de Stroessner.

O edifício onde está sediado o museu, localizado não muito longe do Panteão dos Heróis, foi um centro de operações do governo militar de Stroessner, para onde eram levados os opositores do governo, sendo presos e torturados.

Nesse museu, há desde fotografias e relatos das vítimas do regime, até a reconstituição das salas onde os presos eram violentamente interrogados. Apesar de triste e do clima pesado, é uma visita que vale a pena ser feita.

A entrada é gratuita.

 12. Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra tem o intuito de valorizar a cultura e a arte paraguaias, sendo um dos mais reconhecidos pontos turísticos de Assunção.

Mais precisamente, se dedica a expor a arte sacra do país, tendo dezenas de esculturas e demais obras de arte, de caráter religioso, em seu acervo.

Essas obras, que datam de séculos atrás, são de enorme riqueza histórica e artística. Além de ser um museu que celebra a arte e a cultura do país, é um museu dedicado à fé de seu povo, bem como de parte de sua história.

A entrada custa 25.000 guaranis.

 13. Museu Etnográfico Andrés Barbero

Mais um importante museu em nossa lista, o Andrés Barbero é um museu etnográfico que fica perto da Praça Uruguaia.

Possui o intuito de reunir e expor objetos relacionados aos indígenas do Paraguai, bem como de estudar seus costumes e sua história.

Aqui, você poderá apreciar objetos artísticos dos povos originários do país, como cerâmicas, máscaras e adornos corporais, armas e objetos do cotidiano.

Um dos mais interessantes pontos turísticos de Assunção, o Museu Andrés Barbero é uma viagem pela cultura e história do povo autóctone, e não poderia ficar de fora dessa lista.

A entrada é gratuita. Ônibus: linhas 8, 12, 23, 24, 30 e 56.

 14. Parque de la Salud

Parque de la Salud
Parque de la Salud

Esse é um dos mais belos e visitados parques da cidade. Extremamente arborizado, esse parque é uma área de reserva ambiental, e aqui você poderá desfrutar do contato com a natureza, um pouco de ar puro e alguns momentos de relaxamento.

Ideal para visitar nos fins de semana, o parque possui uma ótima estrutura. Além de caminhar, você pode aproveitar o espaço para fazer ginástica, fazer exercícios ou, se a animação não surgir, apenas sentar num canto e apreciar a paisagem.

Fica não muito longe do Jardim Botânico e da Paróquia da Santíssima Trindade, que veremos adiante.

 15. Museu do Barro

Museo del Barro
Museo del Barro

Esse museu, que é um dos mais famosos pontos turísticos de Assunção, possui esse nome porque em seu acervo há uma grande quantidade de obras de barro e de argila.

São inúmeras obras desse material, confeccionadas por diversas comunidades do país. Possui também uma seção dedicada à arte dos indígenas paraguaios, onde estão expostas máscaras, adornos e armas construídos pelos povos ameríndios.

Por fim, há também uma seção de arte contemporânea, onde você poderá conhecer artistas paraguaios de tempos mais recentes.

Esse museu é interessante porque ele oferece um panorama da arte do país, em diversos períodos da história e em diversos estilos.

Fica bem distante do centro (relativamente perto do parque La Salud) mas mesmo assim convém colocá-lo em seu roteiro.

A entrada é gratuita. Ônibus: linhas 28, 30 Aeropuerto, 44 Autopista.

 16. Parque Ñu Guasú

Perto do Museu do Barro fica outro dos famosos parques de Assunção. O Ñu Guasú é uma enorme área verde, repleta de árvores e cheia de pistas de caminhada, espaços gramados e jardins.

Esse parque é mais uma opção para você se sentir mais próximo da natureza, e descansar um pouco da agitação da cidade.

Seu maior atrativo é um jardim oriental, inspirado no paisagismo taiwanês. Os melhores dias para visitá-lo é sábado e domingo.

Reserve algumas horas de uma manhã de sábado para curtir o parque e, de quebra, repor suas energias.

 17. Museu do Futebol

Um pouco mais para o leste, nas proximidades do aeroporto, fica outro dos principais pontos turísticos de Assunção: o Museu do Futebol Latino-americano. Se você se interessa por futebol, este é certamente um dos locais que você não pode deixar de visitar.

Esse museu é uma homenagem e uma celebração a esse esporte, que é uma paixão dos latino-americanos.

Além de apreciar uma série de objetos relacionados ao mundo do futebol, você terá acesso a informações incríveis sobre a história do esporte no continente, suas origens, sua trajetória e seus personagens mais marcantes.

Ônibus: linhas 21, 24 e 41.

 18. Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Assunção é um dos mais agradáveis espaços naturais da cidade. São muitos hectares de bosques e jardins, onde você poderá apreciar espécies da flora de várias partes do mundo e, principalmente, da região.

Particularmente interessante é a coleção de etnobotânica e plantas medicinais, com centenas de espécies. Além disso, no local há também um campo de golfe.

Fica relativamente perto do Parque de La Salud e do Parque Ñu Guasú, na região leste da cidade, uma região menos urbanizada e repleta de áreas verdes.

Quando estiver nessa região, não deixe de reservar um tempinho para o Jardim Botânico.

Ônibus: linhas 47-1, 47-2 e 55.

 19. Paróquia da Santíssima Trindade

Pertinho do Jardim Botânico fica a igreja da Santíssima Trindade, uma das igrejas mais bonitas da cidade.

Considerada um dos mais importantes pontos turísticos de Assunção, a igreja possui uma imponente fachada, com arcos, colunas e grande riqueza de detalhes. Foi construída em 1854, por um arquiteto italiano.

O interior é cheio de arcos e repleto de belas pinturas em tons de dourado, que certamente vão encantar você. 

 20. Cerro Lambaré

Cerro Lambaré | Credito Iwan por Wikimedia
Cerro Lambaré | Credito Iwan por Wikimedia

Agora indo para a parte sul da cidade, vamos conhecer o Cerro Lambaré. O cerro é uma colina não muito alta, mas de onde é possível ter uma vista lindíssima da cidade e do rio.

O cerro é cercado por uma mata nativa muito agradável, e no topo fica o Monumento à Paz Vitoriosa, que homenageia Lambaré, um líder indígena que participou da Guerra do Paraguai.

O monumento é interessante, mas o destaque mesmo fica por conta da paisagem. Não se esqueça da câmera, para tirar inúmeras fotos.

Ônibus: linhas 23 e 51.

 21. Avenida e Praia Costanera

Costanera de Asuncion
Costanera de Asuncion

Assunção gira em torno do Rio Paraguai, um personagem marcante da cidade. Por isso, nada melhor que começar e terminar seu passeio pela região da orla.

Vamos voltar então para as proximidades do Palácio de los Lopez e dedicar alguns momentos para conhecer a Avenida Costanera e a praia de mesmo nome.

A Avenida Costanera é uma das vias mais extensas da cidade, mas a sua parte mais famosa é a que margeia a Baía de Assunção. Foi inaugurada em 2012, e desde então se tornou um dos melhores pontos de passeio e lazer da cidade.

Possui calçadas espaçosas, perfeitas para exercícios físicos. E banquinhos, onde você pode sentar um pouco e ficar observando o Rio Paraguai.

Nos fins de semana, o trânsito de carros é fechado, e a avenida se torna um animado ponto de encontro e de diversão para os moradores. 

A Praia Costanera é uma praia artificial, construída às margens do rio. Apesar de ter sido construída, é tão bonita que você nem vai perceber que é artificial.

Não é permitido nadar, mas é um dos lugares mais agradáveis da cidade para sentar um pouco e contemplar a paisagem.

O rio é lindíssimo, e a cidade, atrás, também oferece uma linda vista.

 22. Loma San Jeronimo

Quase encerrando, vamos agora conhecer um dos lugares mais peculiares da cidade. Perto da Praia Costanera fica a Loma (ou colina) San Jeronimo.

Esse talvez seja o bairro mais marcante da cidade, e é certamente um dos principais pontos turísticos de Assunção.

Inicialmente uma região periférica, o bairro passou por um processo de restauração. Hoje, graças a muita criatividade e muita arte, é uma espécie de galeria a céu aberto.

As paredes e muros do bairro são quase completamente tomados por belas pinturas, fazendo o bairro ser o mais colorido da cidade.

Prepare-se para caminhar bastante pelas labirínticas ruazinhas do bairro, e ter, a cada instante, uma surpresa nova. 

Além de passear despreocupadamente pelas ruazinhas do bairro, tirando foto de cada detalhe, você também pode entrar nos inúmeros bares da região para comer ou beber algo.

O mais famoso é o Ko’ape Bar, localizado no alto da colina, onde você poderá fazer uma refeição com uma vista incrível do Rio Paraguai.

 23. Mirador Ita Pyta Punta

Deixei propositalmente por último esse local porque o mirador é a melhor forma para você encerrar um passeio pela cidade. Escondido, discreto, muita gente não conhece esse lugar, e grande parte dos turistas vão embora sem conhecê-lo.

Mas eu indico que você reserve um fim de tarde para visitar esse lugar, que é um dos mais especiais pontos turísticos de Assunção.

Localizado às margens do rio, num lugar um pouco elevado, esse mirador é o lugar perfeito para observar o pôr do sol.

Leve sua câmera, porque aqui você vai conseguir tirar fotos lindíssimas do sol se pondo sobre o Rio Paraguai. Para se despedir da cidade, nada melhor que esse passeio mais contemplativo, poético.

Acompanhado de um tererê, a bebida que é um símbolo do Paraguai, um fim de tarde aqui é a forma perfeita para ir se despedindo da cidade, já com vontade de voltar.

Ônibus: linha 24.

 Onde  ficar no Assunção

Booking.com

 Dicas  para os viajantes do Assunção

Com tantas atrações, deu pra perceber que Assunção realmente merece uma visita, né? Além de tantas coisas interessantes para visitar, a cidade ainda tem algumas vantagens.

Por exemplo, é uma cidade limpa, organizada, tranquila. Apesar de ser uma cidade relativamente grande, ela ainda consegue conservar um clima típico de cidade pequena. Isso faz com que passear pela cidade seja mais fácil.

O transporte público é bom, mas caso você queira maior liberdade, pode percorrer a cidade de táxi, que é muito barato. Sim, é uma cidade barata. Lá você pode aproveitar bem sem gastar uma fortuna por isso. 

Bom, como eu já disse tudo que tinha pra dizer, agora é hora de você ir e descobrir por si mesmo.

Assunção tem tudo o que os turistas geralmente procuram: séculos de história, muita cultura, muita arte, arquitetura incrível, belas paisagens naturais, gastronomia e lazer. Com tudo isso, sem dúvida você terá muito o que fazer por lá.

Então prepare suas malas, porque chegou a hora de descobrir o Paraguai. Boa viagem!

 Planeje  aqui sua viagem para Assunção

Após um turbilhão de informações no decorrer desse post, vou te dar a última dica: Em viagem, tempo é dinheiro. Esse ditado pode parecer comum, mas te garanto que nunca fez tanto sentido. Para economizar seu tempo, agrupei todos os sites que sempre utilizo em minhas viagens, Fica Ativo e Planeje-se.

Para planejar uma viagem, começo sempre pela hospedagem. Se for um passeio onde quero aproveitar todas as experiências da cidade, prefiro o Booking, mas quando é uma viagem em família já corro atrás mesmo é do AirBnb.

É tão recomendável que chega a ser obrigatório. O seguro viagem tem muitos pontos positivos, mas o principal para mim são os cuidados relativos à saúde assim como a cobertura em caso de acidentes, bagagem extraviada, entre outros. Para a cotação eu utilizo o Seguros Promo, ele tem a opção de forma de pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou no boleto bancário.

#FicaAtivoNoCupom: até o dia 14/12/2020 o Seguros Promo está com uma promoção única de 15% de desconto em todos os planos de seguro viagem usando o cupom BRASIL. Ah! E pagando via boleto bancário você tem mais 5% de desconto.

Tenho certeza que você não está lembrando de um detalhe, mas America Chip e eu temos a obrigação de te alertar. Ao chegar ao seu destino será necessário chamar um UBER, para isso a America Chip se faz presente com conexão de internet ilimitada em mais de 130 países pelo mundo. #FicaAtivoNoCupom: Utilizando o cupom FICAATIVO você ganha 5% OFF!

Experiência única e exclusiva, sua viagem dificilmente vai ser igual de outro viajante. O aluguel de carro garante essa oportunidade incrível. Através da RentCars, você consegue comparar preços entre as 37 locadoras ao redor da Argentina.

Para evitar os famosos perrengue chique, eu prefiro fechar todos os meus passeios com antecedência, reservando eles pela nossa parceira GetYourGuide.

O momento em que vou bater o martelo da data da próxima viagem, utilizo o site que encontro os melhores preços e promoções de passagens áreas: Passagens Promo.

A Resolvvi te ajuda a solucionar problemas de voos atrasados, cancelados, overbooking ou perda de conexão. Você só precisa contratá-la quando de fato passar pelo perrengue e só paga se ganhar a ação. Até o momento não tive problema em minhas viagens nesse sentido, mas é sempre bom Ficar Ativo caso isso aconteça.

Asuncion Paraguay 4k Travel
Daniel Gualberto
O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoas, me levou a entrar no mundo dos blogs e mídias sociais, e um dia ter o Fica Ativo e Viaja (#FAV) como um das mais respeitadas referência em blog de viagens do Brasil.

Post relacionados

Daniel Gualberto

O desejo de poder sempre viajar e compartilhar minhas dicas com a maior quantidade de pessoa!

21FansLike
176FollowersFollow
40FollowersFollow
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda - spot_img
- Propaganda -
- Propaganda -

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.